Tópico do Detalhe

Quando disseste camurça até me arrepiei... [:D]

Por partes!

Para lavar seja qual for o shampoo da redex esquece isso, são agressivos então se o carro estiver com cera lá se vai a mesma. [;)]

Aqui tens o link de vários shampoos que te permitem uma boa limpeza e acabamento.

Car Care Europe :: Lavado y Secado

No mesmo Link tens um tipo de toalha que permite secar o carro sem riscar e ao mesmo tempo tem um poder de absorção elevado, são as Waffle Weave.

Vais ver que não fica manchas. Importante, se lavares o carro ao sol, convém não deixar secar o shampoo pois isso também iria provocar manchas.

Já agora e para completar a informação, a lavagem deve ser feita com luva de pele de ovelha para não riscar e necessitas de dois baldes, um com água limpa e outro com shampoo.

Sempre que passares a luva com shampoo no carro, antes de a meteres novamente no balde com shampoo passas primeiro pelo balde com água limpa para retirar a sujidade com que a luva possa ter ficado. Desta forma evitas arrastar sujidade pela pintura do carro evitando assim riscos.

Para tratar da pele, precisas de dois produtos:

Um que os limpe (APC):

Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Salpicaderos, Plásticos y Vinilos :: Laquer All Purpose Cleaner

E depois aplicas um condicionador que permite conservar a pele evitando que a mesma ganhe gretas ou rasgue. Ao mesmo tempo permite que a pele obtenha uma maior elasticidade e aspecto.

Neste link tens vários produtos para condicionar a pele:

Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Cuero - Piel

Tanto para limpar como para aplicar o condicionador deves fazê-lo com panos de microfibras.

Cumpts [;)]

Lá está.... quem não sabe é como quem não vê [;)]

E como tal acho que é sempre melhor perguntar a quem sabe. Nem que para isso tenhamos que dar a conhecer a nossa ignorância em determinado assunto.

Eu adoro e faço questão de ter um carro bem cuidado. Infelizmente não tenho assim tanto tempo disponível para o fazer, mas o pouco que tenho gosto de tratar dos carros de casa como deve ser.

Arrepio-me sim com aqueles que me dizem "Lavar o carro ? Pra quê ? Amanhã já está sujo de novo !"... ou outros que lavam o carro com Sonasol e com uma vassoura !

Isso sim... causa-me arrepios [:D]

Para quem gosta de automóveis e não os entende como um simples meio de locomoção ( para esse efeito também podiam andar de mula... ) ainda bem que existe este Forum apr:)

Quando disseste camurça até me arrepiei... [:D]

Por partes!

Para lavar seja qual for o shampoo da redex esquece isso, são agressivos então se o carro estiver com cera lá se vai a mesma. [;)]

Aqui tens o link de vários shampoos que te permitem uma boa limpeza e acabamento.

Car Care Europe :: Lavado y Secado

No mesmo Link tens um tipo de toalha que permite secar o carro sem riscar e ao mesmo tempo tem um poder de absorção elevado, são as Waffle Weave.

Vais ver que não fica manchas. Importante, se lavares o carro ao sol, convém não deixar secar o shampoo pois isso também iria provocar manchas.

Já agora e para completar a informação, a lavagem deve ser feita com luva de pele de ovelha para não riscar e necessitas de dois baldes, um com água limpa e outro com shampoo.

Sempre que passares a luva com shampoo no carro, antes de a meteres novamente no balde com shampoo passas primeiro pelo balde com água limpa para retirar a sujidade com que a luva possa ter ficado. Desta forma evitas arrastar sujidade pela pintura do carro evitando assim riscos.

Para tratar da pele, precisas de dois produtos:

Um que os limpe (APC):

Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Salpicaderos, Plásticos y Vinilos :: Laquer All Purpose Cleaner

E depois aplicas um condicionador que permite conservar a pele evitando que a mesma ganhe gretas ou rasgue. Ao mesmo tempo permite que a pele obtenha uma maior elasticidade e aspecto.

Neste link tens vários produtos para condicionar a pele:

Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Cuero - Piel

Tanto para limpar como para aplicar o condicionador deves fazê-lo com panos de microfibras.

Cumpts [;)]

Bem.... ao ver as sugestões que me deste ao pormenor apercebo-me o quão ignorante que sou em questões de "detalhe" :(

E julgava eu que fazia a coisa ao pormenor ! [8b]

FACC, o importante é que nos ajudamos uns aos outros, isso para mim é que é verdadeira utilidade do fórum.

