Tópico do Colesterol

Pessoal alguém me arranja uma tabela com os valores de colesterol,fiz hoje uma pequena analise ao sangue,e este acusou 231,lá vou ter que batalhar contra esse bicho chamado colesterol.
Eu meço 1,73 e peso 105kg:sh) e tenho o colesterol a 158[:blush:]. Nao depende NADA do fisico da pessoa.

Há dois tipos de pessoas com colestrol.

Ou que têm porque só comem porcaria e os que têm pq simplesmente o organismo o produz.

Os 1ºs com uma dieta ou controlo reduzem e muito.
Os 2ºs estão tramados, nem dieta nem nada, só com medicação para o resto da vida.

Na minha familia o colestrol vem de trás e está mais do que enraizado genéticamente desde ter familiares a fazer desporto 3 vezes por semana (1h30 a 2h) e que não comem fritos, nem ovos e o colestrol nunca baixa dos 200/220.

Tens de ver qual é a tua situação.

Na realidade apenas 20 a 30% corresponde à nossa dieta alimentar. :) Há semanas fiz uns exames e tinha valores altíssimos de colesterol, mas lá está já é de familia e por isso todas as noites tomo um medicamento que irá fazer com que o figado trabalhe mais no fabrico de colesterol bom. Isto do colestrol bom (tem uma designação própria que não me recorod agora, mas são apenas duas ou três letras) combate o colesterol mau e vai limpar as paredes de gordura.

Um abraço,

Se não for indiscrição que idade tem?

Aos 28 e já com essas preocupações?
Aos 28 eu julgava que era eterno. Só tinha uma coisa, que não tinha, dinheiro.

Eu estou na porta dos 28 e já ando preocupado com isso devido à minha alimentação de caca

É a prova de que a rapaziada se anda a alimentar mal. Segundo dizem as pessoas que maiores privações passaram na guerra mundial foram as que apresentaram maior longevidade.

É a prova de que a rapaziada se anda a alimentar mal. Segundo dizem as pessoas que maiores privações passaram na guerra mundial foram as que apresentaram maior longevidade.

Não tem a haver unicamente a alimentação, aliás, a questão a alimentação é mínima como referi acima. Descubri este artigo agora no Wikipedia (é apenas parte dele):
Colesterol é um esteroide lipídico encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por outros eucariotas, como plantas e fungos.

Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal. Plantas apresentam um produto similar chamado de estigmaesterol , que não é absorvido pelo corpo humano.

A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta. Portanto, ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se se aumentar a quantidade de colesterol na dieta. O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado, medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias). O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovasculares e as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue (hipercolesterolemia).

Podem ver o original aqui: Colesterol - Wikipédia, a enciclopédia livre

Cumprimentos,

Eu quando faço analises é sempre em jejum, se forem de rotina...

Como já disseram ai uns users, pode ser de comida ou pode ser que o seu corpo produz "por defeito"

Eu pelo sim ou pelo nao, sendo um caso ou outro, começaria a cuidar-me na comida e claro, desporto... A idade começa a nao perdoar e o cuidado com o nosso dia a dia pode evitar coisas bem piores...

Não tem a haver unicamente a alimentação, aliás, a questão a alimentação é mínima como referi acima. Descubri este artigo agora no Wikipedia (é apenas parte dele):
Colesterol é um esteroide lipídico encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por outros eucariotas, como plantas e fungos.

Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal. Plantas apresentam um produto similar chamado de estigmaesterol , que não é absorvido pelo corpo humano.

A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta. Portanto, ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se se aumentar a quantidade de colesterol na dieta. O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado, medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias). O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovasculares e as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue (hipercolesterolemia).

Podem ver o original aqui: Colesterol - Wikipédia, a enciclopédia livre

Cumprimentos,

Bem eu não sou médico nem percebo nada disso.
O que sei é que há bem pouco tempo a minha mulher fez análises e o Colesterol estava nos 280. Face a isso o médico disse-lhe para ter o máximo cuidado com a alimentação e procurar fazer uma dieta,sobretudo não comer gorduras.
Se a alimentação tem um peso minimo no valor do colesterol porquê a dieta?
Constato tb, pelo que leio e vou ouvindo, que actualmente um número cada vez maior de pessoas ainda jovens apresentam valores de colesterol elevado, coisa que antigamente só acontecia ás pessoas a partir de uma certa idade. Se não é da alimentação do que é?
Lembro-me perfeitamente que nos meus tempos de juventude a alimentação não era tão rica em gorduras comia-se sobretudo sopa e um pouco de carne, quando a havia.

Bem eu não sou médico nem percebo nada disso.
O que sei é que há bem pouco tempo a minha mulher fez análises e o Colesterol estava nos 280. Face a isso o médico disse-lhe para ter o máximo cuidado com a alimentação e procurar fazer uma dieta,sobretudo não comer gorduras.
Se a alimentação tem um peso minimo no valor do colesterol porquê a dieta?
Constato tb, pelo que leio e vou ouvindo, que actualmente um número cada vez maior de pessoas ainda jovens apresentam valores de colesterol elevado, coisa que antigamente só acontecia ás pessoas a partir de uma certa idade. Se não é da alimentação do que é?
Lembro-me perfeitamente que nos meus tempos de juventude a alimentação não era tão rica em gorduras comia-se sobretudo sopa e um pouco de carne, quando a havia.

