Tópico das Casas

Não concebo casas sem cortinados já por esse motivo, mesmo em andares altos. Já várias vezes vi variados cenários em prédios em frente devido às pessoas não se darem à privacidade.
na minha casa é muito comum estarmos em trages menores e completamente relaxados nos sofás, não acho concebível ter de vestir e adoptar determinada postura porque um de nós vai receber um uber, encomenda, etc...

atao mas aí dá smp pa fechar a porta da sala [:p]

Eu tou num andar mt alto e sem cortinados, preferia ter, mas não me dou ao trabalho, se realmente precisar fecho temporariamente o estore.

Mas tb n me faz confusão nenhuma quem pense como tu, por vezes há um certa fobia de quem não gosta de ter janelas expostas.

Também há este T3 de 2 milhões em Carcavelos.

Em que têm dois quartos de 12/13m2 e depois uma estupidez de quarto de 27m2 super mal organizado com a cama na parede com a porta da casa de banho na cabeceira... E o armário na parede onde devia estar a cama [:D].

Na casa de banho partilhada, torcava a sanita por um duche e a banheira pela sanita...

E uma Sala de 75m2 e depois a cozinha quase não ter arrumação... E uma varanda de 114m2 e não há uma zona técnica.

Uma casa cheia de soluções parvas, facilmente solucionáveis. ​

Mas carcavelos que zona? já andei a vaguear lá por uns prédios de condominio privado, em serviço, e achei giro e uma zona a fazer lembrar as zonas mais calmas de praia calmas do sul de espanha.
Mas há lá outras zonas que aspiram a Massamá ou similar, passe o exagero.

Eu tou num andar mt alto e sem cortinados, preferia ter, mas não me dou ao trabalho, se realmente precisar fecho temporariamente o estore.

Mas tb n me faz confusão nenhuma quem pense como tu, por vezes há um certa fobia de quem não gosta de ter janelas expostas.

Como é que fechas uma porta da sala quando ela não existe po9s tens a porta da rua a abrir diretamente para a sala.
ou abres só uns centímetros que pode nem dar para passar uma encomenda estilo caixa de pizza ou escancaras a porta sem barreira visual.

Como é que fechas uma porta da sala quando ela não existe po9s tens a porta da rua a abrir diretamente para a sala.
ou abres só uns centímetros que pode nem dar para passar uma encomenda estilo caixa de pizza ou escancaras a porta sem barreira visual.

'tabem, sorry, esqueci-me desse pormenor :(

Tava a imaginar o hall com vista para as divisões todas, bem diferente disso que relatas. Aí, fica foleiro sim.

Mas há tb a questão do orçamento. Como não tenho intenções de subir de orçamento mesmo com mais folga financeira, limito-me a não ser RC, ter luz solar, ter vista desafogada, não estar em zonas caóticas, e assim.

Coisas como disposição e outros que tais não ligo e por vezes aqui no topico algumas ideias baralham as discussões mas até percebo, quem paga nem que seja 300 K euros obviamente tem que exigir diversas coisas que em 100K é de ignorar. E por 1 milhão ainda mais exigência existirá.

Pessoal o que acham deste T3 no porto, ano de 2015-2018

Virado para Sul-este, e uma varanda que apanha um bocado do norte

Tem ainda uma garagem fechada com 32m2

Para mim uma casa muito sofrível ai com umas falhas "graves".

A cozinha é "enorme" e quase não tem arrumação. Eu faço sempre um exercício simples. Um móvel alto para o sistema de AQS, um móvel alto para o frigorifico, um movel alto para o congelador, um movel alto para o forno e micro ondas e um movel alto para dispenseiro. Ou seja 5 móveis altos.
Ai 5 altos já não tens móveis... Depois o forno ali de canto é péssimo para o dia a dia, estás sempre a atrapalhar metade da cozinha e metade da bancada.

Depois a lavandaria tem quase tanta janela como a Sala. [:D]

No 1º quarto parece-me 14m2? É isso? Então algo está mal, ou o armário está mal desenhado, ou a cama é de solteiro, ou o quarto tem de ser bem maior...

2º quarto normal,
WC normal

Suite. Péssima. o armário na entrada num corredor apertado, e depois a cama na parede de fundo. Mais um desperdício de espaço enorme de arrumação.

