Tópico das Casas

Vi uma casa em junho que estava por 160K, e actualmente está por 175K, ainda diziam que ia descer..

Não sei quem disse isso. Nos últimos meses, tudo o que tenho lido da área do imobiliário é que não é previsível que desça, nem tão pouco estagne.
Não há oferta para a procura. Os materiais estão pela hora da morte. os preços de construção estão pela hora da morte. Só resta subir preços ao que está no mercado.

Eu estou a ver imóveis que já conheço no mercado há imenso tempo a valores elevados, ficam off uns tempos e agora voltam com mais 10/20/30/40/50% em cima.

Está uma maravilha (para vender)... [:D]

há sempre quem compre, nem que seja a ganhar o ordenado mínimo endividam-se em 150.000 euros ou mais

essa coisa de taxa de esforço é uma grande treta, há pessoas que se aumentar a euribor em 1% já não aguentam....

há sempre quem compre, nem que seja a ganhar o ordenado mínimo endividam-se em 150.000 euros ou mais

essa coisa de taxa de esforço é uma grande treta, há pessoas que se aumentar a euribor em 1% já não aguentam....

Eu diria que essas pessoas representam metade ou mais dos novos créditos.
Mas também é verdade que a aumentar a euribor se vai renegociando os spreads e aos valores >1% nos spreads actuais sempre se pode ir +- compensando esse aumento de 1%.

Estou a acompanhar uma venda de 300 e tal mil €, em que os compradores, por causa do IMI, protelaram até primeira semana de Janeiro a escritura. O IMI são 1xx EUR [8b]

Inicialmente estavam cheios de pressa, tendo o vendedor acelerado o processo de mudanças, com custos mutio superiores aos 1xx €. Depois, como demorou mais no banco e ficava para Dezembro, toca de atrasar para poupar o IMI

Se a escritura fosse em Dezembro, o vendedor estaria no local de escritura. Assim na primeira de Janeiro tem que ir de propósito. Entre alterações de planos e viagem, mais uma vez, valor superior ao IMI.

Mas pronto o que interessa é que os pombinhos estão a poupar 150 ou 160€.

Estou a acompanhar uma venda de 300 e tal mil €, em que os compradores, por causa do IMI, protelaram até primeira semana de Janeiro a escritura. O IMI são 1xx EUR [8b]

Inicialmente estavam cheios de pressa, tendo o vendedor acelerado o processo de mudanças, com custos mutio superiores aos 1xx €. Depois, como demorou mais no banco e ficava para Dezembro, toca de atrasar para poupar o IMI

Se a escritura fosse em Dezembro, o vendedor estaria no local de escritura. Assim na primeira de Janeiro tem que ir de propósito. Entre alterações de planos e viagem, mais uma vez, valor superior ao IMI.

Mas pronto o que interessa é que os pombinhos estão a poupar 150 ou 160€.

"O cérebro é uma coisa fantástica, todas as pessoas deviam ter um", by desconhecido

Pessoas a serem pessoas...[:D]

Não sei quem disse isso. Nos últimos meses, tudo o que tenho lido da área do imobiliário é que não é previsível que desça, nem tão pouco estagne.
Não há oferta para a procura. Os materiais estão pela hora da morte. os preços de construção estão pela hora da morte. Só resta subir preços ao que está no mercado.

Quando estoirou a pandemia as previsões eram que baixasse, e até havia quem estivesse a espera que com o fim das moratorias isso fosse mais acentuado.

O resto é como dizes agora parece que a tendencia é essa, em maio falei com um construtor que ia construir uns apartamentos que vão estar prontos em março de 2022 ele na altura disse-me que um t2 iria ficar por cerca de 170K, colocou a venda por 260K, não quer dizer que venda mas..

Eu diria que essas pessoas representam metade ou mais dos novos créditos.
Mas também é verdade que a aumentar a euribor se vai renegociando os spreads e aos valores >1% nos spreads actuais sempre se pode ir +- compensando esse aumento de 1%.

Mas não te squeças que não é só o TAN, é tambem o seguro de vida, há pessoal a fazer créditos a 40 anos, e com taxas de esforço altíssimas.

Se o juros subisse para os niveis de 2008 era o apocalipse, alias metade já seria o apocalipse.

Quando estoirou a pandemia as previsões eram que baixasse, e até havia quem estivesse a espera que com o fim das moratorias isso fosse mais acentuado.

O resto é como dizes agora parece que a tendencia é essa, em maio falei com um construtor que ia construir uns apartamentos que vão estar prontos em março de 2022 ele na altura disse-me que um t2 iria ficar por cerca de 170K, colocou a venda por 260K, não quer dizer que venda mas..

260k um T2 ????

como é que um jovem em início de carreira consegue comprar uma casa ?!

por este andar ficam em casa dos pais até passarem dos 30 anos....

