Tópico das Casas

os facotres são os do costume, 28% da renda vai direto po Estado s/ nada fazer, se alugas e não pagarem p/ tirar as pessoas de lá às vezes é um filme tremendo, não pagam renda durante esse tempo e a justiça é lenta,

depois quando for para sair tudo partido e não são responsáveis por nada,

e depois os estado querer fazer habitação social c/ as casas dos privados

basicamente é isto se corre mal está tudo tramado porque IMI, condomínio e seguro não esperam

A maior parte dos arrendamentos corre normalmente, esses filmes não têm expressão quase.

Quanto aos 28%, podem ser 26, 23, 14, 10 ... tudo depende do prazo dos contratos.

O que determina o preço é apenas o que o mercado está disposto a pagar. Se tiveres algo que se aluga por 1.500 não vais alugar por 1.200 só para seres um gajo porreiro.

Já o referi na Grande Lisboa creio que estão em máximos históricos.

O que está a bold não está bem, porque há imensa gente nova de fora a arrendar.

O que determina o preço é o que o mercado está disposto a pagar. Imagina tens uma T2 onde vives para arrendar e é um local de pessoas de recursos modestos, poderiam pagar 500 euros. Mas se houver procura de estrangeiros dispostos a pagar 800 tu vais alugar por 800.

Estás a descrever um aumento do valor de arrendamento pela procura e não pelo aumento dos encargos do senhorio.

A malta pode pedir o que quiser, já apanhar... O vendedor da minha casa também pedia mundos e fundos, depois à medida que o laço da CGD se apertava no pescoço, foi ganhando juízo

É um bocado inocente a ideia do senhorio a subir a renda ao sabor da subida do CH do imóvel. No fim do dia o valor conseguido estará sempre relacionado com o rendimento médio dos habitantes da zona. Portanto, a subida das rendas, que depois das subidas dos últimos anos já se encontrarão altas, não deverá ser assim tão significativa.

Pode sempre optar por fechar a casa ou vender...

Inocente?
Eu estava em casa alugada há 4 anos.
Contra todas as minhas convicções, decidi comprar outra casa e mudei-me no inicio deste mês.
A casa que larguei, um T3, esteve menos de 2 semanas para ser alugado de novo.
Aumento de 30% na renda. Segundo o dono, no segundo dia do anuncio, já estava alugado e com imensos contatos telefônicos ( não pôs numa imobiliária).
O senhorio ( vou com ele para os copos) a dizer que havia casais a disponibilizarem-se a pagar um ano de rendas e cauções adiantadas para ficar com o apartamento, tal a falta de opções no mercado.
Enquanto não aumentar a oferta nas principais cidades, os preços das rendas dificilmente irão baixar.

Com a crise no imobiliário, mais a avalanche de imigrantes, a procura por arrendamentos não vai descer tão rápido como a procura por compra.

Avalanche essa que não vai parar. All in all, isto é muito melhor que do lado de lá do Atlântico.

Por outro lado, e todos temos este lado, são a última população a quem alugarei uma casa minha.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Inocente?
Eu estava em casa alugada há 4 anos.
Contra todas as minhas convicções, decidi comprar outra casa e mudei-me no inicio deste mês.
A casa que larguei, um T3, esteve menos de 2 semanas para ser alugado de novo.
Aumento de 30% na renda. Segundo o dono, no segundo dia do anuncio, já estava alugado e com imensos contatos telefônicos ( não pôs numa imobiliária).
O senhorio ( vou com ele para os copos) a dizer que havia casais a disponibilizarem-se a pagar um ano de rendas e cauções adiantadas para ficar com o apartamento, tal a falta de opções no mercado.
Enquanto não aumentar a oferta nas principais cidades, os preços das rendas dificilmente irão baixar.

Epá, leiam a frase até ao fim.

Estás a descrever um aumento do valor de arrendamento pela procura e não pelo aumento dos encargos do senhorio.

Claro. Se o mercado estivesse saturado de casas para arrendar e os custos dos senhorios aumentassem, bem se tinham que aguentar ninguém arrenda a 700 se tiver igual a 600.

A questão é que tu pões um anúncio para um T0 de 20 m2 em C.Ourique por 600 euros e num dia tens mais de 300 pedidos de visita [;)]

A maior parte dos arrendamentos corre normalmente, esses filmes não têm expressão quase.

Quanto aos 28%, podem ser 26, 23, 14, 10 ... tudo depende do prazo dos contratos.

O que determina o preço é apenas o que o mercado está disposto a pagar. Se tiveres algo que se aluga por 1.500 não vais alugar por 1.200 só para seres um gajo porreiro.

