Tópico das Casas

Penso que não tens que ir a lado nenhum.

Está descrito na Certidão permanente que podes pedir online.
Na parte da composição da matriz explica a constituição do prédio.
Se não falar do terreno, é porque pertence a todos, nem há conversas.

Se por acaso as permilagem das caves forem iguais à dos andares, então melhor ainda...

Consegui aqui a Certidão permanente que diz o seguinte:

Fração: A Permilagem: 45
Fração: B Permilagem: 55
Fração: C Permilagem: 40

Depois existe até ao S.

Só existem 4 frações com 65m que são o r/c,1º,2º 3º frente/poente.
Aqui o desta casa é a fração O que tem 65m2.

Ou seja, na verdade e pelo que vejo aqui os vizinhos que dizem que o quintal é deles, são na verdade os que têm menor valor de permilagem. Podemos tirar alguma conclusão?
Obrigado.

Na Europa central e USA, existe actualmente um problema, dois, além da falta de pessoal, existe falta de material, seja eléctrico seja outro, que fazem prédios quase prontos ficarem parados durante meses à espera dos materiais, para quem está a construir em Portugal está a ser afetado por isto ?

Não. O volume de construção em Portugal é pequeno para que seja afetado por falta de material. Há sim, dilatação no prazo de entrega e subida de preços desse material.

Consegui aqui a Certidão permanente que diz o seguinte:

Fração: A Permilagem: 45
Fração: B Permilagem: 55
Fração: C Permilagem: 40

Depois existe até ao S.

Só existem 4 frações com 65m que são o r/c,1º,2º 3º frente/poente.
Aqui o desta casa é a fração O que tem 65m2.

Ou seja, na verdade e pelo que vejo aqui os vizinhos que dizem que o quintal é deles, são na verdade os que têm menor valor de permilagem. Podemos tirar alguma conclusão?
Obrigado.

OK, sendo assim é o normal. O terreno é provavelmente de todos até porque existe proporcionalidade em relação à permilagem ( o vizinho que se diz dono do terreno não tem mais permilagem).

Mas aqui a coisa pode complicar e vou falar de uma excepção: Às vezes, a constituição da propriedade horizontal está mal feitas e os terrenos, apesar de constarem dos m2 na Certidão, não estão contemplados na permilagem mas existia um acordo do construtor ( verbal ou escrito inicial aquando da construção) que dizia que o terreno pertencia à fracção X. O objectivo seria uma posterior desanexação da parcela. Mas por algum motivo as os novos proprietários não se apercebem ou se esqueceram de fazer a regularização.

No teu caso eu agarro-me à certidão e às permilagem. Não diz nada sobre o terreno: azar para o teu vizinho.

Cabe ao teu vizinho demonstrar que é dono do terreno através de evidência documental e depois se for verdade tem que ser ele a resolver o imbróglio se for o caso. Não é fácil.

Muito obrigado mesmo pela explicação Wanderoli.[;)]

As confusões até agora são só bocas entre alguns nas reuniões, mas eu quero estar bem informado, baseado na informação que tenho. Visto que não estou mesmo por dentro do assunto, assim ao menos já sei mais do que aquilo que sabia.

Muito obrigado mesmo pela explicação Wanderoli.[;)]

As confusões até agora são só bocas entre alguns nas reuniões, mas eu quero estar bem informado, baseado na informação que tenho. Visto que não estou mesmo por dentro do assunto, assim ao menos já sei mais do que aquilo que sabia.

Nestas coisas, dizer sempre que te baseias apenas em documentos e que não é uma questão de opinião pessoal.
Estes temas são sensíveis e acabam facilmente em confusões e às vezes agressões.

Apesar da permilagem ser um indicador muito forte, é importante que a caderneta do teu vizinho não fale desse terreno como parte integrante.

É que em Portugal os notários e os registo são um área algo complexa e cheia de excepções às regras e erros. Muitas situações destas acabem em tribunal porque existem discrepâncias entre documentos.

Ja agora ainda sobre lava loiças e sobre aqueles de marmore que odeio à vista ( mas se for de granito já gosto ):

Então dei por mim a pensar, mas eu tenho um daqueles em metal prateado estilo anos 90, opah não acho feio , acho até mt neutro, quando o for trocar nem sei o que meta lá.

https://www.schock.de/int_en/sinks

Algo deste género?