260k um T2 ????

Tá mesmo muito complicado...

É que se forem para um arrendamento estouram grande parte do orçamento mensal o que torna a poupança dos 10% para entrada inicial um longo processo...

260k um T2 ????

Um jovem em inicio de carreira ou tem ajuda dos pais para dar a entrada necessária para a compra ou então não tem hipóteses.
Já não é de agora que ficam em casa dos pais até depois dos 30.

Um jovem em inicio de carreira ou tem ajuda dos pais para dar a entrada necessária para a compra ou então não tem hipóteses.
Já não é de agora que ficam em casa dos pais até depois dos 30.

Muitos ficavam por comodismo, o que não tem nada de errado, desde que não se queixem que é por outra coisa. [;)]

Em 2011, no auge de uma crise e dos spreads altos, com 25 anos, eu e a minha mulher comprámos a nossa 1ª casa, sem ajuda de terceiros. Era um "charmoso" T2, remodelado, na Damaia de Cima.

Hoje a situação parece-me efectivamente mais complicada na AML e AMP (que não conheço), mas deu para ver na reportagem que passou há uns tempos, que quem opta por uma profissão diferenciada, ainda se vai safando.

260k um T2 ????

Não sei qual é a admiração… Aliás se estivermos a falar de um T2 novo no concelho de Lisboa, é aproveitar e comprar logo dois para investimento.

Actualmente os mesmo vendesse mais perto dos 500k do que dos 400k, ainda dava para ganhar uns valentes trocos lol

Muitos ficavam por comodismo, o que não tem nada de errado, desde que não se queixem que é por outra coisa. [;)]

Em 2011, no auge de uma crise e dos spreads altos, com 25 anos, eu e a minha mulher comprámos a nossa 1ª casa, sem ajuda de terceiros. Era um "charmoso" T2, remodelado, na Damaia de Cima.

Hoje a situação parece-me efectivamente mais complicada na AML e AMP (que não conheço), mas deu para ver na reportagem que passou há uns tempos, que quem opta por uma profissão diferenciada, ainda se vai safando.

De facto as coisas estão ligeiramente caras mas esta conversa que "coitadinha desta geração" já me começa a enjoar.

Essa tal geração de coitadinhos não abdica de porra nenhuma em prol do futuro, se calhar muitos ainda nem parou para pensar num futuro. Tenho 38 anos e também na minha altura foi complicado, a geração anterior igual, portanto, qualquer que seja a geração irá ser sempre difícil e irá sempre envolver sacrifício.

Saí de casa dos meus pais na altura da ultima grande crise e fiz imensos sacrifícios, aliás continuei sempre a fazê-los... Se não têm rendimentos para viver no centro afastam-se até poder alugar uma casa. Não podem ter um iPhone da ultima moda, compram usado ou então compram um android e por aí adiante, só não se ponham com o mimimi do coitadinho.

Esforcem-se, desafiem-se e apostem sempre contra vocês próprios.

Não sei qual é a admiração… Aliás se estivermos a falar de um T2 novo no concelho de Lisboa ...

quem compra em Lisboa são os chineses

eu falo nos concelhos à volta de Lisboa

eu comprei há 10 anos um T3 no Forte da Casa, com terraço, excelentes áreas, bem localizado, por 195k

agora vou vender por quanto ? 400k ? 500k ?

eu acho estes preços surreais, para um país como o nosso, mas prontos...

os jovens que trabalham nas TI ainda se podem safar arranjando um emprego em teletrabalho e a morar lá numa aldeia em trás-os-montes....

por 150k já compram um palácio e terreno à volta para criar galinhas e patos e etc....

o teletrabalho acho um bom instrumento para acabar com esta especulação imobiliária...

Última edição:
De facto as coisas estão ligeiramente caras mas esta conversa que "coitadinha desta geração" já me começa a enjoar.

Essa tal geração de coitadinhos não abdica de porra nenhuma em prol do futuro, se calhar muitos ainda nem parou para pensar num futuro. Tenho 38 anos e também na minha altura foi complicado, a geração anterior igual, portanto, qualquer que seja a geração irá ser sempre difícil e irá sempre envolver sacrifício.

Saí de casa dos meus pais na altura da ultima grande crise e fiz imensos sacrifícios, aliás continuei sempre a fazê-los... Se não têm rendimentos para viver no centro afastam-se até poder alugar uma casa. Não podem ter um iPhone da ultima moda, compram usado ou então compram um android e por aí adiante, só não se ponham com o mimimi do coitadinho.

Esforcem-se, desafiem-se e apostem sempre contra vocês próprios.

Essa conversa também enjoa um bocado.

É que entre alugar um quarto e viver com desconhecido, "alugo" quarto e vivo com os pais...

