Pois bem, lendo os tópicos dou meu relato: meu colesterol total anda na casa dos 140 mg/dL, sendo a fração HDL (colesterol "bom") quase o dobro do LDL (colesterol "ruim").
Segredo: alimentação regrada e exercícios físicos. Embora a pouca idade (28 anos lol) contribua.
Nos casos de hipercolesterolemia (atenção não só ao valor do colesterol total, bem como suas frações HDL e LDL), associados à outras comorbidades (hipertensão arterial e diabetes mellitus, principalmente), necessitam da restrição da alimentação gordurosa e exercícios físicos, bem como em casos refratários às mudanças dos hábitos de vida, utilização de antilipêmicos como a sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina... (mais modernas e mais caras).
Atenção: alimentação gordurosa não se resume aquele churrasquinho com gordura aparente, nem o bolinho de bacalhau frito! Lembrem-se que o ovo (gema) e derivados do ovo (doces portugueses em geral, especialmente os deliciosos pastéis de nata!) tem alto valor de colesterol. Lembrem-se que a manteiga também contribui para o aumento do colesterol, assim como os queijos amarelos (ex.: mussarela, queijo prato, queijo de ovelha - Serra da Estrela, hummmm), frituras em geral (carnes vermelhas principalmente, salgadinhos...) ajudam a elevar os níveis lipêmicos.
Portanto, restrição dietética e exercícios físicos regulares (recomendo aos meus pacientes pelo menos 1h de caminhada diária, nem que faça 6 sessões de 10 minutos, mas ao menos caminhem).
Quanto a terapia medicamentosa (que será adjuvante às melhorias nos hábitos de vida), são as estatinas as principais drogas para redução dos níveis lipêmicos. A mais obsoleta (antiga) é a sinvastatina. Porém há outras alternativas como a atorvastatina e a mais moderna rosuvastatina. A diferença é como ir de Lisboa ao Porto, mas de Clio, Passat e Série 7: todos levaram ao Porto, mas cada um com um grau de eficiência (e preço) relativo à classe em que se encontra.
Os efeitos adversos mais comuns das estatinas, em especial as mais antigas são dores musculares e alterações em enzimas hepáticas (por isto que devemos sempre controlá-las com exames bioquímicos).
Por fim, não sei se em Portugal o acesso à medicina pública é como cá no Brasil, onde os médicos de família já existem em todas as regiões, eu mesmo atuo em São Paulo, mas vale uma consulta para prevenção dos eventos cardiovasculares e ateromatosos (bem como surgimento de diabetes mellitus tipo II) que inevitavelmente ocorrerão associados aos altos níveis de colesterol e triglicérides!
Desculpem o testamento mas espero tê-los alertado dos riscos!