Tópico do Detalhe

sem dúvida que tens razão e é uma observação pertinente [;)]

No meu caso o que estava a pensar era num detalhe light - não quero o carro preparado para um concurso[:)], e depois fazer as lavagens na mesma casa, já que é a 5m da minha casa, ou seja isso implicaria ter outros cuidados com o carro sim.

Mas ainda estou indeciso, queria era que a pintura tivesse menos swirls e que ficasse mais "resistente".

Sendo assim deves fazer[;)]

Mas não te esqueças que basta uma lavagem mal feita para "perderes" todo o trabalho[;)]

sem dúvida que tens razão e é uma observação pertinente [;)]

No meu caso o que estava a pensar era num detalhe light - não quero o carro preparado para um concurso[:)], e depois fazer as lavagens na mesma casa, já que é a 5m da minha casa, ou seja isso implicaria ter outros cuidados com o carro sim.

Mas ainda estou indeciso, queria era que a pintura tivesse menos swirls e que ficasse mais "resistente".

Com um detalhe (polimento) vais ficar sem swirls, mas mais resistente não !

Eles aplicam selante e cera a seguir ao polimento (e isto sim dará alguma protecção), mas será a mesma protecção que tens agora se selares e encerares (só que agora tens uma camada maior de verniz).

Eu gosto imenso do detalhe, ou melhor, do car-care, mas não sou grande fã de polimentos agressivos para carros de dia-a-dia.
Gosto mais da vertente limpeza / protecção.

Ah, e caso optes por fazer isso, quando levares o carro à revisão vais ter de colocar uns papéis A4 nos vidros a dizer "Não lavar !", caso contrário quando fores buscar o carro já tens uma lavadela de vassoura em cima. O mesmo se aplica se o carro tiver de pintar algum painel.

Última edição:
Os polimentos á detalhe não são muito agressivos, acho até um trabalho bem cuidadoso.

Então mede a espessura da tinta antes e depois do polimento e vem contar como foi.

Em conversa com um dos detailers mais reconhecidos da zona de Lisboa, ele contava-me o caso de um cliente que fez um detalhe completo.
O carro ficou lindo como era de esperar.

A seguir não teve os cuidados necessários e voltou lá porque queria outro tratamento igual.

Esse detailer disse-lhe "pois, agora é capaz de faltar verniz para isso" e preferiu já não dar o polimento seguinte.

Não há milagres !
Quando uma pintura tem swirls, significa que tem riscos na superfície (ainda que microscópicos).
O polir não é mais do que gastar a superfície que tem o risco, até ficar a zona que não foi afectada à vista.

RCA ainda que a tua perspectiva seja pertinente, não é preciso assustar assim a malta. Um carro com pintura original suporta alguns polimentos com fase de corte. Se for repintura mais ainda. O polimento com os instrumentos certos retira apenas o essencial. Muito pessoal que anda aí a passar massas de polir de hipermercado é capaz de tirar mais verniz se for preciso...

Mas o ideal é mesmo o cuidado desde novo para que o polimento seja evitado ao máximo. Agora convenhamos que uma vez que uma pessoa descubra que os swirls não são normais num carro novo e se disponha a mantê-lo nos termos certos, um polimento é essencial.

Ninguém gosta de ter todos os cuidados e o carro permanecer swirlado e com hologramas... porque já se encontrava nesse estado.

mrmike,

Se reparares eu não disse que era contra polimentos feitos pelo detalhe.

Apenas salientei que só se justifica se a pessoa tiver todos os cuidados após o detalhe.

Não deve ser encarado como "posso lavar como quiser e quando estiver riscado faz-se um detalhe".
A partir do momento em que a pintura está imaculada, convém ter todos os cuidados na lavagem - algo que me parece que as pessoas estão pouco sensibilizadas. [;)]

Eu vou dar o meu exemplo: o meu carro foi comprado novo há uma semana e não faço a minima ideia se tem swirls ou não(não tenho olho clinico para isso).
Levei o hoje a um detailer para me fazer um detalhe mais para protecção do que para show off. O mais provavel é levar polimento porque deve ter swirls mas antes de ter o carro ja tinha comprado champoo do detalhe, luva pele ovelha, toalha vw, panos mf e ate material para o interior.

Podia ter eu feito isso tudo em casa, mas com a falta de jeito que tenho acabaria por fazer porcaria ao selar vidros, jantes, por cera e afins.

