Tópico das Casas

Esta conversa do Tictac com o Etcetera vem dar substância ao que já foi aqui dito.

Taxa de esforço- idealmente até 33%

Em 2k limpos agregado (1k cada) - rondará os 700€ (para arredondar)

T2 - 250k

Entrada da praxe - 10% - 25k - cada um 12.5k (para não se chamar os pais ao barulho)

CH - 225k

Prestação a 40 anos - +/- 950 - 1000€

Não me parece de todo razoável e até defendo que o banco não deve emprestar nestas condições.

Se for uma entrada de 50k - 850- 900€

Para mim continua excessivo

A única hipótese é ir para locais mais afastados ou comprar casas usadas.

Ou ainda haver mais dinheiro por trás e pensar que está tudo bem.

Se for slguém que esteja no ponto médio da classe média, cerca de 3.500 euros duas pessoas, dará na verdade uns 2.500 limpos.

Agora falas-me de casas usadas !? Mas não é normal a grande maior parte das pessoas comprar casas usadas ? As pessoas têm que moderar as suas expectativas.

Um início de vida num T1 com 80 anos e 50 m2, sem garagem na Amadora ou Sintra não é nada mau. Depois com o tempo vai-se tentando melhorar.

Querer começar a vida numa moradia T4 nova com garagem para 3 carros, só com muita, muita ajuda.

Se for slguém que esteja no ponto médio da classe média, cerca de 3.500 euros duas pessoas, dará na verdade uns 2.500 limpos.

Agora falas-me de casas usadas !? Mas não é normal a grande maior parte das pessoas comprar casas usadas ? As pessoas têm que moderar as suas expectativas.

Um início de vida num T1 com 80 anos e 50 m2, sem garagem na Amadora ou Sintra não é nada mau. Depois com o tempo vai-se tentando melhorar.

Querer começar a vida numa moradia T4 nova com garagem para 3 carros, só com muita, muita ajuda.

Não deves ter lido tudo o que escrevi, falei de T2 que são casas tipicamente de início de vida do casal e que podem acolher um filho se vier a existir.

Claro que pode ser usada mas isso só vem dar mais força ao que escrevi porque depois certamente vão querer melhorar e aí será um T3 e já não irá custar 250k.

Mas mesmo que recorram a um T3 usado que custe os mesmos 250k, agora estão mais velhos e já não podem pedir a 40 anos o CH, vão ter de pedir a 30 anos e aí já não são 1k de prestação, vão ser 1.3k e já não vão poder mudar de casa. 😉

Também penso que estava subentendido que falávamos de T2 novos e respetivo preço porque falávamos de salários de 2k brutos (etcetera) e tinha sido um exemplo dado por ti - não o ser novo mas o valor 250k

Demonstrei que 2 pessoas a ganhar 2k líquidos neste momento só com muita dificuldade podem gastar 250k numa casa.

Quanto a casas usadas não tenho qualquer preconceito, tanto é que comprei uma. 😉

Não deves ter lido tudo o que escrevi, falei de T2 que são casas tipicamente de início de vida do casal e que podem acolher um filho se vier a existir.

Claro que pode ser usada mas isso só vem dar mais força ao que escrevi porque depois certamente vão querer melhorar e aí será um T3 e já não irá custar 250k.

Mas mesmo que recorram a um T3 usado que custe os mesmos 250k, agora estão mais velhos e já não podem pedir a 40 anos o CH, vão ter de pedir a 30 anos e aí já não são 1k de prestação, vão ser 1.3k e já não vão poder mudar de casa. 😉

Também penso que estava subentendido que falávamos de T2 novos e respetivo preço porque falávamos de salários de 2k brutos (etcetera) e tinha sido um exemplo dado por ti - não o ser novo mas o valor 250k

Demonstrei que 2 pessoas a ganhar 2k líquidos neste momento só com muita dificuldade podem gastar 250k numa casa.

