Tópico do EBAY

Ainda assim acho que compensa.... Bid New Samsung Galaxy S4 GT I9500 13MP LTE 5 0" Android V4 2 Smartphone White 8806085555686 | eBay

Ou não... 355€ já com esses 30% é capaz de não compensar....

E depois como é de garantias? A partir de certo preço prefiro comprar na Amazon UK, ES, DE, FR, whatever...

Eu penso que a Samsung é quem dá a garantia, independentemente da origem do telemóvel.

Tal como está no anúncio, a garantia são 90 dias!!

Como é óbvio, a Samsung dá garantia se o equipamento tiver sido vendido por um revendedor autorizado Samsung; o que, certamente, não será o caso!..

Além desse pequeno "pormenor", ainda há que contar com os +30% de impostos!

Eu não me metia nisso...

Last edited:
Tinha duas contas no OLX , uma pessoal e outra a meias com um amigo meu.
Recentemente apagaram-me uma conta sem aviso previo, pois supostamente cada utilizador só pode ter uma conta.... têm feito isto a mais alguem ?

Fiz uma compra (pela 1ª vez na net) no dia 4 deste mês a qual foi remetida no dia 5. Tenho seguido o track number. O artigo vem da China, no dia 9 passa em Singapura, no dia 19 chega a Itália e no dia 20 diz que deu entrada na alfândega! Indica que o país de destino é Itália?! Ou será o país de entrada na europa e depois é direcionado para Portugal? Sou muito verde nisto, como é que a coisa funciona?

Fiz uma compra (pela 1ª vez na net) no dia 4 deste mês a qual foi remetida no dia 5. Tenho seguido o track number. O artigo vem da China, no dia 9 passa em Singapura, no dia 19 chega a Itália e no dia 20 diz que deu entrada na alfândega! Indica que o país de destino é Itália?! Ou será o país de entrada na europa e depois é direcionado para Portugal? Sou muito verde nisto, como é que a coisa funciona?

Significa que parou na Alfândega e agora vai ser inspeccionado. Se não é uma coisa baratucha até 22€ é quase certo que vai pagar perto de 30% em IVA e outros impostos e despesas.

Significa que parou na Alfândega e agora vai ser inspeccionado. Se não é uma coisa baratucha até 22€ é quase certo que vai pagar perto de 30% em IVA e outros impostos e despesas.

Eu estou farto de ler isto! Corrijam-me se as coisas se modificaram entretanto, mas o que aqui está escrito é uma simplificação e as coisas também são simples de explicar.

Existem duas taxas principais a serem cobradas. O IVA e as taxas alfandegárias.

Taxas alfandegárias:

1. Empresa -> Particular: Isenção até aos 150 €.

2. Particular -> Particular: Isenção até aos 45 €

IVA:

1. Isenção imediata até aos 22 €.

2. No entanto, para valores a cobrar de IVA até 10 € (inclusive) a remessa fica isenta.

Alargando o espectro até aproximadamente 43,50 €.

Exemplos:

• Empresa -> Particular

Valor da remessa: 20 €

Isenção:
IVA e taxas alfandegárias

Valor da remessa: 36 €

Isenção: IVA e taxas alfandegárias

Valor da remessa: 55 €

Isenção: Taxas alfandegárias

Valor da remessa: 170 €

Isenção: nd

• Particular -> Particular

Isenção:

ANEXO:

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 1186/2009, do Conselho, de 16 de Novembro de 2011.

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

TÍTULO III - Remessas de valor insignificante

Artigo 22º -
DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO

1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão isentas as importações de mercadorias que sejam objecto de remessas cujo valor global não exceda (euro) 22.

2 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder o montante mencionado no número anterior, o IVA não é aplicável quando o valor a cobrar seja igual ou inferior a (euro) 10.

CIVA - REGIMES ESPECIAIS - DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO - ARTIGO 22.º

Last edited:
Se me permites facilitar (e porque os valores de isenção foram alterados recentemente):

"O que pode acontecer à minha encomenda?"

Regra geral, com excepções:

1) não ligam a ela e segue viagem (geralmente colocam um carimbo a dizer FRANQUIA)

2) É seleccionada para controlo aduaneiro e:

a) abrem a encomenda e se não acreditarem no valor declarado pedem-te a documentação, passa para o estado "em trânsito na alfândega"
b) abrem a encomenda e se acreditarem no valor declarado e for superior ao limite, apuram o valor a cobrar e enviam à cobrança, passa para o estado "saída da alfândega"
c) abrem a encomenda e se acreditarem que o valor é inferior ao limite, enviam-na para tua casa sem chegar a pedir ou pagares nada, passa a "saída da alfândega".

