Tópico das Casas

E já que se fala de Braga, a zona do hotel Lamaçães é " centro" ? eu não me importava nada de viver ali por comparação a qualquer suburbio de LX.

É provavelmente a melhor zona para viver na cidade. Não estás no caos, mas estás perto de tudo. 5minutos da universidade, Parque da rodovia ali ao lado, todo o tipo de comercio a menos de 5 minutos. Circular a 1minuto. Perto do bom jesus. 5 minutos do centro de carro. (não em hora de ponta). Ou viver mesmo no centro para aproveitar a cidade a pé ou numa zona tipo essa em que estás perto do centro e fácil para circular para qualquer lado.

Eu gosto de Braga e nao me importava nada de viver lá.

A falta de ordenamento é óbvia ainda para mais tendo a cidade crescido tanto, mas isso é um problema (grave) em Portugal. Até vilas pequenas conseguem ser uma manta de retalhos,há zero planeamento urbano.

Por acaso fiquei com a impressao que o transito é bastante mau, mas normalmente o meu trajecto passa pela zona mais crítica.

Impressiona andar de aviao na Europa central com aldeias/vilas/cidades bem limitadas e chegar a Portugal e ver o típico aglomerado aleatório. No interior é cada vez mais um caso sério, há cada vez mais aldeias com <50 habitantes coladas umas as outras o que a longo prazo vai resultar em áreas completamente desertas porque como é óbvio agora nao dá para "juntar" a pouca massa populacional que resta. Por acaso é um fenómeno curioso, suponho que derivado ao atraso na industrializacao? Como nao havia mobilidade nem actividades a larga escala as pessoas tinham que se fixar perto das terras.

Muito mais, sem comparação possível.
Em todo o caso Guimarães cidade parece uma vila em comparação com Braga. Braga construiu uma muralha de prédios desordenadas à volta do centro. mas hoje em dia conseguiu quase ser uma pequena metrópole, Guimarães ficou um pouco para trás, quando já esteve bem à frente, não foi por acaso que foi Capital europeia da cultura em 2012. Mais impressionante é a velocidade com que Braga mudou. Se fores ver noticias de 2010 vês uma cidade quase a definhar, onde no centro era preciso segurança privada dos comerciantes porque não havia pessoas na rua. A universidade e a cidade viviam de costas voltadas. As festas festinhas que muitos criticam acabam por dar vida, o pessoal depois de uma semana de trabalho quer lazer. Acidade hoje em dia está sempre cheia e torna-se agradável de correr as ruas.

Cidades melhor que Braga? Não tens, isto no geral, quando olhas a cidade como um todo. Guimarães é a que mais se aproxima. Acaba por ser um meio termo entre cidade em crescimento , mas ainda sem o caos de Lisboa e Porto. Embora precise de algumas obras urgentemente para melhorar qualidade de vida de quem ali circula. E era muito barata em termos de habitação, hoje é menos.
Obviamente que seria muito mais fixe morar em Cerveira por exemplo, Viana do Castelo que adoro para uns belos passeios, Povoa de Varzim, Vila do Conde, mas sinto que falta vida. Esposende por exemplo que em breve junto com Barcelos pretende criar uma área gigantesca para industria.

Estive recentemente em Braga durante dois dias, precisamente a participar num evento onde se discutia Habitação, e fiquei exatamente com essa opinião.

Sou de Gaia, já morei em Lisboa, e via-me perfeitamente a viver em Braga.
Apesar das "vias rápidas" que rasgam a cidade, o centro está bem consolidado, tem um espaço público agradável, e tem a vida que uma cidade merece ter.
Depois, em termos geográficos, acaba por estar muito bem posicionada e relativamente perto de tudo (aeroporto, Porto, Espanha, praia, PN Peneda-Gerês, etc...).

Última edição:
Eu gosto de Braga e nao me importava nada de viver lá.

A falta de ordenamento é óbvia ainda para mais tendo a cidade crescido tanto, mas isso é um problema (grave) em Portugal. Até vilas pequenas conseguem ser uma manta de retalhos,há zero planeamento urbano.

Por acaso fiquei com a impressao que o transito é bastante mau, mas normalmente o meu trajecto passa pela zona mais crítica.

Impressiona andar de aviao na Europa central com aldeias/vilas/cidades bem limitadas e chegar a Portugal e ver o típico aglomerado aleatório. No interior é cada vez mais um caso sério, há cada vez mais aldeias com <50 habitantes coladas umas as outras o que a longo prazo vai resultar em áreas completamente desertas porque como é óbvio agora nao dá para "juntar" a pouca massa populacional que resta. Por acaso é um fenómeno curioso, suponho que derivado ao atraso na industrializacao? Como nao havia mobilidade nem actividades a larga escala as pessoas tinham que se fixar perto das terras.

Não necessariamente...

