Tópico das Casas

Para os teus irmãos pode ser pior. Há uns tempos atrás quem residia no estrangeiro pagava sobre 100% das mais-valias e não 50%, salvo erro. Havia malta a lutar contra isso junto da AT. O que conta como data de aquisição para vocês, herdeiros, é a data do óbito do vosso pai ( será esse o VPT).

O Estado continua a cobrar sobre 100% para quem vive na Suíça por exemplo, (na UE penso que cobra sobre 50%).
Depois se o contribuinte reclamar devolvem o dinheiro, uma valente treta. Já perderam váriso casos em tribunal pelo que o Estado já devia ter mudado a lei.
Só que assim quem não reclama porque não sabe ou arranja um contabilista de vão de escada lixa-se.

A data do VPT da caderneta predial que conta não é a atual é a data de aquisição, ou seja quando foi declarado o óbito e passaram a ser herdeiros.

Se o autor da herança faleceu em 2015 é esse o VPT que conta, que a cada ano que passa tem o coeficiente de desvalorização.

Para os teus irmãos pode ser pior. Há uns tempos atrás quem residia no estrangeiro pagava sobre 100% das mais-valias e não 50%, salvo erro. Havia malta a lutar contra isso junto da AT. O que conta como data de aquisição para vocês, herdeiros, é a data do óbito do vosso pai ( será esse o VPT).
O que conta é o valor declarado nas finanças para as partilhas, penso. Será esse o valor que na verdade será o valor de transacção, porque é a herança que decide a transação e não as finanças com o VPT.

Isto....
bc76038f8797984e182a647a4d6937f1.jpg

O que conta é o valor declarado nas finanças para as partilhas, penso. Será esse o valor que na verdade será o valor de transacção, porque é a herança que decide a transação e não as finanças com o VPT.

O valor não é o mesmo? VPT à data do óbito? No meu caso foi assim.

Bankinter:
Escolha o prazo, nós damos a taxa:

todas as simulações que fiz no Bankinter dava Spread de 1.3

bem superior ao que tenho na CGD ( 1.05 ) e que pedi recentemente para renegociar

realmente não percebi porque não sou cliente de risco

O valor não é o mesmo? VPT à data do óbito? No meu caso foi assim.
Pode ser ou não ser. O facto disso acontecer é porque apenas concordaram que o valor de mercado, isto é, para efeitos de partilha, seria o mesmo do VPT.

Mas bem sabemos que o vpt nem sempre corresponde ao verdadeiro valor.

todas as simulações que fiz no Bankinter dava Spread de 1.3

bem superior ao que tenho na CGD ( 1.05 ) e que pedi recentemente para renegociar

realmente não percebi porque não sou cliente de risco
Isso tem de ser espremido junto do banco. Se estás a fazer só simulações online não vais ter as melhores.

Dos poucos?
metade dos países da OCDE não têm impostos sobre heranças.
A tua definição de poucos é bem diferente da minha.

Possivelmente, até porque tive que lidar com estes problemas, o demónio está nos detalhes, muitos têm isenções altas (1 milhao de euros), isto conta como nao ter imposto? Outros tipo Austria, não tem imposto de herança, mas levas com imposto de doação de 3.5%, também conta como não ter impostos? Depois as regras variam imenso consoante os graus e até o regime do casamento influencia os valores.

Pode ser ou não ser. O facto disso acontecer é porque apenas concordaram que o valor de mercado, isto é, para efeitos de partilha, seria o mesmo do VPT.

Mas bem sabemos que o vpt nem sempre corresponde ao verdadeiro valor.

Mas sendo assim, e como o objectivo foi a venda do imóvel, permitia, em muito, diminuir a mais valia. No meu caso não chegou a haver partilha. O imóvel foi vendido indiviso. Imaginado: VPT óbito: 90k mas declaras para efeitos de partilha 180k. Vendes por 200k Mais valia no primeiro caso 90k, no segundo 20k....é assim? É permitido?

Mas sendo assim, e como o objectivo foi a venda do imóvel, permitia, em muito, diminuir a mais valia. No meu caso não chegou a haver partilha. O imóvel foi vendido indiviso. Imaginado: VPT óbito: 90k mas declaras para efeitos de partilha 180k. Vendes por 200k Mais valia no primeiro caso 90k, no segundo 20k....é assim? É permitido?

