PePa
New member
Quem conhece os motores N47 da BMW, sabe do que são capazes.
Capazes de partir correntes? [
Desculpa não resisti !
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Quem conhece os motores N47 da BMW, sabe do que são capazes.
Não tens de me pedir desculpa. []
O importante é que o meu pai vai no 2º e tem a "folha limpa". []
Se for o 18D (nessa altura ainda 2 litros e o mais fraco da gama com 122cv), em 5ª (ou 6ª se tiver), com velocidade estável nos 90km/h, numa estrada totalmente plana e sem trânsito, era possível entrar na casa dos 4.
Com o típico 20d, em estradas normais, não. Vias-te à rasca para ficar na casa dos 5.
A questão é que o pessoal arrendonda para onde lhes convém. Vêm lá um 4 ponto qualquer coisa e pronto faz "4 litros òs 100".
Fazer 4.8/4.9, isso é fácil fazer com cuidado, e na práctica é practimante 5l/100, Já fazer 4.0 - 4.2 não é fácil.
QUalquer 318d/320d N47 faz médias abaixo de 5l de CB. Até abaixo de 4,5l, haja paciência para tal.
Numa qualquer EN a 80 com pézinho leve até é capaz de ir ali para os 4/4,2l de CB.
E se for como na minha E91 LCI o erro é quase nulo.
Na minha já vi 4,4 de CB (algo como 4,5/4,55l real) em 25km de EN, e foi com AC, duas pessoas, malas e andei até a 100/110 nalgumas zonas, tal como a 80. Ah e houve umas 2/3 ultrapassagens. Basicamente havia é muito trânsito e houve ali alturas que ia a 80 em 5ª a pastar atrás de gente lenta...
O meu pai com uma C200Cdi carrinha de 2013, com caixa manual e equipamento Classic (é a básica. Penso que ainda seja esta a designação), fez Lisboa - Paris - Besançon - Lisboa com 4.9, comigo de Besançon a Lisboa fiz eu acima dos 9 no meu Megane III 1.6 e ele como se nada fosse, andamentos bem altos e segundo ele foi até Paris ainda mais rápido. (penso que se referia a umas esticadelas onde falou no máximo de 190kmh. A velocidade média pelo que entendi andou pelos 140-150 e comigo nos 150)A semana passada fiz a viagem Portugal-Alemanha (ca. 2200 km) num Mercedes C 220 CDI Blue Efficiency com caixa manual. Condições: quase sempre AE a 130-140, algumas acelerações à região dos 160-180 na Alemanha e uma breve passagem pela marca dos 200. []. A/C quase sempre ligado, 2 pessoas a bordo, sem bagagem, modo "ECO" sempre ligado. O raio do carro fez uma média global em volta dos 5,1 l/100 km, o que eu considero excelente face às condições mencionadas. [
]
Caso eu vivesse numa zona sem postos GPL nem pensava duas vezes, comprava diesel. Basta ir para o interior norte do país ou interior alentejano e sou escassos os postos, como onde vivo existem bastantes optei pela conversao. Mas já algumas vezes andei em passei e fiz vários kms a gasolina pois onde andava não havia GPL.Eu tive que me converter ao diesel, ando demais, penso que depois do diesel para mim só o Híbrido. Não tenho nada contra o GPL, acredito que seja uma excelente opção e a melhor forma de poder manter um carro que já se tenha. Por outro lado a mim incomoda o facto de não haver mesmo em todo o lado e apesar de na minha zona até haver onde abastecer, é para mim o ponto mais negativo da história e prefiro andar sem pensar em abastecimentos a cada 300/400/500 kms, já me incomodava o Micra que só fazia 600kms ou pouco mais com um depósito, com o Megane faço 800-850 e com a Scenic vai para os 1150-1200kms
Eu na E61 já fiz 4.9L, foi horrível e nunca mais testei. []
Fazer pode fazer, não duvido, agora que haja quem faça depósitos inteiros assim, já duvido.
Também já fiz Leiria- Lisboa num W203 C200cdi de 2000, e cheguei com consumo de 4.4 l de CB, fui pela nacional até Aveiras atrás dos camiões, e devagar na AE.
A questão é que não vou para o café dizer, "eh pá isto anda bem que chegue e só bebe 4 litros"
Essa é que é a parte tótó do gabanço.
Porque consumos reais de dia a dia não são nada disso.

Pois eu faço Munique - Lisboa - Munique algumas vezes e a autonomia do Megane aliada ao custo por litro já me incomodava, agora com a Scenic se for nas calmas são 2 depósitos para cada lado, no máximo basta meter 20€ numa das paragens e já sobra para umas voltinhas no destino.Caso eu vivesse numa zona sem postos GPL nem pensava duas vezes, comprava diesel. Basta ir para o interior norte do país ou interior alentejano e sou escassos os postos, como onde vivo existem bastantes optei pela conversao. Mas já algumas vezes andei em passei e fiz vários kms a gasolina pois onde andava não havia GPL.
O Megane era a GPL?Pois eu faço Munique - Lisboa - Munique algumas vezes e a autonomia do Megane aliada ao custo por litro já me incomodava, agora com a Scenic se for nas calmas são 2 depósitos para cada lado, no máximo basta meter 20€ numa das paragens e já sobra para umas voltinhas no destino.
Com o Megane eram 3 depósitos e por vezes tinha que se escolher o local para abastecer porque havia discrepâncias de 30cent/litro
Ainda o tenho mas agora só para as voltinhas dela e para eu descarregar as energias. É a gasolina, por opção costumo usar gasolina 100 octanasO Megane era a GPL?
Eu acho que não teria coragem de tal viagem a GPL... Também não sei como é a rede de postos GPL pelas vias principais da Europa, mas devido à suposta escassez o mais certo era arranjar outra solução, ou seja, diesel. Ainda para mais eu que sou incapaz de seguir um plano predefinido... Tipo, faço planos de passeio, ir a A passando por B e depois C, entre estes pontos sei que há GPL, rapidamente mudo de ideias e para ir a A vou a C e antes de passar por B ainda vou a D e É, ou seja, perfeitamente normal eu por vezes andar uns kms a gasolina por falta de postos GPL, portanto, numa viagem dessas metade ia ser a gasolina lolAinda o tenho mas agora só para as voltinhas dela e para eu descarregar as energias. É a gasolina, por opção costumo usar gasolina 100 octanas
Munique a Lisboa são 2500kms e já o fiz acima dos 9L/100km e com gasolina 98/100. GPL é para meninos
Trocava contigo à mesma! Adoro o MRS, o meu é um 1.6 110 normalíssimo (está versão não saiu em Portugal)No meu MRS já fiz Torres Novas- Vila Real de Santo António(sem paragens) com 3 pessoas,bagageira cheia, AC sempre ligado cruise control nos 140 e uma ou três vezes foi aos 200 e nunca baixou dos 9l [8b] é um bebedolas do catano lol
Eu acho que não teria coragem de tal viagem a GPL... Também não sei como é a rede de postos GPL pelas vias principais da Europa, mas devido à suposta escassez o mais certo era arranjar outra solução, ou seja, diesel. Ainda para mais eu que sou incapaz de seguir um plano predefinido... Tipo, faço planos de passeio, ir a A passando por B e depois C, entre estes pontos sei que há GPL, rapidamente mudo de ideias e para ir a A vou a C e antes de passar por B ainda vou a D e É, ou seja, perfeitamente normal eu por vezes andar uns kms a gasolina por falta de postos GPL, portanto, numa viagem dessas metade ia ser a gasolina lol