Tópico do Detalhe

Boas pessoal, o meu shampoo do hiper acabou-se [:)] Logo não posso lavar o bote em casa (essa bela actividade que tanto gosto) porque não tenho shampoo!!! Como já ando com ideias de cuidar melhor do bote, lembrei-me de comprar um shampoo decente até porque acho que nem diferem muito os preços!

Então quero um shampoo bom:

• Carro nunca detalhado e com pintura algo contaminada e alguma sujidade.
Ah, quero um shampoo para lavar apenas, nada de levar polish e cera a seguir!

Quero um bom shampoo (ponto)![:D] Para usar com a luva de pele e a toalha MF. Ou seja, um setup simples apenas para lavagens/manutenções regulares.

Que aconselham com estas propriedades?[;)]

Sonax (é cor de laranja). Dispon´vel nas lojas do detalhe e por vezes aparece em alguns hipers e bombas de gasolina, mas é raro.

Este tópico agora fez-me lembrar que tenho montes de coisas de detalhe na garagem e tenho lavado os carros no elefante azul !! [:D]

Mas tem uma justificação: a minha garagem não tem àgua, logo tenho que ir para casa do meu pai, que fica numa zona extremamente ventosa.

No inverno não sabe nada bem.

Se não estiver muito sujo podes lavar com optimum no rinse e apenas um baldito de água que pode vir de um garrafão.

Boas pessoal, o meu shampoo do hiper acabou-se [:)] Logo não posso lavar o bote em casa (essa bela actividade que tanto gosto) porque não tenho shampoo!!! Como já ando com ideias de cuidar melhor do bote, lembrei-me de comprar um shampoo decente até porque acho que nem diferem muito os preços!

Então quero um shampoo bom:

• Carro nunca detalhado e com pintura algo contaminada e alguma sujidade.
Ah, quero um shampoo para lavar apenas, nada de levar polish e cera a seguir!

Quero um bom shampoo (ponto)![:D] Para usar com a luva de pele e a toalha MF. Ou seja, um setup simples apenas para lavagens/manutenções regulares.

Que aconselham com estas propriedades?[;)]

Gosto muito do Chemical Guys Citrus! [:cool:]

Arghh...raio das lojas do detalhe.
Já encomendei anteriormente coisas nas duas. Mas agora numa delas, a encomenda mínima a ser feita tem de ser de 15 euros + portes.

Na outra um pano de microfibras são 5 euros e os portes são mais caros que na loja anterior ( ou seja fica ainda mais caro ). Granda chulice.:sh) Lá terei que limpar a consola de outro modo. É que não vou gastar 20 e tal euros para uma coisa de nada, pois assim ficam-me mais caros os produtos do que a consola que veio de Inglaterra e em casa ficou-me por 17 euros.

No entanto obrigado na mesma mrmike.[;)]

Eu nunca comprei na loja, mas procura no forum do detalhe que eles têm lá a morada.

Em qualquer lavagem existe a probalidade de originar riscos, mas com uma a luva de pele de ovelha e com o correcto procedimento para a utilizar (por exemplo utilização de dois baldes, etc) a probabilidade de danificares a pintura é minima.

E depois de lavares com uma luva pele de ovelha, também precisas de um bom pano para secar o carro (nada de camurças, etc)

secar com panos MF (não toalhas) que comprei numa loja económica a 1€ cada um não faz mal, pois não?? Eu acho-os bem macios até

secar com panos MF (não toalhas) que comprei numa loja económica a 1€ cada um não faz mal, pois não?? Eu acho-os bem macios até

Por regra só deves encostar À pintura panos e utensílios "aprovados" pela malta do detalhe.

Alternativamente podes fazer um teste que é ver se risca um cd. Se a resposta for negativa EM PRINCÍPIO é seguro.

Por regra só deves encostar À pintura panos e utensílios "aprovados" pela malta do detalhe.

Alternativamente podes fazer um teste que é ver se risca um cd. Se a resposta for negativa EM PRINCÍPIO é seguro.

Vou aproveitar esta deixa para colocar uma questão:

Segundo a malta do detalhe, a luva de pele de ovelha não risca o carro por não arrastar impurezas. (já agora eu estou a par da questão dos dois baldes).

Mas vamos imaginar um cenário prático:

O carro está bastante sujo. Molha-se o carro, molha-se a luva no balde com detergente, encosta-se ao carro e desliza-se numa direcção.
Quer queiramos quer não, nós estamos a arrastar toda a sujidade com a luva.
A única forma de evitar isso seria encostar a luva à carroçaria e não a mover (o que iria ser complicado de lavar).

Fiquei sempre com a ideia que a lavagem a jacto (tipo elefante) seria melhor neste aspecto, no entanto já li que a pintura perde o brilho (apesar de nunca ter comprovado isso apesar de usar o elefante com alguma regularidade).

Está aqui a escapar-me o quê ?

Pessoal, há pouco tempo comprei esta esponja MF no ELECLERC. O que acham? Eu ainda não experimentei. Custou 2.99€. Não me parece mázinha..

Segundo a malta do detalhe, a luva de pele de ovelha não risca o carro por não arrastar impurezas. (já agora eu estou a par da questão dos dois baldes).

