TÓPICO do "GABANÇO"... (rir, rir e rir)

Falo em alhos e respondes-me em nabos..

Falei a nível de performance, não a nível de fiabilidade.. São coisas completamente diferentes.
Aqui está-se a falar de performance dos motores e não se faz sentido ou não ter motor performante como entrada..

O 1.4 da Rover que é da mesma altura já tirava 103cv (face aos 90cv) e 130Nm (face aos 112 ou 115Nm).
Já sei a lenga lenga da junta e coiso e tal, mas mais uma vez, está-se a falar de performance.

Diz-me lá que características são essas que são tão únicas que mais nenhum motor no mundo tem?
E como sabes que não conheço?
Vocês é que pintam os motores Honda mais do que eles são..

Ao nível de performance era um carro com números muito interessantes, 1.4i 16 valvulas 90 cavalos, 10,8 segundos dos 0-100 kms/h. Está longe de ser uma ovelha negra porque era um motor que oferecia prestações acima da média dos 1.4 concorrentes.

O 1.4 K-Series do Rover era o 1.4 atmosférico mais performante à época, juntamente com o 1.4 Boxer 103 cavalos do 146.

Sobre o D15, vou abrir um tópico, passa por lá [;)]

Entao e a VW tinha o 1.3 do g40 com 100cv e no golf 3, 4 e 5, o 1.4 tinha 75cv... :sh)

O 1.6 no E30 nao é assim tão mau...

Como referido, a potência do Polo G40 com o seu 1.3 (1272cc), era de 115cv ou de 113cv (si tivesse catalisador).

Quanto à potência do Golf, o 1.4 do Golf III, tinha 55cv ou 60cv (dependendo dos mercados). Mas também teve em alguns mercados, o 1.6 e 1.8 com 75cv.

O Golf IV, é que teve o 1.4 16v de 75cv.

O Golf V, teve o 1.4 de 75cv (nas suas primeiras unidades), tendo depois passado a ter 80cv, ou até mesmo 90cv, quando passou a ter injecção directa no 1.4.

Ao nível de performance era um carro com números muito interessantes, 1.4i 16 valvulas 90 cavalos, 10,8 segundos dos 0-100 kms/h. Está longe de ser uma ovelha negra porque era um motor que oferecia prestações acima da média dos 1.4 concorrentes.

O 1.4 K-Series do Rover era o 1.4 atmosférico mais performante à época, juntamente com o 1.4 Boxer 103 cavalos do 146.

Quando digo ovelha negra, estou a compara-lo com os restantes motores Honda da época.
O K-Series tambem era concorrente, logo se tem uma melhor performance, é esse que ofereceria as prestações acima da média..

Mas enumera lá algumas caracteristicas que mais nenhum motor no mundo tenha..

Quando digo ovelha negra, estou a compara-lo com os restantes motores Honda da época.
O K-Series tambem era concorrente, logo se tem uma melhor performance, é esse que ofereceria as prestações acima da média..

Mas enumera lá algumas caracteristicas que mais nenhum motor no mundo tenha..

Queres entender prestações como ? Ao nível de potencia especifica está na média, ao nível das performances os 0-100 em 10.8 segundos está acima da média.
Voltamos ao mesmo, repara que o motor que a Honda disponibilizava a seguir ao 1.4 era o 1.5 de 115 cavalos, com um preço de venda superior, se havia um grupo de compradores que o 1.4 satisfazia as suas necessidades, porque estás a apelidar o 1.4 de ovelha negra quando serviu perfeitamente um conjunto de compradores alvo ?

É o mesmo que dizer que o 1.4 16V do Astra era a ovelha negra dos motores Opel, porque havia o 2.0 Turbo Bertone de 200 cavalos, são publicos alvo diferentes, necessidades diferentes, preços diferentes, etc.

Acabei de o escrever, como disse passa lá [;)]

Como já referido, o BMW 315 só existiu no modelo E21.

Sendo que no E30, a entrada de gama, começava no 316, no entanto o motor até era o mesmo, de 1573cc.

Com isto, o motor de 1573cc dava origem no E21 ao 315 (código motor M98) e 316 (código motor M41).

Sendo que o M41, é que tansitou para o E30 continuando a denominação 316 que já vinha do E21.

Mas mais motores entraram na designação 316 do E30, mas aqui já com injecção, logo passou a ser 316i (o 1596cc e 1766cc).

Já agora, fica lista de motores do E21 (no caso com os Alpina à mistura) e E30 (sem versões Alpina e M3)

E21

E30

parabéns! conseguiste um feito quase impossível. tens agora mais duas para ler, isso deve ser canja. [:D]

Realmente, agora tenho tido mais tempo. Em menos de uma semana li o tópico todo.
1.6 100cv?
Quem?

