Tópico das Casas

Essa conversa também enjoa um bocado.

É que entre alugar um quarto e viver com desconhecido, "alugo" quarto e vivo com os pais...

Vai lá correr os classificados e coloca aqui, casas decentes, nada de pardieiros.

Dou te o meu exemplo, vou a meio dos 20, vivo com os meus pais, casa com 185m2, na linha se Sintra a <10min a pé da estação (embora não use transportes), tenho parqueamento em garagem. Só uso praticamente o quarto e wc, que para o que se vê por aí, é praticamente do tamanho de uma sala de uma pequena casa.

Não vou alugar uma casa em cascos de rolha, para ficar a contar trocos ao fim do mês quando posso vir nesta situação 3 ou 4 anos e ter algum € de lado para dar de entrada para uma casa.

Feitas as contas deste ano, fui aumentado 2x e poupei praticamente um ordenado minimo por mês, sem praticamente usufruir da vida exactamente para puder sair da situação onde estou o mais cedo possível.

Desculpa lá mas custa muito engolir que a casa onde vivo custou em 95 à volta dos 140k e agora vendem-se a rondar os 300k. Sabes o que significa o dobro? É que não é o dobro de 1000 nem 10000€.

Prefiro fazer o sacrifício de viver em casa dos pais até aos 30 e comprar algo decente no fim, do que sair de casa dos pais para uma casa alugada e nem aos 40 tenho dinheiro para uma entrada. [;)]

Nem toda a gente tem alguém com quem dividir as despesas
Estás a dar razão ao Road66. No fundo abdicas de coisas para ter a tua liberdade, nem sempre se consegue no imediato. Mas consegues poupar e fazes esse esforço. É o que ele diz, quem se quer esforçar consegue sair.

Saí de casa com 24 anos em 2010, alugei um T4 por 700 euros em campo de ourique. Éramos 4, dava 175 cada. Em 2011, ainda conseguimos baixar a renda por causa da crise.

É que entre alugar um quarto e viver com desconhecido, "alugo" quarto e vivo com os pais...

Vai lá correr os classificados e coloca aqui, casas decentes, nada de pardieiros.

Dou te o meu exemplo, vou a meio dos 20, vivo com os meus pais, casa com 185m2, na linha se Sintra a <10min a pé da estação (embora não use transportes), tenho parqueamento em garagem. Só uso praticamente o quarto e wc, que para o que se vê por aí, é praticamente do tamanho de uma sala de uma pequena casa.

Não vou alugar uma casa em cascos de rolha, para ficar a contar trocos ao fim do mês quando posso vir nesta situação 3 ou 4 anos e ter algum € de lado para dar de entrada para uma casa.

Feitas as contas deste ano, fui aumentado 2x e poupei praticamente um ordenado minimo por mês, sem praticamente usufruir da vida exactamente para puder sair da situação onde estou o mais cedo possível.

Desculpa lá mas custa muito engolir que a casa onde vivo custou em 95 à volta dos 140k e agora vendem-se a rondar os 300k. Sabes o que significa o dobro? É que não é o dobro de 1000 nem 10000€.

Prefiro fazer o sacrifício de viver em casa dos pais até aos 30 e comprar algo decente no fim, do que sair de casa dos pais para uma casa alugada e nem aos 40 tenho dinheiro para uma entrada. [;)]

Tu não tens noção do que estás a falar.

140K em 1995 com taxas de juro de 15%? [:D]

De resto acho que tens a estratégia certa, enquanto te aguentares em casa dos teus pais poupas para poder ter uma entrada para uma casa.

Mas não te squeças que não é só o TAN, é tambem o seguro de vida, há pessoal a fazer créditos a 40 anos, e com taxas de esforço altíssimas.

Se o juros subisse para os niveis de 2008 era o apocalipse, alias metade já seria o apocalipse.

Obviamente que seria um Apocalipse, mas não os níveis de 2008, é mais os níveis de 2004/05 que ajudaram à festa de 2008/2015.
Nessa altura só a Euribor passou de 5% (agora está negativa), isso é impossível de compensar com spreads, eu falava em aumentos de 1%.

