Tópico do BTT

Este tópico está um bocado morto, mas cá vai:

Agora que se aproxima o tempo mais ameno, e dado que faço na minha rotina poucas e curtas viagens de carro, decidi vender o carro actual, comprar um mais potente (e mais gastador) para uma voltinha ao FDS, e utilizar bicicleta para a deslocação casa-trabalho. Assim sendo terei de comprar uma... O problema é que não sei nada sobre bicicletas (sei andar numa, vá). O trajecto são 3-4km para cada lado, com uma subida algo inclinada. É tudo em estrada, parte em alcatrão, parte em empedrado, nada de TT portanto. Quero gastar o menos possível, no máximo dos máximos 200€. O que recomendam?

Compre o que comprares garante que:

- a bicicleta pode levar guarda lamas decentes
- a bicicleta pode levar um porta-couves atrás

Eu para o uso que queres diria para comprar algo sem suspensão, pneus ligeiramente mais gordos e pouco mais.

A da decathalon que ja te deixaram o link aqui por 219Eur parece-me uma boa opção, embora me pareça que com aquela suspensão à frente nao seja muito fácil montar guarda-lamas decentes.

Last edited:
Pessoal,

Tenho aqui uma dúvida, já li em alguns sítios que sim, noutros que não...

A minha bike tem uns Travões de mrd, uns Trektro (acho que é assim que se escreve).

Estava a pensar comprar uns XT, mas posso manter os discos dos travões anteriores?

Para a troca ser faseada e não doer tanto...

Que gama da Tektro tens?

Diria que não tens problema nenhum, quando andava nessas lides tinha uma bike com uns Avid elixir (por cabo) e meti uns SLX hidráulicos e não mudei o disco... Claro que a bicicleta em vez de abrandar travava mesmo, ficou muito porreira

yeah right prioridade das bicicletas nas rotundas

sabe deus como não fui vindimado :sh)

nunca fiar nessa regra, raramente é cumprida

Se estás dentro de uma rotunda, aplica se à bike o que se aplica aos carros, tens obviamente prioridade.
é o que está escrito
mas podes é ser limpo se te fiares nisso e não estiveres atento
ja nao é a primeira nem a segunda .
hoje foi por um triz.
o carro passou como se nao tivesse dentro da rotunda entrou a rasgar para cima de mim.
vou ignorar isso e estar sempre atento e parar mesmo dentro.

"Baixa" a gama (poupas €€ ).. compras os SLX e montas logo completo [;)]!

p.s. : já experimentaste trocar as pastilhas a esses Tektro?

Ainda não consegui encontrar à venda o kit de SLX com discos de 6-furos...

Além de que a diferença não é muita, não seria por aí.

E sim, já experimentei por pastilhas doutra marca, inclusive da Swissstop, e apesar de melhorar um pouco, continuam a não ser grande espingarda.

Que gama da Tektro tens?

São os Tektro Gemini.

Diria que não tens problema nenhum, quando andava nessas lides tinha uma bike com uns Avid elixir (por cabo) e meti uns SLX hidráulicos e não mudei o disco... Claro que a bicicleta em vez de abrandar travava mesmo, ficou muito porreira

O problema é a tecnologia "Ice-Tech" dos travões XT, que já li ser incompatível com travões comuns.

Se não fosse isso, também não me parecia haver problema...

Desconhecia essa tecnologia, mas do que pesquisei o disco parece me igual apenas com uma composição diferente para dissipar melhor o calor.

Manda um e mail à Shimano a perguntar, dizes que queres fazer o upgrade faseado.

Desconhecia essa tecnologia, mas do que pesquisei o disco parece me igual apenas com uma composição diferente para dissipar melhor o calor.

Manda um e mail à Shimano a perguntar, dizes que queres fazer o upgrade faseado.

A incompatibilidade, a existir, será nas bombas XT com essa tecnologia, com discos sem essa tecnologia.

