Tópico do BTT

Bom Natal e boas pedaladas para todos. [;)]
Agradeço e deixo um voto de Boas Festas a todos, hoje de manhã já cumpri a minha obrigação, foram 40km's para compensar aquilo que vou enfardar logo à noite :)

Pai Natal BTTista :)
mtbsanta.jpg

eu tenho andado um pouco ausente devido ao meu outro hobby (TT), porque vendi o meu samuka e comprei um jimny, mas quero desejar a todos um santo natal e não abusem muito nos fritos.

Antes de mais, boas festas a todos.

Grande malha hoje...
A maior volta que já fiz até hoje. Folgosinho - Torre - Gouveia. Um total de 92 km feitos de rajada (apenas com uma pausa para petiscar qualquer coisa rápida em Manteigas), divididos entre alcatrão (a maioria) e terra batida. O acumulado não sei ao certo mas segundo o detentor do GPS, deverá andar por volta dos 2000m. Saímos às 9 e tal e chegamos a Gouveia por volta das 18. Não continuamos para o ponto de partida pois já era noite quase cerrada quando chegamos.
Tenho bastantes fotos mas não consigo fazer upload pelo imageshack pq são muito grandes. Amanhã tento porque neste momento o sono fala mais alto.

EDIT: à falta de melhor... https://picasaweb.google.com/109231495962268847922/261211?authkey=Gv1sRgCO29kv23y_WSCQ

Last edited:
Boas festas!

Para o pessoal que anda de noite.

A minha luz da frente/guiador pifou (já verifiquei com multímetro). Como de vez em quando ando de noite (ou perco-me já noite dentro:sh)) queria saber o que aconselham.

Algo com 250/300lms, resistente e se vier com bateria de lítio era jóia[:D]

No sábado fiz um percurso agradável, depois de ter invertido o pneu de trás (Geax Saguaro).

Tinha-o montado no sentido traction, mas achei que quando travava não agarrava absolutamente nada. Estava piso molhado, mas numa calçada ainda me assustei com ele. Decidi inverter e agora sim, parece-me um bom pneu :)

Pelo preço e especificações parecem excelentes. Mas é impressão minha ou tem de se ligar a luz à bateria via cabo!? Não há problema em tempo de chuva?

Tens aqui por 49dolares, com portes incluidos. Mandei vir as minhas por aqui
eBay - New & used electronics, cars, apparel, collectibles, sporting goods & more at low prices

Sim, liga-se por cabo, atraves de uma ficha. Ja andei a chuva e nao tive problema, no entanto, meti uma protecçao no local da ficha para proteger ainda mais. tipo um "preservativo" :) foi um amigo meu eletricista que me arranjou isso.

Pelo preço e especificações parecem excelentes. Mas é impressão minha ou tem de se ligar a luz à bateria via cabo!? Não há problema em tempo de chuva?

Quando estive comprador de uma luz, essas também estiveram na lista das opções, mas rapidamente saíram por não me darem confiança na qualidade.
Optei por comprar uma mais cara e que ilumina menos, mas "tenho" a garantia de facilmente resolver possíveis problemas. A que comprei foi esta:

Karma Evo Pro K Set

Apesar de parecer pouco os 320 lumens a comparar com as outras, para mim a capacidade de iluminação dela chega e sobra, tanto para a vida diária que lhe dou bem como para puro BTT no meio do monte.
A ligação da bateria ao farol é excelente e sem protecções extra já andou à chuva sem problemas.

Grande volta.
Essa 1ª subida foi mesmo a moer.

É uma subida brutal. É a subida que vai desde Folgosinho até àquele posto de vigia que se vê nas fotos. Mas a moer é de Manteigas até ao Covão da Ametade. Se um gajo não controla o ritmo e a respiração rebenta-se todo. Depois do Covão da Ametade até a Torre é um bocado complicado pq a inclinação aumenta muito e convém chegar lá com algum pulmão.

Quando estive comprador de uma luz, essas também estiveram na lista das opções, mas rapidamente saíram por não me darem confiança na qualidade.
Optei por comprar uma mais cara e que ilumina menos, mas "tenho" a garantia de facilmente resolver possíveis problemas. A que comprei foi esta:

Karma Evo Pro K Set

Apesar de parecer pouco os 320 lumens a comparar com as outras, para mim a capacidade de iluminação dela chega e sobra, tanto para a vida diária que lhe dou bem como para puro BTT no meio do monte.
A ligação da bateria ao farol é excelente e sem protecções extra já andou à chuva sem problemas.

230 chegam e sobram.

Tenho um joystick da exposure com estes lms, por isso sei que para o guiador até pode ser inferior.

Vou estar na Covilhã, mas quero ir a Manteigas ver as trutas e ao Covão d'ametade.

Nós passamos ao lado do viveiro das trutas, vindos de um cafezito perto do inatel. Foi lá que "almoçamos". Daí, seguimos directos à Torre.

Estive a limpar a bike. Vi agora que tenho folga na caixa de direcção. Fuck!!!
Dá para arranjar ou é uma nova?

Provavelmente é só uma questão de voltares a apertar. A mim aconteceu-me o mesmo há uns tempos. Desapertas o avanço e apertas a tampa da caixa para eliminar a folga.

Mas já que estás com a mão na massa, desmonta mesmo tudo e limpa a caixa por dentro (deve ter alguma sujidade acumulada) e vê se os rolamentos estão a rodar livremente. Se não estiverem, abre o selo dos rolamentos, limpa a massa antiga com diluente, seca, e volta a meter massa nova, que ficam (quase) como novos. Já agora, se depois de limpares a massa antiga com diluente rodares os rolamentos e sentires que tem lá areia, passa por água corrente com pressão ao mesmo tempo que rodas os rolamentos para limpar. Desde que seques tudo depois (eu à falta de compressor sopro) e ponhas massa, não há problema em dar-lhes banho.

Se levares a bicicleta a uma oficina, não me admirava que saísses de lá no mínimo com rolamentos novos. Já ninguém arranja nada.

Back