Comprar está complicado, mas alugar também não está nada fácil, a alternativa é permanecer colado aos progenitores. Conheço alguns que têm T1 improvisado nas traseiras da vivenda, sortudos...outros têm de mamar a bucha em casa dos pais, uns acomodam-se outros estão pelas orelhas... os avós dão bons babysitters, mas as sogras têm dias em que são umas chatas do catano.
Este confinamento de 2 minou muitas relações e levou a que muitos percebam que sozinhos na cidade não se safam com as despesas.

O percurso de vida tem muita influência aí.

Para quem saiu de casa aos 17/18/19 anos para estudar, indo viver sozinho ou em casa partilhada, habitua-se a certas liberdades que na generalidade dos casos não se coadunam com a partilha de tecto com os progenitores.

No meu caso troquei uma vivenda de 250 m2 por um T1, de 44 m2, "emprestado" na Venteira. Depois tivemos de sair porque a minha avó tem mais netos, e comprar uma coisa nossa.

Na realidade a evolução de preços que referes até nem é descabida. Olha a evolução do salário médio entre 1995 e 2021.

PORDATA - Salário médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem: remuneração base e ganho

PS: Não tenho nada contra quem decide ficar em casa dos pais até aos 30 ou mais, desde que não se queixem da "crise".

Estás a dar razão ao Road66. No fundo abdicas de coisas para ter a tua liberdade, nem sempre se consegue no imediato. Mas consegues poupar e fazes esse esforço. É o que ele diz, quem se quer esforçar consegue sair.

Saí de casa com 24 anos em 2010, alugei um T4 por 700 euros em campo de ourique. Éramos 4, dava 175 cada. Em 2011, ainda conseguimos baixar a renda por causa da crise.

Eu ia responder mas entretanto tanto o Ruie34 e o LuisAlmeida responderam por mim.

Acho que estás a corroborar o que disse com o teu exemplo, está de alguma forma a sacrificar o teu dia a dia para no médio prazo iniciares a tua vida fora da casa dos teus pais.

Só te vou dar um conselho, se é que posso... eu poupei muito e também sacrifiquei muita coisa durante muito tempo mas cometi um erro enorme de não ter investido portanto na verdade andei a perder dinheiro... Começa já a investir para a inflação não te levar parte do dinheiro que poupas.

Depois há o outro ponto que o Ruie34 referiu, este fenómeno não é recente e como ele mostra em cima no inicio dos 90's assistiu-se a uma galopada dos preços das casas...

O percurso de vida tem muita influência aí.

Para quem saiu de casa aos 17/18/19 anos para estudar, indo viver sozinho ou em casa partilhada, habitua-se a certas liberdades que na generalidade dos casos não se coadunam com a partilha de tecto com os progenitores.

No meu caso troquei uma vivenda de 250 m2 por um T1, de 44 m2, "emprestado" na Venteira. Depois tivemos de sair porque a minha avó tem mais netos, e comprar uma coisa nossa.

Na realidade a evolução de preços que referes até nem é descabida. Olha a evolução do salário médio entre 1995 e 2021.

PORDATA - Salário médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem: remuneração base e ganho

PS: Não tenho nada contra quem decide ficar em casa dos pais até aos 30 ou mais, desde que não se queixem da "crise".

O chato de viver com os pais é que não se pode estar à vontade com as girlfriends.

O chato de viver com os pais é que não se pode estar à vontade com as girlfriends.

arranjam-se spots externos para estar com as girlfriends...até porque começar a levar diversidade para casa dá direito a censuras e dicas que um gajo não precisa de ouvir.
Há quem prefira evitar conselhos paternalistas e usufruir à vontade.
A casa dos pais é para dormir e tomar as refeições.
Comer come-se fora.

Tópico das Casas - índice post #1.

Tópico das Casas - índice post #1.

quem compra em Lisboa são os chineses

eu falo nos concelhos à volta de Lisboa

eu comprei há 10 anos um T3 no Forte da Casa, com terraço, excelentes áreas, bem localizado, por 195k

agora vou vender por quanto ? 400k ? 500k ?

eu acho estes preços surreais, para um país como o nosso, mas prontos...

os jovens que trabalham nas TI ainda se podem safar arranjando um emprego em teletrabalho e a morar lá numa aldeia em trás-os-montes....

por 150k já compram um palácio e terreno à volta para criar galinhas e patos e etc....

o teletrabalho acho um bom instrumento para acabar com esta especulação imobiliária...