O carro está bastante sujo. Molha-se o carro, molha-se a luva no balde com detergente, encosta-se ao carro e desliza-se numa direcção.
A única forma de evitar isso seria encostar a luva à carroçaria e não a mover (o que iria ser complicado de lavar).

Fiquei sempre com a ideia que a lavagem a jacto (tipo elefante) seria melhor neste aspecto, no entanto já li que a pintura perde o brilho (apesar de nunca ter comprovado isso apesar de usar o elefante com alguma regularidade).

Pois.. faço minhas as tuas palavras!

Não pratico detalhe propriamente dito, apesar de estar registado no fórum. Tento sempre escolher os produtos para cuidar do carro da forma mais correcta possível.

Dizem que a luva pele de ovelha, mesmo quando usada no seio de dois baldes não risca o carro, estando ele bastante sujo.

A minha questão é: Se estiverem (estão decerto) areias, lama entre outras coisas agressivas para a pintura, quando eu estou a passar a luva, por mais ao de leve que seja, esta está a arrastar toda a sujidade da pintura. Dado que aquilo que enumerei acima é considerado perigoso em termos de riscos para a pintura, quando arrasto a sujidade com a luva pele de ovelha, também estou a esfregar poeiras no carro, não? :confused:

Tens razão. Por isso é que existe uma coisa que se chama foam gun e que cobre o carro em espuma para sem lhe tocar tirar essa sujidade toda.

O elefante tem como senão o facto de usar detergentes agressivos e muitas vezes água quente demais. Se por um lado não há um objecto sólido a tocar no carro, por outro existe a pressão enorme.

Outro ponto: Num carro detalhado, o selante e a cera vão ajudar a evitar os swirls (porque riscar nunca risca se bem feito), mesmo num carro muito sujo lavado com uma luva. Ora o elefante arranca ceras e selantes com bastante À vontade...

Por isso eu diria que o ideal é ter um carro encerado e nunca deixar sujar demais. Se isso acontecer o ideal é dispor de uma pistola de espuma, senão ou vais ao elefante antes de lavar, ou usas uma máquina de pressão em casa (nesse caso quase sempre dá p fazer espuma), ou fazes um balde se shampoo com água e despejas primeiro.

Milagres não há. MAs também te digo que um dos meus carros é lavado cera de 3 em 3 meses, sem foam gun, mas está encerado, e os swirls que tem contam-se pelos dedos.

Não te esqueças que a lubrificação do shampoo é um ponto fundamental para que, caso haja arrastamentos de partículas, estes estejam bem lubrificados e não risquem os carros. Se um carro estiver muito sujo, vai-se muito mais vezes ao balde de água suja do que o habitual. :)

Cumprimentos,

Kit de Detalhe

Kit de Detalhe

Boas,

Vou comprar um kit de detalhe para o meu carro.

Já escolhi alguns produtos para lavagem, selagem e cera.

A minha dúvida reside nestes 2 ultimos. De quanto em quanto tempo se devem aplicar a selagem e cera? Os produtos são o grojet 2000 e natty paste wax

Tudso vai depender do estado do seu carro.

O meu carro tem 10 anos e normalmente selo-o de 4 em 4 meses. A cêra aplico-a com maior frequência, mas isto normalmente está dependente da disponibilidade de tempo que tenho, pois são trabalhos que ocupam algumas horas (para serem bem feitos).

Caso tenha bastantes plásticos no carro (exterior) aconselho-o a comprar fita adesiva 3M para isolar os plásticos. As marcas da cêra e selante dos plásticos são bastante dificeis de sair.

Bom trabalho

Boas,

O meu carro tem 1 ano e é um mazda 2! Exacto, tenho lido que geralmente aconselham a comprar o kit de lavagem primeiro. E só depois dar os restantes passos.

A minha dúvida.. surge pelo facto do carro ser novo, e por isso ainda não precisar daqueles cuidados mais extremos.. é se este pack é realmente bom para começar http://store.carcareeurope.com/product.php?productid=468&cat=26&page=1 . Uma vez que aquilo que eu pretendo com o detalhe é dar ao carro aquele brilho espelhado.

Tudo começa com a lavagem, certo. Mas uma pintura devidamente selada fica protegida e torna a lavagem mais prática porque os contaminantes não aderem à tinta como iriam aderir sem protecção.

Em relação a intervalos, tudo depende dos quilómetros que se fazem, do estado geral do carro e da quantidade de vezes que se lava o carro.

No meu caso aplico selante (Poorboys EX) a cada 6 meses (Grojet dura muito mais) e cera a cada 1 ½ ou 2 meses.

Sinceramente, acho que esse kit não é o ideal para primeira aquisição de produtos.

Eu recomendo este kit que tem o básico. Antes de começares a pensar em selantes e ceras, preocupa-te em lavar bem o carro e riscar o mínimo.

http://store.carcareeurope.com/product.php?productid=523&cat=32&page=1

Podes também já incluir o selante e a cera. O Grojet e a Nattys é uma escolha acertada e com resultados comprovados pela comunidade detalhista.

Agora para a aplicação precisas de aplicadores poli-espuma e panos Micro Fibra.

No site do detalhe há muita informação sobre isto. Inclusive há um manual para principiantes que recomendo a sua leitura

http://www.detalhe.net/forum/showthread.php?t=79

Bons detalhes!

Back