Mas depende muito da pedra que lá tens. Estes ficam bem com "pedras" claras das mais modernas, por exemplo Silestone, Krion etc.

Não. O volume de construção em Portugal é pequeno para que seja afetado por falta de material. Há sim, dilatação no prazo de entrega e subida de preços desse material.

Muita da dilatação dos prazos de entrega, e de certo modo a subida dos preços também, tem a ver com o facto de muitas empresas não fazerem stoks de material disponível. Depois em situações como a "Guerra da Ucrânia" ou o barco que ficou preso no Suez, fazem derrapar os prazos e as obras chegam a parar. Houve tempo recente onde houve efetivamente falta de certos materiais (China).

Parece-me que o COVID ainda veio agravar mais esta situação, as empresas perceberam que podem correr menos riscos se não tiverem dinheiro empatado, afinal de contas não vai faltar trabalho e no final o cliente vai pagar na mesma, custe 1000m2, ou custe 1200m2.
Deixam de trabalhar com o dinheiro deles e passam a trabalhar com o dinheiro do cliente. Mudança de paradigma.

Mesmo na construção de larga escala, longe vão os tempos em que os empreiteiros começavam a construir empreendimentos gigantes tudo ao mesmo tempo, enquanto os iam vendendo e concluiam a obra com muitos ainda por vender. Hoje em dia a construção é muito mais faseada, não raras vezes já está quase tudo vendido ainda antes de começar a construção, e é normal ver blocos já prontos e habitados enquanto os outros ainda estão a arrancar.

Muita da dilatação dos prazos de entrega, e de certo modo a subida dos preços também, tem a ver com o facto de muitas empresas não fazerem stoks de material disponível. Depois em situações como a "Guerra da Ucrânia" ou o barco que ficou preso no Suez, fazem derrapar os prazos e as obras chegam a parar. Houve tempo recente onde houve efetivamente falta de certos materiais (China).

Parece-me que o COVID ainda veio agravar mais esta situação, as empresas perceberam que podem correr menos riscos se não tiverem dinheiro empatado, afinal de contas não vai faltar trabalho e no final o cliente vai pagar na mesma, custe 1000m2, ou custe 1200m2.
Deixam de trabalhar com o dinheiro deles e passam a trabalhar com o dinheiro do cliente. Mudança de paradigma.

Mesmo na construção de larga escala, longe vão os tempos em que os empreiteiros começavam a construir empreendimentos gigantes tudo ao mesmo tempo, enquanto os iam vendendo e concluiam a obra com muitos ainda por vender. Hoje em dia a construção é muito mais faseada, não raras vezes já está quase tudo vendido ainda antes de começar a construção, e é normal ver blocos já prontos e habitados enquanto os outros ainda estão a arrancar.

Como em muitas outras áreas. Ninguém faz stock e assim não há dinheiro empatado. Compram apenas o necessário. A facilidade e fiabilidade das redes de transportes mudaram a forma de trabalhar das empresas.
Pessoalmenta ainda me faz um pouco confusão ver por exemplo os canalizadores a irem comprar cotovelos de PVC em numero exacto para a obra. [:D]

Como em muitas outras áreas. Ninguém faz stock e assim não há dinheiro empatado. Compram apenas o necessário. A facilidade e fiabilidade das redes de transportes mudaram a forma de trabalhar das empresas.
Pessoalmenta ainda me faz um pouco confusão ver por exemplo os canalizadores a irem comprar cotovelos de PVC em numero exacto para a obra. [:D]

Depende um pouco de como esses profissionais trabalham, principalmente em obras pequenas, pode dar-se o caso de ser o cliente a pagar esse material.

Relativamente aos stocks é realmente assim, um dos casos mais evidentes é por exemplo as casas de pneus, onde quase sempre me acontece não terem em stock e terem de pedir ao fornecedor, inclusive certas medidas/modelos estarem esgotados.

Aconteceu-me já 2x com pneus da mota. O 1o mandei vir online a ótimo preço, o fornecedor da casa de pneus não tinha disponível :sh), da 2a vez, uma das medidas estava esgotada, tive de optar por outra marca e modelo.

