obrigado. mas apanha-se um esticão mesmo com o interruptor desligado?
Sim, pode acontecer, principalmente quando deixarem de funcionar (normalmente, devido aos LED's "queimarem" com a elevada temperatura), pois, nessa altura, o condensador vai ficar carregado e não tem como descarregar,
a não ser pelo corpo de quem lá puser as mãos!!
O circuito ficará aberto quando algum dos LED's "fundir", que é o que normalmente costuma acontecer neste tipo de lâmpadas!
Já tinha visto um vídeo a explicar o porquê de serem perigosas. O título está exagerado mas de facto, para alguém sem conhecimento disto, é bem fácil apanhar um esticão.
https://www.youtube.com/watch?v=keaE7QTKTYE
Essa do vídeo é ligeiramente diferente (ainda mais perigosa!!), pois, ao contrário das lâmpadas com rosca (como as E14, etc), onde o neutro fica na rosca a fase no fundo do casquilho (tem portanto, "direitas"!), essas GU10 podem ser colocadas aleatoriamente (em qualquer posição), e, como referem no vídeo, pode-se ficar com a tensão da rede num dos fios que vão ao LED's - 230V~ (e que não estão isolados)!!
Tá bem visto... já percebi o porquê do certificado... mas como refere o ASAS, o certificado tambem não será dificil fazer...
O candeeiro da minha cozinha usa o tipo de lampadas que aparece nesse video, já me lembrei em colocar umas de leds, mas devido a não confiar em eletrónica do ebay nunca me aventurei a comprar.
De onde costumam comprar lampadas led?
Eu comprei no Ebay (E14), e, a primeira coisa que fiz foi desmontar para analisar!!
Também apanhei logo um choque quando a coloquei no casquilho (fraquinho, mas já estava contar!); pior foi quando uma deixou de funcionar: fui tirar do casquilho, mas distrai-me (esqueci-me da "alta" qualidade e segurança destas lâmpadas), e, apanhei um esticão em que até "andei de lado"!
]
O ideal (ainda por cima, sendo uma cozinha), será procurar sempre umas lâmpadas com algum tipo de isolamento (sem fios/soldas desprotegidos), pois a água/humidade/condensação da cozinha, podem agravar muito o risco de cheque eléctrico[

]!!