Tópico do BTT

Sim eu sei que não é sinónimo mas mesmo assim. A terceira penso que esteja relacionada com à avozinha e o 5 andamento seria no prato grande da frente.

O treino que faço é sempre esses 50km mas se conseguir ir numa desmultiplicação mais pesada para cobrir mais terreno melhor porque assim faço a mesma distância em menos tempo. Por vezes gosto de ir mais leve mesmo que pedale mais vezes mas noutras gosto de puxar a sério fazendo força só que todas elas me parecem o mesmo.

Estás a confundir, a avozinha é o prato pequeno da frente, aquele de 22 dentes ou de 24 nas de 10v. Se fores nesse e depois no 5º carreto da cassete, é lógico que, alguém a pedalar por exemplo no prato do meio e no mesmo carreto da cassete, passa por ti a parecer uma mota e vai com muito menos cadência.

Cabe a ti começar a ajustar melhor as desmultiplicações mediante o terreno. E claro, o resto depois é treino, porque sem isso, não há bike leve, não há componentes de topo, etc, que valha.

Pulmão tenho algum, 50km sem parar a mais de 20km por hora já é qualquer coisa. Mas a bicicleta que tenho é uma Berg 4.2 LTD uso na terceira mudança no andamento 5 e vejo toda a gente a passar com facilidade mesmo pedalando metade do que eu faço. E se eu vou a mais de 20km a pedalar assim fortemente eles vão a dormir e conseguem ir mais depressa.

explica melhor sff que pratos estás a usar, à frente e atrás?

o maior à frente?
um dos mais pequenos atrás?

quando dizes que te passam assim estás a falar também de BTTs ou de gajos com bicicletas de estrada?

"...a sério fazendo força só que todas elas me parecem o mesmo."

Não consigo perceber, ir em 44/42 - 11/12 parecem te todas o mesmo que uma 44/42 - 18/20, ou seja ires na grande da frente e na pequena atrás é igual/parecido a ires com a grande na frente e a meio da cassete atrás?
Só se estiveres a descer, porque mesmo em plano notas e muito, não têm nada a ver umas com as outras!

Estás a confundir, a avozinha é o prato pequeno da frente, aquele de 22 dentes ou de 24 nas de 10v. Se fores nesse e depois no 5º carreto da cassete, é lógico que, alguém a pedalar por exemplo no prato do meio e no mesmo carreto da cassete, passa por ti a parecer uma mota e vai com muito menos cadência.

Cabe a ti começar a ajustar melhor as desmultiplicações mediante o terreno. E claro, o resto depois é treino, porque sem isso, não há bike leve, não há componentes de topo, etc, que valha.

explica melhor sff que pratos estás a usar, à frente e atrás?

o maior à frente?
um dos mais pequenos atrás?

quando dizes que te passam assim estás a falar também de BTTs ou de gajos com bicicletas de estrada?

a bicicleta é semelhante a esta

8SOKs.jpg

Do lado esquerdo como se estivessemos em cima da bicicleta dá para escolher até 3 mudanças enquanto que no manipul direito dá para escolher até 8 andamentos. Terei que ver hoje quando mudo cada um deles em que roda ele troca a corrente.

Eles vão também com bicicletas de BTT, os de estrada não vale a pena falar porque esses geralmente vão com pratos que permitem grandes andamentos.

CX-Ray ou CN 424. Raios planos para mim desde que existam medidas é o melhor que se pode usar. Raios redondos só em casos muito especiais.

Obrigado.

E de entre os dois, qual achas a melhor opção a nível de robustez? Ou acaba por ir dar ao mesmo?

a bicicleta é semelhante a esta

Do lado esquerdo como se estivessemos em cima da bicicleta dá para escolher até 3 mudanças enquanto que no manipul direito dá para escolher até 8 andamentos. Terei que ver hoje quando mudo cada um deles em que roda ele troca a corrente.

Eles vão também com bicicletas de BTT, os de estrada não vale a pena falar porque esses geralmente vão com pratos que permitem grandes andamentos.

Pois, é o prato pequeno e esse normalmente é apenas usado para desmultiplicações leves. Se vais a rolar com esse prato, é normal que depois passem por ti com facilidade.

Pois, é o prato pequeno e esse normalmente é apenas usado para desmultiplicações leves. Se vais a rolar com esse prato, é normal que depois passem por ti com facilidade.

Então quais seriam os andamentos a utilizar para conseguir rolar melhor.