O pior é quando tens um furo e tens de comprar na hora o que há. Também vejo acontecer muito isso nas pequenas obras, volta e meia falta material e lá vai alguém a correr à loja comprar mais. Estamos a falar de material genérico que dá para todas as obras, não faz sentido levar o material ao "certo" ... ou não [:D] porque alguém calculou mal e depois afinal não chegam 12 são 14...

O pior é quando tens um furo e tens de comprar na hora o que há. Também vejo acontecer muito isso nas pequenas obras, volta e meia falta material e lá vai alguém a correr à loja comprar mais. Estamos a falar de material genérico que dá para todas as obras, não faz sentido levar o material ao "certo" ... ou não [:D] porque alguém calculou mal e depois afinal não chegam 12 são 14...

Já me aconteceu em ambos [:D]

Há uns anos rebentei um pneu a acabei por colocar 2 que em condições normais não iria colocar. Ainda para mais pelo mesmo custo.

Em obras também acontece.
Ainda há tempos aqui relatei o caso dos materiais (exemplo de um soalho) e da dificuldade que pode ser não querer as soluções "da moda" que toda a gente quer e é mais fácil para quem vai instalar. Aconteceu comigo, ainda está meio em standby para se resolver da melhor maneira.
Material a ter de comprar de repente também aconteceu ainda há dias, faltavam os cifões das base de duche, comprei para os lavatórios e bidé, mas esqueci-me das bases (pensava que já estavam incluídos mas afinal não), e por azar logo foram esses os primeiros necessários [8b]

Também já me aconteceu, rasguei um pneu num lancil, tive de trocar o par, para não ficar com os de trás com 0 kms e os da frente com 30k, tive de trocar os 4 :sh):sh) (são de tamanhos diferentes e não dá para rodar).

Como é óbvio isto aconteceu num sábado à noite em vésperas de Passagem de Ano [8b][8b][8b] ... qd o carro chegou à única oficina que encontrei aberta, não tinham os mesmos, lá teve de levar os que havia para poder fazer a viagem de regresso a casa [:)][:)]

Moral da história?! F'ckin' Murphy's Law...

Antes compravam em quantidade para ter maior desconto, agr comprar 1 caixa de 500 ou a unidade num revendedor é basicamente igual.

No fim o cliente paga não interessa se o material está organizado para demorar 1 ou 3 dias, há muito trabalho na mesma.

Também já me aconteceu, rasguei um pneu num lancil, tive de trocar o par, para não ficar com os de trás com 0 kms e os da frente com 30k, tive de trocar os 4 :sh):sh) (são de tamanhos diferentes e não dá para rodar).

Como é óbvio isto aconteceu num sábado à noite em vésperas de Passagem de Ano [8b][8b][8b] ... qd o carro chegou à única oficina que encontrei aberta, não tinham os mesmos, lá teve de levar os que havia para poder fazer a viagem de regresso a casa [:)][:)]

Moral da história?! F'ckin' Murphy's Law...

Já me aconteceu pior. Comprei um carro novo, saí do stand numa sexta-feira. No sábado, a conduzir normalmente, o pneu de trás (que estava bem calibrado) rebenta na AE sem nenhuma explicação, quando o carro tinha menos de 200Km rodados.

Se não fosse fds, ainda teria tentado ir ao stand , porque não é normal um pneu rebentar com 100 e tal km. Mas como não tinha muita alternativa e estava longe de casa, lá fui meter um novo, que..... não havia igual, e tive de meter dois. Quase 500€ de prejuízo quando o carro tinha menos de 1 dia de uso :sh)

Já me aconteceu pior. Comprei um carro novo, saí do stand numa sexta-feira. No sábado, a conduzir normalmente, o pneu de trás (que estava bem calibrado) rebenta na AE sem nenhuma explicação, quando o carro tinha menos de 200Km rodados.

Se não fosse fds, ainda teria tentado ir ao stand , porque não é normal um pneu rebentar com 100 e tal km. Mas como não tinha muita alternativa e estava longe de casa, lá fui meter um novo, que..... não havia igual, e tive de meter dois. Quase 500€ de prejuízo quando o carro tinha menos de 1 dia de uso :sh)

Lei de Murphy é do caraças, nunca acontece a caminho do trabalho e perto de casa 😂

Back