Tópico das Casas

Contratar em periodos de taxa alta é bom.
Possivelemnete quem contratar para o fim do ano que vem, apanha bom spread e deve surfar depois uma descida em vez de escalar uma subida.

Contratar com taxa de -0,5% tem de pensar que... "epá eu podia pedir bem 300K, mas é melhor pedir só 150k porque daqui para baixo já não vai, mas pode ir aos 5%."

Estamos de acordo

Não disse o contrário, apenas quis refutar quando disseste que não havia alternativa.
Havia, talvez na altura parecesse algo descabido optar por algo que custava mensalmente mais de uma centena de €'s, mas havia alternativa às taxas variáveis.

Caro BMW quando digo que não há alternativa é porque ela nem sequer era colocada em cima da mesa. Simplesmente não era.

Eu pedi crédito a vários bancos. Em duas ocasiões diferentes. Nenhum me deu a alternativa de taxa fixa. Nenhum

O que eu não entendo mesmo é que como é que esta subida medonha na euribor não faz descer o preço das casas numa proporção aproximada!

Ou seja, o valor dos empréstimos disparou, o mercado de arrendamento está pela hora da morte, mas o preço das casas praticamente não desce! O que me está a escapar?

Ainda não tens malta a entregar casa. Tipicamente é o último crédito a não ser pago. E agora há muitos mecanismos legais que ajudam a protelar uma situação definitiva de incumprimento

Se isto acalmar em termos de Euribor pode nem haver descida. Apenas um ou outro negócio. Agora se continua ou sobe muito mais, aí já rebenta.

Bem, hoje lá me saiu a prestação mensal...com um aumento de 52%!!!
Alguém teve tamanho impacto?

Pagava até ao mês passado 727€...este mês, foram 1.100€!!

Bem-vindo ao clube.

Dados fresquinhos.

A tan do meu ch em março vai aumentar de 0,473% para 4,287%. Ou seja nonuplica.:sh)

Não obstante a prestação sobe "apenas" 52%.

Para se ter uma ideia, com a tan anterior, €100k pagavam €39 de juros por mês. Com a nova vão ser €357.

O ratio capital/juros em cada prestação passa de 89/11% para 36/64%.

Claro que afeta, também tenho CH.
Com inflação de dois dígitos como é que a subida podia ser suave?

Basta ver o gráfico das Euribor para perceber que estávamos numa fase demasiado baixa, era mais que óbvio que ia subir, fosse de forma ligeira ou bruta.

As pessoas sabem que há oscilações ao longo da vida de um CH, nas simulações que são feitas são informada de quanto será a prestação com uma tx mais alta,

Creio que haverá um certo exagero nas lamentações, felizmente não parece haver ainda muito incumprimento e já se começa a vislumbrar o fim da subida das taxas.

As pessoas precisam viver em algum lado, com preços de casas a subir 10% ao ano e os salários estanques há anos (lembrar que o salário médio bruto em PT é bem abaixo de 20k ano!!!!) as pessoas têm de fazer escolhas, e se querem casar, ter filhos, e não viver em casa dos pais para sempre, ou debaixo da ponte, ou emigrar, têm de arriscar. Toda a gente leu a FINE, mas sem algum risco não compram nada, e estão a adiar as suas vidas para sempre.

A falta de empatia que demonstram é assustadora... já expliquei antes que o "não me toca a mim" não existe, este tipo de crises tocam a todos! Nada é estanque em economia.

Caro BMW quando digo que não há alternativa é porque ela nem sequer era colocada em cima da mesa. Simplesmente não era.

Eu pedi crédito a vários bancos. Em duas ocasiões diferentes. Nenhum me deu a alternativa de taxa fixa. Nenhum
Acredito que não fosse colocada em cima da mesa, e que se não fosses tu a procurar essa alternativa a mesma não fosse proposta.

