Acho que nos faltava uma coisa deste género em Portugal, vai ser interessante acompanhar na Argentina.
https://executivedigest.sapo.pt/noti...aign=destaques
Quem diria que o liberalismo funciona.... É só o estado deixar de atrapalhar e sair da frente, baixar impostos, deixar de ser uma pega gorda confusa e burocrática... as coisas funcionam logo melhor.
Na realidade o mínimo aqui não é 1 ano, porque se quiseres meter o inquilino fora, só ao fim de 3 anos. Apesar do contrato ser de 1 ano.Pelo que percebi, na Argentina vigorava até dezembro do ano passado uma lei altamente restritiva para os proprietários, que tinham de arrendar casas por um período mínimo de 3 anos, e com um valor máximo estipulado para cada habitação.
A lei que o Milei aprovou determina que arrendatário e inquilino podem negociar livremente os termos do contrato e a duração do mesmo, caso contrário este terá uma duração de 2 anos.. Ou seja, mesmo com as novas medidas ainda é uma situação mais restrita do que aqui, onde a duração mínima do contrato é de 1 ano.
Cheganos, sempre a desinformar.. []
Quanto mais se sair do clássico, mais depressa ficam desactualizadas visualmente.
Como se calcula as mais valias de um terreno urbano, que foi herdado na década de 90?
É sobre o valor patrimonial?
Estou há 2 anos com a minha companheira num T1 em Lisboa (Olaias) a pagar 750 €.
Ontem a senhoria ligou a dizer que falta um ano para terminar o contrato e a avisar que o novo o valor será aumentado para 950 na celebração do novo e se não quisermos seguimos a nossa vida. É um ordenado praticamente...
Sinceramente estou desanimado, pois o meu sonho foi sempre comprar casa e agora ando aos pontapés dos senhorios (comprar casa é uma miragem).
É um desabafo meu e de tantos outros...
Nota: Continuamos a ter um governo minoritário e que nada pode fazer de relevante para aumentar a oferta de casas no mercado a longo prazo. Não falo de casas do estado. Falo em tornar o mercado/facilitação de burocracia mais apetecível para a iniciativa privada.
Se nasceste em 89 em 2014 tinhas 25 anos e as casas estavam muitíssimo mais baratas que atualmente além de poderes pedir um empréstimo a 40 anos o que te daria uma prestação baixa. Os que nasceram 10 ou 20 anos depois de ti estão muito piores. A tua geração ainda teve uma oportunidade, as seguintes nem isso. Se aproveitaram a oportunidade ou não é outra questão.
Com as regras atuais isto só deve piorar. Deveria ser proibido uma pessoa poder comprar um número ilimitado de casas,. Ou por cada casa a mais, o IMI deveria disparar exponencialmente! Conheço pessoas que andam nesse negócio de comprar tudo o vêem para por a render. Para quem nada em dinheiro, é uma maravilha, umas casas pagam as outras.