Tópico das Casas

Em que é que consiste a pre instalação de AC numa casa nova?

A ideia seria ter o ar a sair daquelas “redes” previamente colocadas em cada uma das divisões.

Com pré instalação é necessário ter este aparelho visível em cada divisão?

Pré-Instalação é em 99% dos casos. esse sistema da imagem. Deixam o espaço para a máquina exterior e deixam nas paredes interiores os pontos de cobre e os condensados. E depois a pessoa tem de comprar as máquinas.
Um sistema de condutas por norma nunca fica em pré instalação, fica já completo. Até porque as dimensões das condutas são influenciadas pelas máquinas escolhidas.

E btw nos T2 deviam era implementar 2 lugares de garagem.

Não entendo a escassez de garagem ou parqueamento, que se resolve com mais um ou dois pisos subterrâneos.

Uma casa com dois quartos , assumindo que existem pelo menos dois carros, não faz sentido ter de deixar um deles na rua.

Há câmaras que têm regras apertadas para construção nova.
X lugares por quarto e depois mais X por M2.

Mas nem sempre é fácil de cumprir. E fazer mais 1 piso subterrâneo tem custos imensamente maiores.

Todos eles possuem uma característica que não sei como ainda não é norma - todos os quartos suite e depois uma casa de banho “social”.

O regulamento da habitação tem mais de 70 anos... E ainda não conseguiram rever.
Por isso os mínimo são mesmo mínimo e nem se aproximam a essas casas.

Mas a verdade é que num T2 até é mais simples isso acontecer. Eu também gosto do conceito de um WC Social, e depois pelo menos 1 suite. Pelo que num T2 acaba por ficar 1 quarto sem casa de banho. E por isso mesmo é que muitas vezes (em construção média/alta) se opta por duas suites num T2.
Já um T3 podes perfeitamente fazer uma boa casa com 1 suite e depois 1 wc partilhada por 2 quartos. E mais uma social.

Eu também gostaria de ter todos os quartos como suites mas depois vem a parte econômica e até de espaço.

A casa de banho social é importante e foi algo que não podia falhar. No meu caso foi simples por foi um projecto feito às necessidades da família.

Eu acredito que também é uma questão de sensibilização, então se falarmos em casas construídas ainda mais fácil é fazer a opção do wc social + suites.

Já em apartamentos como é evidente é mais difícil porque é o construtor que pode querer ou não.

Assim já concordo. Já o "não deve ser caro", é algo mais subjectivo. É preço e perda de área noutras divisões.

Entretanto lembrei-me do percurso que a minha casa (moradia) já fez desde 1947. Nasceu como um T4 com um único WC, passou a T4 (transformação de quarto em WC+closet e cozinha em quarto) com 2 WC (um na suite) e agora passou a T3 com 3 WC um na suite e outro social). Na realidade mandei fazer o WC social porque o anterior dono expandiu a habitação para 2 pisos e não fez WC no R/C.

Aproveito este teu comentário para perguntar como isso se relaciona com o registo/caderneta, que implicações (se é que as haverá) tem se, por exemplo, a caderneta indicar ser um T2 e se mudar para três quartos (mas o que aparece nas cadernetas difere muito, umas indicam a tipologia, outra não, apenas as áreas, etc), ou o contrário.

Imagino que terá de haver alguma alteração no registo?
Ou então não.

Aproveito este teu comentário para perguntar como isso se relaciona com o registo/caderneta, que implicações (se é que as haverá) tem se, por exemplo, a caderneta indicar ser um T2 e se mudar para três quartos (mas o que aparece nas cadernetas difere muito, umas indicam a tipologia, outra não, apenas as áreas, etc), ou o contrário.

Ou então não.

Não faço ideia, mas acredito que o facto de ser anterior a 1951 alivie aqui uma parte da carga burocrática na execução das alterações.

O registo/caderneta é ainda mais confuso, porque o Piso 0 é um armazém e o Piso 1 é habitação. Actualmente 50% do piso 0 é utilizado como habitação...

Ou então não.

Normalmente não.

Até porque quase ninguém licencia este tipo de obras, pois teriam de ser alvo de um projecto, sua aprovação e posterior fiscalização, com tudo o que isso implica em termos de tempo e custos.

O regulamento da habitação tem mais de 70 anos... E ainda não conseguiram rever.
Por isso os mínimo são mesmo mínimo e nem se aproximam a essas casas.