Dizer que o concelho de Lisboa é apenas para os chineses e vistos Gold é um mito criado pela classe média Portuguesa, para tentar justificar o porque de não conseguir comprar casa no concelho de Lisboa.

https://www.idealista.pt/news/finan...-apartamentos-vendidos-80-a-portugueses?amp=1

Um dos empreendimentos mais caros de Lisboa, 80% das suas vendas são apenas a famílias Portuguesas.

É diferente dizer que os Portugueses não conseguem comprar casa no concelho de Lisboa, quando na verdade toda a oferta existente é absorvida pela procura das famílias portuguesas de classe alta e média alta. Mais oferta existisse e mais era vendido às famílias portuguesas.

O futuro só será pior, cada vez mais o centro de Lisboa irá estar reservado para as famílias mais abastadas, tal como acontece por todas as capitais europeias.
Os lotes para construção são escassos e caros, os custos de materiais e mão de obra dispararam mês após mês, do outro lado tens desemprego baixo, um geração qualificada como nunca e um mercado remote aberto, em que muitos dos portugueses ganham salário estrangeiro 2/3/4 vezes superior ao Português.

Quem se vai lixar vai ser a típica classe média tuga, em que o agregado familiar ganha perto de 2k net mensais.

A esses pouco lhes vai restar sem ser cada vez afastarem-se mais e mais do centro.

Ps: é essencial melhorar os todos os transportes públicos, para retirar a importância de viver no centro ou não. A continuar assim o mais comum vai ser ver malta a passar 4 horas em transportes por dia.

Última edição:
Dizer que o concelho de Lisboa é apenas para os chineses e vistos Gold é um mito criado pela classe média Portuguesa, para tentar justificar o porque de não conseguir comprar casa no concelho de Lisboa.

https://www.idealista.pt/news/finan...-apartamentos-vendidos-80-a-portugueses?amp=1

Um dos empreendimentos mais caros de Lisboa, 80% das suas vendas são apenas a famílias Portuguesas.

É diferente dizer que os Portugueses não conseguem comprar casa no concelho de Lisboa, quando na verdade toda a oferta existente é absorvida pela procura das famílias portuguesas de classe alta e média alta. Mais oferta existisse e mais era vendido às famílias portuguesas.

O futuro só será pior, cada vez mais o centro de Lisboa irá estar reservado para as famílias mais abastadas, tal como acontece por todas as capitais europeias.
Os lotes para construção são escassos e caros, os custos de materiais e mão de obra dispararam mês após mês, do outro lado tens desemprego baixo, um geração qualificada como nunca e um mercado remote aberto, em que muitos dos portugueses ganham salário estrangeiro 2/3/4 vezes superior ao Português.

Quem se vai lixar vai ser a típica classe média tuga, em que o agregado familiar ganha perto de 2k net mensais.

A esses pouco lhes vai restar sem ser cada vez afastarem-se mais e mais do centro.

Ps: é essencial melhorar os todos os transportes públicos, para retirar a importância de viver no centro ou não. A continuar assim o mais comum vai ser ver malta a passar 4 horas em transportes por dia.

pode ser caro mas a zona é uma trampa e aquelas varandas vão estar vazias de uso [:D]

se querem ver os sítios de jeito, vejam onde e o que compram os franceses [:p]

pode ser caro mas a zona é uma trampa e aquelas varandas vão estar vazias de uso [:D]

Concordo perfeitamente! Aviões por cima, comboio e eixo norte sul ao lado.

Se até isto se vende por milhões a famílias portuguesas, não se pode dizer que os portugueses não conseguem comprar casa em Lisboa.

Qualquer oferta que haja é logo absorvida

Os reformados não contam... os que não precisam de ir trabalhar todos os dias e enfrentar trânsito ou transportes públicos em hora de ponta...

Há os sítios onde gostava de morar, e os sítios onde faz sentido morar [;)]

260k um T2 ????

como é que um jovem em início de carreira consegue comprar uma casa ?!

por este andar ficam em casa dos pais até passarem dos 30 anos....