Podem dirigir-se à alfândega para despachar o processo "em trânsito".

A decisão entre 1) e 2) é por amostragem (aleatório), uma encomenda de 5€ pode ficar retida e a encomenda seguinte de 500€ pode passar.
A decisão entre a) b) c) depende da pessoa que pega na tua encomenda.

Não existem prazos definidos para uma encomenda sair da alfândega ou alterar o seu estado.

Cálculo do valor a pagar para uma importação via CTT

Método 1: Por aproximação, até 36€ estão isentos, acima disso contem ter de pagar uns ~30% do valor que pagaram

Método 2: Calcular a formula

DA = (vm+dt+seg+od) x taxa dos direitos*

IVA = (vm+dt+seg+od + DA + TAA + Emol) x taxa do IVA

Alfandega = IVA + DA + Emol + Impresso

Valor final a pagar = Alfandega + (TAA x taxa do IVA)

DA - direitos aduaneiros
taxa dos direitos: consultar taxa na pauta aduaneira
vm - valor mercadoria
dt - despesas transporte
seg - seguro
od - outras despesas
TAA - Taxa de apresentação à Alfândega (6.50€ para correio normal em 2014)
Emol - Emolumentos da Tabela (~0.30€ em 2014)
Alfandega - valor a pagar à alfandega (total das despesas alfandegárias)
Impresso = 1.8€ (em 2014)
Taxa do IVA = 23% (em 2014)

Na maior parte dos casos a taxa dos direitos é 0%, reduzindo a parcela do DA a 0€
Se o valor da parcela IVA for inferior a 10€, ficam isentos de pagar à alfandega/CTT (i.e. para encomendas sem DA, até 36€ de valor de compra (incluir portes) estão isentos)
Valor final a pagar é o valor global que vão ter de pagar quando receberem a encomenda em casa, inclui as despesas alfandegárias e dos CTT (pela prestação do serviço).

Retirado de outro fórum.

Parou na Alfândega Italiana? Se houver algo a pagar não em Portugal que o terei que fazer?

Eu estou farto de ler isto! Corrijam-me se as coisas se modificaram entretanto, mas o que aqui está escrito é uma simplificação e as coisas também são simples de explicar.

Existem duas taxas principais a serem cobradas. O IVA e as taxas alfandegárias.

Taxas alfandegárias:

1. Empresa -> Particular: Isenção até aos 150 €.

2. Particular -> Particular: Isenção até aos 45 €

IVA:

1. Isenção imediata até aos 22 €.

2. No entanto, para valores a cobrar de IVA até 10 € (inclusive) a remessa fica isenta.

Alargando o espectro até aproximadamente 43,50 €.

Exemplos:

• Empresa -> Particular

Isenção:

Isenção: Taxas alfandegárias

• Particular -> Particular

Isenção:

ANEXO:

O artigo em questão é uma máquina fotográfica, tipo GO PRO e custou pouco mais de 65 €

Parou na Alfândega Italiana? Se houver algo a pagar não em Portugal que o terei que fazer?

Se está parado emPT há um tempo como referiste é bastante provável que tenhas de pagar algo...mas podes ter sorte!

O artigo em questão é uma máquina fotográfica, tipo GO PRO e custou pouco mais de 65 €

Sefor parado conta com mais uns 20-30€ em cima (se vier por DHL pode ser mais).

Se está parado emPT há um tempo como referiste é bastante provável que tenhas de pagar algo...mas podes ter sorte!

Parado em PT como? Segundo o rasto do track number, neste momento está "em laboração no centro postal Italiano...". E dá como país de destino Itália? Não deveria estar lá como país de destino PT?

Parado em PT como? Segundo o rasto do track number, neste momento está "em laboração no centro postal Italiano...". E dá como país de destino Itália? Não deveria estar lá como país de destino PT?

Isso não faz sentido.
Se parou na alfândega italiana, das três uma:
1) O vendedor te indicou o tracking number errado
2) O vendedor enganou-se na morada
3) Pertence a algum programa de shipping que consiste em parar primeiro na alfândega italiana e só depois prosseguir para Portugal (sem custos na alfândega portuguesa)... há uns tempos o ebay tinha algo do género, "Global shipping program" ou uma coisa assim.

