Tópico do BTT

Pois a que eu tenho é daquelas em ferro, sem amortecedor, roda 22 salvo erro, travões que abrandam! e a bike ja tem mais de 10 anos!

Tirando uma vez que andei numa de 26 de um amigo já há um bom par de anos nunca andei em mais nada, no entanto penso que é uma questão de habito. Andei a ver as vantagens das 29 e realmente parece que estão agora na moda! Como meço 1.81 penso que não terei problemas pelo menos em altura!

Vou ver se passo na sportzone cá da zona para ver ao vivo essa bike.

Eu comprei a minha na Sport Zone em Loures.. atendimento cinco estrelas.

Vais notar ao inicio alguma diferença.. centro de gravidade mais alto. É questao de habito. Para ti tem que ser igual à minha.. quadro tamanho L

A agilidade nao é tao grande como nas de roda 26.. tens um quadro maior e vais mais alto. No entanto em BTT porta se relativamente bem sendo que aqui na minha zona a maioria sao caminhso agricolas cheios de valas, calhaus e poças.

As mudanças tem uma desmultiplicação boa.. apesar da maioria das de roda 26 terem mais desmultiplicação para subir. A diferença no entanto é minima. Sobem-se rampas com 15% na boa desde que tenhas piso com aderência. e pernas :D

Eu estou contente. Estiquei o orçamento inicial que tinha definido mas consiidero que valeu bem a pena.

De há uns tempos para cá, quem ler algumas opiniões publicadas até pensa que as rodas 29" é só vantagens, e que a humanidade andou durante anos a fio toda enganada. Os catalogos de repente encheram-se de bicicletas com roda 29", ou na pior das hipoteses 27.5" e ter uma bicicleta com roda 26" é quase uma vergonha. Há que pegar outra vez em 3 ou 4 mil euros, deitar ao lixo a bicicleta que no ano passado era óptima e comprar uma nova com rodas maiores. Daqui a uns anos descobrirão que afinal 32" é que é bom e há que novamente deitar tudo ao lixo e comprar roda 32"...

Pois, as 29" não é só vantagens... Logo a começar pelo peso extra, o centro de gravidade mais alto, a maior inercia das rodas, e o material de substituição que é mais caro.. Tudo isto requer maior preparação fisica, um maior nivel de treino e de técnica para fazer o mesmo sem ir ao tapete e maior capacidade financeira.

Excepto nas pessoas muito altas, porque a roda 29" poderá aproveitar melhor a morfologia e ser mais confortavel do que uma 26" ou 27.5", tal e qual como para as crianças em que há vários tamanhos de roda para poderem tirar o melhor rendimento em cada fase de crescimento. Na minha modesta opinião, para uma utilização maioritariamente de lazer, especialmente para quem se inicia, em que os niveis de preparação quer fisica, quer técnica são baixos, dificilmente uma 29" é melhor escolha do que uma 26" ou uma 27.5".. Além disso com uma boa parte dos fabricantes de topo a lançaram os modelos novos apenas em 27.5" ou 29" actualmente arranjam-se optimas pechinchas em modelos de 2013 com roda 26"..

Mas decerto que já aparecerá ai alguém a dizer o contrário e a defender as rodas de 32"...

Last edited:
não concordo nada com a afirmação sobre o centro de gravidade, ou pelo menos com o que se pode inferir como negativo dos posts anteriores.
o bottom-bracket (BB) de uma 29er está mais baixo que a linha que liga os eixos, enquanto que numa 26" está sensivelmente na mesma linha.
isto faz com que a 29 seja mais estável! o que leva também a discordar do nível de técnica para uma 29 vs 26.
numa 29", o ciclista não está mais alto que numa 26. a distância do BB ao chão numa 26 e numa 29 é a mesma.
uma 29 não é uma 26 "grande". toda a geometria foi alterada para que a distância ao chão e entre eixos (descontando o tamanho da roda) se mantenha. daí as 29 parecerem "estranhas". e não serem aconselhadas a pessoas mais baixas.
de resto: peso extra, mais pressão no material, material mais caro, é tudo verdade.

numa bicicleta de gama baixa, eu não optaria por 29 por causa do peso e pelo mesmo preço se conseguir em média algo 26 melhor.

mas por esse preço...

As mudanças tem uma desmultiplicação boa.. apesar da maioria das de roda 26 terem mais desmultiplicação para subir. A diferença no entanto é minima. Sobem-se rampas com 15% na boa desde que tenhas piso com aderência. e pernas :D
mas que cassete tens atrás?
isso não tem nada a ver com o facto de ser 29" vs 26!