Quanto à lavagem se fizeres como eu disse vais ver que não é nada difícil (alias semelhante ao que já fazias certamente mas com outros produtos) e ficas com o carro num estado bem mais cuidado. [;)]

É que digo aos meu amigos, se pelo menos fizerem uma lavagem correcta já estão ajudar e muito a que o carro conserve por muitos anos o seu estado de "novo".

Ola Zell, obrigado pela resposta. [;)]

Sabes onde posso comprar uma dessas toalhas de microfibras ?

No site que o pmna te deu, há lá, por exemplo. Mas aconselho-te a registares-te num fórum do género para aprenderes mais umas coisas e até podes conhecer alguém ao pé de ti que te ajude e onde possas arranjar material, se tens problemas com compras pela net.

No site que o pmna te deu, há lá, por exemplo. Mas aconselho-te a registares-te num fórum do género para aprenderes mais umas coisas e até podes conhecer alguém ao pé de ti que te ajude e onde possas arranjar material, se tens problemas com compras pela net.

Nao tenho problemas nenhuns com compras pela Net... aliás, sou proprietário de 2 lojas online [:D] mas na area da informatica.

Só precisava de saber se aquele pessoal é de confiança, ou se é melhor efectuar pagamento contra-reembolso.

FACC, o importante é que nos ajudamos uns aos outros, isso para mim é que é verdadeira utilidade do fórum.

Quanto à lavagem se fizeres como eu disse vais ver que não é nada difícil (alias semelhante ao que já fazias certamente mas com outros produtos) e ficas com o carro num estado bem mais cuidado. [;)]

É que digo aos meu amigos, se pelo menos fizerem uma lavagem correcta já estão ajudar e muito a que o carro conserve por muitos anos o seu estado de "novo".

Sem duvida. E vou fazê-lo sim sr. Desde já te agradeço as indicações. Vejo que tens muito conhecimento nessa área. Eu gosto e faço questão de ter os carros bem cuidados. Dá uma trabalheira do caraças, e muita gente não entende... mas para mim é uma questão essencial ter o carro lavado, e sempre com aspecto de ter acabado de saír do stand. Nem me sinto bem a ter que andar num carro sujo, seja por dentro, seja por fora.

Nao tenho problemas nenhuns com compras pela Net... aliás, sou proprietário de 2 lojas online [:D] mas na area da informatica.

Só precisava de saber se aquele pessoal é de confiança, ou se é melhor efectuar pagamento contra-reembolso.

De confiança. [;)]

Em Lisboa e no Porto também tens lojas físicas, eu conheço a do Porto.

As lojas têm a vantagem de pagares apenas os produtos e os conselhos serem gratuitos. [;)] [:D]

Sem duvida. E vou fazê-lo sim sr. Desde já te agradeço as indicações. Vejo que tens muito conhecimento nessa área. Eu gosto e faço questão de ter os carros bem cuidados. Dá uma trabalheira do caraças, e muita gente não entende... mas para mim é uma questão essencial ter o carro lavado, e sempre com aspecto de ter acabado de saír do stand. Nem me sinto bem a ter que andar num carro sujo, seja por dentro, seja por fora.

Então vais adorar os resultados do detalhe, prepara-te porque depois do vicio pegar vai ser difícil de o largar. [;)]

Cessna eu penso que a palavra "ignorância" foi aplicada no sentido de muitas vezes as pessoas pensarem que têm o carro em boas condições quando na verdade isso não acontece, apenas por desconhecimento das técnicas de conservação correctas de um carro.

Penso que foi essa a intenção do "Zell" e não chamar "ignorantes" às pessoas que não tratam o carro como manda o detalhe. [;)]

Em "más" condições de pintura [;)], porque existe muito carro, em perfeitas condições e no entanto têm para lá uns swirls na pintura, não quer dizer que o carro não está bem tratado.

Aliás como se pode constatar, que basta uma sessão de detalhe (aka polimento e enceramento) em "n" de carros, para ficarem showcars...

Em "más" condições de pintura [;)], porque existe muito carro, em perfeitas condições e no entanto têm para lá uns swirls na pintura, não quer dizer que o carro não está bem tratado.

Aliás como se pode constatar, que basta uma sessão de detalhe (aka polimento e enceramento) em "n" de carros, para ficarem showcars...

Eu estava a falar mesmo em condições de "cosmética" (enquadra-se com o título do tópico). [;)]

Não estava a falar como é óbvio de outras condições.

