Tópico das Casas

Acho que o IMI faz todo o sentido, paga-se pela posse, pressupondo-se correctamente que se utilizam as infraestruturas publicas de acesso e "apoio". Já o IMT parece-me um mero esbulho, em que lucram estado e bancos, dado que se fica com menos capital para entrada.

Concordo, um imóvel não existe sem infraestrutura circundante, estradas, acessos, segurança, etc, e qt mais, maior o IMI a pagar, acho justo.

Agora IMT e imposto de selo são das coisas mais ignóbeis que pode haver. Asinino mesmo.... É o FDGP do sócio sempre a querer meter a pata suja em tudo a que não tem direito!

E depois ainda vai meter a pata nojenta nas mais valias novamente, sabujos!

Um gajo pode morar no meio do campo com acesso por estrada de terra batida, cheia de buracos e lama, não ter água da rede pública, nem saneamento, e paga IMI na mesma.

Os impostos de posse são estúpidos, porque verdadeiramente nada é nosso.

Acho que o IMI faz todo o sentido, paga-se pela posse, pressupondo-se correctamente que se utilizam as infraestruturas publicas de acesso e "apoio". Já o IMT parece-me um mero esbulho, em que lucram estado e bancos, dado que se fica com menos capital para entrada.

O saneamento e água pagas à parte. Pagas lixo. Os loteamentos são pagos pelos promotores privados. Para as estradas pagas IUC e portagens. O IMI é um esbulho.

Se já pagas o consumo e pagas a transmissão, porquê pagar pela posse?

Aqui estão as taxas oferecidas no mes de Dezembro...
  • 3,00% - durante o primeiro ano.
  • 3,50%** - durante os primeiros 2 anos.
  • 3,60% - durante os primeiros 5 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 10 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 15 anos.
  • 3,75% - durante os primeiros 20 anos.
  • 3,60% durante os primeiros 25 anos.
  • 3,60% durante os primeiros 30 anos.

Valores para Janeiro 2024

2,75%* durante o primeiro ano
3,25% durante os primeiros 2 anos
3,25% durante os primeiros 5 anos
3,75% durante os primeiros 10 anos

​​​​​​​3,75% durante os primeiros 15 anos
3,75% durante os primeiros 20 anos
3,60% durante os primeiros 25 anos
3,60% durante os primeiros 30 anos

Last edited:
Um gajo pode morar no meio do campo com acesso por estrada de terra batida, cheia de buracos e lama, não ter água da rede pública, nem saneamento, e paga IMI na mesma.

Os impostos de posse são estúpidos, porque verdadeiramente nada é nosso.

Provavelmente, nesse cenário, não tens de pagar IMI, convém leres sobre o assunto [;)]

Isso é só uma "meia verdade" [;)]

Quando se constrói um imóvel de raíz, na verdade pagas os ramais de saneamento e abastecimento de água que precisas construir. Pagas o ramal de electricidade, os postes e a iluminação pública.

Se tiver contacto com a rua, é bastante normal teres de construir o passeio e os espaços de estacionamento (caso existam) por tua conta, ao longo do limite da propriedade e ainda com os materiais que a câmara obrigar (geralmente igual ao que já existe). Isto, provavelmente já tiveste de ceder alguns m2 ao domínio público.

O sistema de deposição de resíduos sólidos, é muito provável que possas ser tu a pagar do próprio bolso, não só para a tua casa (ou empreendimento) mas para muitas mais que possam ser construídas depois (ou até em zona urbana já consolidada). E mais uma vez, tem de ser de acordo com o que a empresa de recolha de lixo, pública, manda para o local!

Quando licencias um edifício, à parte de todas estas "regalias", ainda tens de pagar taxas urbanísticas, que em certos locais não são nada pequenas.

Eu costumo dizer que não me importo de pagar impostos desde que os veja bem aplicados.
mas na realidade pagamos iuc's, pagamos imi's, pagamos taxas urbanísticas, etc, e o que vemos são os mesmos buracos nas estradas meses ou anos a fio, valetas e vueiros entupidos com terra e por vezes arbustos a crescer e a invadir as vias, lâmpadas fundidas meses a fio, etc, que na melhor das hipóteses resolvem-se de 4 em 4 anos, e se andarem atentos, na placa de obra diz quase sempre: "comparticipação de fundos europeus - X%, geralmente a maior parte..." Acho que não é par ali que vai o IMI que pagamos...:sh)

E para terminar, como habitação é um "bem de luxo, para ricos" dentro da nossa sociedade, por norma os produtos e serviços são taxados a 23% de IVA, salvo algumas exceções onde pode haver zonas de ARU (área de reabilitação urbana), etc, onde o IVA da mão de obra possa ser reduzida para os 6%, que já é melhor que nada...

