Tópico do BTT

air isso r€solv€-s€ facilm€nt€ [:D]

Ora nem mais! [:D]

1€/g dizem os experts! [:cool:]

Era bom uma listagem de equipamento para se comparar. [;)]

A minha está com cerca de 10.2 ~- 10.3kg.

Bem, assim por alto:

Quadro Commençal Combi 2005 - 1.8-2.0kg (não sei bem)
Suspensão Fox F32 RLC 100 - 1.6kg
Rodas Mavic 223 (com cubo Shimano Deore) - aponto para >2.0kg
Travões Shimano LX hidráulicos - não faço ideia
Pedaleira Truvativ fiveD - não faço ideia
desviador frente e trás Sram X7 - não faço ideia
cassete e corrente XT - não faço ideia
avanço, guiador, espigão Commençal - não faço ideia (imagino que muuuuito)

Acho que não falta nada!

Os próximos upgrade serão pedaleiro (SLX ou XT) e rodas (montagens na ordem dos 1.6kg - aqui tirava bastante peso).

Então sou um afortunado, não sou hardcore nas minhas passeatas pelo "mato", mas que não são estradas alcatroadas não são... [:p]
Antes do natal quando choveu durante uns dias tive a triste ideia de ir para o "alcatrão" e enterrei-me numa "pocinha" e lá fui eu voar um bocadinho para dentro da lama eh eh eh, mas acredito que em utilizadores mais experientes/exigentes precisem de facto de boas máquinas, eu até ver não tenho razão de queixa.

Fica prometido umas fotos quando se proporcionar... contudo vou seguir este tópico atentamente pois sou capaz de aprender alguma coisa, desde logo uma manutenção bem feita. ;)

Ninguem precisa de nada quando e amador.

Eu tanto faco o mesmo percurso com um rigida de ferro como com uma FS de carbono. A questao aqui e se eu quero fazer Lisboa-Madrid no pico do Ver#ao de Fiat 600 ou num MB classe S e arcar com a porrada no lombo[;)]

Para nota conheco muita malta (nomeadamente pessoal que praticava bmx) que vao com rigidas ou HT com single speed fazer o mesmo que outros (como e o meu caso) com FS. E muitos deles andam mais e ultrapassam mais obstaculos que outros bttistas com bicicletas tecnicamente mais evoluidas...ver alguem a andar muito bem com uma rigida de ferro num percurso de downhill e sempre algo para ser apreciado[:cool:]

No final e tudo uma questao de escolha. Agora e preciso nao esquecer que normalmente (tirando excepcoes) uma pessoa vai querendo algo melhor com o passar do tempo. Eu tambem comecei com rigidas (ferro) em PT, depois vim para o RU e fui para uma bela GT Outpost (gamada[8b]), depois outra HT Cube e agora uma FS.

A proxima compra um par de pernas[:D]

Quadro: Cube LTD Alu Superlite AMF 7005 Double Butted, RFR-Geometry 18" - 1750g
Suspensão: 2010 Rock Shox Sid World Cup 100mm, PopLoc - 1390g + poploc (cerca de 60 a 70g) segundo li.
Pedaleira: Shimano Deore FC-M770 44x32x22, 175mm 853g
Cassete:
Shimano CS-M960 XTR 11-34, 9-speed 240g
Corrente: Shimano CN-7701 XTR ???????
Desviador frente: Shimano SLX FD-M660, Top Swing, 34.9mm ?????
Desviador trás: Shimano Deore XT RD-M772 Shadow ??????
Travões: Formula RX hydr. Discbrake - Rotor Quad QDR-160CBSP XC 160mm - 84 grms cada rotor. Os resto não sei.
Pedais: -Look Quartz Carbon 248g
Guiador:
Trigon HB107 Flat bar - 135g
Avanço:
MSC Ultralight 100mm 99g ou 111g??
Caixa Direcção: FSA No.10 semi-Integrated ?????
Grips:
Bontrager X-lite cerca de 20g
Selim: Tune Speedneedle Marathon - 105g
Espigão: KCNC TI Pro Lite 31,6mm x 400mm - 164g
Rodas: 2011 Mavic Crosstrail 1685g
Pneus:
Maxxis Larsen TT 2.0 + Maxxis Ignitor 1.95 690g + 610g
Shifters:
Shimano XT SL-M770 sem mostradores. ?????? Os mostradores são 24g
Aperto espigão: Mortop -
11g
Quick Release rodas: - Prototype 43g
Grade bidão: - Tune - 11g c/ parafusos.
Ciclometro / GPS: Garmin Egde 500 - 56g

A verde é confirmado.
A vermelho o declarado ou não sei.

Última edição:
Por acaso alguém sabe onde comprar o-rings para fazer a manutenção do meu Rock Shox MC3.R? São iguais ao do Rock Shox Ario.

