Tópico do BTT

Tem em consideração que o chiar também pode ser pelas pastilhas e pelos discos.

"Também pode" ou "é"? Não vejo como o chiar possa ser provocado pelo travão em si :confused:
Eu tenho travões Formula nas minhas bikes e não chiam e quem me conhece sabe que eu uso bastante os travões [:D] Ultimamente o travão traseiro da Believe começou a chiar em travagens mais fortes, mas visto que tanto as pastilhas como os discos são os mesmos, talvez tenham apanhado um pouco de óleo.

Há dois tipos de maxilas: IS2000 ou Postmount. Por isso, não haverá problemas em mudar os travões mantendo o standard.

Caso não mantenha, há adaptadores.
Mas hoje em dia é tudo PM á frente e atrás.

A minha Speccy é de 2011 e á frente é PM e atrás IS.
Já a Cube é tudo PM.

Não estou a falar de IS ou PM, estou a falar de formatos físicos diferentes entre as maxilas das marcas que não permitem usar adaptadores de uma marca para outra.

"Também pode" ou "é"? Não vejo como o chiar possa ser provocado pelo travão em si :confused:

Na grande maioria, naturalmente que sim.
No caso particular dos Avid, as anilhas de aperto são flexíveis (CPS/Tri-align). O que pode originar vibrações no corpo da maxila, e per se o ruído.

Last edited:
O problema nem é o adaptador. Tem formatos diferentes, mas no fundo fazem o mesmo.
A questão é os parafusos.

Já tive os XT montados na Spec, mas usei os parafusos e anilhas dos Avid. [;)] porque os parafusos da Shimano são curtinhos...

O melhor é mandar vir o adaptador tb certo?

Não estou a falar de IS ou PM, estou a falar de formatos físicos diferentes entre as maxilas das marcas que não permitem usar adaptadores de uma marca para outra.

Eu sei.

Na minha Cube p. ex., com discos de 160mm posso lá meter o que quiser, seja Avid ou Shimano directamente, independentemente de as maxilas terem formas diferentes. É por isso que é um standard. Agora com adaptadores poderá ter que se usar outros parafusos/anilhas (os XT nem são montados com anilhas p. ex.). Mas o adaptador em si não difere. Porque se diferisse, também tinha que haver quadros e forquilhas para cada uma das marcas.

Mas isto é baseado na experiência que tenho. Shimano e Avid. Posso estar enganado... já não digo nada...

Last edited:
Eu sei.

Na minha Cube p. ex., com discos de 160mm posso lá meter o que quiser, seja Avid ou Shimano directamente, independentemente de as maxilas terem formas diferentes. É por isso que é um standard. Agora com adaptadores poderá ter que se usar outros parafusos/anilhas (os XT nem são montados com anilhas p. ex.). Mas o adaptador em si não difere. Porque se diferisse, também tinha que haver quadros e forquilhas para cada uma das marcas.

Mas isto é baseado na experiência que tenho. Shimano e Avid. Posso estar enganado... já não digo nada...

160 PM tem a obrigatoriedade de dar para tudo, mas quando passa para 180/203/etc onde precisas de um adaptador, o adaptador marca X pode não dar com a maxila Y, há maxilas mais próximas do parafuso de cima e outras mais próximas do parafuso de baixo e outras centradas. Dai que seja melhor ter um adaptador da marca dos travões.

Neste caso em concreto, eu mandava vir os travões, via se davam, e só se não desse é que ia comprar o adaptador da marca.

Sendo Shimano não há problema nenhum em encontrar à venda e barato.

Tenho a ideia do Lelo e sempre que precisei de adaptador para qualquer travão (hope, shimano e hayes), foi só pedir na loja adaptador para disco 180 ou 203mm para IS ou PM).

Nunca especifiquei a marca da maxila...

160 PM tem a obrigatoriedade de dar para tudo, mas quando passa para 180/203/etc onde precisas de um adaptador, o adaptador marca X pode não dar com a maxila Y, há maxilas mais próximas do parafuso de cima e outras mais próximas do parafuso de baixo e outras centradas. Dai que seja melhor ter um adaptador da marca dos travões.

Neste caso em concreto, eu mandava vir os travões, via se davam, e só se não desse é que ia comprar o adaptador da marca.

Sendo Shimano não há problema nenhum em encontrar à venda e barato.

Eu compreendo que sim.
Já montei muitos travões, das diferentes marcas aqui faladas e nunca precisei de usar adaptadores específicos da mesma marca dos travões.

Mas por meia dúzia de euros que custa um adaptador, siga... [;)]

Nuno, terás que ter em atenção que os XT não levam anilhas nos parafusos do PM (os famosos CPS/Tri align que dão muito jeito na afinação dos Avid).

Confirma também se o rotor é de 180 ou 185mm (está impresso a laser no rotor). Isto porque antigamente a Avid tinha rotores de 185mm e aí tem que ser outro adaptador.

Neste caso em particular é que sei que não há compatibilidade de adaptadores.

Last edited:
Tenho 3 adaptadores (203) em casa que são completamente distintos uns dos outros. 2 não são de marcas generalistas, o outro é Shimano.

Para usares os travões tens mesmo de colocar o adaptador da marca de cada um.

Nuno, compra o adaptador.

Até porque depois se quiseres "transaccionar" os Avid, convém entregar ao novo cliente, o jogo completo (com parafusos e adaptador para 180 incluido) [;)]

A pergunta que se coloca é, então mas o NunoMCCII tem uma bike nova e já está a começar com o xuning? [:D] Se a queres melhorar mete-lhe umas rodas 26'' [:p] [:D]

Os meus Avid 3 só chiam quando as pastilhas se molham. Tenho um amigo com uma Cube com uns Formula que chiam que se fartam...

Por isso não sei se podes dizer que é regra uns chiarem e outros não...

Menino... tem medo de se molhar... [:D]

94310352421739763930913.jpg

isso e calcinhas de inverno... é muito fino... [:p]

Back