Mas enfim, já estamos em 2024, passamos 2022 e 2023 com o drama da falta de habitação e a escalada de preços na boca, e não houve uma alminha dentro de quem tem poder para mudar estas coisas, que tenha sequer pensado em abdicar dos eurinhos do estado para ajudar as pessoas a ter habitação mais acessível.
Um habitação que custe 200k € chave na mão (valor barato hoje em dia), ficaria uns 30k/€ mais barata com iva a 6%.

O Estado precisa de dinheiro, todos temos de sustentar o elefante...por isso pagamos balúrdios por bens inevitáveis com impostos absurdos (electricidade, combustível, produtos de higiene...), e pagamos impostos por sermos "ricos", e em Portugal quem é dono de casa é rico, por isso paga!!! [8b]

Provavelmente, nesse cenário, não tens de pagar IMI, convém leres sobre o assunto [;)]

Todos os terrenos pagam IMI, será é um valor mais baixo.
​​​​​​Mesmo em zonas urbanas, a taxa a aplicar é diferente se for uma casa com piscina na Foz do Porto, ou um pesebre em ruínas numa aldeia na serra da Lousã.

Eu estou há 4 anos a pagar água de uma casa inabitada, basicamente só se tira 1 ou 2 M3 de água por ano para regar um quintal, não deitei o abastecimento abaixo porque não compensava (entrou entretanto em obras).
Não tenho saneamento, só a água, no entanto a maior parte do custo é para as redes que não tenho, residuais e recolha de lixo, e tenho de pagar à mesma.

Ah, para 2023 a câmara decidiu dobrar o preço base da água (passou de ~5€ para 10€) e reduziram os M3 de base.
Para quem está habituado a pagar nas grandes cidades, podem ser valores ridículos, mas não deixa de ser um aumento de 200% de um ano para o outro, numa zona onde há muita gente que tem de sobreviver com uns 300€ de reforma.

Valores para Janeiro 2024

2,75%* durante o primeiro ano
3,25% durante os primeiros 2 anos
3,25% durante os primeiros 5 anos
3,75% durante os primeiros 10 anos

​​​​​​​3,75% durante os primeiros 15 anos
3,75% durante os primeiros 20 anos
3,60% durante os primeiros 25 anos
3,60% durante os primeiros 30 anos

As condições oferecidas para os primeiros 2 anos e 5 anos, são as mesmas que consegui em Fevereiro do ano passado.

Comparando com a taxa variável, e considerando um spread de 0,75% (que penso ser o melhor spread oferecido pela generalidade dos bancos, exceptuando campanhas temporárias de isenção de spread), significa que uma taxa fixa de 3,25% equivale a uma taxa variável de 2,5% + 0,75%.
Assim como uma taxa fixa de 2,75% a 1 ano, equivale a uma taxa variável de 2,00% + spread 0,75% (equivalente à campanha do Abanca, penso eu).

Quem esteja a pensar renegociar o empréstimo, as campanhas de 1 ano, 2 e 5 anos serão boas oportunidades para baixar os juros do Crédito Habitação de forma rápida.

Todos os terrenos pagam IMI, será é um valor mais baixo.
​​​​​​Mesmo em zonas urbanas, a taxa a aplicar é diferente se for uma casa com piscina na Foz do Porto, ou um pesebre em ruínas numa aldeia na serra da Lousã.

Eu estou há 4 anos a pagar água de uma casa inabitada, basicamente só se tira 1 ou 2 M3 de água por ano para regar um quintal, não deitei o abastecimento abaixo porque não compensava (entrou entretanto em obras).
Não tenho saneamento, só a água, no entanto a maior parte do custo é para as redes que não tenho, residuais e recolha de lixo, e tenho de pagar à mesma.

