Tópico das Casas

Apareceu este vídeo no YouTube e dei uma espreitadela..

https://youtu.be/K2Y_Q9HYF-U?si=v34_5kFv8DFzBRAb

Epa.. O preço nem me apetece discutir pois são valores que nem sei contabilizar, mas a casa em si acho completamente disparatada.

Deixo à discussão, depois poderei escrever o que acho que está mal..

Porta de 6 metros, tá na moda mas nao vou à bola com isso. Até porque entras e tens escadas coladas na porta. E para quê uma porta de 6 metros se nao tem hall?
Um quarto a dar para a sala que nao tem janela. O quarto de serviço, tb...
Casa de banho aberta na sala. Menoteca tb para a sala.
Pilares espelhados acho apenas feio.
Churrasqueira nao faz o minimo sentido, aproveita-se a maquina dos finos [:D]
Aquele anexo que estão a construir, so vendo o final, mas pareceu-me meio idiota.
Varanda de cima com mesa para 6 pessoas, mas o unico acesso é pelo quarto principal.
Os 2 primeiros quartos sao pequenos para uma vivenda normal, quanto mais para uma de 6 milhoes.
Quarto com 2 camas de casais na garagem.apr:)
Não sei a altura do gajo, mas as divisoes parecem baixas. Aqueles monos nos tetos, sao lindos.
Portão da garagem nao é visivel, mas parece-me que nao se conseguem meter la 2 carros.
Mostraram de relance a casa por cima. Parece.me que ha ali muito espaço desperdiçado ainda por cima num terreno pequeno.

Isto foi o que me saltou à vista no video. Não tive pachora para ver segunda vez [:D]
Apesar de tudo, vivia la, desde que o preço fosse muito diferente [s)]

Epa.. O preço nem me apetece discutir pois são valores que nem sei contabilizar, mas a casa em si acho completamente disparatada.

Não tendo eu dinheiro para comprar uma casa de 6M, acho que se tivesse, escolhia acabamentos bem diferentes.
A decoração parece tão genérica, e nada muito diferente de um apartamento qualquer que custa 10 vezes menos.

Parece que pegaram num 3D de uma loja de móveis à sorte, e não quiseram ter muito trabalho. Aqueles sofás, móvel de TV, mesa da sala, combinações de branco com madeira ripada (mais do que cansativo hoje em dia).... E quartos que parecem ter saído diretamente do IKEA. Nem um único candeeiro! Nem uma única peça de decoração que dê algum destaque. A casa parece não ter nenhuma personalidade. E tudo isto a contrastar com uma porta de 6 metros de altura, que faz prever um interior bem diferente deste.

Mais genérico do que isto seria difícil de arranjar. Será que rebentaram com o orçamento e tiveram de poupar na decoração?

Last edited:
image.png

Será que uma proposta de 190.000€ dentro do envelope seria considerada insultuosa?
Imagino que devam aparecer várias propostas acima do valor pedido, mas também há a hipótese de não aparecerem... digo eu.

O que noto agora é que todas as novas construções são "de Luxo, exclusivas, condomínio xpto, etc". Só construções com assinatura.
Acabaram as construções em banda para a classe média baixa. Acabaram os prédios contruídos apenas com o suficiente para viver humildemente, com preço também humilde.
Quando é que uma "Dácia" constrói casas de baixo custo? Ou alguma marca Chinesa? Para estourar este mercado de gama alta.

Preferes trabalhar a ganhar 10 ou a ganhar 100? Uma resposta sincera! [:D]

image.png

Será que uma proposta de 190.000€ dentro do envelope seria considerada insultuosa?
Imagino que devam aparecer várias propostas acima do valor pedido, mas também há a hipótese de não aparecerem... digo eu.

Nada é insultuoso. Há uma proposta e há uma resposta (que até pode ser uma não resposta)

Tu é que tens de analisar quanto é o justo para ti oferecer pelo imóvel.
Podem os 199mil estarem acima do valor de mercado e ninguém oferecer esse valor.

Eu já vi um caso destes (há uns anos), em que a casa vinha de uma série de meses sem interessados e acharam por bem tentar as propostas múltiplas com um valor inicial pouco abaixo do que estavam a pedir e o resultado foi que continuaram sem interessados (para o valor). Venderem uns meses mais à frente, de forma tradicional, muito abaixo do valor inicial das propostas múltiplas. Mas neste caso a casa estava claramente acima do valor de mercado.