Assim levei a quem percebe do assunto e depois basta fazer as lavagens correctamente(nada de elefantes amarelos ou azuis ou cor de rosa) e com o material correcto.

mrmike,

Apenas salientei que só se justifica se a pessoa tiver todos os cuidados após o detalhe.

Não deve ser encarado como "posso lavar como quiser e quando estiver riscado faz-se um detalhe".
A partir do momento em que a pintura está imaculada, convém ter todos os cuidados na lavagem - algo que me parece que as pessoas estão pouco sensibilizadas. [;)]

100% de acordo. Tenho reparado no teu processo de descoberta do detalhe e acho que estás no bom caminho.

detalhe

detalhe

mrmike,

Correctissimo.

detalhe

detalhe

Eu vou dar o meu exemplo: o meu carro foi comprado novo há uma semana e não faço a minima ideia se tem swirls ou não(não tenho olho clinico para isso).
Levei o hoje a um detailer para me fazer um detalhe mais para protecção do que para show off. O mais provavel é levar polimento porque deve ter swirls mas antes de ter o carro ja tinha comprado champoo do detalhe, luva pele ovelha, toalha vw, panos mf e ate material para o interior.

Podia ter eu feito isso tudo em casa, mas com a falta de jeito que tenho acabaria por fazer porcaria ao selar vidros, jantes, por cera e afins.

Assim levei a quem percebe do assunto e depois basta fazer as lavagens correctamente(nada de elefantes amarelos ou azuis ou cor de rosa) e com o material correcto.

Acho que está correcto, realmente um carro com uma semana não sei se faria já um polimento, se tiver alguns swirls, não devem ser tantos que justifique um polimento.
Eu embora já tenha feito alguns detalhes, ainda não poli o meu (bmw) pois acho que não precisa e já tens 9 anos, sempre fiz foi lavagens em condições e quando é lavado parece novo, por isso se não estiver riscado, tipo lavagens de elefante, acho que era de evitar, e sim sempre lavagens á detalhe...
é uma opinião ok.

Acho que está correcto, realmente um carro com uma semana não sei se faria já um polimento, se tiver alguns swirls, não devem ser tantos que justifique um polimento.
Eu embora já tenha feito alguns detalhes, ainda não poli o meu (bmw) pois acho que não precisa e já tens 9 anos, sempre fiz foi lavagens em condições e quando é lavado parece novo, por isso se não estiver riscado, tipo lavagens de elefante, acho que era de evitar, e sim sempre lavagens á detalhe...
é uma opinião ok.

Se tiver são poucos( o carro é branco) e o polimento será leve. É preferivel ficar com a pintura imaculada agora do que depois ter que levar um polimento mais abrasivo e descontaminação.

Se tiver são poucos( o carro é branco) e o polimento será leve. É preferivel ficar com a pintura imaculada agora do que depois ter que levar um polimento mais abrasivo e descontaminação.

Fazes tu muito bem...tratadinho e protegido desde novo, é muito mais fácil de manter sempre impec. [;)]

Detalhe - Margem Sul

Detalhe - Margem Sul

Boa noite pessoal,

Já andei interessado por este mundo á uns tempos, mas depois troquei de carro e acabei por esquecer a ideia, mas agora com a troca recente de carro surgiu de novo o interesse.

Alguém me pode dar umas dicas sobre "detailers" na zona da margem sul? Falei já com uma pessoa da Costa que trabalha no ramo ( é user aqui do fórum ) e me deu uns preços para interior e exterior, mas como é normal gostava de ouvir mais opiniões de alguns users, sobre os trabalhos quem conhecem e sobre mais preços.

O meu principal interesse é detalhe exterior, o carro em questão é um A3 Sportback.

Venham dai os comentários sff [;)]

Obrigado a todos desde já

Boa noite pessoal,

Já andei interessado por este mundo á uns tempos, mas depois troquei de carro e acabei por esquecer a ideia, mas agora com a troca recente de carro surgiu de novo o interesse.

Alguém me pode dar umas dicas sobre "detailers" na zona da margem sul? Falei já com uma pessoa da Costa que trabalha no ramo ( é user aqui do fórum ) e me deu uns preços para interior e exterior, mas como é normal gostava de ouvir mais opiniões de alguns users, sobre os trabalhos quem conhecem e sobre mais preços.

O meu principal interesse é detalhe exterior, o carro em questão é um A3 Sportback.

Venham dai os comentários sff [;)]

Obrigado a todos desde já

Na margem Sul tens tão só um dos melhores "detailers" nacionais...e por acaso tb faz parte da comunidade AH. Pesquisa por AMR!

[;)]

Voltar
Superior