Tópico do BTT

mmao, essa Specialized está a ficar bastante "especial"! Muito fixe! apr:)

Se tiveres oportunidade, podes pesar os Michelin? [;)]

obrigado
ainda falta chegar um fox rp2 para substituir o x-fusion
eu acho que os pneus pesam 680gr cada, mas depois confirmo
tinha comprado um rp23, mas ela tinha-se enganado nas medidas.
comprou de 165mm e tem de ser de 190mm
o de 165mm dá para a minha trek
agora tenho um a mais em casa
EDIT: Os pneus pesam mesmo 680gr, cada e os cubos são RCZ

Última edição:
mmao, essa Specialized está a ficar bastante "especial"! Muito fixe! apr:)[;)]

A specialized daqui a nada só tem o quadro de origem lol
já foi substituída a pedaleira, travões de disco, suspensão, rodas, brevemente vai levar o amortecedor fox rp2 e à tarde se me apetecer, vou meter-lhe os pneus michelin tubeless.
aquilo tem que levar alguma cola no aro?
é que quando montei as rodas, montei um pneu com o rasto no sentido inverso e custou bastante descolar uma parte do pneu do aro, para o meter correctamente.
a seguir ao almoço vou comprar desmontas em condições porque os que tinha tanta força que fizeram, que acabaram por partir, e vou comprar gel anti-furo para meter nos pneus tubeless

Estive ontem cerca de 40min para tentar colocar um kenda nevegal dentro da jante e desisti...já me tinha esquecido como era difícil colocar estes "filhos da mãe"[8b] Vou tirar um Smart Sam da minha HT e colocá-lo e vender esta dor de cabeça:mad:

Ainda bem q avisas...
Assim se tiver q tirar os meus já sei q o melhor é arranjar logo outros! Alias, o meu a atrás está quase a precisar de 1 novo. [:D]

Edd :)

Bem, tenho aqui uma pequena alteração mecânica que quero fazer entre duas bikes de supermercado. Uma delas está perfeitamente utilizável mas podia ainda estar melhor! Acontece que o "avanço" aperta o guiador apenas com um parafuso e isso trás problemas de aperto (muito mau) e de estabilidade no guiador (por ficar mal apertado, o aço não está bem dobrado), fazendo com que conforme se faça força ao pegar no guiador ele vá rodando para trás, o que depois implica ter os manípulos e manetes constantemente desalinhadas com as mãos.
Tenho aqui uma mais antiga (inutilizável, por desleixo e uma valente queda que dei com ela) que tem um guiador sem os problemas do outro, tem o avanço soldado ao guiador, portanto perfeita para fazer esta mudança.

fotos0098x.jpg

Acontece que não estou a conseguir desmontar o guiador, caixa de direcção da bike mais antiga. Já retirei o parafuso longo (cavilha) da testa do quadro, mas de resto não estou a conseguir retirar o avanço/guiador

fotos0097.jpg

Isto deve estar bastante perro/ferrugento, mesmo com WD40 e semelhante ainda não consegui desencaixar.

fotos0095.jpg

fotos0096.jpg

Queria confirmar se existe mais alguma peça que deve desapertar antes de tentar puxar a forqueta, isto é, se está agarrada a mais algum sítio?
Têm experiência?
Parece-me que vou ter de usar o velho método do martelo... [:D]

eu também estou com um problema....
estive a montar os pneus tubeless mas quando enchia as rodas, o ar saia entre a válvula e o aro.
entretanto como pensava que a roda traseira estava boa porque foi a 1ª a montar, passei-me a montar a da frente e levei a roda à oficina para me arranjarem aquilo e o rapaz meteu fita nova e trocou a válvula por outra e ficou bom.
pensava que a roda traseira estava boa mas quando cheguei a casa e olhei para ela, também estava vazia.
tirei-lhe a fita vedante que tinha e meti uma nova mas continua a perder ar.
amanhã vou à sportzone para ver se me arranjam aquilo, porque o rapaz que me arranjou a outra roda, vai de férias na 2ª feira