Mas as boas notícias é que tudo se resolve.

A única coisa que não dá para reoslver é que a varanda é muito estreita e vai ter pouco uso.

Ahh e falas em Sul/este e uma varanda a norte. Mas não o Apartamento é Norte / Este. Não tens sol depois das 10/11h... [;)]

Para mim uma casa muito sofrível ai com umas falhas "graves".

A cozinha é "enorme" e quase não tem arrumação. Eu faço sempre um exercício simples. Um móvel alto para o sistema de AQS, um móvel alto para o frigorifico, um movel alto para o congelador, um movel alto para o forno e micro ondas e um movel alto para dispenseiro. Ou seja 5 móveis altos.
Ai 5 altos já não tens móveis... Depois o forno ali de canto é péssimo para o dia a dia, estás sempre a atrapalhar metade da cozinha e metade da bancada.

Depois a lavandaria tem quase tanta janela como a Sala. [:D]

No 1º quarto parece-me 14m2? É isso? Então algo está mal, ou o armário está mal desenhado, ou a cama é de solteiro, ou o quarto tem de ser bem maior...

2º quarto normal,
WC normal

Suite. Péssima. o armário na entrada num corredor apertado, e depois a cama na parede de fundo. Mais um desperdício de espaço enorme de arrumação.

Mas as boas notícias é que tudo se resolve.

A única coisa que não dá para resolver é que a varanda é muito estreita e vai ter pouco uso.

Ahh e falas em Sul/este e uma varanda a norte. Mas não o Apartamento é Norte / Este. Não tens sol depois das 10/11h... [;)]

Primeiro quarto 14.70M2

A suite concordo, mas pronto ja vi bem pior :sh) o que faz esta ser menos má

a cozinha ali na planta parece-me diferente daquilo que vi

vou tentar fazer upload de umas fotos esta semana, mas para 300k o apartamento está melhor do que tudo o que tenho visto, 144m2 e com garagem de 2 lugares e fechada.

Ja fui ver construção nova, e apartamentos a 340 e 360k com 105m2 :sh) cozinha + sala a fazer 35m2

Uma pessoa já nem sabe o que fazer a vida

A vivenda onde moro actualmente, o R/C não consegue ser visto da rua. Os antigos proprietários nunca usaram cortinas, a sala é toda envidraçada e é uma parede inteira da casa.
Eu estive 2 meses sem cortinas após mudar-me, só para essa sala foram !€ para as cortinas, nem digo o valor... Não foi por uma questão de privacidade já que não é visível da rua, mas o conforto visual que acrescentou é inegável, a casa ficou muito mais acolhedora. São cortinas claras que deixam atravessar a luz e raramente estão abertas a não ser nas limpezas.

Cuidado com as "habilidades" ...

https://eco.sapo.pt/2024/12/11/reve...cos-alenquer-apresenta-estrategias-para-2025/

"Na estratégia específica para responder à pressão imobiliária trazida em parte por forasteiros aquando da pandemia de Covid-19, Tiago Pedro revela que o Executivo está a comprar apartamentos e terrenos ao abrigo de uma lei que permite aos municípios exercerem direito de preferência sobre qualquer venda imobiliária. Esta área tem uma equipa dedicada, que analisa os negócios privados acabados de concretizar e sinaliza aqueles cujo valor de escritura é suficientemente atrativo para que a autarquia se atravesse no negócio e fique proprietária, pagando verba igual à da venda."

Prata River Side.

Aqueles apartamentos em Marvila. Que estiveram 15 anos para serem construidos e que agora finalmente estão a ser feitos.
Mas com uma densidade um pouco exagerada e uns em cima dos outros.

O T3 mais barato:

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	88.5 KB ID:	14541807

Entra-se em cima da cozinha... E mais uma vez. Onde está o frigorifico? O Forno, o Micro-ondas? O Depósito AQS, não vejo espaço para isso tudo...
Depois é preciso atravessar a sala toda para chegar aos quartos.
Depois um quartos com 11.2, outro com 13.8, mas com uma corete estrutural/mecânica ali no meio que nem cabe uma cama. E por sim uma suite boa, mas com a cabeceia na parede da Tv...

O preço? 1 Milhão. ​Virado a Norte e no 2º andar.

Uma configuração estranha, que eu pessoalmente não percebo.

