Tópico das Casas

Alguém me consegue calcular a prestação de um empréstimo nas seguintes condições:

- 15 anos
- 195 mil euros
​​​​​​- Euribor 6M
- Spread 1,25

Alguém me consegue calcular a prestação de um empréstimo nas seguintes condições:

- 15 anos
- 195 mil euros
​​​​​​- Euribor 6M
- Spread 1,25

Com a média de Novembro da euribor a 6M (4,065%), cerca de 1574€.
Mas agora a taxa vai baixar

Last edited:
Já Está!

Euribor 12M abaixo dos 3.6% (3.582%)
Feliz Natal a todos nós! [;)]

Média de Dezembro neste momento nos 3.715%​

Lá para o final de 2024 já andara pelos 2%...

Como já imaginava que os juros altos seriam sol de pouca dura, não me precipitei nem em abater os CH nem em alterar para taxa fixa.​

Lá para o final de 2024 já andara pelos 2%...

Como já imaginava que os juros altos seriam sol de pouca dura, não me precipitei nem em abater os CH nem em alterar para taxa fixa.​

Isso logo se verá se andará pelos 2%, esperemos que sim.
Mas aguentar os juros altos com prestações que dobraram em alguns casos não foi nada boa politica. Eu optei por fixar a taxa a 5 anos com juro de 2.25% (sem spread), mesmo com Euribor a 2% + spread tenho melhores condições. Nos 5 anos de taxa fixa a poupança será de vários milhares de €.

Depende.

Se tens o dinheiro parado ou a render menos do que os juros que pagas compensa. Se for o contrario nao compensa.

Certo, mas, quando se abate na casa é logo parte da vida que fica mais resolvida, nem é só pelos números em si..

- 15 anos
- 195 mil euros
​​​​​​- Euribor 6M
- Spread 1,25

Parece um leasing imobiliário a 180 meses, só falta ter valor residual.

Isso logo se verá se andará pelos 2%, esperemos que sim.
Mas aguentar os juros altos com prestações que dobraram em alguns casos não foi nada boa politica. Eu optei por fixar a taxa a 5 anos com juro de 2.25% (sem spread), mesmo com Euribor a 2% + spread tenho melhores condições. Nos 5 anos de taxa fixa a poupança será de vários milhares de €.

Depende... pago atualmente 5.35% de juros mas vou buscar 4.7% líquidos do guito aplicado. O saldo até a tendência inverter é negativo, mas tem a vantagem de ter o capital do meu lado.

2.25% de taxa fixa e boa taxa de juro, fizeste bem.

Foi preciso reunir uma conjuntura negra para os bancos finalmente começarem a oferecer taxas fixas competitivas.​

Vale pelo conforto psicologico, sem duvida.

Sim, mas prático também, porque não obstante daquilo que mencionas ( e bem ) , também temos que ver que quanto mais estiver abatido, menos se sofre com o aumento das taxas.

Eu devo uns 75 mil e já tenho algum para abater de forma séria sendo que se em 10 anos conseguir terminar o pagamento já fico feliz mas se for menos, tanto melhor, e fico logo despachado da porcaria dos bancos e juros.

• Like
Reactions: FZX
Sim, mas prático também, porque não obstante daquilo que mencionas ( e bem ) , também temos que ver que quanto mais estiver abatido, menos se sofre com o aumento das taxas.

Eu devo uns 75 mil e já tenho algum para abater de forma séria sendo que se em 10 anos conseguir terminar o pagamento já fico feliz mas se for menos, tanto melhor, e fico logo despachado da porcaria dos bancos e juros.

Excepto se a mesma for fixa (apesar de não te seduzir).

Tenho TAN 1.4% durante os próximos 28 anos e será muito pouco provável o cenário em que valha a pena amortizar.

Depende... pago atualmente 5.35% de juros mas vou buscar 4.7% líquidos do guito aplicado. O saldo até a tendência inverter é negativo, mas tem a vantagem de ter o capital do meu lado.

2.25% de taxa fixa e boa taxa de juro, fizeste bem.

Foi preciso reunir uma conjuntura negra para os bancos finalmente começarem a oferecer taxas fixas competitivas.​

4.7% líquidos?! Onde

Excepto se a mesma for fixa (apesar de não te seduzir).

Tenho TAN 1.4% durante os próximos 28 anos e será muito pouco provável o cenário em que valha a pena amortizar.

Mas a taxa fixa saía-me muito cara, era um absurdo há 2 anos pelo menos, até porque é empréstimo pequeno a 40 anos, talvez por isso,não faço ideia.

Também não quero mais empréstimos nem para casa nem para carro que eram as 2 excepções.

Man, 30 anos, 40 anos, é uma aberração, mal de quem não tem outro remedio.

Mas a taxa fixa saía-me muito cara, era um absurdo há 2 anos pelo menos, até porque é empréstimo pequeno a 40 anos, talvez por isso,não faço ideia.

Os 1,4% fixos durante 30 anos foram feitos precisamente há 2 anos, num empréstimo de 100.000€ a 40 anos. [;)]
No meu caso era "apenas" +50€/mês face à melhor proposta variável (com Euribor negativa...).​

Também não quero mais empréstimos nem para casa nem para carro que eram as 2 excepções.

Os meus pais sempre tiveram essa opinião, crédito só para casa.
Eu já fui assim mas comecei a ver o crédito de outra forma.

Um pequeno exemplo: comprei um sofá para o qual tinha o dinheiro disponível mas tinha a possibilidade de fazer crédito 36 meses sem juros nem comissão de formalização.
Optei pelo crédito 0% juros e coloquei a totalidade do dinheiro que me ia custar o sofá em Certificado de Aforro a render 3,5% TANB.

Man, 30 anos, 40 anos, é uma aberração, mal de quem não tem outro remedio.

Precisamente por isso é que me faz/fez confusão a generalidade das pessoas não considerar/analisar taxas fixas quando a Euribor andava negativa.

ricardodsb não coloco em causa a estratégia de cada um, mais nao seja se usas credito a 0% para investir em poupança como fizeste.

Há diversos outros motivos, eu por ex ainda não paguei o resto do carro porque não ganharia nd de jeito e eventualmente até perderia visto que o seguro pela financeira fica mt mais barato e a diferença face a um cá fora era gritante.

Quanto à taxa fixa, no meu caso era um completo absurdo naquilo que simulei.
Como o empréstimo é pequeno, tb não tem grande crise o acrescimo da euribor. De qq forma mesmo com 0% juros eu prefiro sempre pagar tudo a pronto aliás só nao foi a casa porque não dava.

Há ainda outra questão, quem pode pagar a pronto consegue preços melhores e melhores negócios também.

Back