Tópico do BTT

Pessoalmente não recomendo a compra de bicicletas nessas "grandes superfícies do género".

Numa casa especializada, se o mecânico for competente poderá ajudar-te melhor além de que por vêzes se conseguem mais bónus.

A melhor altura, quando saem as novas colecções. Pelo menos com as bicicletas não tenho problemas em relação a isso, tirando obviamente certos componentes.

A minha actual também foi comprada numa loja de bicicletas, apesar de na altura não ter muitos contos (ainda era em contos) para gastar, pude escolher o selim, os pedais, os travões e na altura ficou um bocadinho mais a meu gosto.
A sportzone também dá assitencia técnica...pelo menos tem oficina para reparações e substituição de componentes, se é funcional ou não???
Não sei, nunca experimentei.

A melhor maneira de lavar a bike é com jato de água. [:cool:]

De tempos a tempos, dou-lhe com uma solução à base de petróleo com o compressor.

Dou-lhe no fim com wd-40 nas zonas mais sensíveis à ferrugem e depois óleo fino onde é preciso.

Viva,

Antes de mais peço desculpa se o assunto que vou referir já foi discutido.

Prentedo comprar um ciclocomputador para a minha montada.

Que marca aconselham, Sigma, Vdo, etc...??

Com quantas funções, 6, 9 etc...??

E com fio ou sem fio...??

Obrigado pelos comentários

boas,

isso de ciclocomputadores só te posso ajudar com base na experiência que já tive. Começei por ter Sigma, um dos básicos com 4 funções, aguentou algum tempo, mas depois o visor começou a ficar estragado (ficou parcialmente preto). De seguida tive outro Sigma, desta vez já com 6 funções, "morreu" com o mesmo problema. Depois comprei um Sigma BC1200 já com 12 funções. Muito bom, até que aos 13 meses, ficou com o visor estragado, desta vez foram os cristais liquidos que não estavam bons, pelo que não dava para ler na totalidade da informação. Apesar disso, andou comigo durante uns 2 anos, até a pilha dar o berro. De realçar que com este, sempre que apanhava chuva mais intensa, com a acumulação de agua entre o ciclometro e a base, os valores instantâneos ficavam todos passados.

Depois disto, resolvi, Sigma nunca mais. Aproveitando umas promoções do Lidl, optei por testar um dos deles. 5€ com 17 funções. Isto já foi à dois anos, e ainda o estou a utilizar, nem a pilha deu o berro ainda [:D]. Mas como não é perfeito, tem o mesmo problema que o último dos Sigma, quando fica com água acumulada entre a base e o ciclometro, os valores instantâneos ficam passados, mas resolvi esse problema cobrindo-o com um plástico nos dias de dilúvio.
Na outra bicicleta, tenho outro do Lidl, que custou igualmente 5€, mas desta vez tem 20 funções :eek: até a temperatura tem. Já tem quase um ano de utilização, e nada a apontar de negativo.

Ou seja, em termos de marca, se puderes esperar pela promoção do Lidl (que vai demorar :(, visto que foi outra vez à pouco tempo), aproveita. Em relação às marcas que apontas, eu para mim Sigma nunca mais, até posso ter tido azar, mas ter problemas em 3 é muito azar.

Em relação às funções, penso que as básicas chegam, tipo:
- velocidade instantânea,
- horas,
- tempo viagem,
- km parciais,
- km totais,
- velocidade média

Tudo o que venha para além disto, é interessante mas não essencial (eu que o diga que das 20 que o meu tem, só utilizo estas mais o da temperatura [:)])

De realçar que os meus sempre foram com fio, mas já vi alguns sem fio que têm problemas esquisitos, tipo encostares a bike a uma árvore e aquilo começar a contar :confused:

Boa sorte na escolha

A melhor maneira de lavar a bike é com jato de água. [:cool:]

De tempos a tempos, dou-lhe com uma solução à base de petróleo com o compressor.

Dou-lhe no fim com wd-40 nas zonas mais sensíveis à ferrugem e depois óleo fino onde é preciso.

Nunca mas absolutamente nunca se deve lavar uma bicicleta com pressão.

Tudo o que forem juntas e rolamentos são as primeiras coisas a se queixarem. Sem falar em componentes mais frágeis.

Então em bicicletas de suspensão total com pontos de rotação/rolamentos expostos. É um crime.

E o WD-40 come a pintura. Convém sempre limpar muito bem o excesso com desengordurante. Para esse efeito eu recomendo Bala ou algum lubrificante próprio. Os com Teflon costumam ser ideais.

Last edited:
Obrigado PC...

Sinceramente... ainda fiquei com mais dúvidas... :p

Provavelmente a melhor opção será mesmo comprar o mais barato que encontrar.. :)

Obrigado PC...

