Tópico das Casas

quartos de 10 e até menos é o novo normal.
um amigo meu comprou um T4 em planta, em que um dos quartos tem 9m2 e custou 850k... já fez a revenda por 1M.

Pois tu falaste desse teu amigo na altura.
Esses apartamentos agora na 2ª fase do mesmo promotor (mas com mais vista) estão a 1.350.000 [;)]

Com o tamanho do quarto da minha filha, deu para quando era pequena colocar toda a cangalhada de brinquedos.

Agora, dá para ela ter no próprio quarto o espaço de trabalho/estudo.

Nalguns quartos que tenho visto ultimamente, se colocasse a minha cama que é normal, pois como bem sabes, não sou alto, nem espadaúdo, tinha de passar por cima da cama, para chegar ao outro lado do quarto.

Isso das áreas tem muito que se diga, pois podes medir de várias formas.
Os quartos dos meus filhos têm, na zona da cama, 13,5m2 e não ando em cima de nada para chegar algum sitio.
A cama deles tem colchões de 160x200cm, sendo que as camas são ainda maiores (uns 20cm na largura e comprimento no caso da cama mais pequena, que é a do meu filho).
têm o espaço para secretária, mas não coloquei no quarto porque não os quero a estudar sozinhos nos quartos.
Eu não conto os armários como área do quarto.

Os quartos dos meus filhos têm, na zona da cama, 13,5m2 e não ando em cima de nada para chegar algum sitio.
A cama deles tem colchões de 160x200cm, sendo que as camas são ainda maiores (uns 20cm na largura e comprimento no caso da cama mais pequena, que é a do meu filho).
têm o espaço para secretária, mas não coloquei no quarto porque não os quero a estudar sozinhos nos quartos.

Eu acho que nao se conta mesmo com as áreas dos armários como área útil, ou estou a ver mal a coisa?

150k de mais valias.
Tirando os impostos de compra (para esse valor deve dar o que? uns 50k?), e os 50% sobre 50% da mais valia, fez 150-50=100 menos 25. 75k em 850k. 10%. Em quanto tempo para podermos dizer se foi "bom ou mal"?? [;)]

850k:

IMT = 57.800€

Comissão venda 1M, normal é 5%+IVA = 61.500

Dará menos de 30.000€ para ainda ter pagar IRS sobre isso.

Só será bom negócio se for feito por empresa.

Yep, nem há hall... tudo junto, poupa-se em paredes e o espaço "parece" maior.

é fashion, mas para o dia a dia não gosto.

Por exemplo, eu estou na sala e fecho as portas, de seguida ainda fecho as portas do hall depois da cozinha e os quartos ficam na outra ponta. , ninguém ouve nada.

Eu pedi ao arquiteto para retirar todas as paredes e ser tudo openspace na zona social!
E não foi para parecer maior, foi mesmo de não gostar de ter as divisões sociais separadas.
Alias, a minha casa tem apenas 1 corredor com 10m2 e no piso superior (zona dos quartos).

Eu acho que nao se conta mesmo com as áreas dos armários como área útil, ou estou a ver mal a coisa?

Muitas casas que vejo acho que contam com isso de certeza.

Edit: no caso do apartamento que colovcaram aí atrás ( idealista com os quartos de 10m2), quase de certeza que contaram com os roupeiros para a área. O quarto não parece ter sequer 3m de largura, e não me parece ter 3.3m de comprimento para dar os 10m2.

Last edited:
Eu cá por acaso gosto mesmo de casas mais compactas, acho que o quarto e o escritorio tem cerca de 10m2 cada e a sala deve chegar aos 16.

Tá no ponto.

Eficiente para aquecer no inverno, rapido de limpar para nao gastar tanto com o serviço doméstico ou demorar mais tempo se fosse eu a limpar.

Sacrificar àrea dos quartos não me chocaria se a compensação fosse área de armários grandes, o que geralmente não é o caso.
Anda-se apenas a reduzir àreas mas não se dá nada em troca. É quartos cada vez mais pequenos (com 3 portas de ármario), são cozinhas ridículas (com salas normais ou até mais pequenas), é falta de um local de lavandaria/estender roupa, falta de dispensa....

E o pior de tudo. Os preços continuam a subir! :sh):sh)

Bem, essa da falta de dispensa é que eu n tava à espera, seja casa pequena ou grande.

Lavandaria ainda vejo como um " extra " que com certeza dará muito jeito, mas dispensa acho que faz muita falta, pelo menos sempre morei em casas com isso e sempre fiz bom uso.

850k:

IMT = 57.800€

Em termos de cedências é fácil evitar o pagamento de IMT, basta fazer o CPCV já a pensar nisso, por isso ganhou bem mais,

850k:

IMT = 57.800€

A venda é feita por cedência antes da escritura, assim não se paga IMT nem escrituras nem nada.
Comissão de venda também não será essa. [;)]

Entendidos da arquitectura e da construção, querem pf comentar este layout e áreas?
https://www.idealista.pt/imovel/34557559/

Não falo nos valores porque nem vale a pena…

Em termos de layout não está mal. (a minha até é parecida).
É pena a entrada da casa não ser mais perto da IS social, porque na realidade a entrada fica num corredor.
A cozinha não está mal, eu sou crítico nisso, não é enorme, mas funcional e espaço QB. A Sala é que me parece curta, precisava de mais uns m2.
Os quartos é a nova realidade... Pequenos. O ideal seria terem 12/13m2 e depois uma suite de uns 18m2.
Mas já se sabe que com isso os preços disparam.