Bom, no meu caso foi ligeiramente o oposto. Disseram-me para realmente ter algum cuidado mas não me preocupar demasiadamente com isso. Os meus estão ligeiramente acima dos 300, e daqui a um/dois meses volto a fazer análises para ver os resultados da medicação. Tenho 27 anos 1.70 e apenas 75kg, por isso dentro da média.

Na altura disseram-me (são familiares médicos todoas na casa dos 50 anos, e por isso tenho total confiança porque os conheço muito bem enquanto profissionais e pessoas) precisamente (em outras palavras) o que está nesse artigo acima. Mas o artigo acima apenas o descubri agora, minutos atrás. :)

Em relação ao valores serem cada vez maiores, é uma questão de "evolução" do ser vivo. O que herdei dos meus pais tem tendência para subir, e aos meus futuros filhos o mesmo.

Cumprimentos,

Last edited:
Boas.
Acham normal p médico dizer que uma pessoa com 40 anos (n sou eu) com colesterol a 260/270, tem de tomar os comprimidos pro resto da vida?
Eu fiquei parva...
A pessoa em questão não se pode dizer que abuse nos fritos, nem em gorduras, mas come pouca fruta e legumes, exercício não é muito e a familia tb anda sempre com colesterol alto. Portanto, é hereditário.

Mas caramba, tomar a medicação o resto da vida??? Será assim mesmo?

Boas.
Acham normal p médico dizer que uma pessoa com 40 anos (n sou eu) com colesterol a 260/270, tem de tomar os comprimidos pro resto da vida?
Eu fiquei parva...
A pessoa em questão não se pode dizer que abuse nos fritos, nem em gorduras, mas come pouca fruta e legumes, exercício não é muito e a familia tb anda sempre com colesterol alto. Portanto, é hereditário.

Mas caramba, tomar a medicação o resto da vida??? Será assim mesmo?

Não, o médico vai esperar pelos 50 depois do indivíduo ter tido um acidente vascular...

Eu tenho 26, aos 24 anos fiz análises pela primeira vez (colesterol total 263mg/dL e HDL a 32) e levei logo o recado, ou mudava os meus hábitos ou começava a levar com o comprimido.

As últimas análises (30/05/2009) que fiz tinha (217mg/dL e HDL 43) a única alteração foi começar a ir para o trabalho de bicicleta (15min bicicleta por dia)

e os produtos do estilo da Becel com esteróis vegetais??

Supostamente conseguem baixar os níveis de colesterol....

É verdade? Mentira? Vale a pena? Ou é melhor esquecer?? :confused:

Infelizmente basta ler os comentários dos users aqui no fórum para se constatar que com a minha idade já há quem tenha infelizmente um colesterol bastante acentuado

Eu acredito piamente que o exercício físico e o stress controlado podem ser muito importantes

A alimentação idem, mas eu não consigo controlar este aspecto (pelo menos para já) [:D]

Antes de fazer os testes e descobrir que é genético, a médica "receitou" isso... Resultado: passados uns meses fiz análises e nunca tinha tido o colesterol tão alto!
De modo que não me acredito muito na eficácia disso..

epah eu não percebo nada destas coisas...:sh)

e o trémulo muscular pode-se dever a que? é que não sei se é isso, pois as vibrações têm um período muito curto, as primeiras vezes cheguei a pensar que era o telemóvel.

Nervoso miudinho é o que tu tens. Não penses nisso senão ainda acabas mesmo por adoecer mas é da cabeça.

Bom, no meu caso foi ligeiramente o oposto. Disseram-me para realmente ter algum cuidado mas não me preocupar demasiadamente com isso. Os meus estão ligeiramente acima dos 300, e daqui a um/dois meses volto a fazer análises para ver os resultados da medicação. Tenho 27 anos 1.70 e apenas 75kg, por isso dentro da média.

Na altura disseram-me (são familiares médicos todoas na casa dos 50 anos, e por isso tenho total confiança porque os conheço muito bem enquanto profissionais e pessoas) precisamente (em outras palavras) o que está nesse artigo acima. Mas o artigo acima apenas o descubri agora, minutos atrás. :)

Em relação ao valores serem cada vez maiores, é uma questão de "evolução" do ser vivo. O que herdei dos meus pais tem tendência para subir, e aos meus futuros filhos o mesmo.

Cumprimentos,

Bem de facto com esses valores e ainda tão jovem tens de tomar cuidado.
Lembro-me que por alturas dessa idade quando fazia análises não ia muito
além dos 130, 150 e comia e bebia de tudo, embora não gostasse, e ainda não gosto, muito de carne, também não havia muita para comer.
Com a idade eles têm vindo a subir um pouco mas, que me lembre , nunca passaram dos 190, 195. Talvez tenhas razão e seja mesmo genético, não sei.
Um abraço

(versão curta)

È mentira, não vale a pena, o melhor é esquecer!!

Roça a publicidade enganosa.
Não tem o mínimo de fundamento esse produto.

Em termos de lógica popular:
Onde já se viu vender gordura para baixar colesterol?

A versão longa fica para quando tiver mais disponibilidade.

Ontem fui buscar as minha análises e tive estes resultados:

Colesterol Total: 188 - Nível Desejado

Colesterol HDL: 38 - Risco moderado

Colesterol LDL: 138 - Risco Moderado

Eu sei que o HDL é o bom colesterol (e está abaixo do que devia) e o LDL é o mau colesterol (que está acima do que devia)...

Mas o Total (nivel desejado) não é o "resumo" dos outros dois??? :confused:

Back