Mas a verdade é que num T2 até é mais simples isso acontecer. Eu também gosto do conceito de um WC Social, e depois pelo menos 1 suite. Pelo que num T2 acaba por ficar 1 quarto sem casa de banho. E por isso mesmo é que muitas vezes (em construção média/alta) se opta por duas suites num T2.
Já um T3 podes perfeitamente fazer uma boa casa com 1 suite e depois 1 wc partilhada por 2 quartos. E mais uma social.

na minha óptica o WC social é importante

estranhos / conhecidos / amigos a usarem um WC teu não me parece adequado. Não quero que conheçam os meus segredos e rituais de beleza [:)]ahaha [:D]

como vivo no T2 com 3 WC percebo que isso acarreta um "custo de área" para a casa e geralmente é o hall de entrada que vai à vida e passa a integrado num openspace com a sala

O que acham do projecto do Campo Novo?

Estou tentado, mas os preços parecem-me puxados para justificar numa lógica de investimento para um T1 ou T2 [:D]

O que acham do projecto do Campo Novo?

Estou tentado, mas os preços parecem-me puxados para justificar numa lógica de investimento para um T1 ou T2 [:D]

No geral gosto.
Depois há umas casas melhores que outras e algumas com mais varanda que outras.
As obras já começaram o que é bom.

Mas no Japão o território é escasso. Aqui temos muito territário. O planeamento é que foi uma caca. As população desloca-se para onde há emprego.
Bastava ter criado condições e incentivos para deslocalizar indústria e serviços.
Em vez de onerarem o AL deviam onerar os edificios não habitacionais em zonas de grande pressão.

É tão escasso como cá, aliás o que não falta no Japão (tal como cá) são cidades fantasma, onde toda a gente se foi embora para viver nas metrópoles.

Um dos maiores desafios deste século que devia preocupar os nossos dirigentes, é como parar com o crescimento das mega cidades e "forçar" migrações para zonas de densidade populacional mais baixas. Só traria benefícios para o planeta!

É tão escasso como cá, aliás o que não falta no Japão (tal como cá) são cidades fantasma, onde toda a gente se foi embora para viver nas metrópoles.

Um dos maiores desafios deste século que devia preocupar os nossos dirigentes, é como parar com o crescimento das mega cidades e "forçar" migrações para zonas de densidade populacional mais baixas. Só traria benefícios para o planeta!

O teletrabalho podia ter mudado esse paradigma, mas já ouvi dizer que não.

Muitos patrões estão a insistir no trabalho "fisico" e a castigar quem tomou a opção de se deslocalizar.

São mentalidades que não mudam, sendo que por vezes estão relacionadas com opções de gestão e investimentos em activos que, depois, se não utilizados, os "gestores" ficam a arder com a responsabilidade pelo custo e desperdício inerente (falo de empresas com renovações milionárias, escritórios de advogados recentemente remodelados pre-covid)

A questão é que o mundo não parou no Covid, antes pelo contrário...

O grande catalisador de qualquer mudança em termos de densidade populacional (digna desse nome) terá de ser sempre o governo através de diretrizes claras de incentivos para as empresas se deslocalizarem.
O restante será sempre uma ou outra empresa a dar esse passo é isso é residual, não tem grande expressão.

Em relação às casas pequenas. O problema é mesmo o custo.
Eu que tenho procurado casa tenho esse problema, é tudo pequeno...

Mas quando o preço médio em Lisboa é de 3.850€ o m2. A diferença de um T2 de 80m2 ou de 100m2 é de 77.000€
E estamos a falar de Lisboa Distrito... Porque Lisboa cidade o preços por m2 é superior a 5.100€ ou seja um T2 de 80 ou de 100m2 têm uma diferença de 100.000€.
:sh)

Last edited:
E nem de proposito. Acabado de receber.

Lisboa - Campolide.

image.png

T2 de 81m2 com 1 lugar de garagem. - 630.000€

Ou

image.png

T2 de 100m2 com 1 lugar de garagem - 780.000€

Uma diferença de 20m2 e 150.000€ ​​

Que abuso de preços esses T2. Ainda por cima a sala/cozinha são pequenas (minimas mesmo), no 1.º exemplo só tem 1 wc, 1 lugar de estacionamento...

Back