De há uns tempos para cá, quem ler algumas opiniões publicadas até pensa que as rodas 29" é só vantagens, e que a humanidade andou durante anos a fio toda enganada. Os catalogos de repente encheram-se de bicicletas com roda 29", ou na pior das hipoteses 27.5" e ter uma bicicleta com roda 26" é quase uma vergonha. Há que pegar outra vez em 3 ou 4 mil euros, deitar ao lixo a bicicleta que no ano passado era óptima e comprar uma nova com rodas maiores. Daqui a uns anos descobrirão que afinal 32" é que é bom e há que novamente deitar tudo ao lixo e comprar roda 32"...
Pois, as 29" não é só vantagens... Logo a começar pelo peso extra, o centro de gravidade mais alto, a maior inercia das rodas, e o material de substituição que é mais caro.. Tudo isto requer maior preparação fisica, um maior nivel de treino e de técnica para fazer o mesmo sem ir ao tapete e maior capacidade financeira.
Excepto nas pessoas muito altas, porque a roda 29" poderá aproveitar melhor a morfologia e ser mais confortavel do que uma 26" ou 27.5", tal e qual como para as crianças em que há vários tamanhos de roda para poderem tirar o melhor rendimento em cada fase de crescimento. Na minha modesta opinião, para uma utilização maioritariamente de lazer, especialmente para quem se inicia, em que os niveis de preparação quer fisica, quer técnica são baixos, dificilmente uma 29" é melhor escolha do que uma 26" ou uma 27.5".. Além disso com uma boa parte dos fabricantes de topo a lançaram os modelos novos apenas em 27.5" ou 29" actualmente arranjam-se optimas pechinchas em modelos de 2013 com roda 26"..
Mas decerto que já aparecerá ai alguém a dizer o contrário e a defender as rodas de 32"...
O que não falta por aqui são as desvantagens das 29 enumerada, aliás, este deve ser dos tópicos mais ponderados do fórum, quando se trata de discutir marcas/material. Eu próprio quando mudei de 26 para 29, enumerei algumas dessas desvantagens, mas, a verdade é que, neste momento, não trocava de novo para 26, por melhores componentes que a bike tivesse em relação à minha Cube.
Faço tudo melhor com a 29, subo melhor nos caminhos mais traiçoeiros, transponho melhor os obstáculos, desço melhor, rolo melhor, etc... Concordo contigo na parte física, que sim, nas subidas mais íngremes exige mais um pouco e não convém deixar esmorecer tanto o andamento. Já a parte técnica, discordo totalmente, uma 29 é muito mais à prova de "nabos" do que uma 26. Em zonas de muita pedra, regos, buracos, etc, uma 29 passa com mais facilidade, muitas vezes basta deixá-la ir sem preocupações de maior.
Em relação ao maior peso, é uma verdade, principalmente nas gamas baixas, mas em gamas mais altas por norma as diferenças são mínimas. Por vezes fala-se em diferenças de pouco mais de 200g do modelo 26 para o equivalente em 29. O maior custo do material, depende do que for, porque a maioria do material das 29 é basicamente o mesmo que levam as 26.
Claro que, quem tem uma boa bike 26, não faz sentido ir a correr comprar uma 29, usufrua do que tem, se ainda lhe servir. Eu andei muito tempo com 26, quando as 29 já andavam aí a fazer furor. Simplesmente quis evoluir e para a gama da minha bike, achei que continuar a insistir em 26 não fazia qualquer sentido. E não me arrependo para já, as vantagens da roda 29 estão a compensar largamente as desvantagens, pelo menos para mim e para o uso que faço da bike.
Quem é muito influenciável e apenas vai em modas, é um problema de cada um, uns têm mais juízo do que outros. [

]