Tópico do EBAY

lâmpadas normais, mais exactamente estas:

$(KGrHqJHJCIFHVw4dvbGBR443OrCC!~~60_35.JPG

Já tinha visto um vídeo a explicar o porquê de serem perigosas. O título está exagerado mas de facto, para alguém sem conhecimento disto, é bem fácil apanhar um esticão.

Última edição:
Tá bem visto... já percebi o porquê do certificado... mas como refere o ASAS, o certificado tambem não será dificil fazer...

O candeeiro da minha cozinha usa o tipo de lampadas que aparece nesse video, já me lembrei em colocar umas de leds, mas devido a não confiar em eletrónica do ebay nunca me aventurei a comprar.

De onde costumam comprar lampadas led?

Tenho vindo a comprar leds desde 2012 para mim e familiar, não há registo de queixas, tenho 2 GU-10 no wc sujeitas à condensaçao dos banhos, até hoje sempre a bombarem. Na cozinha tenho 3 E27 também a funcionar na boa, na despensa outra E27, nas mesinhas de cabeceira cada uma com uma E14 (estas podiam emitir um pouco mais de luz, pecam por isso, quem quiser ler algo já não dá).

obrigado. mas apanha-se um esticão mesmo com o interruptor desligado? :confused:

Sim, pode acontecer, principalmente quando deixarem de funcionar (normalmente, devido aos LED's "queimarem" com a elevada temperatura), pois, nessa altura, o condensador vai ficar carregado e não tem como descarregar, a não ser pelo corpo de quem lá puser as mãos!!

O circuito ficará aberto quando algum dos LED's "fundir", que é o que normalmente costuma acontecer neste tipo de lâmpadas!

Já tinha visto um vídeo a explicar o porquê de serem perigosas. O título está exagerado mas de facto, para alguém sem conhecimento disto, é bem fácil apanhar um esticão.
https://www.youtube.com/watch?v=keaE7QTKTYE

Essa do vídeo é ligeiramente diferente (ainda mais perigosa!!), pois, ao contrário das lâmpadas com rosca (como as E14, etc), onde o neutro fica na rosca a fase no fundo do casquilho (tem portanto, "direitas"!), essas GU10 podem ser colocadas aleatoriamente (em qualquer posição), e, como referem no vídeo, pode-se ficar com a tensão da rede num dos fios que vão ao LED's - 230V~ (e que não estão isolados)!!

Tá bem visto... já percebi o porquê do certificado... mas como refere o ASAS, o certificado tambem não será dificil fazer...

O candeeiro da minha cozinha usa o tipo de lampadas que aparece nesse video, já me lembrei em colocar umas de leds, mas devido a não confiar em eletrónica do ebay nunca me aventurei a comprar.

De onde costumam comprar lampadas led?

Eu comprei no Ebay (E14), e, a primeira coisa que fiz foi desmontar para analisar!!

Também apanhei logo um choque quando a coloquei no casquilho (fraquinho, mas já estava contar!); pior foi quando uma deixou de funcionar: fui tirar do casquilho, mas distrai-me (esqueci-me da "alta" qualidade e segurança destas lâmpadas), e, apanhei um esticão em que até "andei de lado"!![:D]

O ideal (ainda por cima, sendo uma cozinha), será procurar sempre umas lâmpadas com algum tipo de isolamento (sem fios/soldas desprotegidos), pois a água/humidade/condensação da cozinha, podem agravar muito o risco de cheque eléctrico[;)]!!

Tenho vindo a comprar leds desde 2012 para mim e familiar, não há registo de queixas, tenho 2 GU-10 no wc sujeitas à condensaçao dos banhos, até hoje sempre a bombarem. Na cozinha tenho 3 E27 também a funcionar na boa, na despensa outra E27, nas mesinhas de cabeceira cada uma com uma E14 (estas podiam emitir um pouco mais de luz, pecam por isso, quem quiser ler algo já não dá).

