Tópico das Casas

Perguntei agora à IA e bate certo com a minha experiência: Aparentemente tenho um chuveiro comum.
  • Chuveiro comum: caudal ≈ 10 litros por minuto
  • → 300 ÷ 10 = 30 minutos
  • 🚿 Chuveiro económico: caudal ≈ 6 litros por minuto
    → 300 ÷ 6 = 50 minutos
  • 🚿 Chuveiro de alta pressão: caudal ≈ 15 litros por minuto
    → 300 ÷ 15 = 20 minutos

Na remodelação da cozinha ainda se falou em colocar tudo elétrico mas cá em casa gostamos de cozinhar com fogo. Acabei por manter o esquentador, uma garrafa de propano 11L dura 1 mês, a de 45L, entre 4 a 6 meses, consoante a época do ano.

Deixo aqui umas fotos do antes e do depois:

IMG_20251014_154127.jpg IMG_20251014_152958.jpg IMG_20251014_154105.jpg

Na remodelação da cozinha ainda se falou em colocar tudo elétrico mas cá em casa gostamos de cozinhar com fogo. Acabei por manter o esquentador, uma garrafa de propano 11L dura 1 mês, a de 45L, entre 4 a 6 meses, consoante a época do ano.

Deixo aqui umas fotos do antes e do depois:

Aquele bocado de teto falso em cima dos moveis é para a conduta de exaustão do fogão?

Na senda da cozinha do T1 que abria em cima da porta da entrada.
No mesmo empreendimento há também outras casas. Este T2 por exemplo.
Eu sou crítico nas cozinhas, entendo as reduções de espaço e isto e aquilo, mas vejo casas em planta e penso "como é que se vive assim".

Um T2 diria que será sempre até uma família de 3, eventualmente 4. (claro que podem ser so 1 ou 2).

Mas como é que se vive com cozinha assim?

Espaço completamente aberto para a sala.
Assumindo que debaixo do lava loiça está o lixo, sobra uma armário baixo. E 3 armários em cima... :sh)
Omnde se guarda tudooooo o que é necessário num T2 para uma família?

os jovens cozinham cada vez menos ! (dá muito trabalho!) pedem "tudo" UBER ! só lavar pratos, aquecer microondas e beber bebidas frescas

Perguntei agora à IA e bate certo com a minha experiência: Aparentemente tenho um chuveiro comum.
  • Chuveiro comum: caudal ≈ 10 litros por minuto
  • → 300 ÷ 10 = 30 minutos
  • 🚿 Chuveiro económico: caudal ≈ 6 litros por minuto
    → 300 ÷ 6 = 50 minutos
  • 🚿 Chuveiro de alta pressão: caudal ≈ 15 litros por minuto
    → 300 ÷ 15 = 20 minutos

A disponibilidade de água quente não é, geralmente, a capacidade do depósito.
Misturas sempre água e depende sempre da temperatura de armazenamento e da temperatura da água que vai para a instalação (se tiver misturadora termostática.).

A disponibilidade de água quente não é, geralmente, a capacidade do depósito.
Misturas sempre água e depende sempre da temperatura de armazenamento e da temperatura da água que vai para a instalação (se tiver misturadora termostática.).

Certo, mas também não tens os 300L estanques no depósito, à medida que vais gastando vai entrando água fria no deposito pela parte de baixo o que vai deixando a água mais tépida como e dizia acima.
Eu tenho a 55º graus no inverno e a 50º no verão, dá para os tais +- 30 minutos. Após isso começa a ficar morna e se no verão ainda se tolera no inverno é impossível nessas circunstâncias.

Casas em Portugal estão sobrevalorizadas em 35%, alerta Comissão Europeia

​Portugal tem as casas mais sobrevalorizadas da Europa e o esforço financeiro das famílias para comprar ou arrendar casa é dos mais elevados do espaço europeu, revela um relatório da Comissão Europeia.

https://eco.sapo.pt/2025/10/15/casa...revalorizadas-em-35-alerta-comissao-europeia/

No sh1t Sherlock.... Agora digam-nos lá algo que seja novidade para nós...
Como se T3 a 500-600k euros em Odivelas, Santo António dos Cavaleiros, e arredores fosse algo sustentável.... :sh):sh)

Plataformas como a Airbnb ou Booking têm sido acusadas de contribuir para aumentar as rendas e expulsar os moradores dos centros urbanos, transformando os bairros históricos em dormitórios para turistas. Em toda a UE, os preços das casas subiram 48% e as rendas 22% entre 2010 e 2023, segundo o Eurostat.​

https://zap.aeiou.pt/ue-pacote-habitacao-airbnb-booking-706156

Será que finalmente a UE vai fazer alguma coisa de "jeito" ou as receitas galopantes do turismo amarram a vontade de fazer ao lucro ?

