Tópico das Casas

Na minha casa nova, tenho um sistema de 300l.

Também somos 4 pessoas (2 adultos +2 crianças) e tomamos banhos desfasados no dia (manhã e final da tarde).

O sistema solar consegue ter nesta altura do ano o depósito entre 50 a 60 graus, com sol como está. E tenho como backup 2 sistemas. Uma resistência eléctrica, que está desligada e uma caldeira a gás natural. E esta vai ler a temperatura do depósito, Se acerto a temperatura da caldeira para 55ºC, caso o sistema solar só dê 40 ou 45ºC, a caldeira liga e mantem a agua no deposito a 55ºC.
Com sistema termossifão?

Não e cá mas podia ser...
f93d2b3d32ce11107067e01c0ec853c4.jpg

É o mesmo sistema que pretendo em minha casa. O painel a funcionar com a caldeira como backup.

Mas acho que vou optar também pelos 300lt.

Com o programa de financiamento do estado para estes investimentos, e contas por alto do meu consumo de gás acho que pago o sistema em pouco mais de um ano.
Não te esqueças da manutenção. Faz bem as contas... Eu fiz e não me compensava o que poupava em gás para pagar a manutenção anual...

Não te esqueças da manutenção. Faz bem as contas... Eu fiz e não me compensava o que poupava em gás para pagar a manutenção anual...
Para já ficou em standby, um user alertou-me para o facto de haverem ainda muitas candidaturas pendentes e as verbas já irem a meio.

Se fosse para gastar 300€ ainda avançava, mas 1500 dá para muito gás.

Há uns tempos coloquei um gráfico semelhante.

Segue agora um actualizado.

44689fb97c30524d520cb83178633e8c.jpg
E o preços, vão ter tendência a subir, não só em Portugal, a semana passada o fornecedor de cozinhas estava a dizer que encomenda madeira sem saber o preço, não lhe dão cotação, encomenda e logo se vê o preço a que virá, alem de que está a abrandar a produção por falta de material, continua a existir grandes faltas de material, com um aproveitamento grande[8b]

Sistema forçado. Depósito na lavandaria e no telhado só estão os paineis.
Antes de responderes eu já sabia a resposta.
Apenas fiz aquela pergunta, porque o user pretende instalar um sistema termossifao é isso que disseste não é possível de se fazer.
Dá na mesma para ter a caldeira como apoio, mas funciona de maneira diferente (a caldeira não aquece a água do depósito).

Já vi alguém que fez parecido numa viga no tecto de um r/c que tinha mais 5 pisos por cima..

Não comprem apartamentos antigos remodelados sem verem o que foi feito e sem acompanhamento de um técnico, para bem da segurança de vocês e dos vossos...
Podes esclarecer como é que um técnico consegue ver uma situação dessas com o apartamento pronto?

Podes esclarecer como é que um técnico consegue ver uma situação dessas com o apartamento pronto?
Já pronto vêem se partirem um bocado do que foi feito. :)

O meu post era no sentido de ter técnico que acompanhe diferentes fases da obra para terem noção do que está a ser feito numa renovação.

Conselho para renovações/reabilitação, para obra nova nem é preciso dar o conselho porque por lei já são obrigados a ter um fiscal de obra do lado do dono de obra.

Isto acontece mais vezes do que se pensa e em obras com acompanhamento técnico.
Técnicos é como todas as áreas, há bons e maus.

Que há muita aldrabice nas obras, há.
O melhor amigo de um dono de obra numa obra é um bom fiscal. O problema é que muitos não têm noção disto, não o querem pagar e/ou o dono de obra vai na conversa do empreiteiro e depois deixa andar e no final depois fica com as coisas mal feitas, alguns percebem ainda antes de acabar a obra e outros só depois, passado algum tempo após viver lá.

Dito isto também há empreiteiros sérios, não são é baratos, e por isso quem os contrata tendencialmente já contratou bons projectos e boa fiscalização de obra, minimizando os problemas que podem decorrer numa obra.

E o preços, vão ter tendência a subir, não só em Portugal, a semana passada o fornecedor de cozinhas estava a dizer que encomenda madeira sem saber o preço, não lhe dão cotação, encomenda e logo se vê o preço a que virá, alem de que está a abrandar a produção por falta de material, continua a existir grandes faltas de material, com um aproveitamento grande[8b]

Quem diz madeiras diz o alumínio, ferro, o aço inox para as varandas, os vidros, até o cimento...

Até os electrodomésticos! Há mais de 2 meses que espero pelos micro-ondas da AEG e vêm às mijinhas! 2-3 de cada vez... e já foram todos pagos aquando da encomenda! Se calhar também é por isso... Mas também não aceitavam de outra maneira: pagas agora e a gente entrega logo que possível.

Voltar
Superior