Tópico das Casas

Existem muitas casas? onde é que elas andam?

Como é que o estado constrói a preços acessíveis? contrata funcionários públicos para trabalhar nas obras?

Não constrói. [:D]
Agora paga o PRR e o resto é tudo a fundo perdido.

Por exemplo Oeiras contratou agora para construção de prédios para renda acessível.
Um dos Lotes permite 5.665m2 de área de construção para fazer 2 lojas e 40 apartamentos (10 - T1, 10 - T2. 10 - T3 e 10 - T4).

O contrato foi por 8.578.000€ (mais iva).

Estamos a falar de 1.500€ + iva por m2. Com lucro para a construtora, mas sem lucro para o promotor...
E sem terreno... Que isso são outras contas (difíceis de fazer)

Dividindo "à bruta" estamos a falar de 250.000€ por fogo. Sem lucro...

Como é que o estado constrói a preços acessíveis? contrata funcionários públicos para trabalhar nas obras?

Acho que ele quer é o estado a obrigar os privados a construir um quota do volume a preços acessíveis....[:D]​​​​​​

Por exemplo Oeiras contratou agora para construção de prédios para renda acessível.
Um dos Lotes permite 5.665m2 de área de construção para fazer 2 lojas e 40 apartamentos (10 - T1, 10 - T2. 10 - T3 e 10 - T4).

Estamos a falar de 1.500€ + iva por m2. Com lucro para a construtora, mas sem lucro para o promotor...

Mas dá para fazer de sapateiro e comparar com os valores de m2 ali ao lado - pedreira dos hungaros .

Os terrenos foram vendidos 14,5M , com 65 000m2 para construção da +-250€m2

Nenhum dos que lá estão a ser construidos vai ser vendido a menos de 5000€/m2

Mas dá para fazer de sapateiro e comparar com os valores de m2 ali ao lado - pedreira dos hungaros .

Os terrenos foram vendidos 14,5M , com 65 000m2 para construção da +-250€m2

Nenhum dos que lá estão a ser construídos vai ser vendido a menos de 5000€/m2

Sim têm de ser contas de sapateiros.
Até porque em 2018 ninguém os quiz, e em 2019 foram comprados, mas depois foram já revendidos. Além disso há infraestruturas que foram (ou vão ser feitas) e muito IMI pago.

E por acaso os primeiros (que já estão habitados) forma vendidos bem abaixo dos 5k m2. Os actuais sim rondam esses valores. E mais altos até. Mas com piscinas, ginásios, e mais serviços nos prédios, e todos com varandas enormes.
Já os de arrendamento devem ser mais simples.

O próprio isaltino já o mostrou no que está a fazer no alto da montanha, acabamentos base.

Opah, diria que gosto [:cool:]

0UsxZKmKi1IPqIVY3W3JqmT_TFPLwUJNbV_-Wh6UMzo.jpg

spacesenselightingfeature.jpg

how-to-design-your-home-when-electrical-wirings-are-visible-1-1.jpg

Tens aqui uma explicação mais completa. https://eco.sapo.pt/especiais/os-4-ds-para-resolver-o-problema-da-habitacao/
Tens ainda o modelo de Singapura, considerado aos dias de hoje um dos modelos mais eficazes na resolução do problema do imobiliário.

Casas existem em Portugal à venda, apenas num portal de vendas (imovirtual) 84631 apartamentos e 65676 moradias. Obviamente que esta é uma análise pouco fina, porque não sabemos quantos estão efectivamente vazias, mas dá para ter uma ideia que de facto há muitas casas e é sabido que há mais fogos que famílias em PT, um dos problemas é que o rendimento não permite a uma larga maioria dos Portugueses adquiri-las neste momento, há outros problemas...

É um problema complexo que exige soluções complexas e de fundo.

Parece-me que para Oeiras, um dos locais mais caros do país, esses preços são uma pechincha que qualquer comprador dessa área adoraria aceder.
Noutros locais ficaria mais barato com o mesmo modelo. Mas o modelo tem que ser outro.

bottom line

Enquanto o mercado imobiliário não tiver concorrência pelo preço, de novas habitações, o mesmo não desce.
E isto só com politicas públicas, não há outra maneira. Ou, uma crise do tamanho da de 2008.

