Tópico das Casas

Ok, tenho ideia que a da direita foi desmanchada e feita de novo, isso lembro-me. Na rua paralela mais a nascente existe outra de dois pisos quase sem janelas e outra de piso térreo também em LSF.

Essa zona fazia parte do meu percurso diário durante a pandemia.

Foi acabada que aquilo era uma barraca erguida (zero interiores concluídos), nunca foi totalmente desmontada.

Mas esse timing bate certo essa ultima obra foi entre o final de 2019 e meio de 2020.

Qual é a vossa opinião sobre casas modulares?

Estive a dar uma breve vista de olhos , e reparei que ao preço da “casa” falta uma série de coisas, como fundações, bases de betão, ligações à rede, etc.

Assumindo a compra de um terreno, isto ficará assim tão mais em conta do que construir uma casa tradicional de raiz?

É que tinha ideia que uma casa modular andava entre 70 e 100k, mas é mais para os 150-200k mais IVA.

Casas de LSF não me convencem. Mas modulares de betão já vejo de forma diferente, pelas vantagens do betão. E também porque betão préfabricado tem uma garantia de qualidade e fabrico que em obra será sempre mais difícil.

Parabéns, a casa aparenta estar bem pensada - sem complicar muito, bem distribuída. Há sempre coisas que mudaríamos se fosse nossa, claro, mas deve ser uma excelente casa para se viver (assumindo qualidade na construção, claro)

Obrigado.
No final há sempre coisas que se pudéssemos alterávamos. Mas no panorama geral estou muito satisfeito. As áreas não são gigantes, mas também não preciso de mais, vou ter de ver quanto tempo perco a limpe a casa 😂

Entretanto, para não ser só taxas de juros vou usufruindo da vista e aproveito para ver o mar. Pode ser ao longe mas dá gosto!
2a15309c9f75d73c9aabbf54241e5470.jpg

Mas quem ? [:D]

Tu estás sempre a barafustar e atirar a culpa para os outros :sh)

Não há fórmulas infaliveis, a inflação atingiu o Mundo todo.

A malta às vezes parece que se esquece que o dinheiro usado para comprar as casas com CH é dos "outros" e não deles. 😊 Claro que terão de o pagar de volta a bem ou a mal...

A malta às vezes parece que se esquece que o dinheiro usado para comprar as casas com CH é dos "outros" e não deles. 😊 Claro que terão de o pagar de volta a bem ou a mal...

Ora vamos lá ver

Eu pago spread. Lucro do banco. Eu pago juros. Lucro do banco. Pago comissões. Lucro do banco

O
Banco quando me emprestou financiou se a taxas negativas. Vá, no plano teórico. Agora estou a pagar imenso e eles lucram ainda mais( negócio claro, não são a santa casa)

Nunca andei iludido e fico uma beca lixado quando me tentam aqui fazer por parco ou néscio.

Quanto a culpados Salvador, obviamente que os há a nível do BCE e do nosso próprio governo. Quando andaram a mentir e a dizer que a inflação era passageira.

A decisão de subir abruptamente os juros é uma decisão política. Pensada. Estratégica. Com efeitos nefastos. O Vp do BCE bem se esquivou hoje a responder se achava se o BCE tinha errado.

Nunca temos culpa nem nunca há responsáveis.

Isto é importante, se pensarmos bem os empréstimos deveriam ser sempre de taxa fixa, pois o lucro do banco já está garantido à partida e quando o banco se financia a taxa é aquela naquele momento.
Também não percebo o porquê de existir a taxa variável.

Ora vamos lá ver

Eu pago spread. Lucro do banco. Eu pago juros. Lucro do banco. Pago comissões. Lucro do banco

O
Banco quando me emprestou financiou se a taxas negativas. Vá, no plano teórico. Agora estou a pagar imenso e eles lucram ainda mais( negócio claro, não são a santa casa)

Nunca andei iludido e fico uma beca lixado quando me tentam aqui fazer por parco ou néscio.

Quanto a culpados Salvador, obviamente que os há a nível do BCE e do nosso próprio governo. Quando andaram a mentir e a dizer que a inflação era passageira.

A decisão de subir abruptamente os juros é uma decisão política. Pensada. Estratégica. Com efeitos nefastos. O Vp do BCE bem se esquivou hoje a responder se achava se o BCE tinha errado.

"Eu pago spread. Lucro do banco. Eu pago juros. Lucro do banco. Pago comissões. Lucro do banco"

Está tudo certo sempre assim foi e será. 😉

Quando se assina um contrato a taxa variável está-se sujeito a variações, soube bem andar com a taxa negativa e não sabe bem andar com ela positiva.

Atenção eu já paguei taxa acima de 5,5% portanto sei que não é agradável.

Essa taxa negativa durante tantos anos foi a grande responsável por esta merd.. por agora algumas pessoas ficarem um bocado em maus lençóis

Mas lá está, soube bem e ninguém reclamava.

O que eu acho, é que por ter estado o dinheiro tão barato nos últimos anos, se menosprezou um bocado que ele podia ficar caro.
Em fez de se ter pedido X, talvez se tivesse optado por pedir X*2/3 as coisas agora seriam menos penosas.