Quanto a casas usadas não tenho qualquer preconceito, tanto é que comprei uma. 😉

O meu exemplo era com 2.000 euros limpos, um casal e 50 mil de entrada numa casa de 250 mil.

As contas devem ser feitas a 15/20% de entrada e não a 10% que a maior parte dos bancos não dá 90% do valor da casa.

Repara que estamos numa época de txs altas, não será sempre assim.

De qualquer forma como referi no 2º exemplo alguém que esteja no ponto médio da classe média média, que terá uns 2.500 euros de ordenados limpos mensais pode, mesmo agora, lidar com 200 mil de empréstimo ou até um pouco mais.

Eu não digo que as coisas estejam ou sejam fáceis, mas às vezes parece-me que o nível de lamechisse também é grande, principalmente vejo pessoas abaixo dos 30 a quererem já muita coisa.

Até concordo com a estratégia do etcetra, aguentar em casa dos pais, acumular algumas poupanças e tentar não ter uma taxa de esforço muito alta.

Falam de 50k, como se fosse fácil juntar esse valor com os ordenados e a inflação que por aí vai.

Conheço e lido com muita gente e posso contar pelos dedos as pessoas que compraram casas sem ajudas dos familiares.

Eu com 2000k líquidos de rendimentos não compraria uma casa de 250k, mas uma por metade desse valor.

Última edição:
Isso conjugado com os 1411 de ordenado bruto mencionados dá para um casal:

- Abaixo de 2.100 classe baixa
- Entre 2.115 e 2.820 classe média baixa
- Entre 2.820 e 4.230 classe média média
​​​​​​- Entre 4.230 e 5.640 classe média alta
- Acima de 5.640 classe alta
Essas contas ao casal só trazem confusão.

De onde retirei o cabeçalho também diz:

Na divisão por componentes, no ano completo de 2022, a componente regular da remuneração (que inclui subsídio de alimentação e prémios, por exemplo, mas exclui os subsídios de férias e Natal) subiu 3,1%, para 1.140 euros, em termos nominais. Já a componente base subiu 3%, para 1.070 euros.​

IN: https://eco.sapo.pt/2023/02/09/salario-medio-atingiu-1-411-euros-em-2022-encolheu-4-em-termos-reais/

Que desculpem o meu fraco poder de compreensão fiquei sem perceber muito bem, como chegam aos 1400€, acredito que os 1070€ seja muito mais próximo do real.

Peço desculpa de não ter colocado o link, a hora já não era a mais recomendada para estar no fórum. 😅

Edd :)

O meu exemplo era com 2.000 euros limpos, um casal e 50 mil de entrada numa casa de 250 mil.

As contas devem ser feitas a 15/20% de entrada e não a 10% que a maior parte dos bancos não dá 90% do valor da casa.

De qualquer forma como referi no 2º exemplo alguém que esteja no ponto médio da classe média média, que terá uns 2.500 euros de ordenados limpos mensais pode, mesmo agora, lidar com 200 mil de empréstimo ou até um pouco mais.

Eu não digo que as coisas estejam ou sejam fáceis, mas às vezes parece-me que o nível de lamechisse também é grande, principalmente vejo pessoas abaixo dos 30 a quererem já muita coisa.

Até concordo com a estratégia do etcetra, aguentar em casa dos pais, acumular algumas poupanças e tentar não ter uma taxa de esforço muito alta.

Explica-me lá essa positividade.

Eu e a minha namorada temos salários líquidos em conjunto superiores a 3k e eu não vejo com essa leviandade pedir 250k nem pagar 1000€ mensais de empréstimo.

Alias a minha zona de conforto eram casas de 170k, mas isso hoje em dia só velharia…

Eu e a minha namorada temos salários líquidos em conjunto superiores a 3k e eu não vejo com essa leviandade pedir 250k nem pagar 1000€ mensais de empréstimo.