Aqui pende mais para o preço, e os CN 424 encontram-se a preços muito mais baixos. Se conseguires os CX-Ray a preços idênticos aí nem pensava. O factor decisivo é o preço.

falando em andar na estrada, será (quase) sempre o prato grande à frente (a talega ou taleiga) e um dos mais pequenos atrás, depende das pernas

em caso de subida mais difícil baixar para o médio à frente

não andes com o maior à frente e um dos 3 maiores atrás, isso faz muito cruzamento de corrente e mau ( BTT P.I.)

nesse caso é melhor baixar o da frente

speccy

Então quais seriam os andamentos a utilizar para conseguir rolar melhor.

falando em andar na estrada, será (quase) sempre o prato grande à frente (a talega ou taleiga) e um dos mais pequenos atrás, depende das pernas

em caso de subida mais difícil baixar para o médio à frente

não andes com o maior à frente e um dos 3 maiores atrás, isso faz muito cruzamento de corrente e mau ( BTT P.I.)

nesse caso é melhor baixar o da frente

speccy

Então seria para andar como em termos do que disse para rolar o manipulo que tem 3 ficava em qual e o que tem os 8 andamentos ficaria em qual?

E para subida seriam quais?

Em zonas planas ou quase colocas à frente no prato grande e depois ajustas com o de trás. Isto é, mantendo o grande podes reduzir ou aumentar na cassete até encontrares um andamento que te agrade.
Quanto maior for a diferença de tamanho entre o prato da frente e o carreto de trás, mais velocidade fazer com menos cadencia.
No prato grande que terá 42 ou 44 dentes e no carreto mais pequeno da cassete que terá 11 dentes, por cada pedalada que dás, a roda da bicicleta gira 4 vezes já que 44 a dividir por 11 dá 4.
No prato pequeno que é de 22 ou 24 dentes e no carreto pequeno da cassete que terá 11 dentes, por cada pedalada que dás, a roda da bicicleta gira 2 vezes já que 22 a dividir por 11 dá 2. Contudo não deverás usar esta combinação pois "torce" muito a corrente e o desgaste da transmissão será enorme.

Basicamente podes usar o seguinte da cassete em cada prato:

F1.jpg

attachment.php

No prato do meio podes correr a cassete toda sem grandes problemas.
No prato grande usa até meio da cassete a começar dos carretos menores
No pequeno, usa até meio mas a começar dos grandes.

Em zonas planas ou quase colocas à frente no prato grande e depois ajustas com o de trás. Isto é, mantendo o grande podes reduzir ou aumentar na cassete até encontrares um andamento que te agrade.
Quanto maior for a diferença de tamanho entre o prato da frente e o carreto de trás, mais velocidade fazer com menos cadencia.
No prato grande que terá 42 ou 44 dentes e no carreto mais pequeno da cassete que terá 11 dentes, por cada pedalada que dás, a roda da bicicleta gira 4 vezes já que 44 a dividir por 11 dá 4.
No prato pequeno que é de 22 ou 24 dentes e no carreto pequeno da cassete que terá 11 dentes, por cada pedalada que dás, a roda da bicicleta gira 2 vezes já que 22 a dividir por 11 dá 2. Contudo não deverás usar esta combinação pois "torce" muito a corrente e o desgaste da transmissão será enorme.

Basicamente podes usar o seguinte da cassete em cada prato:

View attachment 109306

attachment.php

No prato do meio podes correr a cassete toda sem grandes problemas.
No prato grande usa até meio da cassete a começar dos carretos menores
No pequeno, usa até meio mas a começar dos grandes.

Hoje vou só dar uma volta para experimentar esses andamentos e logo digo como foi.

Vi uns users no Gpsies e no wikiloc que tem trilhos que me agradaram.
Ainda nao consegui adicionar os trilhos como "favoritos" ou adicionar o user como "amigo".
Isso é possivel?

Pessoal de LX e arredores, ninguém precisa de mandar vir nada da BD? O meu problema nem são os portes, é não ter conta na BD e não ter o paypal como deve ser e estou a ver que para estar tudo ok não me chegam os pneus a tempo :sh)
E nas lojas fisicas estão a pedir-me 28€ por cada pneu [8b] com portes e tudo ainda poupava 12€ a mandar vir.

Pessoal de LX e arredores, ninguém precisa de mandar vir nada da BD? O meu problema nem são os portes, é não ter conta na BD e não ter o paypal como deve ser e estou a ver que para estar tudo ok não me chegam os pneus a tempo :sh)
E nas lojas fisicas estão a pedir-me 28€ por cada pneu [8b] com portes e tudo ainda poupava 12€ a mandar vir.

Sorry... o meu orçamento para 2012 está esgotado... [;)]

Peguem nas vossas BTTs todas e vendam-nas, descobriu-se que afinal uma fininha dá para tudo.

Back