Bem, tenho aqui uma pequena alteração mecânica que quero fazer entre duas bikes de supermercado. Uma delas está perfeitamente utilizável mas podia ainda estar melhor! Acontece que o "avanço" aperta o guiador apenas com um parafuso e isso trás problemas de aperto (muito mau) e de estabilidade no guiador (por ficar mal apertado, o aço não está bem dobrado), fazendo com que conforme se faça força ao pegar no guiador ele vá rodando para trás, o que depois implica ter os manípulos e manetes constantemente desalinhadas com as mãos.
Tenho aqui uma mais antiga (inutilizável, por desleixo e uma valente queda que dei com ela) que tem um guiador sem os problemas do outro, tem o avanço soldado ao guiador, portanto perfeita para fazer esta mudança.

fotos0098x.jpg

Acontece que não estou a conseguir desmontar o guiador, caixa de direcção da bike mais antiga. Já retirei o parafuso longo (cavilha) da testa do quadro, mas de resto não estou a conseguir retirar o avanço/guiador

fotos0097.jpg

Isto deve estar bastante perro/ferrugento, mesmo com WD40 e semelhante ainda não consegui desencaixar.

fotos0095.jpg

fotos0096.jpg

Queria confirmar se existe mais alguma peça que deve desapertar antes de tentar puxar a forqueta, isto é, se está agarrada a mais algum sítio?
Têm experiência?
Parece-me que vou ter de usar o velho método do martelo... [:D]

eu não estou dentro disso, mas acho que também tens que desapertar a porca estriada que tem as esferas por baixo

Se já desapertaste o parafuso do avanço, deitas um pouco de wd40 e deixas actuar. De seguida, arranjas uma tábua e um martelo. Pões a tábua por cima do avanço e mandas umas valentes pancadas em cima da tábua até o avanço ficar solto.

Pois, a minha dúvida é se aquela porca estriada superior está a segurar alguma coisa ou não. Hoje não tive oportunidade de lhe dar das boas mas amanhã não deve escapar! [:D]

Última edição:
Ontem foi dia de furo, por descuido meu... Dei um pequeno salto, e ouço a esvaziar... Vou a ver, e tenho o pneu de trás nos arames... Queria ver se arranjava um, montei a câmara mas tenho que me por a pau, senão furo outra vez...

Bem, cheguei a um ponto em que o problema é que não conheço este tipo montagem. Estou agora na dúvida como é que o avanço está agarrado ao tubo da forqueta.

fotos00982.jpg

fotos00972.jpg

Será que a parte roscada faz parte do tubo da forqueta, tendo o avanço entrado na parte interior (e assim tinha de forçar e puxar o avanço para "fora da rosca"), ou a junção do tubo e avanço está algures dentro da testa do quadro?
É que agora tenho a forqueta+avanço a "dançar" para cima e para baixo dentro da testa e não queria estar a martelar num sítio que não fosse o correcto, evitando desgastar/estragar material sem necessidade.

E já estive a ver que vou ter problema semelhante na outra, que ao tirar o parafuso do meio do avanço e desapertar a caixa de direcção, não está com vontade de sair [:D].

Se bem me lembro desse tipo de montagem, a rosca faz parte da forqueta, e o tubo do avanço entre dentro dessa rosca. No seu interior fixa por mecanismo de cunha, e pode ser essa cunha que com o tempo e água oxidou e fixou! Tenta como já foi referido, com um martelo dar pancadas secas no avanço, ou como fiz em tempos, para desprender a cunha, apertei só um pouco o parafuso que fixa o avanço e dei pancadas secas no parafuso até sentir a cunha no interior da testa desprender, depois saiu bem!

main.php

Última edição:
Ir ao mecânico não é opção, neste momento e assim dá outro gosto!

Agora que penso nisso faz sentido que o avanço esteja "dentro" da parte roscada (ser a mesma peça) porque assim a caixa de direcção (a tal rosca estriada) segura o avanço e o parafuso maior interno puxa a forqueta para cima, fixando-a ao avanço, será? Ou será o avanço que está mesmo dentro da parte roscada, sendo esta o fim da forqueta?

EyesOnly, vou tentar isso, obrigado. Se o avanço estiver dentro da forqueta (parte roscada) ainda vou ter um bocadinho de trabalho para a descolar! Espero que seja apenas na junção em cunha e que a parte roscada faça parte do avanço.

Última edição:
Para a semana vou ter um passeio nocturno organizado pelo meu clube, mas nunca andei de noite, não estou a par de que luzes são necessárias.

É só necessário uma à frente? Atrás também é preciso, ou um reflector daqueles vermelhos é suficiente?

E se possível gostaria que me aconselhassem uma boa luz para a frente, de preferência com boa autonomia, visto o passeio ser longo.

Voltar
Superior