Reparei à pouco que começa a perder um pouco de óleo. Pode ser só sujidade, mas só quero desmontar quando cá tiver o-rings novos. O problema é que não sei onde os comprar.

air a pedaleira SLX já é muito boa e a diferença de preço para a XT ainda dá que pensar se valerá a pena a mais cara [;)] Em termos de rodas a rondar os 1,6kgs e baratas, tens as RCZ Race XC com um peso declarado de 1565grs e um custo de 174€ RCZ Bike Shop RCZ Par de rodas Race XC - Disco 6 furos - Eixo 9 mm - Preto mat/Branco RCZ Bike Shop

Outra coisa onde poderás facilmente tirar peso é nos pneus. Quais são os que tens?

edununo segundo a Formula, os RX pesam 351grs :eek: Acho isso muito, mas... Formula - RX A tua bike está a chegar a um ponto onde vai ser difícil tirar peso sem gastar muito €€€€....

100do tenta na CRC ou então contacta o distribuidor em Portugal.

Nem sempre é assim tão linear quanto isso, tenho um primo que de vez em quando anda comigo, e tem uma daquelas bicicletas de 100€ do Jumbo, ainda por cima das de suspensão total, ou seja ainda pior.

A verdade é que ele tem feito o mesmo que nós, com mais ou menos dificuldade, mas também não anda sempre, só de vez em quando, e não andamos na ciclovia...

E o unico problema que teve foi o desviador que logo na primeira saida se desfez todo, foi o dropout que cedeu, e que parecia de aluminio... lol. Mas bem limpinha o Jumbo lá lhe trocou por outra nova.

Mas o puto lá vai andando, eu não fazia se calhar metade do que ele faz, mas ele lá vai andando, e sem mais problemas depois do desviador. Ah, e já desceu a pista de Downhill da Trofa que conta para o nacional, eu inclusive de HT.

Nós é que vamo-nos habituando a outra qualidade e conforto, e sensação de segurança. Quando era puto andava na minha "indurain" old school, e muita coça levou, e a unica coisa que levou foi pneus, e desempeno das rodas.

Não vamos confundir as coisas, quando eu era puto tambem tinha uma dessas bikes (como toda a gente), não queiram é comparar o que eu andava naquela altura para com o que ando hoje, nem os 50kg que pesava na altura para os 80kg que peso hoje, nem o mau conforto que tinha na altura para o conforto que tenho hoje em cima da bike.
Cada um tem a sua forma de andar, para mim uma bike barata (refiro-me a essas de 150€ da Decatlhon/ Sportzone) é sinonimo de problemas.
Uma bike minimamente equipada para praticar BTT sem ter de ir para casa apeado por causa de uma avaria, custa NO MINIMO 300€ e já é bem esticado.

air a pedaleira SLX já é muito boa e a diferença de preço para a XT ainda dá que pensar se valerá a pena a mais cara [;)] Em termos de rodas a rondar os 1,6kgs e baratas, tens as RCZ Race XC com um peso declarado de 1565grs e um custo de 174€ RCZ Bike Shop RCZ Par de rodas Race XC - Disco 6 furos - Eixo 9 mm - Preto mat/Branco RCZ Bike Shop

Outra coisa onde poderás facilmente tirar peso é nos pneus. Quais são os que tens?

edununo segundo a Formula, os RX pesam 351grs :eek: Acho isso muito, mas... Formula - RX A tua bike está a chegar a um ponto onde vai ser difícil tirar peso sem gastar muito €€€€....

São 351g mas com rotores de 160mm. [;)] Os R1 que são dos mais leves do mercado pesam cerca de 550g com rotores.

O da frente sem rotor.

formula_rx_820mm.jpg

Última edição:

Estive a ler o manual de serviço com cuidado.
Tenho que ver bem o que se passa, se aquilo será mesmo óleo.

É que por norma, quando não se faz manutenção o que acontece é que perdem ar. E o meu nunca perdeu ar, o que leva a crer que não precisa ainda de manutenção (embora eles aconselhem a cada 100 horas).

Quando comprar umas rodas novas quero tubeless! [:cool:] Não me importo de gastar dinheiro, desde que ache que vale a pena e que eu próprio mereça (aqui é que é pior [:D]).

Esqueci-me dos pneus, tenho à frente o Schwalbe little albert e atrás um Schwalbe smart sam. Penso que aqui não consiga tirar muito, visto que já são os 2 em kevlar!

Assim a olho, numas rodas e no quadro ia bem 1kg ou mais!

Se queres rodas tubeless de 1600g prepara euros! Uns 500. Tens as XT com 1680 a pouco mais de metade desse valor. Umas Mavic SLR pesam pouco menos de 1600 e já custam +- 700 euros.

Voltar
Superior