Ah, para 2023 a câmara decidiu dobrar o preço base da água (passou de ~5€ para 10€) e reduziram os M3 de base.
Para quem está habituado a pagar nas grandes cidades, podem ser valores ridículos, mas não deixa de ser um aumento de 200% de um ano para o outro, numa zona onde há muita gente que tem de sobreviver com uns 300€ de reforma.

Estás a misturar assuntos. Estávamos a falar de IMI, não de água.

​​​​​​Não estou a discordar de nada do que dizes, apenas que acho o IMI um imposto mais justo que o IMT+imposto selo+mais valias nas transações.

Não se enquadra nas isenções.

O cenário que descreves, que é o de literalmente acampar numa bouça, provavelmente enquadra-se aqui, porque de outro modo, ninguém quer viver nessas condições.
​​​​
"Um agregado familiar com rendimentos anuais brutos até 15 469,85 euros e que seja proprietário de imóveis (rústicos ou urbanos) de valor patrimonial tributário até 67 260 euros não tem de pagar IMI. Esta isenção aplica-se de forma automática"

​​​​​Mais uma vez, tomara eu não pagar IMI, tenho ódio a impostos!

Valor do Imóvel: 1.000.000,00 € IMT a Pagar: 60.000,00 €
Imposto de Selo (0,8 %): 8.000,00 €
Valores complementares: 0,00 €
TOTAL A PAGAR: 68.000,00 €

Provavelmente seria 1000€ ano para IMI.... O IMT+imposto de selo dá para pagar IMI durante 68 anos.... 🤦🏻🤦🏻🤦🏻🤦🏻

Estás a misturar assuntos. Estávamos a falar de IMI, não de água.

​​​​​​Não estou a discordar de nada do que dizes, apenas que acho o IMI um imposto mais justo que o IMT+imposto selo+mais valias nas transações.

Referi que pagas IMI de qualquer terreno, mesmo que seja agrícola.
o meu pai tem um total de 15 parcelas, as mais pequenas pagam 0,01€ de IMI, no total, que são uns 5 ou 6ha, paga 0,92€ por ano.
A casa obviamente paga muito mais (mais de 99% do total).
De referir, é numa zona onde a taxa se localização é bastante baixa.

O cenário que descreves, que é o de literalmente acampar numa bouça, provavelmente enquadra-se aqui, porque de outro modo, ninguém quer viver nessas condições.
​​​​
"Um agregado familiar com rendimentos anuais brutos até 15 469,85 euros e que seja proprietário de imóveis (rústicos ou urbanos) de valor patrimonial tributário até 67 260 euros não tem de pagar IMI. Esta isenção aplica-se de forma automática"

​​​​​Mais uma vez, tomara eu não pagar IMI, tenho ódio a impostos!

Valor do Imóvel: 1.000.000,00 € IMT a Pagar: 60.000,00 €
Imposto de Selo (0,8 %): 8.000,00 €
Valores complementares: 0,00 €
TOTAL A PAGAR: 68.000,00 €

Provavelmente seria 1000€ ano para IMI.... O IMT+imposto de selo dá para pagar IMI durante 68 anos.... 🤦🏻🤦🏻🤦🏻🤦🏻

Olha que não. O que não falta são imóveis de alto valor que têm de ter captação de água própria e fossa séptica, porque estão isolados. Não são barracos.

Pagar pela posse é o tipo de imposto mais injusto. O mais justo é pagar pelo consumo. Além do consumo também já pagamos pelo rendimento. Fds. Pagamos por tudo.

Isso é só uma "meia verdade" [;)]

Quando se constrói um imóvel de raíz, na verdade pagas os ramais de saneamento e abastecimento de água que precisas construir. Pagas o ramal de electricidade, os postes e a iluminação pública.

Se tiver contacto com a rua, é bastante normal teres de construir o passeio e os espaços de estacionamento (caso existam) por tua conta, ao longo do limite da propriedade e ainda com os materiais que a câmara obrigar (geralmente igual ao que já existe). Isto, provavelmente já tiveste de ceder alguns m2 ao domínio público.

O sistema de deposição de resíduos sólidos, é muito provável que possas ser tu a pagar do próprio bolso, não só para a tua casa (ou empreendimento) mas para muitas mais que possam ser construídas depois (ou até em zona urbana já consolidada). E mais uma vez, tem de ser de acordo com o que a empresa de recolha de lixo, pública, manda para o local!