Achas que te deixavam ser assim tão simples?

É o VPT que conta para o calculo de mais valias, tenhas tu mais valias reais ou não ...

Isso tem de ser espremido junto do banco. Se estás a fazer só simulações online não vais ter as melhores.

acabaram de me ligar do Bankinter

e fiz a simulação com eles

e é mesmo isso, spread 1.3

se tivesse taxa fixa a 1 ano compensava, o problema era depois porque pagaria mais do aquilo que pago na CGD

disse ela, se o valor em dívida fosse mais de 100.000 o spread era mais baixo

que lógica maluca, como devo 90.000 fazem um spread desses, mas se devesse 150.000 era muito menos

eu estou mesmo a ver que a CGD não vai aceitar a renegociação do spread, eles sabem bem disso

ahhhh....esse gajo pode pagar e prontos, não aceitam ( mas atenção que ainda não obtive resposta, mas é o que devo esperar )

se tivesse taxa fixa a 1 ano compensava, o problema era depois porque pagaria mais do aquilo que pago na CGD

que lógica maluca, como devo 90.000 fazem um spread desses, mas se devesse 150.000 era muito menos

eu estou mesmo a ver que a CGD não vai aceitar a renegociação do spread, eles sabem bem disso

ahhhh....esse gajo pode pagar e prontos, não aceitam ( mas atenção que ainda não obtive resposta, mas é o que devo esperar )

o teu spread para o valor em divida já é muito bom.
Mas a cgd baixa-te isso se não baixar mudas de banco, que o teu ódio a cgd é um bocado chato de se estar sempre a ler

É fazer contas. Quem tem spreads antigos tem de perceber quanto poupa por um ou dois anos a taxa fixa, para ver se compensa o que vai pagar a mais em spread nos anos seguintes de taxa variável.

Então mas se o teu spread é 1,05 e tens a Euribor a 4% neste momento, e tens no Bankinter taxa fixa por dois anos a 3% (3.2 com seguros fora) estás mesmo indeciso com o quê?

daqui a 2 anos mudas de banco novamente... até lá poupas "2% de juros por ano"

que o teu ódio a cgd é um bocado chato de se estar sempre a ler

não percebeste, não se trata aqui de falar da CGD

é esta lógica que não percebo dos spreads

eu pensava que quanto menor fosse o risco para o banco menor seria o spread

mas afinal não

o spread é mais baixo para quem deve mais

Obrigado a todos pelas respostas.

Para já vamos manter tudo como está e vou estando atento ao que se vai passando no mercado de habitação (ver a tendência dos preços de venda, agora esta treta do Mais Habitação não sei o que se irá passar, etc).

Até porque quero ouvir pelo menos alguns experts na área para ver e decidir melhor, sem precipitações.

Alguém sabe o que é preciso fazer para não ter a casa definida como "devoluta"?

Contratos de serviços básicos e não ter assim uma aparência "evidente" de abandono... ??

Last edited:
Não, daí ter estranhado a afirmação do Obtuso . Eu sempre pensei que seria o VPT, aliás passei por isso numa herança.

Se fosse dessa forma era facil fugir a mais valias, assim é pagar mais valias por algo que não se teve...

Imagina que foi comprada antes de 89, a pessoa podia vender por 1 milhao que tinha isenção.

Mas se for passada por doação ou herança conta o VPT que se for 100k, vai pagar mais valias sobre os 50% dos 1M-100k.

Não há tributação de heranças, mas na realidade há por esta via...

(em casas antigas e bem localizadas a diferença de VPT para o valor de mercado é enorme)

Last edited:

Se isto fosse escrito pelo direita.net seria: Contribuintes irão dispender 2200€ dos seus impostos para alugar um apartamento T5 por 2200€, que depois o irão alugar a um sortudo supostamente aleatório por 900€, causando uma perda de de 1300€ mensais ao erário público. Tal deve-se a uma falta de visão para a habitação ou capacidade de implementação de medidas inteligentes para a habitação, baseadas na concorrência, propriedade privsdaz e

Back