Btw, se alguém quiser meter-se no BTT, tenho o prazer de informar que fui levantar a bicicleta da revisão anual e deixei na loja 310€... :sh)[8b] [:D]

A vida não é só amor...

Btw, se alguém quiser meter-se no BTT, tenho o prazer de informar que fui levantar a bicicleta da revisão anual e deixei na loja 310€... :sh)[8b] [:D]

A vida não é só amor...

Fdx :eek: considerando as abismais diferenças de instalações, meios técnicos e humanos, especialização e materiais necessários para efetuar revisões a um automóvel e uma bicicleta, eu diria que isso é um ROUBO!!! :sh) Já para não falar de motociclos, em que, por exemplo, o meu irmão pagou há um mês cerca de 39€ pela revisão de uma N-Max 125 em concessionário oficial...

Fdx :eek: considerando as abismais diferenças de instalações, meios técnicos e humanos, especialização e materiais necessários para efetuar revisões a um automóvel e uma bicicleta, eu diria que isso é um ROUBO!!! :sh) Já para não falar de motociclos, em que, por exemplo, o meu irmão pagou há um mês cerca de 39€ pela revisão de uma N-Max 125 em concessionário oficial...

Eu também tenho alguma culpa no cartório...

Descurei alguma manutenção preventiva e fiz algumas lavagens à pressão.
Mas a minha bike fez este ano cerca de 5000 km's, sendo que a maior parte não foi em terreno amigo.

A malta não tem ideia, mas uma bicicleta no mato leva muita porrada! :)

Eu também tenho alguma culpa no cartório...

Descurei alguma manutenção preventiva e fiz algumas lavagens à pressão.
Mas a minha bike fez este ano cerca de 5000 km's, sendo que a maior parte não foi em terreno amigo.

A malta não tem ideia, mas uma bicicleta no mato leva muita porrada! :)

Podes dar aí a lista do que foi feito?

Rodas novas? Transmissão, Suspensão?

.Mais de 300 euros dá para muita coisa.
Claro está que depende muito do material que lá se tem. Para mim basta trocar de cassete e corrente e lá se foram 300 euros.

Gastei recentemente uns 75 euros na revisão da suspensão, rolamentos da roda da frente e lavagem e lubrificação geral. Troquei também os parafusos do avanço que já estavam com mau aspecto.

Posso pôr, sim!

Logo ponho, que agora não me recordo de tudo...

Suspensão - 85€
Caixa da Direção - 30€
Pastilhas para os travões e sangramento - 24€
Cassete XT - 55€
Corrente XT - 23€
Eixo Pedaleiro XT - 20€
Liquido para os pneus - 15€
2 Pratos 38 e 24 XT - 44€

E a mão de obra foi oferta depois de me chorar por desconto :)

Levou muito material de desgaste, isso tudo ao mesmo tempo é natural dar numa conta grande. Só acho esses 15€ para liquido dos pneus um roubo. Para as duas rodas costumo gastar 5€ na loja onde vou.

Levou muito material de desgaste, isso tudo ao mesmo tempo é natural dar numa conta grande. Só acho esses 15€ para liquido dos pneus um roubo. Para as duas rodas costumo gastar 5€ na loja onde vou.

Também achei um pouco caro, mas é o preço de uma garrafa de líquido...

O da frente então nunca foi reposto, devia estar bastante seco. O de trás teve que levar todo porque estava com uma câmara de ar, depois de um furo que teimava em não vedar.

Suspensão - 85€
Caixa da Direção - 30€
Pastilhas para os travões e sangramento - 24€
Cassete XT - 55€
Corrente XT - 23€
Eixo Pedaleiro XT - 20€
Liquido para os pneus - 15€
2 Pratos 38 e 24 XT - 44€

E a mão de obra foi oferta depois de me chorar por desconto :)

Assim por alto e sem olhar muito a pormenores, daria para poupar mais de 50 euros.

Mas mesmo assim seria uma despesa bastante considerável.

Back