Tópico do Colesterol

Quando fiz em Junho, estava com 209 mg/dL de colesterol total. :(

Mas só pude mudar a dieta. Devido a outros constrangimentos, não pude fazer exercício físico e agora tem que ser aos poucos. Daqui por uns meses vou repetir.

Quando fiz em Junho, estava com 209 mg/dL de colesterol total. :(

Mas só pude mudar a dieta. Devido a outros constrangimentos, não pude fazer exercício físico e agora tem que ser aos poucos. Daqui por uns meses vou repetir.

Boa sorte com isso!

Isso já eu faço.... mas de facto tem vindo a melhorar: 38 -> 49 -> 53 Quando chegar aos 80 anos vou estar com uma saude de ferro! [:)]

Creio que em relação ao HDL, mais do que um valor absoluto é importante que seja pelo menos 1/3 do total.

Eu medi recentemente apenas o total e tenho 204, a minha mulher tem 296.

Só que ela quando mede de forma detalhada tem sempre um HDL superior a 100, já eu não tenho o HDL nada de especial :sh)

Ambos fazemos desporto regularmente, ela um pouco mais.

Venho desenterrar este tópico.

Eu sempre tive (desde os 18 anos) colesterol elevado. Quando um gajo é novo todos desvalorizamos, o médico e nós. [:D]
Agora com mais idade começa a "preocupar" um pouco.

Eu sei que os valores que tenho são de família, já há muitas gerações que há colestrol elevado.
Mas "chateia-me" a conversa sempre do "Uii tão alto, tens de comer menos fritos"... Não como fritos em casa, e tenho diversos cuidados. Claro que tenho os meus exageros, mas nada que explique valores que tenho.

Por exemplo tenho uma dieta 90% igual à minha mulher e ela tem metade do meu colestrol... Os 10% de diferença até são mais a meu favor que dela. [:D]

Como fastfood 1 ou 2 vezes por ano. Etc.

Mas o médico empurra sempre para a medicação. Diz que não é um valor normal e que tenho de ser medicado ou deixar totalmente de comer carnes vermelhas e gorduras.

Nos dias de hoje tenho lido que o melhor é a relação entre os dois. Lembro-me que há uns anos isso vinha nas análises, mas a ultimas que fiz não têm a relação.
Isto proque em termos de HDL tenho sempre valores altos e o LDL apesar de estar muito alto a relação está em níveis "normais".

Para além da conversa de sempre (que tem 100 anos...) de comer menos carnes vermelhas, comer menos gorduras, há algo que se possa fazem sem ser medicação?

Há uns bons anos, o meu então médico de família (entretanto reformado), disse algo sobre o colesterol que nunca mais me esqueci: Claro que convém não ter níveis de colesterol alto, mas mais importante que isso (e que aí sim, poderá ser perigoso) é não ter simultaneamente colesterol e triglicéridos altos. Ou seja, se por exemplo o colesterol for alto mas os triglicéridos estiverem <150, tem que se vigiar mas não é necessariamente dramático ( e vice-versa).

O verdadeiro problema é quando colesterol e triglicéridos estiverem acima dos parâmetros normais.

Deixar de comer carne de todo, incluindo enchidos e charcutaria, e até mesmo queijo. Já existem queijos vegan de qualidade razoável.

Outra coisa que ajuda (muito) a eliminar: exercício físico! Tens feito? [;)]

Venho desenterrar este tópico.

Eu sempre tive (desde os 18 anos) colesterol elevado. Quando um gajo é novo todos desvalorizamos, o médico e nós. [:D]
Agora com mais idade começa a "preocupar" um pouco.

Eu sei que os valores que tenho são de família, já há muitas gerações que há colestrol elevado.
Mas "chateia-me" a conversa sempre do "Uii tão alto, tens de comer menos fritos"... Não como fritos em casa, e tenho diversos cuidados. Claro que tenho os meus exageros, mas nada que explique valores que tenho.

Por exemplo tenho uma dieta 90% igual à minha mulher e ela tem metade do meu colestrol... Os 10% de diferença até são mais a meu favor que dela. [:D]

Como fastfood 1 ou 2 vezes por ano. Etc.

Mas o médico empurra sempre para a medicação. Diz que não é um valor normal e que tenho de ser medicado ou deixar totalmente de comer carnes vermelhas e gorduras.

Nos dias de hoje tenho lido que o melhor é a relação entre os dois. Lembro-me que há uns anos isso vinha nas análises, mas a ultimas que fiz não têm a relação.
Isto proque em termos de HDL tenho sempre valores altos e o LDL apesar de estar muito alto a relação está em níveis "normais".

Para além da conversa de sempre (que tem 100 anos...) de comer menos carnes vermelhas, comer menos gorduras, há algo que se possa fazem sem ser medicação?
Igual aqui. O meu só baixou com medicação. Cheguei a fazer uma dieta só de legumes e mesmo assim rebentava sempre a escala.
Assim que comecei a tomar a medição, saltou logo para metade do valor.
O médico disse-me que a alimentação só afeta 10 a15% do valor.
Uma outra coisa, o valor máximo de referência é 220. Há laboratórios que metem valores mais baixos, mas estudos franceses já vieram dizer que é o cartel farmacêutico a aldrabar os valores.

Bom desenterranço. [:D][:D]
Também ando preocupado com o colesterol (idade a roçar os 50). Também andou sempre alto na família.
Nas últimas análise, após 6 meses de uma estatina estava com:
Total: 245 mg/dL
LDL:175 mg/dL
HDL: 46 mg/dL
Triglicéridos: 123 mg/dL
Tenho um IMC de 28,4 kg/m2....acima do peso ideal.

Confesso que devia ter muito mais cuidado na alimentação. Não é que coma fritos (não faço em casa e raramente como fora), mas a minha perdição são os queijos, pão, charcutaria e comidinha no geral. A minha actividade também me leva a ter muitos almoços "dos bons". Ando a evitar mais a carne vermelha e, como não sei qual é a teoria actual em relação ao ovos, também não como muitos (talvez 2-3/semana).
Apesar de não ter uma actividade muito sedentária, deveria fazer exercício. O meu tempo disponível (sobretudo muito tempo em viagens diárias casa-trabalho-outras) não ajuda.

Edite: (Não consigo editar posts não sei porquê!)

Esqueci-me de dizer que a minha medicação é a mais fraca da rosuvastatina, 5mg. Pelos vistos, funciona muito bem para quem tem colesterol genético.

Deixar de comer carne de todo, incluindo enchidos e charcutaria, e até mesmo queijo. Já existem queijos vegan de qualidade razoável.

Outra coisa que ajuda (muito) a eliminar: exercício físico! Tens feito? [;)]

Não quero eliminar de todo a carne.
Pelo que leio só 30% do colestrol vem da comida. Tenho a certeza que fazendo uma dieta super regrada baixo 10 ou 20 pontos e continua alto...

O exercício físico não baixa o colestrol, aumenta o HDL, que eu tenho bastante elevado porque precisamente faço ginásio 3x por semana. [;)]

Back