Nada é insultuoso. Há uma proposta e há uma resposta (que até pode ser uma não resposta)

Tu é que tens de analisar quanto é o justo para ti oferecer pelo imóvel.
Podem os 199mil estarem acima do valor de mercado e ninguém oferecer esse valor.

Eu já vi um caso destes (há uns anos), em que a casa vinha de uma série de meses sem interessados e acharam por bem tentar as propostas múltiplas com um valor inicial pouco abaixo do que estavam a pedir e o resultado foi que continuaram sem interessados (para o valor). Venderem uns meses mais à frente, de forma tradicional, muito abaixo do valor inicial das propostas múltiplas. Mas neste caso a casa estava claramente acima do valor de mercado.

Concordo. Ainda recentemente adquiri um terreno que estava anunciado por 75mil e ofereci 62mil e o dono aceitou sem contraproposta.
E estava anunciado apenas à 1 semana. Tem alguns terrenos à venda na mesma zona (embora a mim me interessava este em particular pela sua orientação solar), que se não aceita-se provavelmente estaria como os outros no mercado à mais de 3-4 anos.

Claro que tudo dentro de uma lógica do mercado (valor por metro quadrado ligeiramente baixo da média). Caso contrário, poderia recusar.

Last edited:
Claramente

Deixou de se construir predios de construção acessivel, porque o revenue económico é baixo, e os municipios continuam com o mindset do tempo das vacas gordas, em que o construtor tinha que garantir acessos, arruamentos, infra-estruturas sociais e outras, e estes custos não são compativeis com vender apartamentos a 200k...

Por isso a construção prefere segmentos médio e médio-alto.

Exato, o mais recente caso do qual tive conhecimento e um empreendimento da Clarissas em Sacavem. A construtora teve de se comprometer a reabilitar toda a praca da republica (que diga-se de passagem estava uma verdadeira vergonha (ja vi pracas equivalentes mais bem arranjadas em paises de terceiro mundo)) que une sacavem, bobadela e parque das nacoes. A obra esta quase concluida e ficou um verdadeiro espetaculo. Nao sendo financiado pelo contribuinte, o custo dessa obra tera de ser imputado a alguem [:D]
Clarissas - Thomas & Piron em Portugal

Exato, o mais recente caso do qual tive conhecimento e um empreendimento da Clarissas em Sacavem. A construtora teve de se comprometer a reabilitar toda a praca da republica (que diga-se de passagem estava uma verdadeira vergonha (ja vi pracas equivalentes mais bem arranjadas em paises de terceiro mundo)) que une sacavem, bobadela e parque das nacoes. A obra esta quase concluida e ficou um verdadeiro espetaculo. Nao sendo financiado pelo contribuinte, o custo dessa obra tera de ser imputado a alguem [:D]

Não há almoços grátis [;)]

De espetáculo não tem nada. A rotunda poderia ter sido concebida de forma mais circular e com curvas menos fechadas. Para quem vem do Catujal/Unhos/Apelação, a curva imediatamente antes de entrar na rotunda e após a lomba é tão acentuada que camiões e autocarros acabam invariavelmente por invadir a faixa contrária. Adicionalmente, a visibilidade em relação ao trânsito vindo da Bobadela é reduzida. Quanto a mim, não faz muito sentido.
As paragens de autocarro também ficaram muito mal planeadas: além de os recuos no passeio serem demasiado pequenos, foram colocadas em pontos críticos em termos de trânsito e visibilidade. Quero ver como vai ser o trânsito nos próximos meses.

Do ponto de vista estético, o resultado até está interessante, e resta saber se a ponte pedonal que aparece nas imagens se vai mesmo concretizar.

Quanto ao empreendimento em si, pelos renders que vi parece bastante promissor, e a vista dos apartamentos é um dos pontos fortes. No entanto, quanto ao preço — que, segundo o que li, começaria nos 250.000-300.000 € para os T1 —, tenho dúvidas se se confirmará, tendo em conta o mercado, a localização e a procura.

