Tópico das Casas

Meu rico T4...

Retirado da ficha técnica da habitação:

tBk6osJ.jpg

O quarto de 19,65 m2 está a ser usado como escritório.

Área média útil dos 4 quartos acima dos 20 m2.

Nesta área estão incluídos os roupeiros/armários.

Meu rico T4...

tBk6osJ.jpg

Isso são áreas muito difíceis de encontrar. Aliás sempre foram.
Nos dias de hoje ainda pior.

Meu rico T4...

tBk6osJ.jpg

Isso agora é raridade. Bem vês as plantas que o Silver pôs acima. A estes preços só se safa o de Alvalade.

As únicas áreas que evoluíram foram as das casas de banho.

Isso agora é raridade. Bem vês as plantas que o Silver pôs acima. A estes preços só se safa o de Alvalade.

As únicas áreas que evoluíram foram as das casas de banho.

Sim, eu sei disso, tem-se se visto...
Na altura da compra já o promotor fazia referência a isso, se quisesse áreas grandes era aproveitar que dificilmente apareceriam semelhantes na zona.

Agora realmente apostam em áreas dos Wc's e também em varandas maiores.
Aí o meu tem áreas pequenas.

Em 2020 quando compramos um T2, esse um apartamento mais modesto com 100m2, com quartos de 13 m2 e sala de 32m2, no mesmo edifício os T3 tinham ainda umas boas áreas, não sei se por o projeto ser antigo e ter estado na "gaveta" uns bons anos...!

mVPtXCT.png

O tal quarto junto da cozinha.. não há milagres.

Os meus estão em polos opostos da casa, perco muito espaço em corredor com isso, parece um "labirinto". Entre o corredor e quartos ainda há uma porta e wc social

Como vantagem, posso estar na sala à vontade (a ver filmes, socializar, etc) e não se incomoda quem está nos quartos.

Em áreas são 17 (mais wc),15 e 13,5 m2 (tudo com roupeiros).

Meu rico T4...

tBk6osJ.jpg

És meu vizinho!? [:)][:)]

image.png

O de 17m2 tb está a ser usado como escritório. Para os putos os 18m2 estão bons porque só tem cama de solteiro, mas assim que se meter uma cama de casal, com as secretárias, ficam acanhados.

Engraçado ver os comentários dos utilizadores por aqui, tendo cada um a sua visão sobretudo pelo que lhe é mais familiar e está habituado. E só se está a falar de áreas e tipologias, coisas pequeninas [:D]

Já me passou pelas mãos ter de projetar habitações com quartos de 10m2, da mesma forma que também já me passou quartos com 30, 40... até 120m2 (uma casa "T4" com quase 2000m2).

- relativamente às instalações sanitárias, no meu ideal cada quarto deve ter a sua (tudo suítes) + uma social, mas isso custa dinheiro!!! Que nem sempre há, e o M2 também é muito caro...mas para um T3, acho que idealmente deve ter pelo menos 1 suite+ 1 WC completo para 2 quartos + 1wc social. Se for um T4, acho que já deve ter 2 suites (podem ser em zonas diferentes) + 1wc para 2 quartos
- relativamente a áreas, 12m2 acho que é a base, mas idealmente por volta de 15/16, sendo se for mais melhor.
​​​​

Engraçado ver os comentários dos utilizadores por aqui, tendo cada um a sua visão sobretudo pelo que lhe é mais familiar e está habituado. E só se está a falar de áreas e tipologias, coisas pequeninas [:D]

Já me passou pelas mãos ter de projetar habitações com quartos de 10m2, da mesma forma que também já me passou quartos com 30, 40... até 120m2 (uma casa "T4" com quase 2000m2).

- relativamente às instalações sanitárias, no meu ideal cada quarto deve ter a sua (tudo suítes) + uma social, mas isso custa dinheiro!!! Que nem sempre há, e o M2 também é muito caro...mas para um T3, acho que idealmente deve ter pelo menos 1 suite+ 1 WC completo para 2 quartos + 1wc social. Se for um T4, acho que já deve ter 2 suites (podem ser em zonas diferentes) + 1wc para 2 quartos
- relativamente a áreas, 12m2 acho que é a base, mas idealmente por volta de 15/16, sendo se for mais melhor.
​​​​

As casas são sempre compromissos, há sempre alguma coisa que podia ser melhor. Sempre !

Depois as próprias pessoas têm diferentes gostos e valorizam coisas diferentes. Nas moradias que é onde se personaliza mais habitualmente, vemos coisas muito valorizadas pelos proprietários que para a maior parte não tem interesse nenhum.

Por exemplo aproveitamentos da garagem para arrecadação, deixando os carros de fora. Alpendres ou telheiros para criar zonas de sombra, comprometendo um bocado a exposição solar, etc.

As casas são sempre compromissos, há sempre alguma coisa que podia ser melhor. Sempre !