Ainda ontem estava a "apreciar" um T2 por 275k aqui na minha zona, que nem sequer é Porto ou Lisboa, e a pensar nisso mesmo.

Tudo bem que falamos de construção nova, mas mesmo a restante tem sofrido imensa pressão nos preços.

Um jovem terá muitas dificuldades, e mesmo um casal jovem, terão de ter rendimentos brutos acima dos 2k cada um para se meterem em imóveis destes valores.

Mas não vejo aqui nada de novo: a vida sempre foi difícil sem dinheiro. [:D]

...terão de ter rendimentos brutos acima dos 2k cada um para se meterem em imóveis destes valores.

tirando a questão dos jovens, porque sem a ajuda dos pais realmente não conseguem....

há pessoas já bem adultas que não fazem contas, querem um carro de sonho e uma casa também de sonho, e desde que os bancos emprestem....

os bancos é que têm de fazer as contas, eles não querem saber se conseguem suportar um aumento de 1% de juros

nunca entendi pessoas a comprarem casas no algarve e a pagarem perto de 1000 euros por mês e a pedirem moratórias...

no fim, no fim, se os bancos se lixarem, sou eu que pago como contribuinte cumpridor e contas em dia

tirando a questão dos jovens, porque sem a ajuda dos pais realmente não conseguem....

há pessoas já bem adultas que não fazem contas, querem um carro de sonho e uma casa também de sonho, e desde que os bancos emprestem....

os bancos é que têm de fazer as contas, eles não querem saber se conseguem suportar um aumento de 1% de juros

nunca entendi pessoas a comprarem casas no algarve e a pagarem perto de 1000 euros por mês e a pedirem moratórias...

no fim, no fim, se os bancos se lixarem, sou eu que pago como contribuinte cumpridor e contas em dia

É o preço a pagar de sermos um país que nunca se apostou em literacia financeira. Falas em inflação nos USA e toda a gente morre de medo, aqui se falas do mesmo metade nem sabe do que se está a falar e a outra metade nem entende o impacto que tem na sua vida.

Última edição:
É o preço a pagar de sermos um país que nunca se apostou em literacia financeira. Falas em inflação nos USA e toda a gente morre de medo, aqui se falas do mesmo metade nem sabe do que se está a falar e a outra metade nem entende o impacto que tem na sua vida.

Aqui, se há inflação a função pública faz umas greves gerais a exigir salários mais altos... percebem lá eles de onde vêm os salários... [8b][8b]

No comunistão é assim que funciona...

Ora bem, por cá a escritura foi realizada sem sobressaltos e começam as primeiras dúvidas.
Não sei se será o tópico mais adequado mas logo se vê...

À partida vou optar pela MEO para serviço de internet e televisão por fibra mas ando a pensar se não será melhor fazer algumas alterações à instalação antes da ida dos técnicos da operadora.

Na sala tenho numa parede uma tomada coaxial (antena e satélite) onde estava ligado o router da NOS dos antigos proprietários.
Na parede oposta tenho uma tomada de telefone RJ11 e é aqui que à partida irei ter a TV e eventualmente o Router.
Nas restante divisões (cozinha e 2 quartos) tenho RJ11 e coaxial.

As tomadas coaxial não irão servir para nada (exceção feita eventualmente à cozinha), uma vez que as TV's estarão ligadas a box com wifi ou ligação à rede via cabo.

O objetivo seria precisamente converter as tomadas coaxial em coaxial + RJ45 sem qualquer tipo de furos.

Vi este cabo que penso que dá resposta ao que quero mas tenho algumas dúvidas se irá caber na ligação atual coaxial: Bobine Cabo Duplo Coaxial RG58 / CAT6 (10 mts) - NEDIS | Castro Electrónica, Lda (castroelectronica.pt)

Além disso, do que fui lendo, poderei precisar de um switch.

Posto isto, duas questões:

- o que pretendo é viável e deverá ser feito desta forma ou sugerem alguma solução alternativa?
- a optar por esta solução, é conveniente recorrer a um profissional (eletricista) ou com algum estudo (youtube, etc... [:D]) é algo que "qualquer um" faz?

To-return-to-the-DBI-homepage-click-here-3.png

Voltar
Superior