Última edição:
Isto é importante, se pensarmos bem os empréstimos deveriam ser sempre de taxa fixa, pois o lucro do banco já está garantido à partida e quando o banco se financia a taxa é aquela naquele momento.
Também não percebo o porquê de existir a taxa variável.

Supostamente o banco que arrisca determinada taxa ou investimento é responsavel por isso......na realidade acho que estou a pagar sem nada ter a ver e muito menos haver??!!

"Eu pago spread. Lucro do banco. Eu pago juros. Lucro do banco. Pago comissões. Lucro do banco"

Está tudo certo sempre assim foi e será. 😉

Quando se assina um contrato a taxa variável está-se sujeito a variações, soube bem andar com a taxa negativa e não sabe bem andar com ela positiva.

Atenção eu já paguei taxa acima de 5,5% portanto sei que não é agradável.

Essa taxa negativa durante tantos anos foi a grande responsável por esta merd.. por agora algumas pessoas ficarem um bocado em maus lençóis

Mas lá está, soube bem e ninguém reclamava.

O que eu acho, é que por ter estado o dinheiro tão barato nos últimos anos, se menosprezou um bocado que ele podia ficar caro.
Em fez de se ter pedido X, talvez se tivesse optado por pedir X*2/3 as coisas agora seriam menos penosas.

Volto a dizer. Eu fui dos que tive azar, comprei em final de 2021.

Ainda assim, azarado, lo a fin. E apesar de desagradável graças a Deus estou bem confortável em termos de margem de segurança.

É daquelas coisas. Não poupo 2€k poupo metade. Ou se isto for por aí acima corto noutras coisas.

Ao menos não tenho mais créditos. Ufa.

Volto a dizer. Eu fui dos que tive azar, comprei em final de 2021.

Ainda assim, azarado, lo a fin. E apesar de desagradável graças a Deus estou bem confortável em termos de margem de segurança.

É daquelas coisas. Não poupo 2€k poupo metade. Ou se isto for por aí acima corto noutras coisas.

Ao menos não tenho mais créditos. Ufa.

Final de 2021 quando estava mesmo dos mínimos e sem pensar que isto invertia desta forma logo um anos após, eu compreendo que doa.

Como podes, abate o crédito, vai abatendo. 😉

Eu como disse, apanhei taxas mais elevadas do que estão agora, comecei logo por direcionar boa parte da minha receita para ali e acabei por liquidar o 1º CH em 7 anos. Foi o melhor que fiz.

Agora se o montante em divida é muito grande fica complicado.

Final de 2021 quando estava mesmo dos mínimos e sem pensar que isto invertia desta forma logo um anos após, eu compreendo que doa.

Como podes, abate o crédito, vai abatendo. 😉

Eu como disse, apanhei taxas mais elevadas do que estão agora, comecei logo por direcionar boa parte da minha receita para ali e acabei por liquidar o 1º CH em 7 anos. Foi o melhor que fiz.

Agora se o montante em divida é muito grande fica complicado.

É o que tenciono fazer. E com sorte a venda de uma casa do Pai vai ajudar ainda mais.

Mas não deixo de estar lixado pela má gestão que o BCE fez do tema. Subir sim. Naturalmente. Da forma como acabou por ser feito, e pelo rumo que está a levar, é que não 👎

Ai do outro lado da estrada, tem um exemplo uma com tudo o que não se deve fazer numa de construção modelar LSF.

Mas lá conseguiram a licença de habitação, e já foi revendida 2 vezes, basta uma pintura bonita para ignorar que aquilo mete agua por cima e baixo ...
Isso parece-se muito com um sítio onde passo todos os dias na margem sul bem perto da via rápida...e q curiosamente tem em frente uma casa construída em LSF, q aliás foi a primeira ou das primeiras a ser construída.

Então pronto nos EUA são os gajos da Reserva Federal, na India os ..... etc.

Agora perante os factos parecia fácil perceber que taxas muito baixas ou negativas eram arriscadas, mas ninguém fez diferente.

Não me parece que faça sentido esse atribuir de culpas e nomeadamente ao governo que não fez nada para que isto acontecesse. Não faz sentido esse constante lamento, as coisas são o que são.

O que é que o governo poderia fazer diferente nesta questão ?

Supostamente o banco que arrisca determinada taxa ou investimento é responsavel por isso......na realidade acho que estou a pagar sem nada ter a ver e muito menos haver??!!

Não percebi.

O que eu disse é que o banco quando me faz o empréstimo vai buscar o guito a determinado preço.
Penso que faria sentido tendo em conta o que custou ao banco o dinheiro que me emprestou , o banco dizer logo este empréstimo fica por x.
E não com esta questão da taxa variável.
Obviamente que agora tendo em conta as circunstâncias eu penso nisto pois nunca tinha pensado.
Mas não percebo qual a necessidade de existir taxa variável (até porque traz mais instabilidade e isso é o oposto do que é benéfico para a sociedade).

Voltar
Superior