Alias a minha zona de conforto eram casas de 170k, mas isso hoje em dia só velharia…

A ideia é os 35% de taxa de esforço.

Devo escrever chinês 😂

Eu falei num crédito de 200 e não 250.

Não tenho nenhuma fórmula, creio que no teu caso deves juntar o máximo para uma entrada e apontares para uma casa que te satisfaça minimamente e que tenha algum potencial de valorização pela zona em que está. Daqui a uns anos 5/10 se puderes fazes um upgrade.

Vou tomar como exemplo um típico casal com 2 filhos.

Fazer o que está a vermelho é pedir encarecidamente por sarilhos dos grandes.

Isso dá uma prestação de 1000€ no prazo máximo de 40 anos, se for menos anos será ainda mais. Com tendência a subir.
Primeiro nem é possível porque ultrapassa a taxa de esforço, mas a ser possível, das duas uma, ou viviam tipo monges despojados de bens materiais e de experiências ou corriam o sério risco de falirem ao primeiro soluço da família.

Última edição:
Vou tomar como exemplo um típico casal com 2 filhos.

Fazer o que está a vermelho é pedir encarecidamente por sarilhos dos grandes.

é loucura, não têm rendimentos para isso, não aguentam euribor a estes valores de 3% a 4%

mas também culpo mais os bancos, porque emprestam nestes casos ?

Falam de 50k, como se fosse fácil juntar esse valor com os ordenados e a inflação que por aí vai.

Conheço e lido com muita gente e posso contar pelos dedos as pessoas que compraram casas sem ajudas dos familiares.

Eu com 2000k líquidos de rendimentos não compraria uma casa de 250k, mas uma por metade desse valor.

Malta geração 90 concordo.

Agora mt pessoal geração 80 andou a dormir e simplesmente a fazer uma vida acima das possibilidades, agora quarentões ou quase nem dinheiro para entrada de uma casa tem. Prioridades..

Agora mt pessoal geração 80 andou a dormir e simplesmente a fazer uma vida acima das possibilidades, agora quarentões ou quase nem dinheiro para entrada de uma casa tem. Prioridades..

Uma pessoa da geração de 80 pode ou não ter dinheiro para a entrada consoante o salário.

Se ganhar 1000€ limpos e viver numa casa arrendada não têm qualquer hipótese de juntar para uma entrada, só se for de uma casa muito modesta e que não tem condições para uma família.

Se viver em casa dos pais aí já poderá ser possível.

Desculpa, mas estás completamente a leste do pais real e principalmenta dos problemas das novas gerações.

É facil chamar lamechas quando se é da geração anterior a amealhar todas as casas que aparecem no mercado ou de gerações mais recente a usar capitais da familia para expandir o seu valor.

Agora achar que um casal de classe média, que já de si é dificil quando vejo os valores que falam aqui e se comparam com os valores medios portugueses, tem tem 50k, acho que tem de sair da bolha.

E se nao viverem na casa dos pais, com as rendas actuais, nem 5k, quanto mais 50k.

Ainda nem faz 20 anos, onde se acaba o curso superior, conseguindo um contrato efectivo e tinhas um emprestimo a 110% com taxas de esforço abaixo dos 40%.

Mas os novos putos é que são lamechas, está bem tá, anda muita gente a falar de barriga cheia.

Podem até ter dinheiro para a entrada mas e os rendimentos para aguentarem com a subida dos juros? Maior parte da população ganha pouco mais de 1000 euros.

Claro que cada caso é um caso, uns falam-me de jovens outros de casais com 2 filhos .... Enfim ..... 😎

De qualquer forma ainda se conseguem comprar casas acessíveis, por exemplo esta a 30 minutos de carro do Marquês de Pombal (25 km)

https://www.idealista.pt/imovel/32033165/foto/14/

Diz que tendência dos casais jovens em inicio de vida é ter filhos... Mas podem sempre esperar os 40 anos do CH para começarem a pensar nisso.

Voltar
Superior