De há uns tempos para cá, quem ler algumas opiniões publicadas até pensa que as rodas 29" é só vantagens, e que a humanidade andou durante anos a fio toda enganada. Os catalogos de repente encheram-se de bicicletas com roda 29", ou na pior das hipoteses 27.5" e ter uma bicicleta com roda 26" é quase uma vergonha. Há que pegar outra vez em 3 ou 4 mil euros, deitar ao lixo a bicicleta que no ano passado era óptima e comprar uma nova com rodas maiores. Daqui a uns anos descobrirão que afinal 32" é que é bom e há que novamente deitar tudo ao lixo e comprar roda 32"...

Pois, as 29" não é só vantagens... Logo a começar pelo peso extra, o centro de gravidade mais alto, a maior inercia das rodas, e o material de substituição que é mais caro.. Tudo isto requer maior preparação fisica, um maior nivel de treino e de técnica para fazer o mesmo sem ir ao tapete e maior capacidade financeira.

Excepto nas pessoas muito altas, porque a roda 29" poderá aproveitar melhor a morfologia e ser mais confortavel do que uma 26" ou 27.5", tal e qual como para as crianças em que há vários tamanhos de roda para poderem tirar o melhor rendimento em cada fase de crescimento. Na minha modesta opinião, para uma utilização maioritariamente de lazer, especialmente para quem se inicia, em que os niveis de preparação quer fisica, quer técnica são baixos, dificilmente uma 29" é melhor escolha do que uma 26" ou uma 27.5".. Além disso com uma boa parte dos fabricantes de topo a lançaram os modelos novos apenas em 27.5" ou 29" actualmente arranjam-se optimas pechinchas em modelos de 2013 com roda 26"..

Mas decerto que já aparecerá ai alguém a dizer o contrário e a defender as rodas de 32"...

Olha, afinal não sou o único a pensar assim [:D]

não concordo nada com a afirmação sobre o centro de gravidade, ou pelo menos com o que se pode inferir como negativo dos posts anteriores.
o bottom-bracket (BB) de uma 29er está mais baixo que a linha que liga os eixos, enquanto que numa 26" está sensivelmente na mesma linha.
isto faz com que a 29 seja mais estável! o que leva também a discordar do nível de técnica para uma 29 vs 26.
numa 29", o ciclista não está mais alto que numa 26. a distância do BB ao chão numa 26 e numa 29 é a mesma.
uma 29 não é uma 26 "grande". toda a geometria foi alterada para que a distância ao chão e entre eixos (descontando o tamanho da roda) se mantenha. daí as 29 parecerem "estranhas". e não serem aconselhadas a pessoas mais baixas.
de resto: peso extra, mais pressão no material, material mais caro, é tudo verdade.

numa bicicleta de gama baixa, eu não optaria por 29 por causa do peso e pelo mesmo preço se conseguir em média algo 26 melhor.

mas por esse preço...

O ciclista poderá ir sensivelmente à mesma altura (conforme a geometria do quadro), mas a verdade é que a bicicleta em si tem um centro de gravidade mais alto. E isso que referes não acontece em todos os quadros, pelo que tenho visto, em muitos quadros, em especial os quadros de tamanhos mais pequenos a verdade é que o ciclista anda a uma altura do solo um pouco superior. Pelo menos é a ideia que tenho, mas admito que possa estar enganado em relação à altura do ciclista ao solo.

Agora, eu não ponho em causa que em algumas situações são melhores.. A questão é que experimentando uma e outra nota-se uma pequena vantagem no rolamento em detrimento da monabrilidade e da agilidade, permitem velocidades maiores, mas em percursos mais longos ou com mudanças de declive constantes, a meu ver são também fisicamente mais exigentes.. Acredito que em competições, nos circuitos certos para alguém em boa forma podem fazer a diferença entre ganhar ou não, pelo que valem o investimento.

Agora, para o BBT'ista de fim de semana que dá umas voltas de vez em quando, que muitas vezes até faz uns quilometros em cidade antes de atingir o destino do passeio de fim de semana, onde a agilidade e manobrabilidade são essenciais, e que raramente se especializa num tipo de provas, mas simplesmente vai alternando os percursos dos passeios, ponho sérias duvidas nas vantágens que actualmente são difundidas quase como uma religião.