Cumpts

Então vais adorar os resultados do detalhe, prepara-te porque depois do vicio pegar vai ser difícil de o largar. [;)]

Coloco-me inteiramente nas tuas mãos ! [;)]

Já sabes qual é o carro e a cor... diz-me quais produtos devo comprar e espero ficar viciado ! [;)]

Ah ! Esquecia-me de um pormenor ! Na frente do carro há uma série de mosquitos/insectos que não saem nem por nada... parece que já se fundiram com a tinta ! Devem ter embatido na frente da carrinha quando eu ia a transgredir completamente o codigo da estrada e como que se fundiram...

Servem para este efeito qualquer um daqueles Shampoos que me recomendaste mais abaixo ?

Coloco-me inteiramente nas tuas mãos ! [;)]

Já sabes qual é o carro e a cor... diz-me quais produtos devo comprar e espero ficar viciado ! [;)]

Ah ! Esquecia-me de um pormenor ! Na frente do carro há uma série de mosquitos/insectos que não saem nem por nada... parece que já se fundiram com a tinta ! Devem ter embatido na frente da carrinha quando eu ia a transgredir completamente o codigo da estrada e como que se fundiram...

Servem para este efeito qualquer um daqueles Shampoos que me recomendaste mais abaixo ?

Neste caso já entra um pouco o gosto pessoal, mas cá vai.

Estando o teu carro muito sujo (depreendo) e ainda sem qualquer tipo de tratamento em cima recomendo o shampoo da Sonax:

Car Care Europe :: Lavado y Secado :: Sonax Champú Brillo 1 litro

É muito lubrificante o que ajuda ao máximo a minimizar qualquer risco que se possa fazer durante a passagem com a Luva. É indicado precisamente para carros muito sujos.

Experimentei há pouco tempo o shampoo da Carlack mas pessoalmente continuo a preferir o da Sonax.

O da Einszett Glanz Shampoo é o que deixa um melhor acabamento mas não tem tanto poder de lavagem como os outros dois.

Isto é a minha opinião dos únicos shampoos que experimentei até ao momento.

Conclusão recomendo o Sonax. [;)]

Para remover os insectos existem produtos próprios para o efeito, por exemplo:

Car Care Europe :: Lavado y Secado :: Einszett Anti Insectos 500 ml

Basicamente facilita que os mesmos sejam retirados sem grande esforço.

Aplicas, deixas actuar algum tempo e depois quando fores a lavar o carro sai tudo.

Em condições normais o shampoo seria o suficiente, mas como dizes que já tens os mosquitos alojados há algum tempo talvez vás mesmo precisar desse produto.

Para além disto precisas da Luva de pêlo de ovelha e da toalha para secar.

Para o interior recomendo APC (Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Salpicaderos, Plásticos y Vinilos :: Laquer All Purpose Cleaner) é essencial, utiliza-se para limpar sujidade essencialmente no interior.
É importante teres um interior bem limpo para depois quando o condicionares, o aspecto com que ficou possa se prolongar por mais tempo.

Condicionadores para interior existem diversos, e vai um pouco ao gosto de cada um.

Eu pessoalmente gosto deste: Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Salpicaderos, Plásticos y Vinilos :: Poorboys Natural Look Dressing

Deixa um aspecto natural (algum brilho) e tem um cheiro fantástico.

Importante, precisas de panos de microfibas (vários para limpar, principalmente se for um carro sujo) e 1 ou 2 chegarão para aplicar o condicionar.

FACC de qualquer forma sugiro que dês umas vista de olhos neste fórum Forum Detalhe.net - detalhe.net pois lá tens informação sobre praticamente todos os produtos e quais as técnicas a utilizar para fazer um uso correcto.

Existe uma imensidão de produtos, mas eu recomendaria para já o trivial:

Exterior: Shampoo, luva de pêlo de ovelha, anti-insectos (no teu caso) e uma toalha waffle weave.

Interior: Panos de Microfibras, APC e um condicionador.

Cumpts

Última edição:
Neste caso já entra um pouco o gosto pessoal, mas cá vai.

Estando o teu carro muito sujo (depreendo) e ainda sem qualquer tipo de tratamento em cima recomendo o shampoo da Sonax:

Car Care Europe :: Lavado y Secado :: Sonax Champú Brillo 1 litro

É muito lubrificante o que ajuda ao máximo a minimizar qualquer risco que se possa fazer durante a passagem com a Luva. É indicado precisamente para carros muito sujos.

Experimentei há pouco tempo o shampoo da Carlack mas pessoalmente continuo a preferir o da Sonax.

O da Einszett Glanz Shampoo é o que deixa um melhor acabamento mas não tem tanto poder de lavagem como os outros dois.

