Obtuso
New member
E a tua sala fica na mesma zona?40m2... []
A minha sala deve andar quase no dobro disso.
Há malta sem noção...
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
E a tua sala fica na mesma zona?40m2... []
A minha sala deve andar quase no dobro disso.
Há malta sem noção...
E a tua sala fica na mesma zona?
Calma, isto não é avenida da liberdadeUma sala com 80 m2 é verdadeiramente grande.
Quanto à Av. Liberdade é das zonas mais caras de Lisboa. É bastante especial.
O pessoal aqui encanta-se com qualquer pardieiro, apenas por estar situado próximo de uma avenida importante de cada cidade []
Location, no matter what.
Laje pronta.
![]()
Não impermeabilizaram com tela?
Esta solução de laje elevada é a mais comum actualmente? O espaço interior dentro abaixo da laje não deveria ficar com respiro para ventilação?
Sendo uma laje elevada, bastaria impermeabilizar as sapatas/fundações.
Como é uma Laje elevada não é grave e até fica bem só assim.
Mas as vigas periféricas e as sapatas levaram 0 impermeabilização. Mas ainda podem abrir uma vala para meter um geodreno e alguma tela
Eu não tinha tela na laje da minha antiga casa e nunca tive humidade!Está bem, está. Isso é meio caminho andado para humidade por capilaridade a rodos, ainda por cima numa casa de piso térreo.
Esta solução de laje elevada é a mais comum actualmente? O espaço interior dentro abaixo da laje não deveria ficar com respiro para ventilação?
Sendo uma laje elevada, bastaria impermeabilizar as sapatas/fundações.

E o que disse o fiscal de obra sobre isso?Como é uma Laje elevada não é grave e até fica bem só assim.
Mas as vigas periféricas e as sapatas levaram 0 impermeabilização. Mas ainda podem abrir uma vala para meter um geodreno e alguma tela
E o que disse o fiscal de obra sobre isso?
Tens fiscal de obra, que por lei é obrigatório (pago pelo dono de obra e cuja função é precisamente proteger os interesses do DO), certo?
No mínimo têm que meter dreno no perímetro das fundações e impermeabilizar as fundações do lado exterior.
A impermeabilização das fundações + dreno não consta em nenhum pormenor dos projectos? Ou não está, no mínimo, descrito na Memória Descritiva que as fundações devem ser impermeabilizadas?
Isso é para levar paredes em tijolo? Se sim, não deixes assentar tijolo nenhum sem antes meterem tela entre a laje e as paredes de tijolo a fazer, há tela própria para isto, é barata e impede humidade por capilaridade (ascendente) vinda das fundações/laje.
Claro que mais para a frente, com paredes feitas, canalizações/tubagens sobre a laje etc, quando forem meter betão leve para fazer enchimento até à cota de pavimento, é 'obrigatório' também antes meter separador (EPS/'esferovite') junto às paredes para o enchimento de betão não encostar nas paredes/tijolo.
Tem muito a haver também com a postura e falta de formação e cultura dos portugueses/donos de obra. Isto não é critica a ninguém em particular, mas a verdade é esta.Fazer bem até custava quase o mesmo mas não era a mesma coisa, por alguma coisa somos dos países mais quentes com as casas mais frias da Europa
Erro meu..A obra não é minha... é do allstarfabio. []
?Está visto que para partilhar aqui alguma coisa só mesmo aprovada pelos experts todos. Já ando aqui há mais de uma década e continuo a ser muito ingénuo.
Agradeço os comentários construtivos mas dispenso os comentários do tipo “não querem pagar por um bom projecto/fiscalização agora fica mal feito”.
Não vale a pena partilhar aqui mais nada, já vi que a maioria não entende que na construção até há várias maneiras de fazer bem e muitas opiniões diferentes.
Edit: tenho pena que na altura que falei em começar a fazer casa ninguém tenha dito “entrega-me a obra que vai ficar impecável”.