Tópico das Casas

Apertem os cintos!!

Preços das casas caem nas zonas da ‘moda’ de Lisboa e Porto

O boom imobiliário dá sinais de pausa em algumas freguesias de Lisboa e Porto. Marvila, Arroios e Foz têm quedas inéditas, no primeiro travão do mercado, à boleia da queda dos preços das casas novas.

Fonte: https://eco.sapo.pt/2025/10/29/precos-das-casas-caem-nas-zonas-da-moda-de-lisboa-e-porto/

A juntar a isto as notícias do outro lado do Atlântico.... uii que isto não está muito bonito....

Recent Layoff Announcements:
1. UPS: 48,000 employees
2. Amazon: Up to 30,000 employees
3. Intel: 24,000 employees
4. Nestle: 16,000 employees
5. Accenture: 11,000 employees
6. Ford: 11,000 employees
7. Novo Nordisk: 9,000 employees
8. Microsoft: 7,000 employees
9. PwC: 5,600 employees
10. Salesforce: 4,000 employees
11. Paramount: 2,000 employees
12. Target: 1,800 employees
13. Kroger: 1,000 employees
14. Applied Materials: 1,444 employees
15. Meta: 600 employees

The labor market is clearly weakening.

infelizmente acho que 2026 e para frente serão anos muito duros com muita disrrupção

Mas isso não explica como é exactamente nos locais onde mais se constroi que o preço tambem mais sobe.
não deveria ser ou contrário, nessas zonas começar a abrandar compararivamente às outras?

Porque a reportagem é falha.....
Onde mais se constroi.... mas depois não dá números absolutos nem relativos.
Onde o preço mais sobe.... mais uma vez não dá números absolutos nem relativos.....

Pode o lugar onde mais se construiu ser uma zona premium, e o m2 ter subido de 5k para 6k.
E noutro lugar qualquer ter construído menos mas ter subido o m2 de 1k para 1.5k.
​​Segundo a imprensa "especializada" o lugar onde mais subiu foi o primeiro caso....

Edit: o artigo do publico é premium.... fechado.... vai ler os comentários e vais ver que a autora tomou uma "liberdade" enorme ao escrever o mesmo ...

Exemplo

Regiões com maior aumento da construção são onde os preços das casas mais sobem
Se eu em 2019 tiver construído 1 Fogo Habitacional, e em 2024 tiver construído 2 Fogos Habitacionais, consigo um aumento de 100% entre os dois anos, superior aos 95% que a autora calculou no INE. A autora no entanto omite que em 2002 o país construía mais de 120mil fogos, e a média dos últimos 10 anos está nos 14mil. Não entendo, como já foi dito, o porquê de este artigo não ser de opinião. Uma pena um jornal desta dimensão se arrastar com autores deste calibre, que escrevem com esta desonestidade. (Para as pessoas entenderem, os 95% de crescimento são entre 13mil novos fogos em 2019 e 25mil novos fogos em 2024. Comparem isto com os 120mil em 2001, ou os 45mil que o setor diz ser necessário para suprimir as necessidades do país)

Last edited:
Ainda sobre comprar em planta.

Também não é raro que os promotores de novos empreendimentos sejam empresas especificamente constituídas para o efeito e que posteriormente desaparecem.

Por acaso não sei o que diz a lei nestes casos, por causa das garantias !? Mas conheço vários casos desses, ou seja de empresas que licenciaram e construiram ou fizeram renovções de fundo em prédios inteiros e posteriormente desapareceram.

Sim o receio é muito esse. Até porque as vezes grandes nomes de empresas são donas de várias pequenas empresas que abrem, fecham, mudam de nomes, etc etc.
Se bem que nestes grandes promotores como a construção é subcontratada, diria que no final quem deverá dar a garantia será o construtor.

Os preços estarem a estagnar não me admira. Quem acompanha o mercado vê isso.

Nestes empreendimentos novos antigamente quando apareciam no mercado já estavam 20/30% vendidos e alguns nem uma semana duravam.

O que eu comprei foi assim. Tive de "comprar" em 30min e já não consegui a 1ª escolha, tive de ficar com a 2ª. Aliás esqueci-me de dizer, mas o sistema era mesmo assim... Tinha de dar 3 opções de escolha no empreendimento para eles gerirem a procurar. :sh)
Ao fim de uma semana havia apenas meia duzia de apartamentos por vender.

Mas agora há empreendimentos que abrem as vendes e vendem, 30/40% mas depois ficam ali... Mais um hoje, mais um amanhã. Mas não a loucura de antes.

E nas revendas a malta abusou, cheguei a ver pedirem 30% de mais valias em menos de 1 ano de compra e alguns casos até mais. Claro que depois nignuém pega nesses.

Tens aqui a resposta.....

Lê lá bem, até vou destacar:

Quem diria. Lá se vai a teoria brilhante. Construir...... mas não é o que se constrói por aqui.

Ou seja...

O que é que tu vês ser construido? Prédios de gama alta, cujos apartamentos, muitas vezes T1, começam nos 500-600k (grande Lisboa). Mas isto vem resolver alguma coisa? Precisamos de outro tipo de construção mais low cost e consequentemente com outros valores de entrada no mercado.

Porque a reportagem é falha.....
Onde mais se constroi.... mas depois não dá números absolutos nem relativos.
Onde o preço mais sobe.... mais uma vez não dá números absolutos nem relativos.....

Pode o lugar onde mais se construiu ser uma zona premium, e o m2 ter subido de 5k para 6k.
E noutro lugar qualquer ter construído menos mas ter subido o m2 de 1k para 1.5k.
​​Segundo a imprensa "especializada" o lugar onde mais subiu foi o primeiro caso....