Ficou um espetáculo? Poderá ficar, porque ainda não está acabada 😁 mas estou intrigado com o não acesso ao parque das nações a partir das nova rotunda. Será que vão abrir o acesso ou irá ficar assim? A rotunda era fundamental naquela zona, mas com saída para o parque das nações também. Desculpem o offtopic

Porta de 6 metros, tá na moda mas nao vou à bola com isso. Até porque entras e tens escadas coladas na porta. E para quê uma porta de 6 metros se nao tem hall?
Um quarto a dar para a sala que nao tem janela. O quarto de serviço, tb...
Casa de banho aberta na sala. Menoteca tb para a sala.
Pilares espelhados acho apenas feio.
Churrasqueira nao faz o minimo sentido, aproveita-se a maquina dos finos [:D]
Aquele anexo que estão a construir, so vendo o final, mas pareceu-me meio idiota.
Varanda de cima com mesa para 6 pessoas, mas o unico acesso é pelo quarto principal.
Os 2 primeiros quartos sao pequenos para uma vivenda normal, quanto mais para uma de 6 milhoes.
Quarto com 2 camas de casais na garagem.apr:)
Não sei a altura do gajo, mas as divisoes parecem baixas. Aqueles monos nos tetos, sao lindos.
Portão da garagem nao é visivel, mas parece-me que nao se conseguem meter la 2 carros.
Mostraram de relance a casa por cima. Parece.me que ha ali muito espaço desperdiçado ainda por cima num terreno pequeno.

Isto foi o que me saltou à vista no video. Não tive pachora para ver segunda vez [:D]
Apesar de tudo, vivia la, desde que o preço fosse muito diferente [s)]

Já tinha visto esta casa há uns meses., E até acho que a zona da pisicna já estava fechada. (teria de ir procurar).

Isto é basicamente uma casa de 2.4900.000€ (aos dias de hoje, pq há 5 anos nem 1.9 valia...) a ser anunciada como uma casa de 6 milhões. a ver se enganam alguém.

Tens quase razão nos pontos todos que referes, se bem que o quarto da entrada tem janela, vê-se no video.
A casa de banho social, naquela "pré-sala" e ainda por cima com o lavatório cá fora?? ahaha
A Enoteca (garrafeira) não me choca nada está na moda, fica bem, até é um espaço giro para estar com amigos, mau é mesmo um estar a "obrar" ali ao lado...

A cozinha nem me parece nada de especial, acharam que meter 2 frigoríficos genéricos de 900€ e dar a ideia a luxo. E dois fornos...
A Torneira de serviço no fogão está 1000x parva. Que ideia idiota, funciona "bem numa parede" numa ilha nunca funciona.
A lavandaria na "sala/cozinha" numa casa com cave não tem lógica.

Depois o que referes do terraço enorme do piso de cima só é acessível pela suite. Que estupidez. Até meteram um frigorifico e máquina de café na suite para "justificar".

Por fim o BBQ naquela zona ainda interior tb me parece super parvo.

No geral parecem que os materiais são até bastante medianos, sem nenhum que se tenha destacado para uma casa de 3 milhões, quanto mais de 6 milhões.
As casas de banho, o AC instalado, os acabamentos todos etc etc tudo super fraco.

Não tendo eu dinheiro para comprar uma casa de 6M, acho que se tivesse, escolhia acabamentos bem diferentes.
A decoração parece tão genérica, e nada muito diferente de um apartamento qualquer que custa 10 vezes menos.

Parece que pegaram num 3D de uma loja de móveis à sorte, e não quiseram ter muito trabalho. Aqueles sofás, móvel de TV, mesa da sala, combinações de branco com madeira ripada (mais do que cansativo hoje em dia).... E quartos que parecem ter saído diretamente do IKEA. Nem um único candeeiro! Nem uma única peça de decoração que dê algum destaque. A casa parece não ter nenhuma personalidade. E tudo isto a contrastar com uma porta de 6 metros de altura, que faz prever um interior bem diferente deste.

Mais genérico do que isto seria difícil de arranjar. Será que rebentaram com o orçamento e tiveram de poupar na decoração?

Esse foi um ponto que também vi logo, materiais muito fracos no geral, e o mobiliário de muito baixa qualidade (para o preço claro).

No geral está quase tudo mal. Luxo não se vê nenhum, em detalhe nenhum.

Tenho acompanhado o mercado imobiliário porque brevemente pretendo investir poupanças num apartamento, e segue a minha análise extensiva sobre o mercado:

"Está tudo louco"

Porquê aquele quarto com duas camas de casal, é para a suruba?
😀

E num video bem feito, e com tudo impecável, aquela cama do quarto principal podia estar bem feita ahah

Já agora do mesmo criador dos videos de Youtube. Uma casa de 5.750.000€ na Lapa.

Ok este é um apartamento e a outra uma moradia.
E claro há sempre coisas a apontar.
Mas esta casa tem imensos detalhes únicos, e pensados para ali, e não algo completamente Banal daquela casa de 6 milhões.

Back