Podes indicar onde/quais compras (link)?!
Obrigado.[;)]

Interessante, mas o video é um bocado controverso. Nos comentários há gajos que juram de pés juntos que o autor do vídeo não percebe muito do que fala... enfim, por via das dúvidas vou passar a desligar o quadro sempre que tiver de trocar uma lâmpada destas [:D][:D][:D]

Interessante, mas o video é um bocado controverso. Nos comentários há gajos que juram de pés juntos que o autor do vídeo não percebe muito do que fala... enfim, por via das dúvidas vou passar a desligar o quadro sempre que tiver de trocar uma lâmpada destas [:D][:D][:D]

A analise feita no vídeo está completamente correcta!!!

Desafio os que dizem que ele "não percebe muito", a colocarem lá os dedos, e, depois falamos...[:D]
Por acaso, nem tinha lido nenhum dos comentários, mas é como tudo; nota-se que alguns dos que lá escreveram, são autênticos "experts" em electricidade!!:sh):sh)

Desligar o "quadro" é igual a desligar o interruptor; se o condensador estiver carregado, dá choque na mesma!!!
O mais simples (e ideal), será não tocar nas soldas/fios, e, assim já não há perigo!![;)]

fonix :sh)

para um nabo completo em electricidade, que tipo de material evita que uma pessoa leve um esticão mesmo que toque em pontos carregados? Por exemplo, algum tipo de luva ou coisa do género?

fonix :sh)

para um nabo completo em electricidade, que tipo de material evita que uma pessoa leve um esticão mesmo que toque em pontos carregados? Por exemplo, algum tipo de luva ou coisa do género?

Calma!! Também não é preciso exagerar...
Não precisas de luvas; basta ter o cuidado de não tocar nas soldas/LED's!
E mesmo que toques, será apenas um choque (como o que, pelos vistos, já apanhaste)!!
Dificilmente passa de um pequeno choque...[;)]

O ideal (ainda por cima, sendo uma cozinha), será procurar sempre umas lâmpadas com algum tipo de isolamento (sem fios/soldas desprotegidos), pois a água/humidade/condensação da cozinha, podem agravar muito o risco de cheque eléctrico[;)]!!
O candeeiro é do Ikea, as lampadas compro-as lá tambem... o problema daquilo é o consumo e no Verão aquece pra caraças, o candeeiro é de 3 lampadas, mas no Verão só deixo lá 2 que aquilo parece um aquecedor.

Se tiveres aí uns links com material de confiança partilha s.f.f. [;)]

Última edição:
O candeeiro é do Ikea, as lampadas compro-as lá tambem... o problema daquilo é o consumo e no Verão aquece pra caraças, o candeeiro é de 3 lampadas, mas no Verão só deixo lá 2 que aquilo parece um aquecedor.

Se tiveres aí uns links com material de confiança partilha s.f.f. [;)]

Pois... não tenho, e, também estou a ver se alguém coloca link's para eu "analisar"...

Comprei 4 a um vendedor (duas ainda funcionam e outras duas duraram ~5 meses), mas ele já não vende...
São iguais(?) a estas:
6.5W 5630 SMD 16 LED Bulb E14 Base 480lm Warm White Light Lamp LED Bulb 220V | eBay

Calma!! Também não é preciso exagerar...
Não precisas de luvas; basta ter o cuidado de não tocar nas soldas/LED's!
E mesmo que toques, será apenas um choque (como o que, pelos vistos, já apanhaste)!!
Dificilmente passa de um pequeno choque...[;)]

Ok sendo assim já estou mais calmo. O pior é se não sou eu a trocar a lâmpada, tenho de avisar o resto das pessoas.
O que acontece é que estas lâmpadas com os leds 5630 são excelentes, dão mesmo muita luz para um consumo de 8W, e eu até estava a pensar trocar todas as lâmpadas de casa por estas, mas fiquei um bocado assustado com aquele video.

se houver essa opção, pede p/ o vendedor enviar por correio registado e pagas a diferença. Enviei uma encomenda registada para Londres há cerca de 2 semanas numa quarta-feira e o destinatário recebeu no sábado...

Voltar
Superior