No caso dos meus amigos que optaram por taxas fixas, em 2 bancos diferentes, também não foram propostas taxas fixas ao início, só após alguma insistência da parte deles é que se dignaram a fazer simulações com taxas fixas.

A bem da verdade na altura insisti com eles para pelo menos fazerem uma simulação com taxa fixa, hoje os que optaram pela fixa estão-me agradecidos.

Last edited:
O lixado não é quem comprou há 6 ou 7 anos por 130 ou 140 mil euros, e a prestação passou de 300 para 500 euros, lixado é quem quer comprar agora e a casa custava 130 mil agora custa 200 mil, e alem de ser mais caro nem sequer tem taxa de esforço para a comprar.

As taxas negativas contribuiram muito para o escalar dos preços.

Sim, nem tem hipóteses, isso é vdd.
Além de que é desperdicio de dinheiro visto que há casas a 200 mil que daqui a uns anos pela oscilação podem bem valer metade disso.

Isto das taxas subirem é normal. Basta ver o histórico da Euribor.
É normal num horizonte de 30/40 anos haver picos de subida e picos de descida. Não entendo o drama.

É certo que muita gente não é ajuizada financeiramente e pensam que toda a vida a taxa estaria a 0 ou menos que 0.

Mas tb n é menos vdd que as pessoas vão tambem fazendo a sua vida conforme as taxas que vão tendo.
Admitindo o exemplo de alguém ajuizado financeiramente, fica na mesma com 1 poder de compra mt mais limitado devido às taxas altas.
Sabe que corria esse risco, certo, mas por muito que saiba, é sempre algo mt pesado.

Sim, nem tem hipóteses, isso é vdd.
Além de que é desperdicio de dinheiro visto que há casas a 200 mil que daqui a uns anos pela oscilação podem bem valer metade disso.

Metade? Com esta inflação e preços de arrendamento como estão?

Boa sorte nisso

As pessoas precisam viver em algum lado, com preços de casas a subir 10% ao ano e os salários estanques há anos (lembrar que o salário médio bruto em PT é bem abaixo de 20k ano!!!!) as pessoas têm de fazer escolhas, e se querem casar, ter filhos, e não viver em casa dos pais para sempre, ou debaixo da ponte, ou emigrar, têm de arriscar. Toda a gente leu a FINE, mas sem algum risco não compram nada, e estão a adiar as suas vidas para sempre.

A falta de empatia que demonstram é assustadora... já expliquei antes que o "não me toca a mim" não existe, este tipo de crises tocam a todos! Nada é estanque em economia.

Rasec o que dizes é verdade, mas eu tb já referi basicamente que, tudo são decisões legitimas.

Quem se endivida até ao tutano a pensar que a taxa é sempre em torno de zero, não tem grande juizo.
Até aqui tudo OK, todos nós temos falta de juizo numa coisa ou noutra.
Não me podes é pedir para ter pena desses, assim como longe de mim criticá-los.
Aliás contra mim falo, gastei 14 mil euros num carro e se calhar podia ter comprado um de 20 anos por 3 mil.
Porque a taxa de esforço com este de 14 mil não fica nem proxima sequer do limite, quanto mais ultrapassá-lo. Mas não deixa de ter sempre o seu risco e aí é o que dizes e bem, as pessoas têm sempre de arriscar alguma coisa.

Mas se não exagerarem é sempre bom.

Ah, isto quando conseguem. Há quem sem quaisquer luxos não tem outro remedio a não ser não poupar quase nada.
Há vidas mt dificeis.

Eu penso que o v7 e o nmiguel se referem a quem exagera e nao faz contas.

Rasec o que dizes é verdade, mas eu tb já referi basicamente que, tudo são decisões legitimas.