Edit: o artigo do publico é premium.... fechado.... vai ler os comentários e vais ver que a autora tomou uma "liberdade" enorme ao escrever o mesmo ...

Exemplo

Regiões com maior aumento da construção são onde os preços das casas mais sobem
Se eu em 2019 tiver construído 1 Fogo Habitacional, e em 2024 tiver construído 2 Fogos Habitacionais, consigo um aumento de 100% entre os dois anos, superior aos 95% que a autora calculou no INE. A autora no entanto omite que em 2002 o país construía mais de 120mil fogos, e a média dos últimos 10 anos está nos 14mil. Não entendo, como já foi dito, o porquê de este artigo não ser de opinião. Uma pena um jornal desta dimensão se arrastar com autores deste calibre, que escrevem com esta desonestidade. (Para as pessoas entenderem, os 95% de crescimento são entre 13mil novos fogos em 2019 e 25mil novos fogos em 2024. Comparem isto com os 120mil em 2001, ou os 45mil que o setor diz ser necessário para suprimir as necessidades do país)

pelos vistos a autora há muito tempo que gosta de "mostrar" os factos apenas quando calha:

https://corta-fitas.blogs.sapo.pt/historias-mal-contadas-2-8030993

https://corta-fitas.blogs.sapo.pt/um-jornal-no-seu-labirinto-8395355

às tantas é mesmo melhor começar a pedir à IA para escrever as noticias ! se ate os jornalistas em jornais de referencia são assim ... então os artigos de opinião e/ou comentadores... nem quero imaginar !

Last edited:
Já existe alguma previsão de a isenção da comissão de amortização para créditos taxa variável, vá ser mantida ou eliminada para o próximo ano?

Já existe alguma previsão de a isenção da comissão de amortização para créditos taxa variável, vá ser mantida ou eliminada para o próximo ano?

Acho que vai agora nos próximos dias a votação uma proposta do PS de aditamento ao orçamento de estado de 2026 para eliminar esta comissão para CH com taxa variável. Vamos ver...

Estava a pensar no início do ano amortizar parte do CH que tenho com taxa variável. Assim sendo, em janeiro já pago os 0.5 de comissão?
Será então melhor amortizar em Dezembro ainda?

Estava a pensar no início do ano amortizar parte do CH que tenho com taxa variável. Assim sendo, em janeiro já pago os 0.5 de comissão?
Será então melhor amortizar em Dezembro ainda?

Sem dúvida, em dezembro sabes que não pagas, em janeiro pelos visto já se vai pagar os 0.5%

Pessoal, uma ajuda de quem souber ou puder.

Numa casa minha tenho um estore em que a calha de enrolamento/guia da fita de estore se partiu (coisas já com alguns anos, plástico já algo ressequido, algum desalinhamento pelo meio, etc) e a fita por vezes desvia e sai da guia e fica presa entre a guia e aqueles "calços".

Deixo algumas fotos em anexo.

Agora ainda tenho de perceber se o sistema é tudo integrado ou se consigo substituir a parte partida.
E resta saber se é fácil desmontar para substituir, seja tudo ou só a peça partida.

Se alguém tiver sugestões ou conhecimento, agradeço.

Não encontrei outro tópico mais específico, daí estar a colocar aqui.

Click image for larger version  Name:	20251126_201935.jpg Size:	283.0 KB ID:	14658166

Click image for larger version  Name:	20251126_201902.jpg Size:	314.1 KB ID:	14658167

Last edited:
Estás a falar do disco enrolador da fita?
vê lá se isto ajuda nalguma coisa.
https://janelasestores.com/60-rodas-para-estores

em principio isso é tudo desmontável, começas por desapertar as fitas que ligam ao estores para eles ficarem no sitio. Depois vê como tiras o varão desenrolador para fora pois pode estar aplicado de várias formas, desde assente numa bases em que basta levantar, preso com um suporte de desaparafusar ou encaixado numa especie de espigões em que puxas o varão para um dos lados e ele sai do espigão.
Depois é sacares o tal disco e a fita para veres se arranjas um novo compativel.
quem tem equipamento e se ajeitar em impressão 3d pode fazer algo caso não arranjes.

Estás a falar do disco enrolador da fita?
vê lá se isto ajuda nalguma coisa.
https://janelasestores.com/60-rodas-para-estores

em principio isso é tudo desmontável, começas por desapertar as fitas que ligam ao estores para eles ficarem no sitio. Depois vê como tiras o varão desenrolador para fora pois pode estar aplicado de várias formas, desde assente numa bases em que basta levantar, preso com um suporte de desaparafusar ou encaixado numa especie de espigões em que puxas o varão para um dos lados e ele sai do espigão.
Depois é sacares o tal disco e a fita para veres se arranjas um novo compativel.
quem tem equipamento e se ajeitar em impressão 3d pode fazer algo caso não arranjes.

Macavenco porventura a minha sugestão não será tao boa quanto a do zezoca, mas eu tive aqui um estore que se quinou e chamei o técnico via app Oscar, veio no dia seguinte, foram salvo erro 50 euros ja com deslocaçao e ficou " como novo " .

Obrigado pelas sugestões para os estores. Vou ver se consigo arranjar apenas a roda de enrolar.

Uma outra questão, agora sobre o seguro multirriscos sobre a casa (que neste caso está associado ao crédito):
O valor deste seguro é sempre a aumentar todos os anos ou há alguma forma, algum factor (não sei se isso faz sentido perguntar, como se tem para o IMI), que possa ser actualizado (eventualmente para ser mantido sem alteração)?

Back