Tópico do BTT

Boas!

É possivel melhorar a travagem de uma bicicleta, que tenha travões a oleo, só mudando as pinças e os discos? ou terá de se mudar tambem os tubos e o manipulo?

Já agora, como fazem a manutenção da vossa maquina? limpam a corrente com 1 pano e algum liquido especial? só depois é que põe o oleo? qual a marca do oleo?
Esse mesmo oleo aplicam só na corrente, ou tambem o colocam na cassete, desviador etc...?

Já vi no you tube a limparem certas partes da bicla de pouco acesso, com uma escova de dentes[;)]

Tens aqui um tópico onde se explica como se desmonta um cubo. Não percebi a marca, e como disse depende da marca que é. Mas não pode ser muito diferente. Pode é ser mais difícil arranjar peças caso seja necessário.

(Edit)
Convém meter o link, lol
http://www.projectobtt.com/forum/index.php?topic=11166.15

era mesmo isso que eu procurava, obrigado
hoje não o vou fazer porque a maria faz anos, mas amanhã vou experimentar[kiss]
se fizer porcaria, ainda tenho as rodas alex rims[;)][:D]

Boas,

Superveloce,
Sim tenho umas Blackjack Snipper XC - até ao momento nada a dizer, apenas q o peso podia ser + próximo do anunciado. Ainda n testei em força no XC mas tb n é o meu estilo de andamento.
Eu é mais: utilizar pernas e cabeça para chegar a casa sem estragos no fato q a minha Mãe me deu.

Há aqui mais users c essas rodas e penso q nenhum tem razão de queixa.

Edd :)

Boas,

Superveloce,
Sim tenho umas Blackjack Snipper XC - até ao momento nada a dizer, apenas q o peso podia ser + próximo do anunciado. Ainda n testei em força no XC mas tb n é o meu estilo de andamento.
Eu é mais: utilizar pernas e cabeça para chegar a casa sem estragos no fato q a minha Mãe me deu.

Há aqui mais users c essas rodas e penso q nenhum tem razão de queixa.

Sim, também tinha ideia disso, pelo menos tu e o Macavenco (acho eu).

No meu caso tenho alguma preferência pelas XC400, mas unicamente pela estética delas, acho que assentariam melhor na minha bike.

Segundo a rodi, a diferença entre elas é no cubo (as sniper tem um cubo melhor), e nos aros, em que os XC400 são colados e os sniper soldados.

Eles vendem as xc400 a 132 + IVA, e as sniper a 199 + IVA.

Boas!

É possivel melhorar a travagem de uma bicicleta, que tenha travões a oleo, só mudando as pinças e os discos? ou terá de se mudar tambem os tubos e o manipulo?

Já agora, como fazem a manutenção da vossa maquina? limpam a corrente com 1 pano e algum liquido especial? só depois é que põe o oleo? qual a marca do oleo?
Esse mesmo oleo aplicam só na corrente, ou tambem o colocam na cassete, desviador etc...?

Já vi no you tube a limparem certas partes da bicla de pouco acesso, com uma escova de dentes[;)]

Relativamente aos travões, umas pastilhas melhores vão sempre melhorar alguma coisa, quanto ao resto já não sei.

Quanto à limpeza e manutenção, eu uso desengordurante da Decathlon, ou petróleo (neste caso com uma trincha, ou pincel) na corrente, cassete e nas roldanas do desviador, a seguir utilizo também óleo da Decathlon, é um kit que eles têm a 8€ que traz as 2 latas. Mas podes utilizar qualquer outro óleo com teflon.

