Tópico das Casas

Bem, descomplicando, e segundo o que simulei o ano passado:

Se entregar X para amortizar em prazo: o valor total a pagar de juros até ao fim é Y

Se entregar X para amortizar e reduzir a prestação mensal: o total a pagar de juros até ao fim é de Z

Sendo que Y < Z .

Bom, pelo menos foi o que interpretei do simulador.

Mas dá para para fazer a liquidação total quando quiseres, certo? Essa regra aí descrita só se aplica a abatimentos parciais, correto?

Nao, se quiseres fazer amortizacao total antecipada levas com uma penalizacao de 5%. O allowance e de 10% ao ano do valor em divida, mais do que isso ja da direito a penalizacao.

Nao e minha intencao entrar a matar nem nada que se pareca, e apenas a minha maneira de escrever. Nao interpretes mal. [;)]

Ja dei argumentos mais do que suficientes. Se olhares para os ficheiros que partilhaste notaras que ambos os creditos tiveram 180 prestacoes, as restantes 180 prestacoes com montantes de 0.002€ sao para encher chouricas...

De resto estas a entrar em divagacoes, o ponto e claro: O que e mais favoravel? Amortizar a prestacao ou ao periodo? A conclusao e clara.

Depois entram outras variaveis tais como a facilidade com se amortiza no tempo vs na prestacao. Aqui nao te sei responder pk nunca amortizei os meus CH em PT.

No Santander UK basta ir a app 24h/dia 365 dias/ano e amortizar o montante que quiser sem qualquer tipo de penalizacao* e com atualizacao do valor em divida na hora.

*Desde de que nao ultrapasse 10% do valor em divida por ano.

Ja agora, ainda bem que tivemos aquela discussao ha tempos no outro topico. Ja estou a negociar a tranferencia dos CH para o Bankinter que vao resultar numa poupanca de pelo menos 1200€/ano logo nos dois primeiros anos.[kiss]

Só para concluir esta discussão:
Quem reduz o prazo do empréstimo, é o mesmo que contratualizar perante o banco que pretende fazer amortizações de capital cada vez maiores num prazo menor.
Por outro lado, quem não mexa no prazo, mas esteja disposto a aumentar as suas amortizações extraordinárias (podem ser mensais, trimestrais, semestrais, anuais, etc...) tem a possibilidade de decidir o montante das amortizações que pretende fazer e quando o quer fazer.
Considero esta a grande vantagem desta opção.
Mas tem um custo: Quanto mais tempo demorar a amortizar, mais juros serão pagos.
Agora se cumprirem exactamente as mesmas premissas, isto é, se amortizar os mesmos valores entre um cenário e o outro, vão chegar à conclusão que os juros pagos são os mesmos.
Como eu disse, são 2 formas de ver a mesma situação.
Depende de cada um como se sente mais confortável.

Infelizmente, em Portugal os bancos não gostam de reduzir prazos de empréstimos, somente aumentar os mesmos. Obrigam a negociar novas condições.

Sobre a questão da transferência de crédito, confirma-se a poupança do mesmo.
Eu costumo renegociar os créditos e os seguros associados a cada 2 anos.

Bem, descomplicando, e segundo o que simulei o ano passado:

Se entregar X para amortizar em prazo: o valor total a pagar de juros até ao fim é Y

Se entregar X para amortizar e reduzir a prestação mensal: o total a pagar de juros até ao fim é de Z

Sendo que Y < Z .

Bom, pelo menos foi o que interpretei do simulador.

Certo.
Não fazendo mais nada do que está aí descrito isso está certo.

Epá! Então não é um espetáculo para todos os cenários!

Paguei o meu primeriro CH em 7 anos...

Espetáculo é a gestão do teu CH que a App permite. A penalização dos 5% pela antecipação total do ch penso ser geral por cá, ou pelo menos no santander é. Nada a fazer quanto isso a não ser ir pagando os 10% /ano que o banco deixa fazer sem penalizacoes.

Questão para discussão:

- Nova construção de apartamento. Deve-se mudar a fechadura da porta de entrada antes de habituar a casa - sim ou não?

Nunca tinha pensado no tema, mas conheço quem o tenha feito. O argumento é que mesmo o vendedor entregando as chaves em número correto , é impossível saber quantas chaves da casa poderão andar a circular.

E a verdade é que tenho tido conhecimento de alguns furtos a habitações pouco tempo depois da mudança.

Por 200€, dorme-se mais descansado.

Questão para discussão:

- Nova construção de apartamento. Deve-se mudar a fechadura da porta de entrada antes de habituar a casa - sim ou não?

Nunca tinha pensado no tema, mas conheço quem o tenha feito. O argumento é que mesmo o vendedor entregando as chaves em número correto , é impossível saber quantas chaves da casa poderão andar a circular.

E a verdade é que tenho tido conhecimento de alguns furtos a habitações pouco tempo depois da mudança.

Sim, mas diria que em vez de substituir, podes adicionar uma 2ª fechadura.

Assim é garantido que o fornecedor da nova tb nunca vai conseguir aí entrar mesmo que tenha 1 cópia [:p]

É algo a considerar, se bem que o último orçamento de troca de fechadura que vi eram 800€ nas chaves do areeiro. Depois acabou por ter que se trocar a porta e foram 2k...

Só o canhão deve ser mais barato.

Questão para discussão:

Como é óbvio, casa nova trocam se todas as chaves, de casa, garagens, arrecadações, etc.

Não é senso comum?

Todas as casas que comprei (novas ou nao), sempre mudei o canhão.
Mesmo em portas de seguranca, a mudanca faz-se em poucos minutos.
Para mim nao faz sentido, ter portas de seguranca/ blindadas numa casa e nao saber por quantas maos passaram as chaves.

No caso da minha casa adquirida em 2023, durante as obras usavam a chave mestre na porta principal que a partir do momento que se põe a chave única do proprietário, a chave mestre deixa de poder entrar. Sistema inteligente, para prevenir esses casos que falam.

Fonix!

Uma soundbar porreira mete-se debaixo do braço e custa 5 fechaduras novas…

Para não falar em relógios.

Eu é que nunca pensado nisto, mas faz-me sentido.

Pois mas eu falei no meu caso, não no teu né.

A TV tem 10 anos, o desktop quando o construí há 3 anos foram 500 euros em peças, o portátil é da empresa e os 3 ecrãs não valem 200 euros todos juntos, tenho 3 relogios que novos eram 100 e tal cada um e olha nada mais, nem um seguro me compensava.

Se bem que só pa entrarem vão ter sérias dificuldades, e é bom que estudem a vizinhança se não lixam-se com F grande mas enfim, quem tem a casa cheia de gadjets facilmente se atira para milhares de euros ai sem duvida.

Ah, tenho 2 impressoras 3d, lol, grandes monos.

Voltar
Superior