Tópico das Casas

Sobre o assunto da empreitadas.
este fds estive mais o puto a renovar o isolamento da caleira no telhado também numa de diy.
motivo, tive orçamentos tão dispares como quase 4000€ a dizerem que tinham de levantar todas as placas sanduíche e o diabo a quatro, como tive somente 250€ incluindo tudo quando só um balde do ideal rubson sl3000 custa isso, fora primário, lavagem e toda a mão de obra.

Lá na empresa tambem atiramos valores gigantes quando não temos muito interesse ou sabemos ser dor de cabeça, da mesma forma já démos orcamentos a preços de custo de matérias e oferta de mão de obra só mesmo para testar aqueles empreiteiros que pedem cotação para efeitos de concurso ou obrigação mas na realidade já sabem a quem vão adjudicar.

Pelo menos o meu primeiro também chave na mão, são menos 180mil. E são 220m2 com garagem. Já estou num bom ponto de partida. Esta semana devo receber 3 orçamentos para estrutura. Chave na mão está já fora de hipótese. Quantos mais vejo nessa situação menos vontade.
No resto estou no mesmo ponto, alguns só para 2025 e outros lá para 2026, é mesmo um favor fazerem a nossa casa.

Do que percebo, estás numa zona bem mais favorável que o JDEM, daí conseguires valores mais alinhados, ou até abaixo dos valores de mercado atuais para uma moradia unifamiliar.

Uma recomendação: nunca escolham um empreiteiro pelo orçamento apresentado! É importante, claro (há os que não querem fazer a obra), mas tenham cuidado com o que vos apresentam, sobretudo se o projeto for pouco desenvolvimento ou tiver "zonas cinzentas". Por vezes até pode correr mal na mesma, mas acho importante conhecer outros trabalhos do mesmo construtor, principalmente a qualidade de como constroem o que não se vê.

Se tiveres disponibilidade e vontade de não fazer "chave na mão" e ficares com a gestão de determinadas coisas, podes conseguir poupar algum dinheiro. Os empreiteiros para se proteger das variações dos preços do material podem puxar para cima em alguns deles.

No meu caso estou a fazer isso com uma casa que estou a construir, fiquei eu encarregue dos materiais de revestimento, louças sanitárias e mobiliário.
Podia ter ficado também com caixilharias e climatização, mas neste caso preferi não o fazer.

Estou na fase final da obra, deverá ser concluída nos próximos meses e até ao momento estou a conseguir cumprir o orçamento que tinha estipulado no início, no máximo um desvio de 3% devido a alguns trabalhos adicionais (reabilitação...) e/ou caprichos...

Obrigou-me foi a perder algum tempo, transportar material no carro algumas vezes, ainda para mais numa obra a 250km de onde vivo...

Quanto a tempo para começar, também estive praticamente 2 anos à espera para iniciar a obra, desde o licenciamento. Pelo meio ainda fiz o projeto de execução.

Costumo dar preferência a este, mais completo:
https://orcamentos.eu/

Ou a este:
https://geradordeprecos.info/

Ou de preferência, valores fornecidos pelas próprias marcas de materiais, que são mais rigorosos.
​​​​​

Mas eu não sou empreiteiro, por vezes tenho é de incluir valores de referência para efeitos de estimativa orçamental.

muito obrigado!
vou dar uma vista de olhos... o problema é a zona muito inflacionada onde quero construir

muito obrigado!
vou dar uma vista de olhos... o problema é a zona muito inflacionada onde quero construir

Isso dá -te uma panorâmica parcial. Na prática considera mais uns 20%.

Se quiseres posso-te indicar uma empresa que trabalha na zona. Também não são baratos, mas sei que cumprem.

Do que percebo, estás numa zona bem mais favorável que o JDEM, daí conseguires valores mais alinhados, ou até abaixo dos valores de mercado atuais para uma moradia unifamiliar.

Uma recomendação: nunca escolham um empreiteiro pelo orçamento apresentado! É importante, claro (há os que não querem fazer a obra), mas tenham cuidado com o que vos apresentam, sobretudo se o projeto for pouco desenvolvimento ou tiver "zonas cinzentas". Por vezes até pode correr mal na mesma, mas acho importante conhecer outros trabalhos do mesmo construtor, principalmente a qualidade de como constroem o que não se vê.

Se tiveres disponibilidade e vontade de não fazer "chave na mão" e ficares com a gestão de determinadas coisas, podes conseguir poupar algum dinheiro. Os empreiteiros para se proteger das variações dos preços do material podem puxar para cima em alguns deles.

No meu caso estou a fazer isso com uma casa que estou a construir, fiquei eu encarregue dos materiais de revestimento, louças sanitárias e mobiliário.
Podia ter ficado também com caixilharias e climatização, mas neste caso preferi não o fazer.

Estou na fase final da obra, deverá ser concluída nos próximos meses e até ao momento estou a conseguir cumprir o orçamento que tinha estipulado no início, no máximo um desvio de 3% devido a alguns trabalhos adicionais (reabilitação...) e/ou caprichos...

Obrigou-me foi a perder algum tempo, transportar material no carro algumas vezes, ainda para mais numa obra a 250km de onde vivo...