sugestão:
para reabilitar os prédios devolutos e resolver o problema de aluguer nas cidades , não seria viável algo deste estilo ?

a câmara/dono do prédio cedia durante 20 ou 30 anos o prédio
(POR EXEMPLO)
imaginando que em 1 predio podias-se fazer 12 apartamentos T2
cada familia tinha contrato de 30 anos, durantes 10 anos pagava 500€ de renda, depois nos 10 seguintes pagava 600€ e depois pagava 700€
(60.000€ + 72.000€ + 84.000€ - ou seja 216.000€, x 12 apartamentos = cerca de 2.6M
será que reabilitar 1 prédio de 12 apartamentos fica mais que 2M ? (claro que o empreiteiro/arquitecto/etc tem de ganhar dinheiro)

e no fim do prazo o prédio volta para as mãos do dono, que tinha 1 edifício abandonada, MAS que agora, ao fim de 30 anos está reabilitado (para vender ou voltar a alugar a quem quiser), mas tambem durante esse prazo não ganhou dinheiro . (até podia ficar isento de IMI)
Haveria empresas/estado dispostas a "financiar" este modelo para ganhar rapidamente habitação acessível e recuperar edificios ?

Na senda da cozinha do T1 que abria em cima da porta da entrada.
No mesmo empreendimento há também outras casas. Este T2 por exemplo.
Eu sou crítico nas cozinhas, entendo as reduções de espaço e isto e aquilo, mas vejo casas em planta e penso "como é que se vive assim".

Um T2 diria que será sempre até uma família de 3, eventualmente 4. (claro que podem ser so 1 ou 2).

Mas como é que se vive com cozinha assim?

Espaço completamente aberto para a sala.
Assumindo que debaixo do lava loiça está o lixo, sobra uma armário baixo. E 3 armários em cima... :sh)
Omnde se guarda tudooooo o que é necessário num T2 para uma família?

Numa micro moradia terrea T2, estão agora a lançar os desenhos para a cozinha ir para produção.

A sala também vai ser junta com a cozinha (modas e espaço... enfim). Serão +- 36,25 m2 para sala + cozinha.

O que acham desta cozinha e abordagem?
Vai ter painel solar com termossifão para AQS.
O combinado será de +- 72cm de largura, portanto mais largo e alto que o mais comum que se costuma usar.
O exaustor em principio não vai ser como está aqui no desenho por cima da placa, mas daqueles que são colocados ao lado da placa!! Ainda sem certezas.. feedback disto?
A peninsula terá 1,80 m de comprimento por 90 cm de largura.

Is9fNVz.png

aijWRid.png

Ax4KIvX.png

Numa micro moradia terrea T2, estão agora a lançar os desenhos para a cozinha ir para produção.

A sala também vai ser junta com a cozinha (modas e espaço... enfim). Serão +- 36,25 m2 para sala + cozinha.

O que acham desta cozinha e abordagem?
Vai ter painel solar com termossifão para AQS.
O combinado será de +- 72cm de largura, portanto mais largo e alto que o mais comum que se costuma usar.
O exaustor em principio não vai ser como está aqui no desenho por cima da placa, mas daqueles que são colocados ao lado da placa!! Ainda sem certezas.. feedback disto?
A peninsula terá 1,80 m de comprimento por 90 cm de largura.

Eu preferiria colocar uma ilha central despegada da parede com fogão na ilha.

Eu preferiria colocar uma ilha central despegada da parede com fogão na ilha.

Tens esta configuração?

Gostava de saber como é que isto funciona na prática. Para alguém que até cozinha e que anda sempre lava-loiças-fogão, não acabas com nódoas no chão?

Tens esta configuração?

Gostava de saber como é que isto funciona na prática. Para alguém que até cozinha e que anda sempre lava-loiças-fogão, não acabas com nódoas no chão?

A mim até me faz confusão aqueles lava loiça onde mal cabe um tacho ou frigideira pequena. Mesmo que seja um escorredor para lavar salada para mais de 3 pessoas deve ser impossivel de meter nos lavatorios da moda.

Tens esta configuração?

Sim tenho essa configuração. Funciona bem a vários níveis. A nível estético fica muito mais clean e centrado, e a nível prático dá mais espaço e mais facilidade em movimentação, pois tem circulação a toda a volta.
Não cai nada ao chão, por regra as panelas não andam a escorrer líquidos, mas caso aconteça tem que se limpar a panela antes de a passar para o lava loiças, mas isso é igual se não houver ilha.

Back