Tópico do BTT

Estou a tentar ganhar motivação para tirar a minha máquina do suporte. Já lá está há uns 2 anos :(

Primeiro passo será levá-la a um mecânico para revisão. Alguém tem uma ideia que qual será um preço médio para um tratamento completo?

É tal e qual às Specialized Epic que existiam, mas acho que nesse caso não tem o brain. Tenta ver reviews desse sistema/quadro, tanto a Merida como a Specialized já abandonaram esse sistema (e por algo motivo deve de ter sido).

De facto as Epic até 2009 (salvo erro) tinham o amortecedor nesta posição. A merida adoptou este sistema nas mission e nas trans-mission. Aliás, o nosso companheiro de forum "Rider" tem um quadro semelhante. Quanto às reviews que tenho lido (ainda poucas) são todas boas, em relação ao comportamento, mas parece-me que um amortecedor naquela posição, está mais sujeito a danos. Se fizer negócio, levará certamente uma daquelas "meias" de protecção.
A questão do brain, não é muito relevante uma vez que o manitou tem bloqueio remoto no guiador apesar de bloqueio e desbloqueio inteligente, ser outra fruta...
O que me causa alguma espécie é o facto de perder a simplicidade de uma hardtail e, necessariamente, uns pontos na fiabilidade pelo simples facto de ter mais componentes que uma HT. Por outro lado, irei ganhar conforto.
Aiiiii [8b][8b][8b]

...conforto, eficácia, segurança [;)]

A comprar quadros FS usados, ter muita atenção ao estado dos rolamentos e manutenção do amortecedor. Ambos podem aparentar estar bons e passado pouco tempo precisarem de manutenção, e não é coisa barata...

A comprar quadros FS usados, ter muita atenção ao estado dos rolamentos e manutenção do amortecedor. Ambos podem aparentar estar bons e passado pouco tempo precisarem de manutenção, e não é coisa barata...

Eficácia em que termos?
Este é usado, mas pouco. A única marca que tem é a do aperto do desviador.

Eficácia em quase tudo: descer, rolar, etc..., que aumenta à medida que o piso vai piorando, não tem nada a ver com uma rígida. Mas apesar disso tudo se só pudesse ter uma bike neste momento seria uma rígida.

PS: Isso do uso é difícil de avaliar. Se vires o meu MSC Koncept que já rola desde 2008, está quase como novo, no entanto ainda não trocou os rolamentos (talvez por raramente andar com ela à chuva e lama) apesar de já ter o kit para os trocar, e o Fox já vai fazer 3 anos que viu a última revisão, tenho que me preparar para mais essa despesa, da última vez foram 60€!!!!

PS1: Vê quais as medidas do amortecedor dessa Merida, para caso seja preciso trocá-lo seja fácil do o encontrar ;)

Last edited:
A dica do amortecedor é bem pertinente... [;)].
A fazer negócio será apenas na última semana deste mês. Ainda vou deixar marinar as ideias. Entretanto, vou receber fotos hoje à noite. Diga-se que o negócio é entre mim e uma loja.

F1.jpg

attachment.php

Este Maxxis Monorail 2.1 é bastante mais largo que o Ignitor 1.95, aliás é identico ao Ignitor 2.35. Dá outra confiança.
Mais um pequeno teste hoje. Mesmo no asfalto rola bem.

Não sei para que valores será o negócio, mas uma alternativa serão os quadros FS que estão na RCZ. [;)]

Muito longe desses valores. O meu zoulou mais 100€. Creio que os da RCZ custam quase 500€, mas são bem giros.
Atenção que eu n sei se o negócio se vai realizar. Há vontade das duas partes, mas preciso de marinar um bocado a coisa ainda...

Edununo, como é que foi a tua passagem de HT a FS? Aconselhas? Voltavas hoje a comprar uma HT?

HT hoje em dia só se fosse uma 29er.
Eu gosto da Cannondale mas por vezes dava jeito a leveza e rigidez (no sentido do não bombear) da BH.

Rodas novas?

É verdade. São umas Mavic Crossmax SLR. Como tenho vindo cá menos vezes nem falei nesse assunto. Como estas são centerlock (apanhei um bom negócio nestas) troquei os discos por centerlock e coloquei um de 180mm à frente, just in case.

As Prototype estão para serem reparadas. O cubo de trás terá de ser trocado mas não sei se por um da Prototype já que pediam cerca de 220 euros por um!!!! Devem estar loucos.

O Monarch é um RT3 e aquilo tem 3 posições da plataforma. Aberto, médio e hard. No hard pouco bombeia mas..... bombeia mais que uma HT. [:D]

Exacto!
O meu quadro que é quase igual ao que o Senhorpedro colocou,levou todos os rolamentos aos 10000kms e custaram 30 e tal €,eu próprio os meti!
o amortecedor Manitou conta já com mais de 21000kms sem qualquer manutenção e continua com um bom funcionamento,aliás tem feito bastantes meias maratonas,mas admito que quando rebentar não será facil arranjar outro que dê para ali!Julgo que a Fox e Dt swiss tinham igual!

Agora vai rolar bastante menos,na quarta-feira chegou a bike de estrada Radon spire carbon 7 SL e por agora não quero outra coisa[:cool:]

Back