Quem se endivida até ao tutano a pensar que a taxa é sempre em torno de zero, não tem grande juizo.
Até aqui tudo OK, todos nós temos falta de juizo numa coisa ou noutra.
Não me podes é pedir para ter pena desses, assim como longe de mim criticá-los.
Aliás contra mim falo, gastei 14 mil euros num carro e se calhar podia ter comprado um de 20 anos por 3 mil.
Porque a taxa de esforço com este de 14 mil não fica nem proxima sequer do limite, quanto mais ultrapassá-lo. Mas não deixa de ter sempre o seu risco e aí é o que dizes e bem, as pessoas têm sempre de arriscar alguma coisa.

Mas se não exagerarem é sempre bom.

Ah, isto quando conseguem. Há quem sem quaisquer luxos não tem outro remedio a não ser não poupar quase nada.
Há vidas mt dificeis.

Eu penso que o v7 e o nmiguel se referem a quem exagera e nao faz contas.

A maioria das pessoas faz contas e faz muitas contas... e com todas as contas que faz continua a ter de arriscar e muito para poder comprar um T3 na Amadora ou na margem sul com o salário bruto de 20k ano. E continua a ter de fazer contas cada vez que vai ao supermercado.

A maioria das pessoas faz contas e faz muitas contas... e com todas as contas que faz continua a ter de arriscar e muito para poder comprar um T3 na Amadora ou na margem sul com o salário bruto de 20k ano. E continua a ter de fazer contas cada vez que vai ao supermercado.

Rasec com certeza que sim. E como dizes, se não arriscassem mesmo sabendo que a taxa poderia um dia ser de 4 ou 5%, ainda viviam debaixo da ponte.

Mas como te disse, diria que os outros 2 users não se referem a esses casos. Que poderão até ser a maioria.
Mas sim aos outros que são demasiado consumistas , sendo isso uma opção absolutamente legitima e sem qq critica.

Acredito que não fosse colocada em cima da mesa, e que se não fosses tu a procurar essa alternativa a mesma não fosse proposta.

No caso dos meus amigos que optaram por taxas fixas, em 2 bancos diferentes, também não foram propostas taxas fixas ao início, só após alguma insistência da parte deles é que se dignaram a fazer simulações com taxas fixas.

A bem da verdade na altura insisti com eles para pelo menos fazerem uma simulação com taxa fixa, hoje os que optaram pela fixa estão-me agradecidos.

Mais 2/3 anos e estão a rogar-te pragas...[:)]

Algum dia é possível as famílias, as empresas e os próprios países mais endividados aguentarem com taxas de juros nestes valores?

Nem a economia aguenta, não tarda começam as insolvências, aqui no uk, 25% das cabeleireiras já foram de vela, a restauração já range os dentes, e outros setores seguem o mesmo caminho... em Portugal é uma questão de tempo já que os acontecimentos chegam cá primeiro.

Não tarda e estão de volta os juros baratos, é uma questão de tempo...pouco...

Algum dia é possível as famílias, as empresas e os próprios países mais endividados aguentarem com taxas de juros nestes valores?

Nem a economia aguenta, não tarda começam as insolvências, aqui no uk, 25% das cabeleireiras já foram de vela, a restauração já range os dentes, e outros setores seguem o mesmo caminho... em Portugal é uma questão de tempo já que os acontecimentos chegam cá primeiro.

Rogar pragas é excessivo, até porque quem conseguiu as melhores taxas fixas no final de 19/inicio de 20 conseguiu valores de 1.5% tudo incluído.
Mesmo que os juros desçam para 1% com o spread já estás acima desse valor das fixas (nem deveriam ser chamadas de fixas mas sim de oferecidas ou de natal antes do tempo)

Não acredito que, pelo menos este ano, tenhamos descidas significativas.

A inflação ainda está muito alta, e baixar agora as taxas de juro só vai agravar o problema.

As pessoas ainda não mudaram o chip. Apesar de tudo, os restaurantes ainda continuam cheios, tal como os hoteis, etc. Os créditos para compra de automóvel até aumentaram.

Se a ideia é abrandar o consumo, as taxas altas ainda não surtiram efeito.

Back