Esqueci-me de referir o preço... sim foi +/- isso, já c montagem e numa loja, n foi directamente à Rodi.
Tb estás correcto qt às diferenças entre elas. [;)]

E há + malta c elas, o PC se n estou em erro ou o Edias...

já tentei desmontar o cepo da roda, e cheguei à parte em que tem um retentor em borracha que protege as esferas, mas como não consegui tirar essa borracha, apenas lubrifiquei a zona das esferas com massa lubrificante, montei e ficou bem melhor.[;)]
quando desmontei o eixo, reparei que a parte que fica na zona de dentro do cepo, tem a rosca quase toda moída. se calhar era mesmo falta de lubrificação nessa zona:sh)
depois de afinar e experimentar, ficou bem melhorapr:)

Relativamente aos travões, umas pastilhas melhores vão sempre melhorar alguma coisa, quanto ao resto já não sei.

Quanto à limpeza e manutenção, eu uso desengordurante da Decathlon, ou petróleo (neste caso com uma trincha, ou pincel) na corrente, cassete e nas roldanas do desviador, a seguir utilizo também óleo da Decathlon, é um kit que eles têm a 8€ que traz as 2 latas. Mas podes utilizar qualquer outro óleo com teflon.

Já percebi que a manutenção é relativamente simples[;)]
Hoje reparei no centro da pedaleira, tem um furo de um lado ao outro, lá dentro tem massa, deve-se colocar tambem lá massa ou oleo, ou não?

Hoje recebi o desviador e os manípulos para montar a minha velhinha. Falta-me apenas um selim, e resolver um problema:

fotos0106z.jpg

O quadro usava um eixo de parafuso.
Agora que montei uma roda com aperto rápido, quando pedalo o eixo sai do sítio.
Apertei bastante o aperto, mas não é suficiente. Não sei se posso apertar mais ou não [s)]
Entretanto já vi fotos de singlespeed em que usam quadros destes e apertos rápidos. Se calhar tenho mesmo que o apertar mais :sh)

De volta a carmen, guardei os maxxis para a invernia e os karma já estão montados.
Ainda não os experimentei e duvido que os experimente hoje, já que ontem foi dia de serenata em Coimbra e...pronto.[:D]

O que posso dizer é que são mais leves, mesmo sendo os maxxis de kevlar e estes de borracha e a largura de uns e outros, não tem nada a ver e estamos a falar apenas de 2.1 e 2.0 logo, medidas mto próximas. Os maxxis são bem mais largos que estes.

Uploaded with ImageShack.us

Os karma são mais... "tubulares" enquanto que os maxxis eram mais "quadrados". Estou a contar já com mais falta de grip nos karma mas uma superior capacidade roladora.

Last edited:
e eu já tenho a minha zoulou quase montada, outra vez[:D]
com peças daqui e dali, ficou quase montada.
só comprei a corrente (deore), travões e shifters (deore) que ainda não chegaram, mas se tudo correr como espero, fica montada hoje, faltando apenas os pedais, mas como os da bike da minha maria estão a ficar com alguma folga, vou comprar uns m520 novos para ela e meto os velhos na zoulou[;)].
depois é só afinar e encher os pneus de estrada

Pensei que os apaixonados pelas BTT e, que param por este sitio, percebessem mais de acessorios de BTT.

Quando perguntei se para melhorar os travões, seria possivel mudar só as pinças, pensei sinceramente que ia ter muitas respostas, pois os travões são uma peça muito importante na bicicleta.

Já reparei que a maior parte, liga mais à estetica do que à funcionalidade.

Pensei que os apaixonados pelas BTT e, que param por este sitio, percebessem mais de acessorios de BTT.

Quando perguntei se para melhorar os travões, seria possivel mudar só as pinças, pensei sinceramente que ia ter muitas respostas, pois os travões são uma peça muito importante na bicicleta.

O que são para ti as pinças? Não estarás a falar das pastilhas de travão? Dependendo do tipo de pastilhas (organicas, metálicas) podes obter diferenças na travagem.
Os discos idem. Discos de maior diâmetro podem reduzir a fadiga dos travões em travagens longas. Depois há discos do mesmo diâmetro com diferentes áreas de contacto.

Dois exemplos:

1280064554_106797184_1-Fotos-de--Discos-Ashima-160mm-85gr-1280064554.jpg

1303926333_192894884_1-Fotos-de--Discos-formula.jpg

Se estás a pensar em trocar isto:

29092010150.jpg

mais vale trocar de travões completos.

