Tópico do BTT

Os entendidos que desculpem a pergunta estúpida mas estou aqui com uma divida.

Posso lavar a bike com uma mangueira sem qualquer problema, não há problema de os amortecedores, travões, correntes e afins levarem com água?
Depois de secar que cuidados tenho que ter? lubrificar a corrente e mais?

Posso lavar a bike com uma mangueira sem qualquer problema, não há problema de os amortecedores, travões, correntes e afins levarem com água?
Dizem que as 29ers se dissolvem à chuva. As bikes à homem não sofrem desse problema.
É mais uma vantagem das 26ers que as marcas escandalosamente escondem.

Podes lavar sem problemas. Não uses muita pressão nas zonas com rolamentos e afins.
No fim é secar e voltar a olear a corrente.

Dizem que as 29ers se dissolvem à chuva. As bikes à homem não sofrem desse problema.
É mais uma vantagem das 26ers que as marcas escandalosamente escondem.

Podes lavar sem problemas. Não uses muita pressão nas zonas com rolamentos e afins.
No fim é secar e voltar a olear a corrente.

Amortecedores e travões não precisam de nada de especial depois de lavar então?

Já agora quando comprei a RR 8.1 reparei que os carretos e a corrente traziam uma espécie de lubrificante mais pastoso, algo que não era liquido como o spray usava na outra bicicleta. Sabem que tipo de produto é?

Há quem coloque um pouco de silicone nas bainhas da suspensão. Eu raramente faço isso mas tento limpar essa zona após as voltas.

Há vários tipos de óleo para a corrente. Em spray, não gosto pois pode ir para os discos. Há em tubos em que se coloca às gotas. Uso estes. Há outro tipo que parece pasta mas nunca experimentei.

Daqui a pouco vou sair para uma voltinha de btt misturada com um geocaching [:cool:]

Prefiro a maneira de como o 591 "agarra" a bicicleta [;)] Liga para o stand da Ford na Expo a perguntar o preço, foi lá que comprei o meu.

Eu também gosto e já comprovei a eficiência da sua garra :sh). Daí ter gostado e ir adquirir outro.

Vê na FeuVert. Costumam ter lá os 591 a bom preço...

Também vou confirmar aí. Obrigado.

Boas pessoal,

Vou ter de comprar 2 capacetes, andei a ver na decatlhon alguns, até um máximo de 25€, mas mesmo estes últimos acho-os muito desconfortáveis. Sá havia tamanhos L, nada de XL, acho que o L fica muito à justa.

As bikes devem ser entregues esta semana.

Outra dúvida que tenho tem a ver com o amortecedor dianteiro, pelo o que vi na bicicleta, tem lá um género de "parafuso" que dá para controlar mediante o peso da pessoa. Sabem se aquilo é numerado, qual a posição para alguém com 83Kg?!

Boas pessoal,

Vou ter de comprar 2 capacetes, andei a ver na decatlhon alguns, até um máximo de 25€, mas mesmo estes últimos acho-os muito desconfortáveis. Sá havia tamanhos L, nada de XL, acho que o L fica muito à justa.

Outra dúvida que tenho tem a ver com o amortecedor dianteiro, pelo o que vi na bicicleta, tem lá um género de "parafuso" que dá para controlar mediante o peso da pessoa. Sabem se aquilo é numerado, qual a posição para alguém com 83Kg?!

Qual é a suspensão?

Qual é a suspensão?

e5udegus.jpg

É da decathlon.

Boas.

Cuidado com as lavagens à pressão, nomeadamente nos rolamentos, cubos, centro pedaleiro e caixa de direcção. Acredita que se infiltra mais água desta maneira que vai lavando a massa nestas zonas, bem mais do que o uso normal na lama [;)]

A cada volta, tirando a transmissão e baínhas da suspensão, só lavo a minha quando a crosta de sujidade já é generosa [:)]

cumps

Aposto numa Suntour, uma XCT V3. O ajuste a que te referes é apenas para comprimir mais ou menos a mola, em 1cm +-, eu deixava ficar na posição mais 'mole'.

Não precisas de te preocupar com ajustes

eu tenho uma XCT V4 e pouca diferença noto entre o mais mole e mais duro.

Em estrada, por nao ter bloqueio, mesmo na posiçao mais dura, dificulta pedalar de pé a subir.

Um dia leva um upgrade [;)]

Para quem andar á procura de uma suspensão a ar e barata andam várias RST first pelo ebay a pouco mais de 100 euros. É de aproveitar.

Está quase. 5 Feira parto em direcção a Santiago. Já tenho quase tudo tratado: alimentação, estadia e transporte de regresso.
A bike parece me ok. Estive a fazer uma manutenção normal. Falta me tratar da roda traseira que tem uma ligeira folga. Nada de grave pois é só apertar o cubo.

Já estou a ficar ansioso.

Boa viagem. [;)]

Em principio deverás ter mais sorte do que eu com o tempo.

Não te esqueças de levar toalhetes para limpar a transmissão, é daquelas coisas que muito dificilmente lembram, mas que dão um jeitaço.

Boas pessoal,

Não aconselho a poupar nos capacetes, mais vale comprar logo uma coisa de facto boa e que garanta protecção e conforto, do que ir apenas ao barato.

Até porque, os capacetes são dos melhores investimentos que se podem fazem nas lides do BTT, desvalorizam muito pouco e andam connosco anos a fio.

A minha bicicleta quando foi a santiago só foi limpa no primeiro dia :p Depois disso só levava óleo antes de sair de manhã. Mas tb tivemos sorte com o tempo.

Nós até não apanhamos muita chuva, ela veio mais durante a noite, o pior foi a lama que criou. Tinha zonas em que basicamente as rodas ficavam enterradas até meio. Pior que isto, só apanhei uma vez, quando fui há dois anos aos 5 Cumes em Barcelos.

Aliás, tínhamos de limpar a corrente e lubrificar 2 a 3 vezes por dia, e mesmo assim, era em vão. E tendo em conta que no dia com pior terreno fizemos 110km com quase 2900 de acumulado, dá para ter uma ideia do desgaste que causou, tanto a nós como à bike.

De qualquer modo, o balanço foi positivo, é um passeio muito bonito, não só pelo convívio, como pelas belas paisagens e locais por onde se passa.

E se formos carimbando a credencial de peregrino, no final temos direito a um diploma que comprova a chegada. Dá uma boa recordação. [;)]

KlEarQll.jpg

vLnpy9Bl.jpg

n4Tr4gal.jpg

kuS3PhJl.jpg

Last edited:
Back