O senhorio tb pode optar pela tributação dos rendimentos prediais às taxas gerais progressivas ao fazer o englobamento de todos os rendimentos. Se fôr mais vantajoso, e depende de cada caso, pode resultar numa taxa inferior aos 28%.

Avalanche essa que não vai parar. All in all, isto é muito melhor que do lado de lá do Atlântico.

Por outro lado, e todos temos este lado, são a última população a quem alugarei uma casa minha.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Então não pára! Basta não haver emprego que pára logo. Só estão a vir para cá porque precisamos deles para trabalhos que os tugas não querem fazer (porque têm outros).
Eu arrendaria com as devidas contingências.

Claro. Se o mercado estivesse saturado de casas para arrendar e os custos dos senhorios aumentassem, bem se tinham que aguentar ninguém arrenda a 700 se tiver igual a 600.

A questão é que tu pões um anúncio para um T0 de 20 m2 em C.Ourique por 600 euros e num dia tens mais de 300 pedidos de visita [;)]

A questão é se isso se vai manter com um arrefecimento da economia.

Com o regime fiscal e de vistos que temos não é fácil parar esta dinâmica de procura de arrendamentos em cidades.

Tem de ser um abrandamento mais geral com muitos países.

É isto.

Numa dos apartamentos que vivi, lá por 2010 tinha um vizinho que deixou de viver lá (fez um upgrade) e arrendou o apartamento t3 por 350€, lembro-me perfeitamente de comentar que era um abuso de preço.
Hoje deve estar arrendado a 1000€.

Os centros das cidades não irão ter quebras exactamente por causa da procura elevada.

Ter 300 interessados numa casa, com quebra de 90% na procura, significa ainda assim 30 interessados na casa.

Quem poderá vir a sofrer serão sempre as zonas de periferia. Mas adicionando a enchente de imigrantes, especialmente brasileiros, a procura não irá descer.

O Economist hoje está numa de "doom and gloom" no mercado imobiliário:

A global house‑price slump is coming

It won’t blow up the financial system, but it will be scary.

Over the past decade owning a house has meant easy money. Prices rose reliably for years and then went bizarrely ballistic in the pandemic. Yet today if your wealth is tied up in bricks and mortar it is time to get nervous. House prices are now falling in nine rich economies.
[...]

Ff1BfIHXgAEUtTY

[...]

Até porque caindo o mercado de aquisição empurrará todos esses potenciais compradores para o mercado de arrendamento.

Ou seja, não acredito em grandes ajustes no mercado de arrendamento.

podes explicar como caindo os valores de venda dos imoveis vai haver mais procura no arrendamento? é que nao estou a perceber como isto irá acontecer.

podes explicar como caindo os valores de venda dos imoveis vai haver mais procura no arrendamento? é que nao estou a perceber como isto irá acontecer.
É o que já disseram. O acesso ao crédito ficará muito mais difícil.

Estamos a falar de aumentos brutais nas prestações devido às euribor, e não serão os ajustes de preços que irão resolver.

os facotres são os do costume, 28% da renda vai direto po Estado s/ nada fazer, se alugas e não pagarem p/ tirar as pessoas de lá às vezes é um filme tremendo, não pagam renda durante esse tempo e a justiça é lenta,

depois quando for para sair tudo partido e não são responsáveis por nada,

e depois os estado querer fazer habitação social c/ as casas dos privados

basicamente é isto se corre mal está tudo tramado porque IMI, condomínio e seguro não esperam

Parte do património da minha família encontra-se fechado por esses motivos. Inquilinos que não pagam, inquilinos que destroem tudo, enfim muita dor de cabeça, portanto alugamos somente por propostas muito boas. Tivemos um imóvel fechado por durante 3 anos, até ser alugado por 4000 euros a um chinês. Já lá vão 5 anos, sem chatice, sem dor de cabeça.

Parte do património da minha família encontra-se fechado por esses motivos. Inquilinos que não pagam, inquilinos que destroem tudo, enfim muita dor de cabeça, portanto alugamos somente por propostas muito boas. Tivemos um imóvel fechado por durante 3 anos, até ser alugado por 4000 euros a um chinês. Já lá vão 5 anos, sem chatice, sem dor de cabeça.

Não faz sentido, as rendas que perderam ao não arrendar esses 3 anos já não as recuperam.

Para arrendar tem que se fazer uma criteriosa seleção dos inquilinos, verificar rendimentos, pedir fiadores e ....por segurança, não esticar demasiado o preço para ter vários interessados viáveis. Enfim é preciso saber.

Digo-te já que chineses não são habitualmente uma boa aposta para tomarem bem conta da casa. O nível de higiene, ou o standard se quisermos é bastante pior que o nosso. No outro extrema temos os japoneses que são excelentes com um sentido de civismo fantástico.

Voltar
Superior