Tópico das Casas

Para refletir…

em março de 2025 estive a sondar bancos para CH e o Bankinter tinha uma campanha em que fazia 2.1 de taxa Fixa durante 30 anos desde que o empréstimo fosse igual ou superior a 200k.

Hoje - fevereiro de 2026 - Bankinter faz 3.35 taxa fixa para 30 anos.

Passaram 11 meses… penso que a Euribor está mais ou menos igual…

O que influencia isso é a taxa swap.

Em Fevereiro de 2025 chegou a estar abaixo de 2,1%.

Hoje está a 3,18%.

https://pt.investing.com/rates-bonds/eur-30-years-irs-interest-rate-swap-historical-data

Já fiz o meu primeiro pedido de amortização para 2026.

Eles dizem que a comissão vai ser zero.

O valor da comissão de 0,5% seria sempre bastante baixo mas já agora quero testá-los.[:)]

Voltando a este tema, apensar da amortização ser feita em 2026, cobraram zero. Foi bonito.[:D]

Passo a explicar: Compras essa casa de 350k e pagas os 17.3k de imposto.
Amanhã por algum motivo vais para o Norte, vendes essa casa e compras uma nova de 350k, e lá tens que arrotar outra vez com 17.3k de imposto.
É por isso que essa bolha não estoura tão cedo. Vais obrigatoriamente ter que vender a casa por 367.3k só para poderes pagar mais uma vez um Imposto que já pagaste.

Estás a assumir que conseguirias vender a casa por 367,3 k€.

Então pergunto: mesmo sem imposto, porque não haverias de vender por esse valor?

Aqui, bem perto onde moro

casas até 1 milhão

mas nunca na vida eu comprava aí....

mas quem compra por um milhão o que custa uma inundação numa garagem ou estradas cortadas ?

é uma ninharia

( atenção, agora podem baixar de preço e ser uma boa oportunidade de negócio para viver à beira tejo )

Last edited:
Podes pôr as sapatorras que quiseres. O ponto fraco é a ligação entre estas e a estrutura superior.

Sim , ja li inclusive um pouco sobre isso, so n percebi se a ligaçao é algo que possa ser bom ou será sempre um ponto fraco à semelhança do telhado.

Aí uma empresa de casas de madeira postou algo a dizer que nenhum cliente reportou nada quanto ao temporal. Resta saber se alguma apanhou com rajadas de 160 a 180 km/h.

SilverArrow como estás sempre em cima dos empreendimentos de LX o que dizes do alto do tejo junto ao skycity?
no papel pareceu-me interessante e (felizmente) o unico na zona a contemplar comércio/serviços.
Parece que não avançaram com valores para os apartamentos, já os terrenos para moradias a 1000€/m2 é a doer.

Dei uma volta no skycity para ver o ambiente actual e é deprimente sem vida alguma, autentico dormitório quando bastava umas lojas nos wdificios de apartamentos para transformar aquilo.

SilverArrow como estás sempre em cima dos empreendimentos de LX o que dizes do alto do tejo junto ao skycity?
no papel pareceu-me interessante e (felizmente) o unico na zona a contemplar comércio/serviços.
Parece que não avançaram com valores para os apartamentos, já os terrenos para moradias a 1000€/m2 é a doer.

Dei uma volta no skycity para ver o ambiente actual e é deprimente sem vida alguma, autentico dormitório quando bastava umas lojas nos wdificios de apartamentos para transformar aquilo.

Boas,

Conheço sim. Parece-me algo mais pensado que o SkyCity, mas tenho algumas reservas.
O SkyCity e o Casas do Lagos, são dois empreendimentos 100% dormitórios, sendo que o Casas do Lago ficou num local péssimo, numa encosta norte onde só há humidade.

O SkyCity e tenho um preconceito e aversão às coisas da JPS, não gosto da maneira deles de trabalhar e acho que depois se nota no que resultou o SkyCity e o DreamLiving, que é uma vergonha.

O Alto do Tejo parece ter mais cabeça. Mas é um empreendimento enorme que poderá ter dificuldades de conclusão.
Estamos a falar de cerca de 16 blocos de apartamentos, um conjunto ainda de umas 25 moradias em banda e depois 30 lotes para moradias isoladas.
E isto até acredito que com o tempo se vá fazendo. Mas depois tens uma área enorme de Serviços... Que não acredito que se faça. Não há no mercado procura para tantos escritórios. Só se os preços fossem muito abaixo do mercado é que vejo interesse estamos a falar de quase 30 edifícios de serviços... E depois ainda 2 grandes de comércio.

Por isso o projecto pode sempre ficar um pouco "coxo". Se bem que fazendo tudo, vai haver muito transito na zona.

Em relação à habitação, pelo pouco que vi parecem-me simpáticos, com alguns espaços comerciais no RC, as áreas não são enormes, mas sempre são maiores do que se tem feito por Lisboa.
Para já lançaram 4 blocos. Que são os menos interessantes. Eles têm uns blocos que vão ter uma bela vista de rio. Mas esses ainda não estão para venda.
Depois tudo depende do preço...

os t2 são +/- 500K
e os T4 cerca de 700K

Back