Mas provavelmente o que viste no tracking foi a passagem em Itália, como ponto de entrada, e depois seguirá para Portugal. Aí as taxas serão aplicadas na alfândega portuguesa (30% do valor total, no mínimo).

Se quiseres mais informações deixa aí o tracking number ou print screen do que te aparece aqui http://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/ctt_feapl_132col-cttObjectSearch.jspx e aqui http://www.17track.net/index_en.shtml

Last edited:

A informação que tinhas dado até se veio a verificar ser a mais fidedigna, pelo que me devo desculpar.

Pois, parece-me que foi alterada a maneira de ser tributado o IVA. Se nos envios por CTT até 36 euros há quem diga se está isento, nas outras transportadoras só mesmo até aos 22 euros.

Se não me enviarem o produto no prazo estipulado no anúncio posso pedir refund? Vocês pedem ao vendedor ou abrem Caso no paypal?

Se não me enviarem o produto no prazo estipulado no anúncio posso pedir refund? Vocês pedem ao vendedor ou abrem Caso no paypal?

Convém não abusar.
Os prazos indicados no ebay são só estimados, nada mais.

O paypal oferece proteção até 60 dias, se não estou em erro. Portanto se passados 45 dias após a encomenda não receberes nada, está na altura de mandares mensagem ao vendedor.
Se este não te resolver a situação (pede-lhe refund) abres disputa no paypal e estes devem decidir a teu favor.

Isso não faz sentido.
Se parou na alfândega italiana, das três uma:
1) O vendedor te indicou o tracking number errado
2) O vendedor enganou-se na morada
3) Pertence a algum programa de shipping que consiste em parar primeiro na alfândega italiana e só depois prosseguir para Portugal (sem custos na alfândega portuguesa)... há uns tempos o ebay tinha algo do género, "Global shipping program" ou uma coisa assim.

Mas provavelmente o que viste no tracking foi a passagem em Itália, como ponto de entrada, e depois seguirá para Portugal. Aí as taxas serão aplicadas na alfândega portuguesa (30% do valor total, no mínimo).

Se quiseres mais informações deixa aí o tracking number ou print screen do que te aparece aqui http://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/ctt_feapl_132col-cttObjectSearch.jspx e aqui ALL-IN-ONE PACKAGE TRACKING

Neste momento está assim:

Destination Country - Italy:Tracking Consuming:1466 Millisecond2014-06-20 00:00, In lavorazione presso il centro postale di MI CSI LINATE AM in data 20-GIU-20142014-06-19 00:00, Accettato dal centro postale di CSI MILANO LINATE in data 19-GIU-2014Origin Country - Switzerland:Tracking Consuming:2246 Millisecond2014-06-20 21:02, Handed to customs, ITMILA2014-06-19 15:30, Arrival at border point of destination country, ITMILA2014-06-09 18:47, Departure from border point of origin country, Asendia Asia2014-06-09 18:47, Arrival at border point of origin country, Asendia Asia2014-06-09 18:47, Mailed, Asendia Asia

Se vier pelos CTT na minha folha de cálculo terás que pagar 26,54 €. Isto sem qualquer certeza que ainda está em teste.

No entanto se quiseres colocar todos os valores da compra, o custo, os portes de envio e a transportadora. O custo e os portes de envio na divisa da compra, consigo-te de dar uma resposta mais aproximada. Se no fim disto tudo, me deres a informação que terás de pagar pela alfândega melhor seria.

Se vier pelos CTT na minha folha de cálculo terás que pagar 26,54 €. Isto sem qualquer certeza que ainda está em teste.

No entanto se quiseres colocar todos os valores da compra, o custo, os portes de envio e a transportadora. O custo e os portes de envio na divisa da compra, consigo-te de dar uma resposta mais aproximada. Se no fim disto tudo, me deres a informação que terás de pagar pela alfândega melhor seria.

O custo total do artigo, com oferta dos portes por correio normal, foi de 65,58€. O tempo estimado de entrega varia entre os 7 e os 20 dias (creio serem dias úteis).

Desculpa, mas não percebi esta frase:

"Se no fim disto tudo, me deres a informação que terás de pagar pela alfândega melhor seria".

Queres dizer que é melhor que seja a Alfândega a indicar-me o valor a pagar?

Obrigado a quem me está a tentar ajudar até agora.

Back