Quanto a tempo para começar, também estive praticamente 2 anos à espera para iniciar a obra, desde o licenciamento. Pelo meio ainda fiz o projeto de execução.

eu estou numa situação "híbrida", já tenho arquitectura aprovada, mas as especialidades agora são em modo simplex: tenho de entregar o projeto de especialidades em conjunto com a informação do empreiteiro e teoricamente posso começar a construir no dia seguinte, não tenho de aguardar aprovação da câmara , mas desde o momento em que submeter projeto de especialidades tenho ​6 meses para começar a construir

Última edição:
eu estou numa situação "híbrida", já tenho arquitectura aprovada, mas as especialidades agora são em modo simplex: tenho de entregar o projeto de especialidades em conjunto com a informação do empreiteiro e teoricamente posso começar a construir no dia seguinte, não tenho de aguardar aprovação da câmara , mas desde o momento em que submeter projeto de especialidades tenho ​6 meses para começar a construir

As especialidades sempre foram um bocado em modo simplex...projeto de estrutura ninguém analisa, é o projetista que se atravessa em termos de responsabilidade.
No máximo os das águas vão ver alguma coisa, geralmente para ficar parado uns meses a ganhar pó para depois ficar mais legível!
O que vais fazer é um pedido de alvará de construção. Não és obrigado a fazê-lo...

Não percebi essa dos 6 meses para começar a construir...

O que geralmente se faz, ou fazia (o simplex veio incentivar a meter a carroça à frente dos bois), licenciar arquitetura e especialidades. Uma vez aprovado o licenciamento, tem 2 anos para levantar o alvará de construção, e aí começar a obra.

A maioria das obras, até como dá para perceber por este tópico, demora algum tempo até haver disponibilidade do construtor para iniciar a obra, nesse ponto não faz sentido levantar o alvará de construção precocemente. O problema maior acontece quando projectistas demoram a fazer o projeto, seja arquitetura ou especialidades, e pior ainda quando as câmaras ou outros serviços não cumprem com os prazos e deixam arrastar os processos à espera de alguma coisa...(Que as pessoas desistam, ou abram a carteira!).

As especialidades sempre foram um bocado em modo simplex...projeto de estrutura ninguém analisa, é o projetista que se atravessa em termos de responsabilidade.
No máximo os das águas vão ver alguma coisa, geralmente para ficar parado uns meses a ganhar pó para depois ficar mais legível!
O que vais fazer é um pedido de alvará de construção. Não és obrigado a fazê-lo...

Não percebi essa dos 6 meses para começar a construir...

O que geralmente se faz, ou fazia (o simplex veio incentivar a meter a carroça à frente dos bois), licenciar arquitetura e especialidades. Uma vez aprovado o licenciamento, tem 2 anos para levantar o alvará de construção, e aí começar a obra.

A maioria das obras, até como dá para perceber por este tópico, demora algum tempo até haver disponibilidade do construtor para iniciar a obra, nesse ponto não faz sentido levantar o alvará de construção precocemente. O problema maior acontece quando projectistas demoram a fazer o projeto, seja arquitetura ou especialidades, e pior ainda quando as câmaras ou outros serviços não cumprem com os prazos e deixam arrastar os processos à espera de alguma coisa...(Que as pessoas desistam, ou abram a carteira!).

Baralhei-me. Tenho 6 meses para apresentar as especialidades

Eu continuo na luta por uma ilha básica de cozinha que não me custe mais que dois salários mínimos.

Além do orçamento dos 5k, já contactei dezenas de empresas de fabrico de móveis de cozinha, que apenas fabricam cozinhas inteiras.

Isto está bonito, está. Se soubesse em vez de andar a brincar aos Bancos tinha ido era para a construção.

Mais vale deixares a ilha pa depois, quando a patareca dessas empresas acalmar, o mercado não andará sempre na mó de cima e evitas agora dar dinheiro a xulos.

Mais vale deixares a ilha pa depois, quando a patareca dessas empresas acalmar, o mercado não andará sempre na mó de cima e evitas agora dar dinheiro a xulos.

Eu também gostava de acreditar nisso, mas parece-me que vai acontecer o mesmo que aconteceu a tudo o resto.
Uma vez subidos os preços, não voltam a descer.

Eu tenho já tudo aprovado (demorou 1ano), incluindo crédito. Falta o principal, empreiteiro.
A escolha deste tem sido por recomendação, contactei 3 ou 4 todos com referências de conhecidos ou conhecendo obras. Alguns só para 2025/26, ficaram descartados. Um já está em falha, 3 semanas para entregar orçamento, vai em 2 /3 meses. Ficou de ser esta semana, ainda não acabou mas não acredito (não trabalha barato). de outros 2, um enviei documentação, email logo no dia seguinte a dizer que faltava algo, que enviei por wetransfer, que foi logo aberto. O outro enviei a mesma coisa deduzo que nem sequer tocou no email, não deu conta que faltava nada, nem abriu o wetranfer...
Acho que é quase uma lotaria trabalhar com este pessoal. Nada que eu não soubesse já porque entro nas obras na fase final e não há uma obra que não tenha atraso entre muitos meses e anos.
Vai ser feito por fases, isso já está decidido.
Em termos de orçamento espero cumprir minimamente, em termos de materiais tenho acesso a bons preços com familia direta, mobiliário e carpintaria sou eu a fazer, há logo aí menos margem para muitos desvios.

As casas podem descer/estabilizar. Em termos de mobiliário será difícil baixar preços. Ou melhor nestas empresas com margens de 400 ou 500% provavelmente sim, mas não são a maioria do mercado.

As casas podem descer/estabilizar. Em termos de mobiliário será difícil baixar preços. Ou melhor nestas empresas com margens de 400 ou 500% provavelmente sim, mas não são a maioria do mercado.

Incluindo o Clubman1d sim o mobiliário pode descer nem que seja um pouco mas já significa bons euros embora % pequena, mas pelo menos talvez e só talvez tratem melhor eventuais clientes, ao contrário de parecer estarem a fazer favores.

Voltar
Superior