Isto é a minha opinião dos únicos shampoos que experimentei até ao momento.

Conclusão recomendo o Sonax. [;)]

Para remover os insectos existem produtos próprios para o efeito, por exemplo:

Car Care Europe :: Lavado y Secado :: Einszett Anti Insectos 500 ml

Basicamente facilita que os mesmos sejam retirados sem grande esforço.

Aplicas, deixas actuar algum tempo e depois quando fores a lavar o carro sai tudo.

Em condições normais o shampoo seria o suficiente, mas como dizes que já tens os mosquitos alojados há algum tempo talvez vás mesmo precisar desse produto.

Para além disto precisas da Luva de pêlo de ovelha e da toalha para secar.

Para o interior recomendo APC (Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Salpicaderos, Plásticos y Vinilos :: Laquer All Purpose Cleaner) é essencial, utiliza-se para limpar sujidade essencialmente no interior.
É importante teres um interior bem limpo para depois quando o condicionares, o aspecto com que ficou possa se prolongar por mais tempo.

Condicionadores para interior existem diversos, e vai um pouco ao gosto de cada um.

Eu pessoalmente gosto deste: Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Salpicaderos, Plásticos y Vinilos :: Poorboys Natural Look Dressing

Deixa um aspecto natural (algum brilho) e tem um cheiro fantástico.

Importante, precisas de panos de microfibas (vários para limpar, principalmente se for um carro sujo) e 1 ou 2 chegarão para aplicar o condicionar.

FACC de qualquer forma sugiro que dês umas vista de olhos neste fórum Forum Detalhe.net - detalhe.net pois lá tens informação sobre praticamente todos os produtos e quais as técnicas a utilizar para fazer um uso correcto.

Existe uma imensidão de produtos, mas eu recomendaria para já o trivial:

Exterior: Shampoo, luva de pêlo de ovelha, anti-insectos (no teu caso) e uma toalha waffle weave.

Interior: Panos de Microfibras, APC e um condicionador.

Cumpts

Era precisamente isso q eu pretendia. É que já tiveste contacto com alguns produtos e saberás certamente quais serão melhores que outros.

Vou fazer como recomendas [;)]

Tenho é que adicionar os tais produtos para a Pele.

Em relação a esses já testaste alguns em particular também ?

Era precisamente isso q eu pretendia. É que já tiveste contacto com alguns produtos e saberás certamente quais serão melhores que outros.

Vou fazer como recomendas [;)]

Tenho é que adicionar os tais produtos para a Pele.

Em relação a esses já testaste alguns em particular também ?

Para a pele só experimentei até ao momento este produto:

Car Care Europe :: Cuidado Interior :: Cuero - Piel :: Poorboys Leather Stuff

Obtêm-se bons resultados, mas mais importante que a escolha do produto penso que a técnica que se utiliza é que influenciará mais o resultado final.

Deixo aqui um excelente post do user "migueldefender" que explica de forma perfeita como tratar os bancos em pele.

http://forum.autohoje.com/1062900681-post2.html

Cumpts [;)]

Nos últimos tempos tenho-me dedicado a ler bastante sobre o detalhe e penso já ter uma ideia razoável daquilo que se deve fazer.
tongue22.gif

Para uma primeira etapa gostava que me ajudassem nos produtos a comprar com cerca de 250€...
Algo que é essencial (apesar de não recomendarem nos mais inexperientes) será o polimento, pois os carros que irão ser alvo do detalhe estão algo mal tratados na pintura (swirls, hologramas,..). Por essa razão penso que estar a fazer etapas como o enceramento ou aplicação de selante sem antes polir não vale a pena...

Posto isto estava a pensar:

- kit de lavagem (isto é essencial para não criar mais "estragos" depois do detalhe e para ajudar a manter o bom aspecto): Car Care Europe :: Lavado y Secado :: Kit de Lavado Básico

-Descontaminação (claybar)

-Kit de polimento Dap 500 - aqui é onde está a minha maior dúvida. Dentro dos 3 kits (menzerna, poorboys e optimun) qual o que recomendam? Se optar pelo da poorboys tem a vantagem de já trazer 3 panos de microfibras e o selante)

Menzerna: Car Care Europe :: Detailing Kits :: KIT de pulido: DAP500-Menzerna

Poorboys: Car Care Europe :: Detailing Kits :: KIT Básico de pulido: DAP500-Poorboys

Optimun: Car Care Europe :: Detailing Kits :: KIT de pulido: DAP500-Optimun

-Selante caso escolha outro kit que não o da poorboys

-Cera (tendo em conta que com tudo isto o preço já ronda os 250 euros talvez a DuraGloss Aquawax)

-Aplicadores microfibras, panos, ...