Perante tal dissertação tens aqui a resposta às tuas dúvidas » http://www.forumbtt.net/search.php?search_type=1

Chama-se forum "autohoje", não forum BTT, se os contares deves de ter uns 6 ou 7 users que vão participando activamente neste TOPICO.
Quanto á tua duvida, se procurares bem vais encontrar respostas algumas paginas atrás, alem de que com a informação que estas a dar tudo o que te disserem vai ser "ao calhas" pois ninguém adivinha o material que tens montado.

O vicio foi mais forte...
O primeiros 25km com os kenda, vieram confirmar o que eu escrevi atrás.
Os maxxis têm mais tracção. Em certas subidas mais acentuadas, ouvi o pneu traseiro a patinar. Mas nada de grave. Não foi desperdiçada muita força da pedalada. Se não fosse o barulho eu nem sentia. Transmitem mais confiança nas descidas em estradão, que os kenda.
Os kenda são muito mais roladores. Consigo acelerações brutais, mais vel nas descidas menos atrito. Uma prova disso é que consegui passar os 40km/h numa zona alcatroada, completamente plana, com a corrente no carreto do meio e no ultimo carreto atrás. Com os maxxis chegava aos 40km/h já com muito custo. Além disso são muito mais silenciosos que os maxxis.

Esqueci-me de referir o preço... sim foi +/- isso, já c montagem e numa loja, n foi directamente à Rodi.
Tb estás correcto qt às diferenças entre elas. [;)]

E há + malta c elas, o PC se n estou em erro ou o Edias...

Confirmo que tenho umas também, desde 2008 e problema até agora nenhum, ou melhor, até tenho um problema com elas, estão paradas porque não tenho bike onde as montar [:D]

Sim, também tinha ideia disso, pelo menos tu e o Macavenco (acho eu).

No meu caso tenho alguma preferência pelas XC400, mas unicamente pela estética delas, acho que assentariam melhor na minha bike.

Segundo a rodi, a diferença entre elas é no cubo (as sniper tem um cubo melhor), e nos aros, em que os XC400 são colados e os sniper soldados.

Eles vendem as xc400 a 132 + IVA, e as sniper a 199 + IVA.

Dessas duas optava sem dúvida pela Sniper, um bom cubo faz toda a diferença. Já em relação ao preço, já me fazia pensar duas vezes... Tenta comprar numa loja e pede um desconto.
Por esse preço (ou um pouco mais), já tens duas opções Tubeless na Shimano:

http://www.bike-discount.de/shop/k735/a26663/wh-mt65-centerlock-ust-disc-wheel-set.html

http://www.bike-discount.de/shop/k735/a6066/wh-m775-disc.html

já chegaram os manípulos deoreapr:)
amanhã tenho que comprar um cabo para um manipulo, porque o antigo dono entendeu que era mais fácil cortar ao desmontar[8b]
mas em principio amanhã só fica a faltar os pedais de encaixe[;)]

Tens mais atrás comentários vários (pelo menos um meu, inclusive) acerca de melhorar a travagem, sem qualquer alusão estética. Não podes é "exigir" que te dêm opiniões...este tópico específico tem meia dúzia de utilizadores muito activos e mais outra meia dúzia esporádicos, e por sinal tem sido muito agradável e há aqui sem dúvida gente muitíssimo prestável.

Mas eu repito o que disse.
Queres melhorar a travagem facil/rapidamente e poupando algum? Compra umas boas pastilhas, afina tudo na perfeição (desde sangrar, se for preciso, a ajustar o contacto das pastilhas nos rotores, etc etc)...uma boa afinação dos componentes é a chave para uma utilização "feliz" destes...como por exemplo, nas suspensões.

Podes investir em discos de banho a nitreto de titânio, caros, sofrem menos com a fadiga e o aquecimento...

Para o que dizes, mudar a pinça, mais vale comprar um jogo de travões novo...

Back