Parece-me que para Oeiras, um dos locais mais caros do país, esses preços são uma pechincha que qualquer comprador dessa área adoraria aceder.
Noutros locais ficaria mais barato com o mesmo modelo. Mas o modelo tem que ser outro.

Não são para venda e como é óbvio têm contornos de concorrência desleal.

Estas coisas não são simples, ao criar casas baratas usando dinheiros públicos podes desvalorizar muito as casas que as pessoas compraram criando um problema de crédito habitação.
Há que ter algum controlo e cuidado.

Depende da situação, mas tem de ser pensado e bem feito. E fica mais caro. [;)]

Estas fotos têm alguma arte, mas não te esqueças que tu vês uma coisa, e eu vejo outra [:D]

Se for ao estilo tunel do metro para mim serve, ou seja, cabos visiveis, organizados, sem ter " arte ". Como referi, ao estilo do que vemos nas empresas e lojas sem tecto falso.

Não sabia é que por fora ficaria mais caro, ou falas da questão de desenho e não da questão técnica?

Mas pronto eu prefiro sala das máquinas em vez de salão de chá num navio.

De qualquer forma estes por fora da casa já me parecem medonhos [:D]

exposed-external-drainage-pipes-of-old-apartment-house-in-lisbon-portugal-2DGABK6.jpg

Estas fotos têm alguma arte, mas não te esqueças que tu vês uma coisa, e eu vejo outra [:D]

Se for ao estilo tunel do metro para mim serve, ou seja, cabos visiveis, organizados, sem ter " arte ". Como referi, ao estilo do que vemos nas empresas e lojas sem tecto falso.

Não sabia é que por fora ficaria mais caro, ou falas da questão de desenho e não da questão técnica?

Mas pronto eu prefiro sala das máquinas em vez de salão de chá num navio.

De qualquer forma estes por fora da casa já me parecem medonhos [:D]

Se queres cuidados esteticos e materiais agradaveis a vista vais pagar mais em material e mão obra.

Quando é para estar tapado n há essas preocupações...

Esses por fora geralmente nas traseiras enquanto estão em condições poupavam muita preocupação e despesa, mas com 60/70 anos e remodelações e invenções não há milagres.

Não são para venda e como é óbvio têm contornos de concorrência desleal.

Estas coisas não são simples, ao criar casas baratas usando dinheiros públicos podes desvalorizar muito as casas que as pessoas compraram criando um problema de crédito habitação.
Há que ter algum controlo e cuidado.

Não era necessario essa preocupação se tivesse existido sempre um parque publico funcional .

É deixar criar monstros e depois tentar controla-los.

Nem quando era obrigatório deixar lotes para a CM construir a preços controlados para arrendamento as mesmas cumpriram - os valores eram mais baixos que atualmente e havia varios interessados.

Last edited:
Opah, diria que gosto [:cool:]

0UsxZKmKi1IPqIVY3W3JqmT_TFPLwUJNbV_-Wh6UMzo.jpg

spacesenselightingfeature.jpg

how-to-design-your-home-when-electrical-wirings-are-visible-1-1.jpg

Olhando para a primeira foto, nada como estar a preparar a comida ou a comer naquela mesinha, e ouvir as tubagens de esgoto por cima de nós...
E vamos rezar que não entupam ou quebrem...

As outras fotos fazem-me lembrar as instalações eléctricas que existiam há 40/50 anos atrás (nas casas mais pobres, que tinham capacidade € para tal....)

Last edited:
Opah pronto, fair enough, tubagens de esgoto dentro da parede ok ? [:D]

mas o resto gosto do estilo casa das máquinas. Não precisa ser nada artístico.

Para já quero é trocar os interruptores por algo mais temático mas nem sei se existe, assim estilo disjuntores ou similar.

Olhando para a primeira foto, nada como estar a preparar a comida ou a comer naquela mesinha, e ouvir as tubagens de esgoto por cima de nós...
E vamos rezar que não entupam ou quebrem...

As outras fotos fazem-me lembrar as instalações eléctricas que existiam há 40/50 anos atrás (nas casas mais pobres, que tinham capacidade € para tal....)

Cada um gosta do que gosta, mas acho isso medonho!

Oh pa paredes deste genero, cabos organizados, adoro , e falei disto à maria e ela gosta tb [:cool:]

Com as devidas adaptações , parede pintada claro.

thumb-metro-lisboa-1.jpg

Back