Sinceramente... ainda fiquei com mais dúvidas... :p

Provavelmente a melhor opção será mesmo comprar o mais barato que encontrar.. :)

Espera que outras opiniões viram para te ajudar [;)]

Por vezes o barato sai caro, mas no meu caso com os do Lidl, não me dei muito mal [:cool:]

Eu actualmente uso este:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=11694

Tem 9 funções, aquelas básicas, e tem uma particularidade de te indicar se estás a circular acima ou abaixo da velocidade média que eu acho interessante (motiva-te a pedalar mais rápido para não desceres a média [;)])

Anteriormente tive um da Sigma também mas mais básico, que ofereci à namorada e comprei um melhor para mim.
Tanto um como o outro nunca tiveram problemas e ainda estão a funcionar e o mais antigo já conta com 1 ano e qualquer coisa.

Cumpts
EM

Eu tenho um CATEYE Wireless e após 2 anos nada a apontar! O ser sem fio também é bom porque com fio há sempre o problema de os paus se meterem e cortarem-no! Recomendo.. Pena é o preço, há 2 anos custou 35€.

Eu tenho um VDO C3 c/ fio e é bom. É o 2º que tenho. Nestas ultimas versões é trazem os menus mais confusos. Custou 26€.

Comprei à pouco tempo foi um do LIDL com medidor de freq. cardiaca, s/ fios e não tenho razão de queixa.

Marcas a ter em conta:
VDO
Sigma
Cateye

São as principais.

Nunca mas absolutamente nunca se deve lavar uma bicicleta com pressão.

Tudo o que forem juntas e rolamentos são as primeiras coisas a se queixarem. Sem falar em componentes mais frágeis.

Então em bicicletas de suspensão total com pontos de rotação/rolamentos expostos. É um crime.

E o WD-40 come a pintura. Convém sempre limpar muito bem o excesso com desengordurante. Para esse efeito eu recomendo Bala ou algum lubrificante próprio. Os com Teflon costumam ser ideais.
Não sei se é crime, mas na minha não é de certeza.

Quando chego a casa, aquilo está tão cagado que só mesmo com a lavadora. E a minha bike tem suspensão total, e o diabo a sete. É uma Demo 8 da Specialized. O meu irmão tem outra, Demo 9 e aquilo ainda está na carrinha e já está a levar com o jacto de água. [:D]

E quanto ao wd-40, aquilo é melhor que o bala.

Faz como eu e a tua bike fica um brinco para os próximos tombos. [:cool:]

Aliás, na minha opinião, aquilo é mesmo para bater. [;)]

[8b]

Fala com qualquer mecânico que te dirá o mesmo já que não acreditas no que disse acima.

Talvêz quando começares a ter problemas nas juntas, rolamentos, cubos, caixa de direcção, afins e a pintura te começar a ficar baça acredites mais no que te disse!

Eu fazia o mesmo. Até estourar um cubo traseiro e após o ter aberto, além de a massa lubrificante ter desaparecido por completo, estar tudo enferrujado e cheio de verdete. E já tinha sido alertado também pelo meu mecânico. Mas não liguei muito e o ócio falava mais alto. Pensei que com menos jacto e mais longe fazia menos mal...

[:D]

Então nunca com suspensão total cujos pontos de rotação estão expostos... Daqui a uns tempos ganhas de graça uma Hardtail!

Pior que cego é aquele que não quer vêr, já diz o ditado...

[;)]

Pessoalmente a mim é-me indiferente o que faças à tua bicicleta, e por isso mesmo não ganhava nada em ter escrito aquelas linhas a não ser precisamente alertar-te para os factos.

Last edited:
Deixo aqui uma foto que encontrei agora da mnha companheira:

cimg2657mediumwx0.jpg

Ja tem uns 7 aninhos... :)

[8b]

Fala com qualquer mecânico que te dirá o mesmo já que não acreditas no que disse acima.
...
Pessoalmente a mim é-me indiferente o que faças à tua bicicleta, e por isso mesmo não ganhava nada em ter escrito aquelas linhas a não ser precisamente alertar-te para os factos.
Não te irrites... [:cool:]

Acredita que falo com mecânicos e a coisa é assim como te disse. E por esta ordem: Água, WD-40 (ou Bala, não sabias que era o mesmo?) e óleo fino. De mês a mês vai ao mecânico para a correcta lubrificação.

Não te irrites... [:cool:]

Acredita que falo com mecânicos e a coisa é assim como te disse. E por esta ordem: Água, WD-40 (ou Bala, não sabias que era o mesmo?) e óleo fino. De mês a mês vai ao mecânico para a correcta lubrificação.

Bem estava a ver.. Já tinha a ideia que não tratavas bem a bike! Uma bike como a tua é para ir visitar regularmente o mecânico para não haver problemas de falta de manutenção. O investimento inicial é grande, é preciso cuidar bem dela!

Eu sempre ouvi dizer que jacto de água é preciso cuidado para não apontar a pontos de rotação, tal como não se deve usar derivados de petróleo para limpar transmissões, pois tira a lubrificação toda a cubos etc. Mas tirar a corrente e à parte limpa-la em petróleo não faz mal nenhum!

O problema é que numa prova não há nada que resista à água e areia. Mesmo em rolamentos selados.

O que interessa é retirar a areia (o pó se quiseres...) e a água. E o óleo que está no WD-40 mais o óleo fino ajustam-se às nossas necessidades. Depois de uma boa lavadela.

E o WD-40 na parte de potência, é remédio santo.

Back