Até a pouco tempo tive um carro com apenas 100cv (acho que era a volta dos 98 a 99cv certos) e 1.6. E era do ano 2000... Mitsubishi Carisma. Era um motor muito sereno e não se passava nada...[:D].
Velocidade e recuperações era para esquecer. Mas gostava dele em baixas...
A Mitsubishi, na altura poderia fazer melhor para a gama 1.6...

Queres entender prestações como ? Ao nível de potencia especifica está na média, ao nível das performances os 0-100 em 10.8 segundos está acima da média.
Voltamos ao mesmo, repara que o motor que a Honda disponibilizava a seguir ao 1.4 era o 1.5 de 115 cavalos, com um preço de venda superior, se havia um grupo de compradores que o 1.4 satisfazia as suas necessidades, porque estás a apelidar o 1.4 de ovelha negra quando serviu perfeitamente um conjunto de compradores alvo ?

É o mesmo que dizer que o 1.4 16V do Astra era a ovelha negra dos motores Opel, porque havia o 2.0 Turbo Bertone de 200 cavalos, são publicos alvo diferentes, necessidades diferentes, preços diferentes, etc.

Acabei de o escrever, como disse passa lá [;)]

Quero entender prestações como aquilo que são: prestações.
Um carro não é só feito de 0-100.. E as recuperações, não contam?

A Honda nessa época tinha outra filosofia.. Fazia motores bem interessantes com excelente desempenho, e para mim (e não só) esse 1.4 fugia totalmente desse cenário.
Andei em 2 com esse motor e nunca achei assim nada de especial, e tirando o tempo dos 0-100 não me convenceu em recuperações..

Os motores 1.0 com 50cv tambem servem perfeitamente a muita gente, mas isso significa que são exemplos de performance?[;)]
Lá por ter publico alvo..

diz que o motor do 315 e21 era o M10
"Since there was now also room for a new entry-level model, the 315 powered by a 75 bhp (56 kW; 76 PS) 1.6-litre M10 engine made its appearance in 1981."

Nao sei nao percebo nao entendo :)
BMW 3 Series (E21) - Wikipedia, the free encyclopedia

É uma variante, parece.

M98 (M10)
Family M10
Management
Displacement 1573 cm3
Cylinders 4
Valves 2
Arrangement inline 4
Stroke
Bore
Compression Ratio
Weight
Fuel petrol
Power 55 kW / 75 HP
at 5800 rpm
Torque 110 Nm
at 3200 rpm

Última edição:
Quero entender prestações como aquilo que são: prestações.
Um carro não é só feito de 0-100.. E as recuperações, não contam?

A Honda nessa época tinha outra filosofia.. Fazia motores bem interessantes com excelente desempenho, e para mim (e não só) esse 1.4 fugia totalmente desse cenário.
Andei em 2 com esse motor e nunca achei assim nada de especial, e tirando o tempo dos 0-100 não me convenceu em recuperações..

Os motores 1.0 com 50cv tambem servem perfeitamente a muita gente, mas isso significa que são exemplos de performance?[;)]
Lá por ter publico alvo..

Porque têm que ser exemplo de performance, ou se não a tiveram são ovelhas negras, se não foram concebidos para ter performance ?

Porque têm que ser exemplo de performance, ou se não a tiveram são ovelhas negras, se não foram concebidos para ter performance ?

Porque já atrás e noutros tópicos se diz que os motores Honda são excelentes com excelentes performances. Com base nisso disse que para mim o 1.4 não é nada de especial, e comparando a nível de performances com o leque que a Honda tinha na altura, era a ovelha negra.
Todos os motores são concebidos para ter performance.. Seja boa ou má, são para a ter.

Nunca vi nenhum 315 E30 ao vivo. E já vivo em Portugal há 30 anos. [:D]

Eu já não me lembro bem, mas acho que a única diferença era o motor ser de carburador ou de injecção (entre o 315 e o 316, um tinha 75cv e o outro 90 cv) e na altura acho que se falava que o 315 era uma série para acabar com esse motor (o de 75 cv) ou tinha algo haver com os impostos. Mas como te digo já lá vão uns anos grandes e na altura era um puto que começava a gostar de carros (começei com a L'Automobile).

Tens aqui um link com a especificações do carro:

BMW Heaven Specification Database | Specifications for BMW 315 E30 Sedan (1983-1987)

[;)]

Última edição:

Não esquecer os vários PSA 1.3 e 1.4 com 100cv.

Voltar
Superior