Depois as próprias pessoas têm diferentes gostos e valorizam coisas diferentes. Nas moradias que é onde se personaliza mais habitualmente, vemos coisas muito valorizadas pelos proprietários que para a maior parte não tem interesse nenhum.

Por exemplo aproveitamentos da garagem para arrecadação, deixando os carros de fora. Alpendres ou telheiros para criar zonas de sombra, comprometendo um bocado a exposição solar, etc.

Nas moradias vê-se tanto isso... a malta acha que tem a última bolacha do pacote e depois pasma-se que as casas fiquem anos à venda e ninguém lhes pega... "eu gastei muito dinheiro nisto" ... "amigo, não duvido, mas é para arrancar e fazer tudo de novo, não vou pagar extra por uma coisa que é feia/malfeita/ilegal/sem sentido".

Este dizem que é parque das nações, mas já é acima da gare do oriente. T3 700.000€

​​​​

O grande problema deste parece ser a sala, que em teoria até nem é tão pequena (32m2), mas que na prática vai ter uns 20m2 "utilizáveis", por ser em formato de L. Não há nenhuma zona nessa sala que seja muito larga, e aquele canto em frente à cozinha não me parece ter utilidade, a não ser para um móvel.

O grande problema deste parece ser a sala, que em teoria até nem é tão pequena (32m2), mas que na prática vai ter uns 20m2 "utilizáveis", por ser em formato de L. Não há nenhuma zona nessa sala que seja muito larga, e aquele canto em frente à cozinha não me parece ter utilidade, a não ser para um móvel.

bastava aquela parede não existir e meter uma boa ilha com lugares sentados e bastante arrumação por baixo e ficava logo tudo maior, mais arejado! Assim fica uma cozinha minuscula e escura e uma sala toda partida e sem espaço.

bastava aquela parede não existir e meter uma boa ilha com lugares sentados e bastante arrumação por baixo e ficava logo tudo maior, mais arejado! Assim fica uma cozinha minuscula e escura e uma sala toda partida e sem espaço.

Sim, claramente que ganhava com a cozinha ser aberta.

Ás vezes à plantas que foram pensadas para cozinha aberta e depois alguém disse.... fecha lá aquilo.[:D]

Também temos de ver que um país evoluido como o nosso, até 01/01/2024 (ou seja há 21 dias) era "ilegal" ter a cozinha aberta na sala. [:)]

Eu gosto bastante dessa planta.

Trocava a localização da sala de jantar com a da sala de estar.

Não faz sentido vir com uma travessa da cozinha e estar a fazer contorcionismos para passar pela esquina do sofá.

Por outro lado com a Sala de estar mais afastada da cozinha consegue-se aproveitar melhor o espaço. De resto gosto da distribuição das divisões, dois quartos pequeninos mas funcionais e uma varanda porreira, para poder ler, estar, estender roupa, etc.

Eu gosto bastante dessa planta.

Trocava a localização da sala de jantar com a da sala de estar.

Não faz sentido vir com uma travessa da cozinha e estar a fazer contorcionismos para passar pela esquina do sofá.

Por outro lado com a Sala de estar mais afastada da cozinha consegue-se aproveitar melhor o espaço. De resto gosto da distribuição das divisões, dois quartos pequeninos mas funcionais e uma varanda porreira, para poder ler, estar, estender roupa, etc.

E onde é que metes a mesa? Na horizontal não cabe. Na vertical cabe uma mesa pequena ao estilo da que está na planta. Com uma ligeiramente maior, simplesmente não há espaço. Com a mesa aberta e 6 pessoas sentadas, bloqueia completamente o acesso ao resto da sala.

Já esse suposto sofá de canto da planta também bloqueia tudo. A julgar pela planta, só pessoas com uma dieta reigorosa é que conseguirão passar para a sala.

A não ser que queiram passar pelo quarto, entrar na varanda, e entrar na sala pelo exterior [:D]

Sim, este é um dos espaços que ganhava muito em ser aberto, apesar de eu não ser apreciador de open space.

Sim, claramente que ganhava com a cozinha ser aberta.

Ás vezes à plantas que foram pensadas para cozinha aberta e depois alguém disse.... fecha lá aquilo.[:D]

Também temos de ver que um país evoluido como o nosso, até 01/01/2024 (ou seja há 21 dias) era "ilegal" ter a cozinha aberta na sala. [:)]

Se antes era "ilegal" e muitas cozinhas já não eram mais do que uma bancada numa das paredes da sala, a partir de agora, às tantas vamos deixar de ver as cozinhas, sempre são uns milhares que se poupam na construção [:D]

Onde podemos ver plantas de projetos feitos?

Como assim?

A melhor maneira é ver empreendimentos e casas em imobiliárias. Ou promotores que disponibilizam.
Mesmo no idealista tens lá se tem ou não planta.

Aliás como há a obrigação de certificado energético, também devia haver de planta.

Back