Aquilo que me parece é que depois de anos em que tinhamos sempre novidades em termos de geometrias de quadros, em suspenões, em travões, chegou-se a um ponto de alguma maturidade do mercado em que as novidades já não eram tantas.. E como tal, pegou-se em algo que existe há imensos anos, que sempre foi usado apenas em nichos de mercado e nunca teve grande aceitação como sendo a melhor medida all-round, e iniciou-se uma mega campanha de marketing para rodar o parque de BTT's existentes pelas novas de 27.5" ou 29".. Porque ao contrário do que parece a quem vai lendo as revistas e nos fóruns, as BTT's de 29" não foram descobertas em 2011/2012 o que se descobriu em 2011/2012 foi que com esta mudança havia muito dinheiro para facturar pelos fabricantes de biclas e de componentes porque há imenso material que se tornou obsoleto..

Olha, afinal não sou o único a pensar assim [:D]

oh pc... contra factos não há argumentos!
mais caro, mais pesado, sujeito a maiores forças, mais inércia (bem... mais inércia é negativo?)... são factos.

agora: centro de gravidade mais alto? é que nem pensar! é preciso mais técnica? porquê? o BB está abaixo da linha entre eixos!

Eu sou fã das rodas 32''! Por isso é que só troco quando elas chegarem.. [:p]

Seja como for, para a namorada escolhemos uma roda 29 e considero a escolha acertada por diversos motivos: (i) ela tem uma técnica muito má e não se sente à vontade em cima da bicicleta, pelo que a roda 29 ajuda bastante nos caminhos mais acidentados e o peso extra não é problema, porque ela não se importa de fazer a subida em +2min (mesmo assim tira o KOM ao pc [:p] ).

O que não falta por aqui são as desvantagens das 29 enumerada, aliás, este deve ser dos tópicos mais ponderados do fórum, quando se trata de discutir marcas/material. Eu próprio quando mudei de 26 para 29, enumerei algumas dessas desvantagens, mas, a verdade é que, neste momento, não trocava de novo para 26, por melhores componentes que a bike tivesse em relação à minha Cube.

Faço tudo melhor com a 29, subo melhor nos caminhos mais traiçoeiros, transponho melhor os obstáculos, desço melhor, rolo melhor, etc... Concordo contigo na parte física, que sim, nas subidas mais íngremes exige mais um pouco e não convém deixar esmorecer tanto o andamento. Já a parte técnica, discordo totalmente, uma 29 é muito mais à prova de "nabos" do que uma 26. Em zonas de muita pedra, regos, buracos, etc, uma 29 passa com mais facilidade, muitas vezes basta deixá-la ir sem preocupações de maior.

Em relação ao maior peso, é uma verdade, principalmente nas gamas baixas, mas em gamas mais altas por norma as diferenças são mínimas. Por vezes fala-se em diferenças de pouco mais de 200g do modelo 26 para o equivalente em 29. O maior custo do material, depende do que for, porque a maioria do material das 29 é basicamente o mesmo que levam as 26.

Claro que, quem tem uma boa bike 26, não faz sentido ir a correr comprar uma 29, usufrua do que tem, se ainda lhe servir. Eu andei muito tempo com 26, quando as 29 já andavam aí a fazer furor. Simplesmente quis evoluir e para a gama da minha bike, achei que continuar a insistir em 26 não fazia qualquer sentido. E não me arrependo para já, as vantagens da roda 29 estão a compensar largamente as desvantagens, pelo menos para mim e para o uso que faço da bike.

Quem é muito influenciável e apenas vai em modas, é um problema de cada um, uns têm mais juízo do que outros. [:D]

oh pc... contra factos não há argumentos!
mais caro, mais pesado, sujeito a maiores forças, mais inércia (bem... mais inércia é negativo?)... são factos.

agora: centro de gravidade mais alto? é que nem pensar! é preciso mais técnica? porquê? o BB está abaixo da linha entre eixos!

Amigo, sem dúvida [;)] Mas para mim as 29'' poderiam ter todas as vantagens do mundo, que num quadro para o meu tamanho falham em algo que eu não aceitava, a estética.

eu não sofro de clubite 26, 27.5 ou 29.
e os factos enumerados atrás são todos verdadeiros... excepto o de centro de gravidade. daí ter respondido. senão, estaria quieto.

Bem sei que este fórum até é bastante neutro nas opiniões... Mas o que digo não deixa de ser uma realidade, quem ler alguma opinião publicada até fica a pensar que a humanindade andou estupida durante decadas a fio, já que segundo o que se le as 29" é só vantagens..

O que eu quero é que não acabem com o stock de pneus para 26 porque as minhas XT ainda têm muito para dar.
Se acabarem, pois entram umas rodas 27,5. É uma adaptação, sim sr, mas antes umas rodas do que uma bike inteira...

