Tópico das Casas

E aqui está a informação, a desmistificar o assunto, pelo próprio bastonário dos notários. Vide quinto paragrafo, por exemplo.

https://onovo.pt/opiniao/nao-existe-...rio-JN14802830

Afinal já existe pagamento?

Queres ter uma verdade tua, bom para ti.

É saber interpretar o que está ai escrito, porque está visto que não o sabes fazer.

Isso e tudo o resto de diferença entre imposto e taxa, e o restante relacionado com esse assunto que eram mais valias sobre bens herdados.

Mais questões é resolver com um profissional de direito, que não vou alimentar essa discussão.

Last edited:
Além de dar para dois carros ainda parece ter ali um espaço de folga entre os lugares e o portão. Nesse aspecto acho que não há mal nenhum. Acima disto, se é para guardar o autocarro, a autocaravana ou a coleção de clássicos, só a fazer por medida [:D]

A fachada da casa não acho nada de especial, .as já vi pior por aqui.
De resto, acho que é a melhor "casa do dia" publicada por aqui nos últimos tempos

Mas melhora muito se comparares com a antiga

image.png

Minúscula? Ok não é enorme, mas dá para dois carros.
Querias o quê uma garagem para 5 carros?

Vocês também metem cada defeito. [:D]

O texto da descrição diz bem "até 2 carros". Ou seja, metes lá um segmento D (ou um C mais gordito) e ficas com espaço para uma mota e mais alguma tralha.

Mas vá, a casa é de uma época diferente da actual, até se compreende. Mas para 3 milhões, torna-se ainda mais ridícula. [:D]

Nao contraria, não. Herdeiros legitimários pagam zero de imposto de selo.

Mas resumindo, e esquecendo os nomes dos impostos ou se são taxas ou impostos ou o diabo a quatro, porque na verdade isto são tudo impostos e pronto:
Herdeiros legitimários: pagam 0,8%
Herdeiros não legitimários: pagam 10,8%

Conclusão. Em Portugal paga-se imposto sobre heranças, que pode ser de 0,8% ou 10,8% consoante os casos.

Mas resumindo, e esquecendo os nomes dos impostos ou se são taxas ou impostos ou o diabo a quatro, porque na verdade isto são tudo impostos e pronto:

Conclusão. Em Portugal paga-se imposto sobre heranças, que pode ser de 0,8% ou 10,8% consoante os casos.

Os 0,8% é um imposto de selo, está no código de imparode selo, aplica-se às transmissões gratuitas como pode acontecer nas heranças.

Por isso, sim, existe sempre pagamento de imposto de selo nas heranças. A taxa é que pode variar.

Mas isso diz apenas respeito a bens imoveis.

Os 0,8% é um imposto de selo, está no código de imparode selo, aplica-se às transmissões gratuitas como pode acontecer nas heranças.

Por isso, sim, existe sempre pagamento de imposto de selo nas heranças. A taxa é que pode variar.

Podes dar as voltas que quiseres, são coisas diferentes.

Uma coisa é imposto selo sobre bens de herança.

Outra é pagamento de imposto selo sobre transação de imoveis que é o aplicado na sequencia de uma herança.

Podes dar as voltas que quiseres, são coisas diferentes.

Uma coisa é imposto selo sobre bens de herança.

Outra é pagamento de imposto selo sobre transação de imoveis que é o aplicado na sequencia de uma herança.
Todas as voltas que forem dadas acabam sempre no mesmo destino: pagamento de imposto de selo.

E esses imóveis transaccionados não são bens da herança? 🙃

Last edited:
Casa do dia

https://www.idealista.pt/imovel/32731217/

Vistas fantásticas, já vi pior e muito mais caro, mas aquela marginal deve ser um inferno todo o dia e toda a noite, ninguém relaxa naquele jardim.

Esta casa é horrível.

Bem, vamos lá contextualizar isto. Obviamente que a casa tem uns interiores interessantes, bom aspecto, bem decorada, tem uma piscina e tudo...
Mas, mais de 3 milhões de € e 3 andares de escadas.... Isso já não se usa...
Isto se fosse um apartamento no 3º andar sem, elevador (o equivalente a esta casa) era logo apelidado de ultrapassado e pior que os outros.

Eu não compraria esta casa se estivesse comprador para estes valores.

Todas as voltas que forem dadas acabam sempre no mesmo destino: pagamento de imposto de selo.

E esses imóveis transaccionados não são bens da herança? 🙃

Uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa.

O assunto era mais-valias imobiliarias de bens de herança, vieste dizer que não era o VPT que contava ... e depois começaste com esta coisa do IS.

IS sobre transações imobiliarias é uma coisa

IS sobre herança é outra coisa

Como sabem encontro-me neste momento à procura de alternativas mais baratas no CH.

No momento atual tenho 1.05+12M sendo que vai ser atualizada em setembro (tendo em conta julho).
No banco onde tenho o CH - Bankinter - propuseram variável passar para 0.9.
Taxa mista propuseram 2 anos a 4.65%

Posto isto recorri a um desses serviços agregadores de propostas e foram-me apresentadas algumas alternativas.

A questão é que pretendo taxa mista (por considerar ser a mais vantajosa para os próximos 2 anos) e nesta opção só me apresentaram 2 propostas. Assim sendo la fui eu aos bancos ver quais eram as suas melhores propostas.

Coloco aqui os dados recolhidos pois pode ser útil para outros.

Attachments

• photo159346.jpg
    photo159346.jpg
    214.6 KB · Views: 0
Como sabem encontro-me neste momento à procura de alternativas mais baratas no CH.

No momento atual tenho 1.05+12M sendo que vai ser atualizada em setembro (tendo em conta julho).

Posto isto recorri a um desses serviços agregadores de propostas e foram-me apresentadas algumas alternativas.

A questão é que pretendo taxa mista (por considerar ser a mais vantajosa para os próximos 2 anos) e nesta opção só me apresentaram 2 propostas. Assim sendo la fui eu aos bancos ver quais eram as suas melhores propostas.

Pessoalmente, e comparando com o que tens actualmente (que será renovado em Setembro, provavelmente com uma taxa+spread acima dos 5%), tens aí algumas boas propostas nos próximos 2 anos.
Fixa a taxa pelo valor mais baixo que conseguires, e daqui a 2 anos voltas a renegociar novamente.

Nota: Não percebi o cálculo da TAEG. Pela minha experiência, cada banco calcula da sua maneira...

Ninguém te ofereceu Euribor 3M??? :confused:
Metade das ofertas com Euribor 12M??? :confused:

Obrigado pela partilha mas eu deixaria logo informado à partida com os bancos que não aceitava nada que não fosse Euribor 3M ou como second best 6M. Deixava bem claro que Euribor 12M não iria perder tempo a analisar....

Ninguém te ofereceu Euribor 3M??? :confused:
Metade das ofertas com Euribor 12M??? :confused:

Obrigado pela partilha mas eu deixaria logo informado à partida com os bancos que não aceitava nada que não fosse Euribor 3M ou como second best 6M. Deixava bem claro que Euribor 12M não iria perder tempo a analisar....

Tu podes dizer o quiseres aos bancos mas eles é que têm a faca e o queijo na mão.

Back