No geral pelo que já vi desse empreendimento (Arco Verde) vai ficar bem simpático.

13,50 m2 já é aceitável, é o meu quarto mais pequeno.

As áreas que referi do meu são sem os armários, e sem a WC na suite.

13,50 m2 já é aceitável, é o meu quarto mais pequeno.

As áreas que referi do meu são sem os armários, e sem a WC na suite.

Mais importante que a dimensão do quarto é o tamanho dos roupeiros.
Não sei como é que alguém consegue viver com o tamanho dos roupeiros que se vê nas plantas que colocam por aqui.
O roupeiro mais pequeno dos meus quartos tem 3.5m (todos com 2.4m de altura) e é apenas para roupa, porque na zona dos quartos tem um armário com 5m para arrumar as roupas de cama, toalhas, etc.
O quarto desde que caiba a cama e tenha espaço suficiente para eu andar "à volta" da cama sem bater em nada está bom para mim.

A venda é feita por cedência antes da escritura, assim não se paga IMT nem escrituras nem nada.
Comissão de venda também não será essa. [;)]

Reduzem a comissão habitual em cedência de posição? Não é situação que alguma vez tenha tido contacto.

Mas olhem que paga IMT.

Se ele deu sinal de 10%, tem de pagar 10% do IMT devido aquando da escritura, mas paga quando assina o CPCV inicial acho eu.

Embora agora o normal já seja dar mais sinais ao longo da construção.

Portanto e posso estar enganado.

Sobre 850.000€

Taxa máxima do IMT(6,5%) - 5.525€

150.000 de mais valias

75.000€ a acrescentar ao IRS (+- 20000€ IRS a pagar que vai variar consoante o rendimento, despesas e deduções)

150.000 - 5525€ - o valor a pagar de IRS (possivelmente mais de 20.000€) - comissão imobiliária (vá 3%+IVA) = Ligeiramente abaixo de 120.000€

O que já é bastante agradável já que só empatou 85000€.

Last edited:

Eu penso que é ao contrário. A área dos armários/roupeiros conta para a área últil dos quartos.
Nos meus quartos quando está descrito que têm ~20m2 de área últil, a área dos armários está também aí já incluida na área útil.

150k de mais valias.
Tirando os impostos de compra (para esse valor deve dar o que? uns 50k?), e os 50% sobre 50% da mais valia, fez 150-50=100 menos 25. 75k em 850k. 10%. Em quanto tempo para podermos dizer se foi "bom ou mal"?? [;)]

Fez cedência posição , não tinha feito escritura.
Não faço ideia das mais valias, este caso foi divórcio

Em termos de layout não está mal. (a minha até é parecida).
É pena a entrada da casa não ser mais perto da IS social, porque na realidade a entrada fica num corredor.
A cozinha não está mal, eu sou crítico nisso, não é enorme, mas funcional e espaço QB. A Sala é que me parece curta, precisava de mais uns m2.
Os quartos é a nova realidade... Pequenos. O ideal seria terem 12/13m2 e depois uma suite de uns 18m2.
Mas já se sabe que com isso os preços disparam.

No geral pelo que já vi desse empreendimento (Arco Verde) vai ficar bem simpático.

Imagino que conheças a zona, provavelmente até melhor do que eu, mas não cairei em grande exagero se disser que será o T3 novo mais barato da zona, e mesmo assim custa >700k € ainda em planta.
O que me causa mais espanto é a varanda a todo o comprimento, quando se poderia “facilmente” utilizar algum daquele espaço para aumentar os quartos - limitando p.e. essa varanda à sala/cozinha.
Não sei se são reflexos do tempo do confinamento, mas as varandas estão a aparecer em força, quando tivemos alturas em que não se previam varandas, ou se reduziam as mesmas ao mínimo.
Já agora, não sei se o empreendimento vai ter moradias, mas nem quero pensar nos valores.
A construção nova realmente não está acessível, não se está minimamente a pensar em valores razoáveis, apenas em “empreendimentos de luxo”. E sim, eu tenho noção que os terrenos ali devem ter sido caros, mas há outra zona ex-cooperativa perto em que os preços começam ainda mais caros (T3 >800k) e em localização menos central (Caxias Heights). Haja quem possa comprar.

O que me causa mais espanto é a varanda a todo o comprimento, quando se poderia “facilmente” utilizar algum daquele espaço para aumentar os quartos - limitando p.e. essa varanda à sala/cozinha.
Não sei se são reflexos do tempo do confinamento, mas as varandas estão a aparecer em força, quando tivemos alturas em que não se previam varandas, ou se reduziam as mesmas ao mínimo.

O que eu acho piada é o marketing para vender o que não existe. Na planta aparece: 29m2 varandas / terraço / jardim., quando na verdade aquilo é uma coisa só, mas convém parecer que são 3 [:cool:]

Back