O que acham destes produtos? O que mudariam tendo em conta o orçamento (250€)?
(Em relação ao interior, vidros e jantes ficará para mais tarde, pois já tenho aqui em casa alguns produtos para "desenrascar")

Obrigado[;)]

Cumprimentos

É um bom pack, mas peca pela falta de uma protecção adequada, no caso do pack Menzerna e Optimum.

Dizeres que encerar sem polir não vale a pena, não é muito correcto, pois são as tarefas mais simples que te vão dar a bagagem para tarefas mais complicadas como o polimento.

Acho que deverias juntar a um desses pack, caso n seja o Poorboys, o Grojet2000. É um selante acessível, que podes aplicar na pintura, vidros e até desenrascar nas jantes :)

Última edição:
É um bom pack, mas peca pela falta de uma protecção adequada.

Dizeres que encerar sem polir não vale a pena, não é muito correcto, pois são as tarefas mais simples que te vão dar a bagagem para tarefas mais complicadas como o polimento.

Acho que deverias juntar a esse pack, Grojet2000. É um selante acessível, que podes aplicar na pintura, vidros e até desenrascar nas jantes :)
Obrigado.
Quando disse que encerar sem polir não valia a pena, foi no sentido em que nesta fase procuro algo com resultados ainda melhores[;)]
Mas é claro que vale a pena proteger, aliás tenho-o feito sempre nos carros até agora (se bem que com produtos mais fracos como por exemplo turtle wax).

Em relação à falta de protecção o que recomendas?
O Grojet2000 também já tinha pensado. E tem a vantagem de ter poder de limpeza química e um preço acessível...
E se optar pelo Kit Dap500 da Poorboys já traz o Poorboys EX-P Sealant... Já tenho lido que o pack de polimento da menzerna é superior, no entanto não sei se justifica os 30 euros a mais...
Se calhar a cera é que não é a mais adequada... Mas o problema é que se for a comprar tudo o que queria gasto quase 500 euros[:)]
E neste momento o "orçamento" é de 250€ (foi o que o meu pai disse que pagava depois de eu o convencer das "vantagens" do detalhe para os nossos carros[;)])

Cumprimentos

Última edição:
Obrigado.
Quando disse que encerar sem polir não valia a pena, foi no sentido em que procuro algo com ainda melhores resultados nesta fase[;)]
Mas é claro que vale a pena proteger, aliás tenho-o feito sempre nos carros até agora (se bem que com produtos mais fracos como por exemplo turtle wax).

Em relação à falta de protecção o que recomendas?
O Grojet2000 também já tinha pensado. E tem a vantagem de ter poder de limpeza química e um preço acessível...
E se optar pelo Kit Dap500 da Poorboys já traz o Poorboys EX-P Sealant...
Se calhar a cera é que não é a mais adequada... Mas o problema é que se for a comprar tudo o que queria gasto quase 500 euros[:)]
E neste momento o "orçamento" é de 250€ (foi o que o meu pai disse que pagava depois de eu o convencer das "vantagens" do detalhe para os nosso carros[;)])

Cumprimentos

Fiz o edit quando respondeste..

Anyway, a Durgaloss Aquawax é um booster. Não é propriamente uma cera. Pode ser um complemento da lavagem, que irá intensificar e prolongar o que já tiver sido aplicado anteriormente.

Fiz o edit quando respondeste..

Anyway, a Durgaloss Aquawax é um booster. Não é propriamente uma cera. Pode ser um complemento da lavagem, que irá intensificar e prolongar o que já tiver sido aplicado anteriormente.
Pois,...
Inicialmente tinha pensado na Collinite Liquid Insulator Wax (No. 845)...
A minha maior dúvida é entre os packs de polimento.
Valerá a pena o da menzerna? Porque com os 40 euros que poupo se optar pelo da optimum tenho uma margem maior para outros produtos como um bom selante e cera...
Ou então optar pelo da poorboys e nesse caso só precisaria de cera.
Neste último caso nunca teria um poder de corte tão elevado, mas se calhar isso até pode ser positivo, para evitar "arrancar" demasiado verniz, pois apesar de ter lido bastante não tenho experiência de polimento...
Se calhar nunca ficaria a 100% mas já conseguiria um resultado bastante aceitável...

Cumprimentos

Última edição:
Voltar
Superior