Porque não fizeram uma varanda à toda volta, em vez de fazerem estas pequenas varandas, que parecem não ter grande utilidade? :sh)

O formato do prédio também não parece nada convencional, talvez tenha a ver com limitações de espaço.

Já agora, estes apartamentos estão à venda há um bom tempo, e parecem ter pouca saída. .. cerca de 430K, num local nada central, em Gaia. Acabamentos de bom nível.

apt.jpg

Mas há casos curiosos como este T2.
Na Penthouse. 5º andar, virado a sul, suponho eu com uma bela vista.

Entrada pelo Terraço de 66m2.

image.png

Mas depois tem um quarto de 10.6m2 e um quarto de 11.5m,2 e apenas uma casa de banho para a casa toda...

O preço ? 1.2 milhões. [:D]

A mais cara que está disponivel sem ser para venda privada é O T4 virado a norte "igual" ao T3 acima, mas maior.

image.png

1.8 Milhões. Maior, mais quartos, mas com a mesma cozinha.

Ahh e afinal encontrei o depósito AQS está ali no corredor. Quer dizer que no T3 está dentro da suite. [:D]

Uma configuração estranha, que eu pessoalmente não percebo.

Porque não fizeram uma varanda à toda volta, em vez de fazerem estas pequenas varandas, que parecem não ter grande utilidade? :sh)

O formato do prédio também não parece nada convencional, talvez tenha a ver com limitações de espaço.

Já agora, estes apartamentos estão à venda há um bom tempo, e parecem ter pouca saída. .. cerca de 430K, num local nada central, em Gaia. Acabamentos de bom nível.

apt.jpg

Casa típica de anos 80 e de construtor "pato-bravo" ou "desenhador".

Hall de entrada cheio de portas, cozinha com frigorifico "solto", despesa à parte. Banheira. Sanita e bide "chateados" um com o outro.

A situação das varandas poderá ter sido estética de alçado.

Mas há casos curiosos como este T2.
Na Penthouse. 5º andar, virado a sul, suponho eu com uma bela vista.

Entrada pelo Terraço de 66m2.

Mas depois tem um quarto de 10.6m2 e um quarto de 11.5m,2 e apenas uma casa de banho para a casa toda...

O preço ? 1.2 milhões. [:D]

É mesmo este que eu vou comprar.

Terraço quase maior do que a casa. Meto um jacuzzi e passo o dia lá dentro [:D] Casas de banho para quê? [:D]

Casa típica de anos 80 e de construtor "pato-bravo" ou "desenhador".

Hall de entrada cheio de portas, cozinha com frigorifico "solto", despesa à parte. Banheira. Sanita e bide "chateados" um com o outro.

A situação das varandas poderá ter sido estética de alçado.

Exatamente. E aquelas portas da sala são em vidro fosco, ao melhor estilo dos anos 80/90. Depois se tiver tempo meto aqui uma foto.

Neste tópico estão sempre a valorizar as varandas nos apartamentos! Esta é o pináculo. Mm quarto com 10m2 (há despensas maiores), mas uma varanda com 66m2.
Esses apartamentos são para vender e se forem vendidos a esse preço, realmente em PT é tudo possivel no imobiliário, até a outra casa aqui postada sem licença e ilegitimamente ocupada.

Neste tópico estão sempre a valorizar as varandas nos apartamentos! Esta é o pináculo. Mm quarto com 10m2 (há despensas maiores), mas uma varanda com 66m2.
Esses apartamentos são para vender e se forem vendidos a esse preço, realmente em PT é tudo possivel no imobiliário, até a outra casa aqui postada sem licença e ilegitimamente ocupada.

Sim há que valorizar varanda. Não se deve é exagerar.

Mas há situações que são reflexo de constrangimentos. Ou de limites de construção. Ou neste caso será claramente limitações de implatação de piso recuado. O que resulta em terraços grandes e casas pequenas. Não se pode fazer muito.

Mas honestamente acho uma missed oportunity. Não vejo ninguém com 1.2 milhões a querer um T2 super manco... Com um quarto de casal sem armário ou o quarto com armário sem cama.
Esta casa é para ser um T1 com uma super master suite com armario e uma zona de trabalho. Para um Casal sem filhos, ou Expat, ou um casal mais velho com filhos mais do que casados e fora de casa.

Back