Em Portugal temos essencialmente os 2 tipos de aglomerado: dispersos - Minho, Douro Litoral, Litoral até à zona centro, encostas algarvias, ilhas), e aglomerado condensados - Trás-os-Montes, Alentejo, Ribatejo, Beiras).
Diria que isto está mais relacionado com a localização e acesso à agua (nas fixações mais antigas) e a segurança das fronteiras, do que outra coisa. No Norte Litoral há muito mais pluviosidade, muito mais facilidade de acesso à água.

Aqui um exemplo que reparei nele no sábado em termos de desordenamento do território, onde as encostas do Douro estão pontilhadas de construções:
https://maps.app.goo.gl/jiFpHbMVgf3fmrkA6

Ainda na Sexta-feira fiz Guimarães-Porto por nacional (desta vez Vizela, Paços de Ferreira, Alfena) e é uma continuidade de zonas urbanas desordenadas pouco interessante e bastante caótica. Esta situação extende-se a grande parte da zona norte de Porto/Braga (Maia, Santo Tirso, Paredes, Famalicão, Barcelos, SM Feira... é tudo assim).

Estás a descrever para aí uns 99% dos meios suburbanos. [:D][;)]​​​​​​

No monte flor não se passa nada, mas as vivendas que estão ali em frente são vendidas a preços obscenos... aquele condominio agora também está a preços elevados... está tudo, mas zero de comercio.

Prefiro mil vezes a minha zona de Alfragide, tenho tudo a pé, tudo perto. andando 50-250 m tenho aldi, lidl,continente, farmácias, parques.

Na zona do foguetão ainda têm muitos à venda? pensei que aquilo tivesse boa saida.

não tens é condomínios privados com piscina

Pois, isso é bem verdade. E aquele tem bom aspecto, não tem é mesmo nenhum comércio a pé.

Há uns tempos falavam que iam construir ali perto uma zona comercial enorme, com ténis e piscinas. Isso foi à vida?

Era isto:
image.png

Previsto em 2019.

Está demorado, mas parece que houve movimentações há pouco tempo. Tenho de ver se encontro a noticia. ​

Estás a descrever para aí uns 99% dos meios suburbanos. [:D][;)]​​​​​​

É verdade [:D]
A diferença é a extensão dessa malha suburbana.

No caso de Lisboa também é assim, mas existem mais quebras. Tem mais presença de construção vertical em determinados centros (discutível se é melhor ou pior, mais ou menos seguro).

Enquanto na zona do Porto, a malha suburbana extende-se duma forma que consegue ligar SM da Feira a Braga. Tem apenas algumas bolsas não construídas/mais rurais em zonas mais montanhosas.
Percorre-se vários concelhos e freguesias de forma consecutiva sem sem perceber com clareza onde começam e acabam, ou onde é o centro.

Os próprios PDM's municípais contribuem bastante para isso. O número de pisos possíveis de construir é sempre muito limitado até nos principais centros, e não há muito planeamento urbanístico em termos de crescimento estruturado.

Tirando a baixa Pombalina que surgiu devido a uma catástrofe, ou de forma mais ténue e implantação do Plano do Almada no Porto (há séculos), só conheço mais um caso de cidade planeada e estruturada em Portugal: Espinho. E mesmo aqui, o crescimento urbano atual já não obedece ao modelo inicial.

Em Braga abaixo de 300mil compras uma vivenda de 270m2 nova e ainda com algum terreno. Em lisboa essa vivenda custaria facilmente mais de 1milhão ou coisa do género.
Em Braga se tiveres vontade compras um terreno e fazes uma casa de 200 metros quadrados à volta dos 300mil euros ou por aí.
Apartamentos abaixo dos 300mil ainda encontras bastantes e relativamente centrais. Há alguns â volta dos 200mil, não há muitos, mas ainda se encontram novos.
E por 300mil provavelmente já compras um t3 com 150m2.
Em Maximinos tens t3 novos por 255mil.
Como disse apesar de terem subido bastante, há 3 ou 4 anos custavam menos 30 ou 40%, não há comparação possível com Lisboa.

Também não podes comparar o pouco comparável.

Onde estão esses terrenos para fazer moradia de 200m2 em Lisboa?

Existe sequer zona rural a 2km do centro de Lisboa?

Eu não conheço Braga, tirando o Bom Jesus, por isso até posso estar a ser injusto.[:D]

Também não podes comparar o pouco comparável.

Onde estão esses terrenos para fazer moradia de 200m2 em Lisboa?

Existe sequer zona rural a 2km do centro de Lisboa?

Eu não conheço Braga, tirando o Bom Jesus, por isso até posso estar a ser injusto.[:D]

A 2km do centro? a 2km do centro ainda não saíste do centro pá [:D][:D]! a Av. Liberdade tem mais de 1km, são 3kms da Praça do Comércio ao Marquês.