Quando licencias um edifício, à parte de todas estas "regalias", ainda tens de pagar taxas urbanísticas, que em certos locais não são nada pequenas.

Eu costumo dizer que não me importo de pagar impostos desde que os veja bem aplicados.
mas na realidade pagamos iuc's, pagamos imi's, pagamos taxas urbanísticas, etc, e o que vemos são os mesmos buracos nas estradas meses ou anos a fio, valetas e vueiros entupidos com terra e por vezes arbustos a crescer e a invadir as vias, lâmpadas fundidas meses a fio, etc, que na melhor das hipóteses resolvem-se de 4 em 4 anos, e se andarem atentos, na placa de obra diz quase sempre: "comparticipação de fundos europeus - X%, geralmente a maior parte..." Acho que não é par ali que vai o IMI que pagamos...:sh)

E para terminar, como habitação é um "bem de luxo, para ricos" dentro da nossa sociedade, por norma os produtos e serviços são taxados a 23% de IVA, salvo algumas exceções onde pode haver zonas de ARU (área de reabilitação urbana), etc, onde o IVA da mão de obra possa ser reduzida para os 6%, que já é melhor que nada...

Mas enfim, já estamos em 2024, passamos 2022 e 2023 com o drama da falta de habitação e a escalada de preços na boca, e não houve uma alminha dentro de quem tem poder para mudar estas coisas, que tenha sequer pensado em abdicar dos eurinhos do estado para ajudar as pessoas a ter habitação mais acessível.
Um habitação que custe 200k € chave na mão (valor barato hoje em dia), ficaria uns 30k/€ mais barata com iva a 6%.

O Estado precisa de dinheiro, todos temos de sustentar o elefante...por isso pagamos balúrdios por bens inevitáveis com impostos absurdos (electricidade, combustível, produtos de higiene...), e pagamos impostos por sermos "ricos", e em Portugal quem é dono de casa é rico, por isso paga!!! [8b]
Por isso é que o IMI faz mais sentido, pago periódicamente, de acordo com as características do local e imóvel, permite assegurar a manutenção do que descreveste.

Se funciona ou não, já é outra questão. Mas o "espírito" desse imposto faz sentido.

É como o IUC. Pagar por um carro que está parado. Quando era só de circulação era muito mais justo. Não faz sentido nunca ter nada nosso.

Para mim o IMI não faz sentido, acaba por ser uma renda, alias há muita gente em Portugal a pagar menos de renda do que a maior parte das pessoas paga de IMI que é algo ridiculo.

A acrescentar a postura vigarista do estado português de não atualizar o coeficiente de vetustez de forma automática.

Olha que não. O que não falta são imóveis de alto valor que têm de ter captação de água própria e fossa séptica, porque estão isolados. Não são barracos.

Com estrada de lama e esburacada?

Não têm nenhum uso de segurança pública, bombeiros, iluminação, nenhuma estrada de acesso, nenhum hospital ou escola na freguesia, etc? Está mesmo assim isolada no meio de nada sem qq enquadramento público?

Então pronto, ganhaste.... A casa está no meio de nada e vale milhões.....

Os exemplos que se arranjam para se ganhar discussões online [:)][:)][:)]

Com estrada de lama e esburacada?

Não têm nenhum uso de segurança pública, bombeiros, iluminação, nenhuma estrada de acesso, nenhum hospital ou escola na freguesia, etc? Está mesmo assim isolada no meio de nada sem qq enquadramento público?

Então pronto, ganhaste.... A casa está no meio de nada e vale milhões.....

Os exemplos que se arranjam para se ganhar discussões online [:)][:)][:)]

Olha, ainda no ano passado [:D] passou por aqui esta, no meio do fim do mundo e a pedirem milhões.

- Energia eléctrica fornecida por painéis fotovoltaicos com baterias para armazenamento
- água proveniente de furo

Localiza-se no Termo de Beja, já próximo do rio Guadiana e com acessos em terra.
Como esta, existem muitas por aí, e qualquer solução de fornecimento de energia, água e saneamento de rede pública é incomportável pelas distâncias e pelos custos.

https://supercasa.pt/venda-moradia-t7-beja/i1338306

Back