Vai lá correr os classificados e coloca aqui, casas decentes, nada de pardieiros.

Dou te o meu exemplo, vou a meio dos 20, vivo com os meus pais, casa com 185m2, na linha se Sintra a <10min a pé da estação (embora não use transportes), tenho parqueamento em garagem. Só uso praticamente o quarto e wc, que para o que se vê por aí, é praticamente do tamanho de uma sala de uma pequena casa.

Não vou alugar uma casa em cascos de rolha, para ficar a contar trocos ao fim do mês quando posso vir nesta situação 3 ou 4 anos e ter algum € de lado para dar de entrada para uma casa.

Feitas as contas deste ano, fui aumentado 2x e poupei praticamente um ordenado minimo por mês, sem praticamente usufruir da vida exactamente para puder sair da situação onde estou o mais cedo possível.

Desculpa lá mas custa muito engolir que a casa onde vivo custou em 95 à volta dos 140k e agora vendem-se a rondar os 300k. Sabes o que significa o dobro? É que não é o dobro de 1000 nem 10000€.

Prefiro fazer o sacrifício de viver em casa dos pais até aos 30 e comprar algo decente no fim, do que sair de casa dos pais para uma casa alugada e nem aos 40 tenho dinheiro para uma entrada. [;)]

Nem toda a gente tem alguém com quem dividir as despesas

É que entre alugar um quarto e viver com desconhecido, "alugo" quarto e vivo com os pais...

Vai lá correr os classificados e coloca aqui, casas decentes, nada de pardieiros.

Dou te o meu exemplo, vou a meio dos 20, vivo com os meus pais, casa com 185m2, na linha se Sintra a <10min a pé da estação (embora não use transportes), tenho parqueamento em garagem. Só uso praticamente o quarto e wc, que para o que se vê por aí, é praticamente do tamanho de uma sala de uma pequena casa.

Não vou alugar uma casa em cascos de rolha, para ficar a contar trocos ao fim do mês quando posso vir nesta situação 3 ou 4 anos e ter algum € de lado para dar de entrada para uma casa.

Feitas as contas deste ano, fui aumentado 2x e poupei praticamente um ordenado minimo por mês, sem praticamente usufruir da vida exactamente para puder sair da situação onde estou o mais cedo possível.

Desculpa lá mas custa muito engolir que a casa onde vivo custou em 95 à volta dos 140k e agora vendem-se a rondar os 300k. Sabes o que significa o dobro? É que não é o dobro de 1000 nem 10000€.

Prefiro fazer o sacrifício de viver em casa dos pais até aos 30 e comprar algo decente no fim, do que sair de casa dos pais para uma casa alugada e nem aos 40 tenho dinheiro para uma entrada. [;)]

O percurso de vida tem muita influência aí.

Para quem saiu de casa aos 17/18/19 anos para estudar, indo viver sozinho ou em casa partilhada, habitua-se a certas liberdades que na generalidade dos casos não se coadunam com a partilha de tecto com os progenitores.

No meu caso troquei uma vivenda de 250 m2 por um T1, de 44 m2, "emprestado" na Venteira. Depois tivemos de sair porque a minha avó tem mais netos, e comprar uma coisa nossa.

Na realidade a evolução de preços que referes até nem é descabida. Olha a evolução do salário médio entre 1995 e 2021.

PORDATA - Salário médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem: remuneração base e ganho

PS: Não tenho nada contra quem decide ficar em casa dos pais até aos 30 ou mais, desde que não se queixem da "crise".

concordo contigo

eu quando mudei de casa, aqui perto de Alverca, como eu disse em cima, fi-lo mais pelo seguinte motivo em baixo ( além claro de pensar no meu conforto )

- ter um bom património para deixar aos meus filhos, eles têm agora 19 anos e 23 anos

eu neste momento já teria a casa antiga praticamente paga, mas o que deixaria a eles quando morresse ?! a casa antiga era no último andar, t3 com divisões pequenas, deve valer neste momento tipo uns 160k ( valores justos porque se calhar pelas coisas inflacionadas como estão até podiam pedir 200k )

assim têm uma excelente casa, perto de Lisboa com excelentes acessos/transportes, boas áreas e terraço, e garagem, e eficiente energeticamente ( tem painéis solares )

a mim custou-me 195k.....devo ainda ao banco 90k

até morrer ainda vou amortizar mais, e se morrer antes de amortizar tudo, o seguro de vida deve pagar....acho eu....

poderão os meus filhos vender a casa por bem mais de 200k, bem mais pelo andar das coisas, 300k é o que deve valer ou muito perto disso, e dividir depois pelos 2.......é uma boa herança que lhes deixo

investi também a pensar neles

Última edição:
Voltar
Superior