Quem quer moradias, lá está, tem Ramada, Famões, Tojal, VFX, Belas ou ainda mais longe, margem sul, Mafra etc.

A preços super premium também se arranjam na "cidade" mas não é certamente para o bolso de 99.9% da população.

A 2km do centro? a 2km do centro ainda não saíste do centro pá [:D][:D]! a Av. Liberdade tem mais de 1km, são 3kms da Praça do Comércio ao Marquês.

Quem quer moradias, lá está, tem Ramada, Famões, Tojal, VFX, Belas ou ainda mais longe, margem sul, Mafra etc.

A preços super premium também se arranjam na "cidade" mas não é certamente para o bolso de 99.9% da população.

"ainda sou do tempo " em que muita gente cantava " pelo preço de um T3 em Massamá ou Amadora compro uma pequena vivenda com piscina na Margem Sul, Mafra ou Alenquer ".

Exageros ( ? ) à parte, lá vai o tempo em que se arranjavam bons negócios nas periferias mesmo a contar com aquelas mais próximas mas não coladas ( por ex Queluz ).

Pois, isso é bem verdade. E aquele tem bom aspecto, não tem é mesmo nenhum comércio a pé.

Há uns tempos falavam que iam construir ali perto uma zona comercial enorme, com ténis e piscinas. Isso foi à vida?

como disse noutro post agora vivo no condo no centro e continuo a não fazer vida de bairro, depende muito do que se pretende.
Tenho amigos que deliram com campo de ourique, tem vida de bairro, óptimas lojas e excelentes restaurantes.
Eu só vejo trânsito caótico, falta de estacionamento e casas umas em cima das outras [:D] (vou ser apedrejado)
Nunca na vida...

Tirando a baixa Pombalina que surgiu devido a uma catástrofe, ou de forma mais ténue e implantação do Plano do Almada no Porto (há séculos), só conheço mais um caso de cidade planeada e estruturada em Portugal: Espinho. E mesmo aqui, o crescimento urbano atual já não obedece ao modelo inicial.

Se entendi bem o que referes, eu incluiria nessa lista Vila Real de Santo António, ou não fosse um projeto do Marquês de Pombal. [;)]

https://www.google.pt/maps/place/Vil...M2Rq?entry=ttu

Última edição:
como disse noutro post agora vivo no condo no centro e continuo a não fazer vida de bairro, depende muito do que se pretende.
Tenho amigos que deliram com campo de ourique, tem vida de bairro, óptimas lojas e excelentes restaurantes.
Eu só vejo trânsito caótico, falta de estacionamento e casas umas em cima das outras [:D] (vou ser apedrejado)
Nunca na vida...

Tar ali ao lado da Meia Laranja e ainda te queixas [:D]

"ainda sou do tempo " em que muita gente cantava " pelo preço de um T3 em Massamá ou Amadora compro uma pequena vivenda com piscina na Margem Sul, Mafra ou Alenquer ".

Exageros ( ? ) à parte, lá vai o tempo em que se arranjavam bons negócios nas periferias mesmo a contar com aquelas mais próximas mas não coladas ( por ex Queluz ).

Mudanças de mentalidade. Gerações.

"Se calhar" nesse tempo muita gente valorizava era ter uma "casa grande e privada", e mais atrás no tempo ainda, com quintal e um galinheiro [:D].
Hoje em dia, muita gente procura a proximidade social e cultural, é estar no centro, mesmo que isso signifique ter um espaço menor e altamente caro.
​​​​​​
Ainda não há muitos anos os centros das grandes cidades estavam ao abandono, montes de casas devolutas, ruas desertas de gente no centro das grandes cidades e, no máximo, havia até carros estacionados nas ruas ou praças.
Em poucos anos a coisa inverteu e estamos a chegar ao polo oposto, as baixas das cidades estão a ficar superlotadas de gente, inclusive os veículos desapareceram/são proibidos de entrar.

Ainda no domingo ao fim da tarde atravessei a Ponte Luís I a pé e atravessei a baixa até à ponte da Arrábida. Para não variar, os passeios da ponte estavam cheios, a zona da frente de rio junto ao cais da ribeira estava a abarrotar de gente, com coisas a acontecer. As passadeiras para atravessar a Rua infante D. Henrique estavam completamente cheias.

Os turistas têm aqui uma cota grande de presenças, mas os portugueses também estão a usufruir mais do espaço público.

E não é só nas zonas rurais...no interior também acontece, neste momento depois da pandemia, ir a qualquer terriola e querer almoçar sem marcação pode ser difícil. Ainda há tempos num passeio a Pitões das Júnias chegamos a um restaurante e não conseguimos lugar, safou-nos que tinha aberto outro do outro lado da aldeia ainda não conhecido, e por sinal muito agradável.

Voltar
Superior