DeCeIi
Well-known member
Tive 3,5 anos para ter arquitetura aprovada
E 4,5 desde que meti o processo na câmara até início da construção
Perfeito exemplo. 5 anos... Apre!
E em termos de custos? Elevados ou nem por isso?
Mão de obra até vai havendo, boa ou má ou mediana. A malta tem de começar por algum lado.
A mim parece-me aquilo que toda a gente já viu e sabe, a construção está virada para um mercado que não é aquele que a maioria dos compradores querem ou precisam.
Falamos de crise mas vamos lá falar das restrições e complicações que as autoridades camarárias colocam à nova construção, do tempo que se perde num licenciamento novo, etx etc.
Perfeito exemplo. 5 anos... Apre!
E em termos de custos? Elevados ou nem por isso?
Mão de obra até vai havendo, boa ou má ou mediana. A malta tem de começar por algum lado.
A mim parece-me aquilo que toda a gente já viu e sabe, a construção está virada para um mercado que não é aquele que a maioria dos compradores querem ou precisam.
Falamos de crise mas vamos lá falar das restrições e complicações que as autoridades camarárias colocam à nova construção, do tempo que se perde num licenciamento novo, etx etc.
O estado é o que mais empata e é também o que mais come no sector da construção. Mas é mais um daquelrs elefantes na sala de que ninguém fala.
Entendidos da arquitectura e da construção, querem pf comentar este layout e áreas?
https://www.idealista.pt/imovel/34557559/
Não falo nos valores porque nem vale a pena…
2350€+iva construção chave na mão (excluindo jardim)
Quartos na casa dos 10/12 m2?
Tenho 3 quartos, o mais pequeno, que uso como escritório tem 13.5.
Os outros, têm 18 e 20.
Quartos pequenos não me chocam, afinal, pouco maisné que um espaço para dormir.
Pior são as áreas da sala e cozinha... :sh)
Com o tamanho do quarto da minha filha, deu para quando era pequena colocar toda a cangalhada de brinquedos.
Agora, dá para ela ter no próprio quarto o espaço de trabalho/estudo.
Nalguns quartos que tenho visto ultimamente, se colocasse a minha cama que é normal, pois como bem sabes, não sou alto, nem espadaúdo, tinha de passar por cima da cama, para chegar ao outro lado do quarto.
Com o tamanho do quarto da minha filha, deu para quando era pequena colocar toda a cangalhada de brinquedos.
Agora, dá para ela ter no próprio quarto o espaço de trabalho/estudo.
Nalguns quartos que tenho visto ultimamente, se colocasse a minha cama que é normal, pois como bem sabes, não sou alto, nem espadaúdo, tinha de passar por cima da cama, para chegar ao outro lado do quarto.
Sacrificar àrea dos quartos não me chocaria se a compensação fosse área de armários grandes, o que geralmente não é o caso.
Anda-se apenas a reduzir àreas mas não se dá nada em troca. É quartos cada vez mais pequenos (com 3 portas de ármario), são cozinhas ridículas (com salas normais ou até mais pequenas), é falta de um local de lavandaria/estender roupa, falta de dispensa....
E o pior de tudo. Os preços continuam a subir! :sh):sh)
mas hoje em dia é mesmo assim, quartos cada vez mais pequenos e sala/cozinha junta.
Essa é outra, da sala e cozinha juntas.
Tenho isso noutra casa, porque é apenas casa de fds, porque para viver, não gosto.
Isso, e abrir a porta de casa, e estar logo na sala.
A pergunta foi incompleta e mais do que querer saber oa valores da construção, pretendia era saber os valores das taxas pagas à câmara. Desculpa-me a falha... :sh)[]
Quartos na casa dos 10/12 m2?
Tenho 3 quartos, o mais pequeno, que uso como escritório tem 13.5.
Os outros, têm 18 e 20.
quartos de 10 e até menos é o novo normal.
um amigo meu comprou um T4 em planta, em que um dos quartos tem 9m2 e custou 850k... já fez a revenda por 1M.