Para a malta das 26, a decathlon tinha na semana passada uma promoção muito porreira: 2 pneus michelin tubless ready + duas câmaras de gel a 29€

Last edited:
Bem sei que este fórum até é bastante neutro nas opiniões... Mas o que digo não deixa de ser uma realidade, quem ler alguma opinião publicada até fica a pensar que a humanindade andou estupida durante decadas a fio, já que segundo o que se le as 29" é só vantagens..

Boas.

Vá lá malta, não se chateiem, vamos tentar manter o ar higienizado característico deste tópico [:cool:]

Concordo com o mundano e a referência à roda 26 como uma coisa do passado obsoleta. Realmente é uma tendência no discurso de quem já anda isto há uns anos mas, pior ainda, quem está agora a entrar já vem com o discurso devidamente formatado o que só prova o poder do marketing. Ao ponto de pessoas com pouca técnica, forma física baixa, irem a correr comprar burras de 15kg como se tivessem a fazer a compra mais inteligente [:D]

Mas também tenho que dar a mão à palmatória concordando com o que o reiszink afirma [;)]
Ora, no núcleo duro do grupo com que ando sou o único de 26 no meio de uma matilha de rodas grandes com bikes de topo nas suas categorias, desde myroons, epics, canyon, etc e não me sinto diminuído ou mais infeliz nas voltas. No entanto consigo ver as vantagens claras em riders com a mesma forma física que eu, nomeadamente, a rolar, a descer e em algumas rampas técnicas onde a tracção é preponderante. No fim , no grupo a minha é a mais levezinha e se não forem as pernas a compensarem os handicaps em zonas rolantes, estou à rasca. Mas isto reflecte o meu ponto de vista num grupo homogéneo na condição física e bikes acima da média que não se amandam para os 15kg onde fica mais fácil dissecar as vantagens/desvantagens nos diferentes tamanhos.
O que conta no fim , pernas! São o elo fundamental [;)]

Cumps

Há sempre quem se deixe levar pelo entusiasmo e só diga maravilhas do que compra, e isso tanto é assim nas bikes, como nos carros, na electrónica, etc...

Cabe a cada um ser o mais ponderado e sensato possível. Analisar os prós e contras de cada solução e escolher mediante a utilização que faz, como já antes acontecia e acontece entre FS e HT.

Logicamente não faz sentido uma pessoa se desfazer de uma excelente bike 26 só para comprar roda 29 e se for preciso, comprar uma bike pior do que a que tem actualmente (muito mais pesada, piores componentes), etc... Comprar 29 sim, se a troca for para evoluir, não se for apenas para ter uma 29, independentemente do que seja.

Eu ainda tenho a minha 26, a bike está tão bem equipada e com um peso tão bom, que me dá pena desfazer dela. Ainda no outro dia fui dar uma volta curta com ela para matar as saudades e diverti-me na mesma.

Last edited:
Bem .. Semana e meia e 200 kms feitos na BERG 29" mais de metade em Off Road. Siga...

Voltando à questão das compras e afins ...

Pela diferença de preço relativamente curta para outras opçoes no mercado será que é assim tão pior a opçao por esta BERG 29 ?

Comparo por exemplo com uma Rockrider 5.2 ( que me recomendaram na Decathlon ) ou a Rockrider 500 que custa 30 euros a menos.

Roda 26, Travao de disco por cabo. Eventualmente melhor sistema e mudanças, Peso do quadro ela por ela.

Para quem vinha duma bicicleta de supermercado que "morreu" investiu-se um pouco mais para ter algo mais.

Notei de facto diferenças duma para a outra em estabilidade. Ate me habituar levou um bocado. Mas a que eu tinha era um quadro manifestamente pequeno e com 1.80m e 95kgs a gravidade da bike mais alta nota-se ;)

Até ver continuo bastante contente com a compra... [;)]

Nao tenho grande coisa de fotos.. :D

Fica aqui Old Vs New ( em que a velha levou com o selim original consideravelmente mais baixo )

10322981_10201142955490538_78485336_n.jpg

Aqui uma foto muito bera da BERG, nos primeiros dias. Ja lhe mudei o selim que esse de origem é demasiado duro.

10258944_10201137378551118_590839095976928204_o.jpg

Em relação às subidas. A pedalar sentado é na boa. A diferença da pré carga da suspensão nao é muito visivel mas costumo andar no mais duro. A pedalar de pé, eu que peso cerca de 95 kgs puxo bem por ela, mas nota-se o afundar de frente. É uma questão de hábito, mas um dia a fazer upgrade compro uma suspensao com bloqueio.

Ainda hoje fiz uma rampa das eólicas que deve ter prai uns 15% de inclinação pelas contas.. subi tudo sentado calmamente.

Back